sábado, 6 de junho de 2009

Meu Quarto.


Quando eu era pequeno, aos 6, 7 anos, Papai do Céu, pra mim, era aquele cara que sempre aparecia nos quadros do programa dos Trapalhões. Cabelos brancos longos, barba branca, deitadão numa nuvem. Praticamente um Papai Noel flutuante, vestido de branco. Conversava com ele sem cerimônia. Era um papo franco, direto, como se conversasse com o melhor amigo da escola.

Com a adolescência, vieram os primeiros questionamentos. Sempre tive dificuldade em acreditar por acreditar. Precisava de bem mais que isso. E fui procurar. Procurei e não gostei de tudo o que encontrei. Me intrigou que tudo o que fosse lindo estivesse na ‘conta dele’ e tudo o que fosse errado e sombrio estivesse na minha. Como assim? Éramos tão amigos... Como isso foi acontecer?

O tempo passou, os estudos ampliaram a visão do mundo, mas algumas questões infantis continuam comigo. Nunca me dei bem com o Pai Nosso, nem com a Ave Maria. Sempre achei que repetíamos aquilo sem dar conta do que falávamos. Do mesmo jeito que cantamos “se o penhor dessa igualdade” ou “o lábaro que ostentas estrelado” no hino nacional. Falar por falar. Sem sentir. E oração pra mim, não é nem perto disso.

Aprendi o Santo Anjo não tem muito tempo. Nunca tinha escutado. Foi a Lú quem me ensinou numa viagem de carro. Hoje, além de estar na parede do meu quarto, virou uma espécie de código entre nós, sempre que queremos mandar uma energia positiva para o outro. Achei a oração do Santo Anjo diferente primeiro porque é curtinha. E segundo porque é a primeira oração que eu faço sentindo de verdade o que estou dizendo. Pra ser franco, eu mudei um pouco a oração. Acho que rola um tom de chantagem em “se a ti me confiou a piedade divina”, então eu pulo essa parte. Ficou ainda mais curta. Mas bem mais franca e direta. Sem cerimônia. Exatamente como era a minha conversa de infância.


Jack Bianchi

24 comentários:

  1. Poxa!
    Essa foi pra fechar a semana com chave de ouro!

    (Essa semana foi deliciosa! Até a Paula apareceu!!!)

    Jack!
    MUITO obrigado por aceitar o convite e por esse texto tão bacana!

    ResponderExcluir
  2. Eu também penso que na maioria das vezes rezamos automaticamente, sem dar tanta atenção pro que pedimos.

    E também apelo sempre pro meu anjo da guarda. rs

    ResponderExcluir
  3. Que lindooooooooo!
    Eu gosto dessa oração também, a do Anjo.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao Pai-nosso, eu gosto muito, mas muitooooo messssssmo, ela tem o dom de me acalmar, sabem?
    Ave-Maria eu gosto também, mas rezo mesmo.
    O Pai-nosso eu só não consigo rezar quando a coisa tá pegando fogo. Eu sempre digo: pai-nosso que estais no céu, ai meu Deus me ajuda, santificado seja o vosso nome, me ajuda que tô ferrada...
    E assim, a oração nunca se completa.
    Mas se estou mais boinha que ruim ela vai na boa e eu fico melhor.

    ResponderExcluir
  5. Mas peraí, o post num é meu... hehe
    Eu me empolguei-me-se...

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante essa comparação das orações obrigatórias e do Hino Nacional. É verdade, quase sempre não prestamos atenção no que "recitamos"

    ResponderExcluir
  7. Agora isso de cortar a oração é maldade... hehehe

    ResponderExcluir
  8. Dorei a foto e o post do final-de-semana. Realmente esta semana foi MA-RA. Até a Paulinha apareceu, inclusive postando e com uma foto direciona, produzida e editada (leia-se, mentiram pra gente daquela briga...ela não houve); e a Flavíssima deu as caras.
    Tivemos também os três primeiros postantes brincando com a gente e eu botei minha foto des-lum-bran-te... e agora, o Jack fechou com a tal chave de ouro.

    ResponderExcluir
  9. Adoro um Guaraná com muito gás, só faltando a sumida de Helô e a Jéss.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que eu fiquei meio sem saber se a idéia era essa. rs
    Fiquei feliz demais quando recebi o convite do Rafa. Demais mesmo!
    Já rolava uma torcida aqui do tipo 'espero que um dia me chamem!'.
    Quando o Rafa me disse sobre uma foto,
    eu pensei nessa na hora.
    Essas letrinhas em cima da minha cama
    passam uma coisa tão boa pra mim,
    que eu quis dividir com vocês.

    Fico feliz por fazer parte - ainda mais - do GcC.
    Tenho um carinho enorme por cada um de vocês e desejo, de coração,
    que a gente tenha chance de encontrar pessoalmente um dia.

    Obrigado pelo presente e pelo privilégio que me deram.

    Um beijo pra cada. Jack.

    ResponderExcluir
  11. Rafa, obrigado! Adoro elogios exagerados.. rs...

    E confesso a você que ultimamente,
    eu 'converso' só com o Santo Anjo mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Rô, rola uma coisa ultra bacana aqui em casa.
    Se eu sei que a Lú está num dia ruim ou tensa por algum motivo,
    Eu mando por celular só isso:

    "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, sempre me rege, me guarda, governa e ilumina... Amém"

    Ela já sabe o que eu quero dizer.
    E a recíproca é verdadeira.
    Coisa nossa.
    Parte da nossa história, sabe?
    Aquelas coisas que não tem preço...

    ResponderExcluir
  13. Achei alguém que corta as orações como eu.rsrs
    Também não consigo ficar repetindo mto Ave Maria e nem Pai Nosso.Terços então...,parece pecado mais desvio atenção rapidinho.
    Jack, muito boa sua explicação.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo isso Jack de você e Lú... eu amo essas linguagens assim, que poucos entendem e entende plenamente.

    Ahh, você será um eterno convidete, só aguardar que a gente abusa!!

    ResponderExcluir
  15. A Denise sabotando as rezas, olha só... r

    ResponderExcluir
  16. Eu vou copiar essa mania de mandar a oração do anjo da guarda por mensagem!

    (Pois é! Eu sou super criativo! rs)

    ResponderExcluir
  17. Dê, eu corto mesmo! rsrs... Mesmo sem gostar muito, quando rezava Pai Nosso, eu já cortava o "perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos", porque era uma mentira pura!!! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  18. Rafa, faz isso sim.
    É uma coisa muito bacana.
    E traz um sopro de paz,
    num momento necessário...

    ResponderExcluir
  19. "pai-nosso que estais no céu, ai meu Deus me ajuda, santificado seja o vosso nome, me ajuda que tô ferrada..."
    Essa foi otima!

    A comparação com o hino nacional foi a melhor q ja ouvi-li!

    Mas não é q esse blog aqui é so alegria: Os comentarios são hilários. E os posts leves, leves.
    Vcs sao uns amores, ne?!

    ResponderExcluir
  20. O recado que o Jack passou para mim a pagina cortou,será que ela está seguindo a reza?hahahaha

    ResponderExcluir
  21. acabei de chegar de uberlaaaandia e vim direto pra cá.
    nem tomei banho.
    tem três dias que eu não tomo, mais ou menos.. [hihih brinks]

    ResponderExcluir
  22. e que delícia de post.
    de foto.
    de convidado!
    adorei.

    polly aqui também.
    isso tá bombando, minha gente!

    ResponderExcluir
  23. ai, eu sou mto relapsa..
    tempos que não rezo nadinha..
    digo muito um 'Meu Deus' com cara de 'você entendi o que eu tô falando/pensando ne?' e só..
    terrível, eu sei.

    ResponderExcluir
  24. só consegui passar aqui agora e que bom que vim, que delícia de texto do Jack, leve e reflexivo...

    oração é um bate papo com pitada de fé, penso assim e assim faço, geralmente pra agradecer ou pedir por uma boa semana...

    gostei mto...

    bjos e boa semana aos Guaranássss

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi