segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sentimental - Carlos Drummond de Andrade

Da série Temas Propostos, do Fael.

Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.

Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!

- Estás sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências, um cartaz amarelo:
"Nesse país é proibido sonhar."

________________________________________

Um trabalho difícil essa escolha de um texto preferido.
São tantos escritores que conseguem nos inquietar, como se arrancassem nossa alma do lugar com suas peculiaridades nas construções do texto e dos sentidos!

Caso não tivesse escolhido este do Drummond, com certeza o outro seria Quintana, Cecília Meirelles ou Leminski.
Mas este sempre me inquietou desse jeito, como se "chacoalhasse" tudo aqui dentro. Já o conheço há um bom tempo e a primeira vez que o li foi quando folheava um livro velho de Português para a Quinta–serie, o Sargentim, na casa de um primo-irmão.
Gosto de imaginar a cena, de me perder nesse romantismo. Tenho certeza – pretensão de imaginação fértil – que o Drummond teria escrito pra mim este texto, se me conhecesse. rs
Sou eu o garoto que escolhe as letras porque é mais importante pensar em quem se ama que provar daquela sopa quente.

Não vejo nele pessimismo. Vejo realismo. Vejo as pessoas que estão ao nosso lado em dois grupos distintos: aquelas que nos apóiam em tudo e outras sempre com um balde de água fria na mão.
Meus sonhos passam todos pela minha imaginação e sinto que é preciso buscá-los, com ânsia, rasgando todos os cartazes amarelos que surgirem pela frente.
E fico feliz!

21 comentários:

  1. Bom dia pessoas!!!

    A música é um tantinho dramática, apesar de bonita.
    O que não quer dizer que eu esteja assim! Eu tô ótimo! Maior cara de pastel depois de um fim-de-semana bom!
    hehe

    beijão!
    Boa semana pra nós!!!

    ResponderExcluir
  2. O texto é lindo. Não conhecia. Tenbho por Drumond um misto de amor e ódio. Adquiri um livro dele, por exemplo e nunca consegui prosseguir a leitura. Por outro lado, amo porrada de coisas dele. E o bichim inda era mineiro. Tem um lance da morte dele com edição da Revista Veja que faz parte de minha vida de casada feliz partindo pra infeliz... hehe
    .
    Adorei, adorei e achei lindo a sua reflexão sobre o poema, o jeito simples da análise que vai ao encontro do modo singelo dele falar do amor, daquele amor que não se importa com o "ridículo". Se é que é ridículo ser autêntico.

    ResponderExcluir
  3. E a canção nem é dramática ela liga tudo e mostra que há sim, gente que não sabe amar e ainda tem a pretensão de melar os sentimentos mais genuínos que alguém possa ter.

    .
    Putzzzzzz, hoje eu tô um arraso!!

    ResponderExcluir
  4. Queria ficar aqui, quase que sempre, por hoje e assim me deliciar dessa sopa com guaraná.
    Posso não, algo mais pragmático me chama: o trabalho.
    beijos, amoressssssssss.
    Mas eu vorto, eu vorto...

    ResponderExcluir
  5. Mainha!
    Jura que não conhecia?
    Nunca te falei sobre ele?
    Desde que pensei nesse tema, já sabia que seria este que viria pra cá!

    Poderia ser tb aquele da Cecília: "Fiquei sem poder chorar quando caí"... hehe

    E isso da morte dele/Veja/seu casamento, hein?!
    rs

    ResponderExcluir
  6. Oies!! criaturinhas de Deus!!
    Eu nunca tinha lido esse texto do Drummond, e eu simplesmente adoro ele!!
    Se bem que eu só conheço os clássicos!!
    acho que o post encaixa bem com o Rafa: Sentimental, posso arriscar falar passional tb???
    Dizem que o melhor amor é o amor não realizado, aquele que a gente fica só imaginando.. Rubem Alves diz isso!!
    " Nos livrarmos da falta de amor, mas principalmente nos livrarmos do amor, realizado e só".
    eu entendo que é bom sonhar com a pessoa amada, imagina-la em todos os pedacinhos de nossa vida, com um quebra-cabeça e depois juntar tudinho e v~e onde as peças se encaixam. Mas isso não seria uma fuga, e só desejar, só desejar e nada fazer??
    quem sabe???

    ResponderExcluir
  7. nossa!! eu tô poeta, minha gente!!
    Rafa mê lê antes de ir para PA
    me lê
    por favor por favor
    a Rosanita tb, mas ela eu sei que fica o dia todo só de canto de olho para o guaraná, heheehehhehehehe

    ResponderExcluir
  8. O Rafa é um sonhador, sonnha tanto que até finge ter dor
    hehehehhehehehhee
    agora os c omentários voltaram ao meu normal.
    Olha eu não quero criticar as suas escolhas de texto de autores, porém, eu não gosto de Leminski.
    Não sei pq, peguei birra do bichinho
    mas Cecilia Meirelles é tudo de bom!!
    Eu até a encaixo ao lado da música da Elis, atrás da porta.
    eu procurei particularidades da vida da Cecilia e descobri que ela amava a avó, venerava e vários poemas dela são da fase da perda da avó!!
    chorem , crianças, por eu ser culta, hehehehehhehe

    ResponderExcluir
  9. hoje em dia é tão dificil ter certeza absoluta se o texto é realmente do autor em questão!! essa internet inventa autores e até virgulas!!
    eu gosto do texto da peça de hamlet, outro dia eu citei um pedaço da fala de Ofélia, esposa de hamlet, para o Rafa, aos poucos eu substituo, o habiatual:
    "Encontre a chave de seu coração dentro de você"
    Por:
    " Presentes preciosos se tornam menores, quando o interesse de quem os dá são perfidos".
    o qu eue posos fazer se eu sou culta??
    "Presentes valiosos se tornam

    ResponderExcluir
  10. HUm, Paula!
    Eu aposto que te ensino a gostar do Leminski com alguns haikais dele e outros textos com uma construção fantástica!

    E quando tento me encaixar na situação do texto, sempre imagino um amor realizado, acredita?
    Tipo, um namoro começando, daquele jeitinho que a gente só pensa naquela pessoa, no beijo...

    Eu tô assim hoje!

    lálálálálálá

    ResponderExcluir
  11. a melhor fase de um namoro, é o comecinho, onde tudo é nov, onde vc quer conehcer o outro, ficar junto, descobri certas coisinhas. se conseguir manter esse clma para sempre é amor eterno..
    beijocas pessoas
    e viva o rafa apaixonado!!!!

    ResponderExcluir
  12. A Paulinha chegou com tudo. AMO!!
    Agora, este filho da mãe poderia e deveria mandar e-mail pra gente contando os FATOS!!
    Não posso ficar vadiando por aqui, mas e-mail fica "ligado".
    Vou trabalhar pedação da tarde noutro "projeto" ali na mesa, mas volto no e-mail depois.
    Conte TUDOOOOO, não esconda NADA.
    Beijos amores.

    ResponderExcluir
  13. Calma, mainha!
    Calma!
    É que tô sozinho aqui hj! Tenho que adiantar as coisas pra ver se dá tempo de ir pra PA.

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Reparem que as letrinhas da imagem formam as palavras "true history".
    Alguma coisa do tipo "fazer de um sonho uma história verdadeira"???

    rss

    ResponderExcluir
  15. ele se gaba mesmo de conseg uir relacioanr a huistoria, post/texto com imagem, letrihas e musica
    esse é o Rafaaaaaaaaaa.
    Rosanota manda e-mail para mim, que eu respondo tá

    ResponderExcluir
  16. Paulinhaaaa, eu não tava aqui, fui ali pra copa e de lá dei uma passadinha na cama. Pra quê? Apaguei. Cansada que só, pra variar.
    E isso das letrinhas virarem um trem qualquer nem deve ter sido proposital pra quem criou a imagem... hihi
    [ai como eu não presto]
    Paulinhaaaaa, mando sim, e-mail procê.
    .
    Genteeeeeeeeeee, e a minha filha grande que não apareceu?
    A coisa deve tá fervendo, pois ela ficou de me dar um toque à tarde, na primeira folga e nada tocou por aqui... ó céusss!
    Beijos, amoresssssss

    ResponderExcluir
  17. Amores, a Nina mandou pedir desculpas, mas hoje ela atendeu a tarde toda, sem parar, aí não teve como ir no computador. Na parte da manhã ela ficou em casa e não acessou, tá bom?
    E eu voltei, voltei... de madrugada eu aparecer, se conseguir.
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  18. eu gosto tanto dos comentarios Rediculos da Nina.
    ela é MARA
    na verdade todo mundo nesse blog é MARA, especialmente euzinha!!!!

    ResponderExcluir
  19. GENTE ... GALERA .... TURMA DO BARULHO
    CÁ ESTOU ..
    .. 20 PRAS 8 DA MANHÃ
    Só agora consegui passar aqui ..
    Falei ontem pra minha mamita. Não é mole o trem aqui não ..
    mas como disse ela, passarei aqui nem ao menos que seja pra dizer oi ...
    ... beijocas pra todos

    ResponderExcluir
  20. Ahhh .. agora empolguei .... quero falar mais ..
    daqui a pouco chega o meu post ..
    mas acho que só conseguirei vir na hora do almoço.
    Hoje começo às 8 e termino às 20h ..
    daqui vou pra BALADA. Em um lugar chamado Calaf, onde tem o Adora Roda(samba)
    Ontem fui também heheh no Calaf, mas era música Black, a festa de segunda chama Crionlina .. GENTE, .... PENSA NUM LUGAR MUITO MUITO BOM .. é lá.

    .. bom .. vou nessa,
    tô digitando e tomando meu Toddynho e comendo pão de queijo.


    beijocas



    EU SOU MARA ... hehehehe Adorei Paulinha.
    Irmãozinho .. beijocas pra ti
    Mamita .. te amo demais da conta sá.

    Haline .. cadê tu mulher??????

    ResponderExcluir
  21. Ela é doida de pedra... e se diz minha filha!
    Putttzzzz!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi