quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sim aos sins

Por Rosana Tibúrcio (texto e foto)
Naquela tarde de domingo os irmãos tiveram permissão pra irem à Lagoa Grande que fica em frente à Rodoviária da Cidade onde moram.
Era longe o lugar. Mas mesmo assim eles se animaram, pegaram “o trocadinho” que o pai havia deixado antes de sair para um trabalho extra, em pleno domingo, e foram.
Não sem antes ouvir as recomendações da mãe zelosa: "não fiquem muito na “beiradinha” da Lagoa; não joguem coisas no chão, não aceitem balas de estranhos; não empurrem as pessoas... não... não... e não."
E tudo que os meninos queriam eram os sins que aquele lugar oferecia.
Sim ao pé carregadinho de manga; sim às pipocas e aos cachorros-quentes, sim aos peixinhos; sim aos pedalinhos e sim ao chafariz.
O chafariz. Daquele banco, onde eles resolveram ficar, dava pra ver o chafariz. E os meninos decidiram "brincar de chafariz". Já que os pedalinhos não seriam ligados naquele domingo, o melhor dos possíveis brinquedos que podiam, era o chafariz e seus jatos d’água.
Era hora de começar a brincadeira.
O menino apostava que um dos jatos vinha em sua direção; a menina dizia que ele iria mais à esquerda. E assim, passaram um bom tempo naquele acerta e erra, das possíveis direções tomadas pelos jatos. Eles acreditavam na decisão que davam para cada um deles. Decisão soberana, a propósito. E como unidos eles eram, nenhum saía vencido ou vencedor da melhor das brincadeiras. Numa combinação tácita esse joguinho dominical sempre dava empate e faziam dois meninos igualmente felizes.
E feliz também ficou aquela fotógrafa ao observar nos meninos uma alegria genuína, um prazer enorme pelos sins daquele dia.
E ela, por um bom tempo, deixou de lado os nãos que a vida teimava em insistir serem seus e optou pelo simples: pelo sim. Sim ao pé de manga; sim aos peixinhos; sim ao chafariz; sim às cores da natureza exuberante que conseguiu flagrar com sua máquina e olhar; sim aos meninos simples, felizes e sábios.
Sim, a uma belíssima e ensolarada tarde de domingo!!!
.
Uma linda quinta-feira pra todos vocês, pois nas quintas-feiras há algo diferente no ar e hoje, moçada, é dia de "três letrinhas, fáceis de dizer"; é dia de SIM.
.

32 comentários:

  1. Como fotógrafa eu sou a versão feminina de Sebastião Salgado, quiçá de Xilon... Ou seja, sou uma verdadeira Xilona!!!

    Agora, como contista eu prefiro os textos de Lígia Fagundes Teles... heheh

    ResponderExcluir
  2. Boa-tarde, pessoas.
    Eu tardo, mas não falto, porque eu sou MA-RA!!!

    ResponderExcluir
  3. E sim, Marininha, fiquei com medAAA desse seu tema. VAquíssima, você...

    ResponderExcluir
  4. Três Letrinhas

    [Moraes Moreira e Galvão]

    Sim, são três letrinhas
    Todas bonitinhas
    Fáceis de dizer
    Ditas por você
    Nesse seu sim, assim

    Outras três também
    Representam não
    Que não fica bem no seu coração

    Sim, são três letrinhas
    Todas bonitinhas
    Fáceis de dizer
    Ditas por você
    Nesse seu sim, assim

    Outras três também
    Representam não
    Que não fica bem no seu coração

    É minha canção resto de oração
    Que fugiu da igreja
    Não quis mais do vinho
    Foi tomar cerveja
    Voltou ao jardim

    E tá esperando gente
    Que só disse sim

    E tá esperando gente
    Que só disse sim

    E tá esperando gente
    Que só disse sim

    ResponderExcluir
  5. E sim aos meus cincos comentários.
    Beijosmeligaqueeunãotô.

    ResponderExcluir
  6. não sei pra que teve tanto falatório do meu post.
    ele é NADA do lado desse aqui.

    ResponderExcluir
  7. eu digo sim pra essa foto, pra esse conto, pra essa autora e fotógrafa e pra essa música.
    ilove.

    ResponderExcluir
  8. fato do dia:
    eu ia até a sala do pc, mas quando cheguei vi rosana tibúrcio ao som de Sim dançando sentada em sua cadeira, toda contente. não quis atrapalhar.. voltei para tras.

    ResponderExcluir
  9. eu tava pensando.
    é legal se colocarmos como primeiro comentário a letra da música.
    porque depois de um tempo é só voltar e ver qual a gente usou...

    [alguém me disse isso? ou eu pensei sozinha?]

    ResponderExcluir
  10. Eu tô vendo os Patos de Minas lá no cantinho!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho raiva da mainha quando ela se alia ao word e à sua máquina fotográfica de caráter sexual suspeito.

    ResponderExcluir
  12. Laurinha, minha pititinha, minha Lígia Fagundes Teles... rs

    ResponderExcluir
  13. Eu disse isso um dia, de colocar letra de música e tal... mas, depois, euzinha mesma esqueci desse fato, apesar de algumas vezes eu inda fazer isso...

    ResponderExcluir
  14. Minha máquina é gay??? Se na mão de um hominho, mas na minha mão ela é super, mega, hiper feminina, pois rosa!!
    Iurúúúúú

    ResponderExcluir
  15. Filhote, não fique raivinha de mim. Eu virei 90 pra tentar superar vocês. Cês três acabaram comigo nesta semana. Mas as historinhas que comecei a inventar hoje começaram a ficar muito triste e eu disse não à tristeza.
    Chega!!!!!!!!
    Ai eu inventei esse babadinho. Eu ou muito boUUUa...

    ResponderExcluir
  16. Agora eu voltei e corrigi trocentos erros. Afinal, eu pago vocês bem pra corrigir essas coisinhas pra mim.

    ResponderExcluir
  17. Sim, sim, eu tava dançando aqui ao som de sim. Essa música é tudo de bom.
    Moraes Moreira, tava escritinhos aqui na letrinha, naquela página do Terra. Estaria errado, Laurinha?

    ResponderExcluir
  18. Genteeeeeee, fala sério: essa minha foto é linda demais, né não?

    Hoje, Laurinha e eu, fomos com a Lilinha pra ela fazer a prova de trânsito. Passou: tá de carteira de motorista. Mas então... eu levei a máquina. Laurinha me critica, genteeeeee. Mas é assim, em meio ao não quer querendo que surge uma bela foto!

    ResponderExcluir
  19. Vcs sao otimos! E engraçados e leves e de bem com a vida.
    Isso é lindo!
    O texto ta lindo e mto bem escrito

    ResponderExcluir
  20. Olha aí a Polly confirmando que a sra é muito bouuuaa, mainha!!!

    ResponderExcluir
  21. A Polly me acha sim, muito bouuuuaaa e nós todos ótimos, engraçados, leves e de bem com a vida. Iurúúúúúúú!

    Polly não sabe o tamanho e peso de minha barriga e papo!!!

    ResponderExcluir
  22. Agora, isso do povo daqui sumi tá meio mistério. Os visitetes e convidetes até que a gente entende, mas os guaranetes.
    Já não me bastava a Paulinha, aquela bandida a Nina também some?

    ResponderExcluir
  23. Momentos revolta: sim à participação de todos; sima aos aplausos pra mim; sim à minha foto BO-NI-TA; e não à ausência desmedida desse povo bandido.

    Ninaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  24. "sim à minha foto BO-NI-TA"

    E sim à modéstia, não é mesmo minha gente???
    rs

    ResponderExcluir
  25. Nossa!
    O sumiço dos visitetes é de estranhar mesmo!

    Será que a gente fez alguma coisa que eles não gostaram?

    (hahaha)

    ResponderExcluir
  26. "um prazer enorme pelos sins daquele dia."

    ai que bom foi poder passar aqui agora, com tempo de ler e refletir e pensei nos 'sins' que tive no meu dia...

    obrigada, Rosana: por essas palavras, por esse ponto de vista, por essa imagem, por essa mensagem, pelo metafórico que deixou aqui.

    Faz tempo q me falta tempo, mas agora consegui passar e só eu sei o bem q me fez...

    saudade desse espaço, de vcs, enfim...

    SIM, todos os SINS pro Guaraná.

    ResponderExcluir
  27. (a senhora me fez chorar com esse post, mas não conta pra ng, tá?!)

    ResponderExcluir
  28. acho que a falta de coisas mais genuínas q me deixam assim, enfim...

    vou descansar...

    bjos a todos...

    ResponderExcluir
  29. Rafa, eu sou humilde!!!!!

    Flavíssimaaaaaaaaaaa, adorei que voltou pra visitar a casa que é também sua... e no meu post. iurúú, eu sou MA-RA!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi