quinta-feira, 23 de abril de 2020

Empatia é...

Tema: acróstico
Por Rosana Tibúrcio


Rio, às vezes, quando ouço o povo falando sobre empatia em tempos de coronavírus, ou em qualquer tempo, sem saber o que isso, de fato, representa. Empatia não é dar conselho, não é sentir pena, não é contar o seu sofrimento para quem veio desabafar com você.

Olha só, meu caro e minha cara, para de ser idiota, para um minuto ou vários minutos e ouça quem te procurou para desaguar sofrimento, angustia e ansiedade. Abra um sorriso acolhedor!!!

Saia dessa bolha!! Nem sonhe em dizer que o sofrimento alheio é mínimo diante do que a vizinha do primo do cunhado da irmã da colega da puta que pariu está passando. Não é hora de medir sofrimento. Empatia passa longe dessa atitude. Não julgue!!! Empatia está distante do julgamento como distantes estamos do sol.

Abra seu coração, sorriso, olhos - use lupa, se necessário - abra seu ouvido e ouça, perceba, sinta o que o outro está sentindo, se coloque no lugar do outro como se fosse com você todo aquele sentimento.

Nessa hora é preciso que você tenha paciência, tenha amor, tenha aquele amor que você acha bonito em vídeos que provocam lágrimas, em frases de autoajuda ou motivacional se você curtir esse estilo. Isso, é hora de colocar em prática o que você automaticamente repassa e que, quase nunca, lê, apreende.

Ahhhhh minhas gentes, empatia não é algo simples, empatia é ouvir, é abrir o coração, é ter paciência, é focar no desabafo do outro, é não desviar o olhar, é tomar a dor do outro como a coisa mais importante da sua vida, naquele momento, como se a dor do outro fosse sua; é você dizer, se tiver oportunidade: te entendo, consigo imaginar sua dor e consigo perceber que, agora, é apenas isso que você consegue fazer; te entendo e me coloco no seu lugar e sei que está muito difícil para você; sei que sua dor é legítima. Sim, eu me identifico com sua dor!!! Sim, eu te entendo!!!


Uma linda quinta-feira para todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma sugestão para que sejamos verdadeiramente empáticos com quem precisa de nós, sobretudo nesse tempo de isolamento social. Bora???

5 comentários:

  1. (Tô pra te falar que li esse título apenas, por enquanto, e já tô com receio dessa discussão.
    Na última semana ouvi os episódios sobre esse assunto do podcast "Estamos bem?" e tenho a mesma dificuldade da Bárbara de absorver o sentido de tal termo...
    E com esses estudos que tenho feito sobre Comunicação Não Violenta o assunto tem se aflorado mais e, nossa nossa...
    Enfim... Vamos à leitura!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha, chocada que ontem eu vi o 1º episódio deles e quase a metade do 2º e me deu uma gastura, uma vontade de ir lá e explicar pra eles o que era empatia. Aquele lanche de quem é bolsominion, de direita escrota, por exemplo, nada a ver com empatia. Quem pensa e age diferente de nossos princípios não pede empatia e nós não precisamos ser empáticos com eles. Somos e devemos ser empáticos com quem nos pede ajuda ou com quem nos comove quando relata um sofrimento, porque aí podemos acolher, ouvir, oferecer abraço e conforto. Gente escrota é gente escrota e foda-se!!!

      Excluir
  2. Eu tô em choque e amei muito essa descrição tão assertiva e tranquila de entender. Que lindo, mãe!
    Com certeza vou reler esse post muitas outras vezes pro termo e sua aplicação entrarem direitinho na minha mente e eu saber aplicá-los quando houver necessidade.

    Obrigada por me ensinar mais isso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oww. que linda você. Obrigada eu por me incentivar mais ainda...

      Excluir
  3. "é hora de colocar em prática o que você automaticamente repassa e que, quase nunca, lê, apreende"

    MELHOREM, HUMANOS

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi