quinta-feira, 12 de junho de 2008

Do meio sorriso e da vontade inteira


Por Rosana Tibúrcio

Dizer quem sou e como sou é um tanto paradoxal, pois isso é ao mesmo tempo simples – já que me conheço bem – e complexo - pois há tanto pra falar. E trago em mim, pelo menos um meio sorriso, mas sempre, uma vontade inteira. .

Sou cheia de manias, mil jeitos de sentir e agir e, ainda por cima, tenho mais de meio século de vida. Né brincadeira não!
Há, entre mim e Paulinha, 30 anos de vida e mais uma estação: ela nasceu no inverno e eu na primavera de 1955.
Nasci às 23h30min do dia 16 de novembro e fui registrada com o número 27161, no livro 22, fl. 108/955, de um tal Cartório daqui de Patos de Minas. Quem quiser use esses números, eles podem dar sorte.
Não, não teimam... não farei desse perfil um amontoado de algarismos e datas, é só uma brincadeirinha... rs
.
Como boa escorpiana que sou, aprecio a cor vermelha, sou passional, um tanto perspicaz, intuitiva, inteligente "modesta" e bastante chegada num “rala e rola”. Sexo é o melhor assunto popular e mais alguma coisa que há neste mundo de meu Deus.
.
Falando em Deus eu o agradeço sempre pelas vitórias que conquistei, pela vida, filhas, amigos, família e coisas que tenho; peço ajuda a Ele também, não vou negar... Quando faço algo considerado mais erradinho imagino logo, na minha esperteza, que Ele nem terá tempo de perceber, já que bastante ocupado é.
Só que, em seguida, percebo que quem me olha, observa e, às vezes, me castiga é minha própria consciência.
.
E conscientemente afirmo que sou muito rigorosa e chata; pouco simpática e sem paciência; e, por fim, uma preciosidade com as pessoas, dependendo bem mais do que fazem, se comportam ou dizem do que quem elas são, realmente.
E se são displicentes com horários e outros compromisso; mentirosas; desorganizadas ou “sem noção”, desce em mim uma militar de carteirinha e uma chata de galocha. Eu não me suporto nessas horas, dirá meus desafetos. Cobro compromisso sem dó, e reclamo até cansar.
.
Pouco simpática eu sou e quase sem paciência alguma em relação àquelas pessoas que usam dois pesos e duas medidas. Por favor, não subam no salto nem abram a boca pra dizer que detestam quem julga os outros, ou quem aponta diferenças se, quando estão assim no alto, fazem exatamente igual. Sabem as pessoas que enrolam o rabo e sentam em cima? É por elas eu nutro pouca simpatia e nenhuma paciência. Admiro aqueles que assumem que têm dificuldades em lidar com a diversidade e que julgam sim, os seus pares. Eu assumo. É bonito? Não! Porém, mais feio é dizer que não aceita isso e fazer tal qual.
.
E o que me faz ficar uma preciosidade em pessoa é lidar com o belo e o saboroso. E digo belo no geral mesmo: um belo papo; uma bela canção; um lindo dia; uma comida saborosa; um silêncio caloroso; coisas originais*; um abraço de amor; e gentes...
.
Adoro gentes. As inteligentes então! Sim, aprecio aquelas que se expressam com clareza, as que têm um bom português e são bem articuladas. Mas não é só disso que falo. Digo mesmo de gente inteligente. Conheço várias gentes, sem ou com pouco estudo, que são assim, como aponto. Digo de gente que se comporta como num bom vôlei: um levanta, outro corta.
.
E das gentes eu gosto também de saber suas histórias, seus jeitos de pensar e agir, suas manias, suas raivas, suas expectativas e seus sonhos.
E como gente que sou, tenho cá também uma porrada de sonhos pra essa minha vida: estabilidade financeira; trabalho constante; amizades verdadeiras; e quiçá um novo amor que me traga um amor novo (dos dolorosos e camuflados já estou farta).
.
E fartos vocês devem estar, por ler tanta babaquice.
.
Agora vou falar mais a sério.
Vocês se recordam do ano que nasci?
Então, foi em 1955. Ocorre que, com dois dias de vida eu...
Em 57...
Já em 1958...
hihi
.
*Frase de quinta: “Todo cuidado é pouco. Até macacos caem do galho” [Millôr]
.
Uma linda quinta-feira macacada do meu coração, pois nas quintas é dia sim, de falar de mim para vocês: as minhas gentes...

33 comentários:

  1. Ai meus amores, eu sumi com aqueles verdes e fui duramente castigada... minha net pifou, por meia hora, mais ou menos.
    Num brigam "cueu", num brigam.
    Inté amanhã.
    Filhote, que tal voltar pras letrinhas menores como antes?
    hahah
    Eu sou um saco!!

    ResponderExcluir
  2. A sra deixou de dizer várias coisas!
    Por exemplo, que é super pudica, que as filhas são as mais lindas e que é uma mãe muito da muderna! haha

    As manias são as melhores e a chateação tá permitida se considerarmos os "bolos" ou outras pessoinhas do tipo "acho tão deselegante não atender o celular, porque a pessoa pode estar precisando de alguma coisa, não é?!"...
    hihi

    ResponderExcluir
  3. Eu vou voltar o tamanho das letras e deixar tudo laranja e vermelhinho...
    JURO!!!
    hahahah

    ResponderExcluir
  4. Eu ia dizer dessas coisas mesmo, sobre ser pudica, impaciente com gente burra, mãe amorosa, cozinheira fantástica, mulher cheia de manias (aliás, iria citar todas elas), mas me achei tão repetitiva e assim, do nada, surgiu este textinho!
    Vamos noutro post falar sobre: o que detesto, o que gosto?
    Inúmeros itens, eu terei.

    Eita, volte sim, às cores antigas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ah, não poderia deixar de dizer tamém o quanto sou modesta (leia-se: cozinheira fantástica). E o melhor café do País, quiçá do Universo?

    ResponderExcluir
  7. oieeeeeeee!!
    Haaaaa Rosanita, vamos por parteszinhas né...
    Sempre tive inveja das pessoas que nasceram na primavera e são escorpianas.. eu simplesmente AMO!!
    e nossa,30 anos de diferença, é uma vida interinha.
    eu ainda não vivi 30 anos e espero chegar lá, melhor do que eu sou hj.
    e sobre isso que eu ia te falar.
    dizem que a gente é como carro velho, não , não, essa frase é para mim.
    eu conserto de um lado e estrago do outro. agora eu to gripada, minhas gentes. o que eu quero dizer mesmo é, na verdade, a gente é como vinho, vai melhorando com o tempo. Mas, sabe que com vc eu não vejo assim.
    Acho que vc ja tava pronta, muito mais tempo antes. Por isso que não existe essa máxima com vc.
    eu simplesmente me impressionei de saber que vc sabe até a folha que vc ta registrada. eu nunca pensei nisso!! E se arracaram a minha folha?? então quer dizer que eu não existo???
    agora eu to com muito medo de vc.
    hehehehhehe eu tinha que dar o troco de ontem, né...

    ResponderExcluir
  8. eu tb acho que sexo é o melhor assunto e tb a melhor coisa de se praticar. Gosto da sua humildade, mas é verdade, vc é uma otima mãe, uma profssional extremamente competente, uam cozinheira de mão cheia e até agradece a Deus todos os dias, quer coisa mais dificil que isso??
    um min, to ligando para meu personal jogo do bicho, to appostando uns numeros aqui!! depois divido os lucros....

    ResponderExcluir
  9. olha, vc nunca foi chata e pouco simpatica comigo. Na verdade, mesmo que fosse eu ia gostar do mesmo jeito. na verdade, gostar está em gostar do pacote inteiro né. e vc tem toda razão de ser rigorosa. Na verdade, vc já foi comigo várias vezes e te admiro mais e mais com isso. Viu, vc não consegue fazer eu parar de gostar de vc!!
    não te acho chata, vc é exigente sim. Mas, é uam caracteristica que admiro sim. E deve ser um charme vc toda exigente e toda cheia de man ias..
    hehehhheeheh
    e vc tem toda razão por ralhar com pessaos folgadas, gosto dessa postura. Se tivessemos mais pessoas assim, não estariamos em um pais tão descuidado. Pq, quem faz isso é extremamente irresponsavel.
    Gosto da musica que toca!! tem tudo haver (acertei?) eu fiquei meio que viciada em acertar ás palavras..
    hehehehehehe

    ResponderExcluir
  10. vc pensou em ir para o exercito? gente eu sou como minha tia Neuza, eu interpreto as coisas tudo errado e depois saio falando por ai..
    hahahhahahahaha, ainda bem que vcs sabem que é brincaderinha né.
    Agora o bicho vai pegaar, Rosan de preto, pega um pega geral e agora vai pegar vc....
    \o/
    gostou da homenagem???

    ResponderExcluir
  11. vc tem paciência sim, eu acho isso!!!
    Haa tb não gosto de pessoas, faz o que eu digo, mas não faça o que eu faço, totalmente deselegante e descortês. por isso que eu falo, tem como ter paciência com essas pessoas?? Eu digo not meus amigos, é praticamente impossivel!!!
    e depois a errada é sempre quem perde a paciencia, mas eu to do seu lado. Hahahah eu sou muito puxa saco dos meus amigos, juro. pq eu não vejo nada errado em tudo que vc narrou. Acho que eu faria tudinho igual no seu lugar..
    O rafa relembrou a insuportavel do celular, odeio ela!!!

    ResponderExcluir
  12. o belo que vc tanto fala, é tão bom olhar ao redor e nota-lo verdadeiramente. e acgo que ter postura é MARA. Fala as coisas na lata é MARA.
    ser travesti não é MARA
    hahahahahhahaha..
    vcs viram o episodio de terça-feira?/ choro de rir...
    vc gosta muito mais de inteligencia do que qualquer pessoa que eu conheça...
    nossa novo amor com amor novo. Achei poesia isso!! é tão dificil fala de amor, eu acho que dói, às vezes nem sempre.Por isso que não pode parar de procurar e alimenta-lo sempre!!

    ResponderExcluir
  13. melhor eu parar de falar, pq o Rafa repressor chega aqui de tarde e vai pedir para eu parar de aparecer!!
    mas quero dizer que adorei a frase do dia, chorei de rir aqui e do finalzinho, meio que relatando pontualmente as coisasinhas engraaçdinahs da infancia e da vida, a la biografia autorizada de Paulo Coelho, hhihihi fiz maldadezinha de compração agora..

    ResponderExcluir
  14. eu sei o que aconteceu com a internet do Rafa na Borda.
    ja ouviram falar em gato?? sim, pq ele não somente ocorre na rede de fiação eletrica.
    O Rafa deve ter feito um gato para puxar internet, por isso ela ser lerda daquele jeito, e deve ter dado algum problema..
    Carlos Rafael, que coisa feia!!

    ResponderExcluir
  15. hahaahahahaha
    Eu me acaba de rir com a Paulinha.
    Nem sei como e o quê faço.
    Tenho que ser mais detalhista que o Jack... por parte, mas por partes minúsculas.
    .
    Eu não resisto. Não o a ver aí é separadinho... E pára de me azucrinar, cê sabe já isso... hahahaha Afinal é só substituir por "existir". Rola de ficar bacana? Não? então é separadinho.
    .
    Nem havia me ligado nas pessoas do celular, juro. Mas sim... tem tudo a ver - olho o separadinho aí...rs
    Colou como "grude" e isso corrobora o que disse no post, de verdade!!!
    .
    Eu já fui rigorosa concê? humm! jura? hahahahaha
    .
    Adoro amiga puxa-saco, acho MA-RA.
    Eu assisti ao toma-lá, amei... ri muito.
    .

    ResponderExcluir
  16. Mandei e-mail secretinhos procês...
    Quem sabe esse tal amor novo num chegará? hahaha
    A-DO-RO!!!!!!!!!!!!!
    .
    Miau.. miau... né por nada não, mas penso que o Rafa vai te arranhar por conta da fofofinha do gato... haha
    .

    ResponderExcluir
  17. fofofinha= fofoquinha.

    .
    Sim, Paulinha, adoro inteligência. Aliás, pra mim é afrodisíaca MESMO.
    E quando descubro "burrice" por trás de uma falsa inteligência, eu desencanto... TOTAL!!
    .
    hahaha.
    Adorei isso de eu ir pra o exército.
    ahahahahah

    ResponderExcluir
  18. Volto depois.
    Filha chegando, almoço a ser feito.
    Dura essa minha vida de S.D. e S.I.
    fodaaaa!

    ResponderExcluir
  19. Namastê pessoas!!! Tudo bem????

    Nossa, mas é muita coisa para comentar, vamos começar pelo layout: MAS QUE QUE ISSO MINHA GENTE!?!?!?! Mas ficou muito bom, muito bom messssmo!!! Hilária a idéia de colocar vocês em desenho (as meninas ficaram a cara das garotas dos flinkstones - hohohoho)E o Rafa??? Perfeito!!! E os textos laterais??? PARABÉNS pessoas, ficou showw de bola!!!

    ResponderExcluir
  20. mesmo sendo irmã é sempre bom saber dos defeitos e manias,digo até que tem suas qualidades supera suas manias.Amo de paixão a expressão "enrolo o rabo e senta em cima" e uso constantemente na minha vida.
    Agora tenho que admiti para o RAFA e a PAULINHA que a ROSANA é uma irmã muito caridosa, nunca irei esquecer tantas coisas que fez para meus filhos qdo pequenos.
    Que Deus te proteja sempre

    ResponderExcluir
  21. Voltando aqui ia esquecendo de dizer dos números.
    Será que tem alguma coisa com sua formação de contabilista?

    ResponderExcluir
  22. Agora sobre os posts, sim pq li todos desde segunda:

    Rafa, que lindo teu perfil!!! Preciso criar uma apostila pra mim tbem, assim recorro à ela sempre que necessário... rsrs
    Adorei tua comparação com o gato da Alice, o qual possui o sorriso maior que ele mesmo! hahahaha Ótemo, a tua cara!!!! rsrs
    Mas atrapalhado??? Vc??? Tem cara de tão organizadinho... huumm, admite, vai??? Você é daqueles que enquanto a mesa não está organizadíssima o dia não começa no serviço!!! rsrsrsrsrs...

    Paulinha, adorei tua foto, adorei o texto, que delícia de ler!!!
    Percebi que você é sempre o meio termo, né? Equilibrio sempre: Não gosto de nada muito desorganizado. Nem nada tão organizado... rsrs
    Quanto a profissão!! Aiai, apesar de ser publicitária por formação, ainda não descobri minha profissão de coração (desconfio, mas ainda não bato martelo) e é horrível esta indecisão!!! Aaiaia...

    Sei que para mim é mais difícil querer saber quem é a real Paula e a Paula inventada, por isso te digo que a inventada foi tão bem feita que se tornou real... hehehehehe... E a Haline escapa pela tangente com o velho jetinho de falar, falar e não falar nada! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Olá!!! voltei..
    olha a minah teoria de que a internet do Rafa é gato. A haline consegue perfeitamente comentar. Ela fica conectada o dia todo!! Viu Rosaninha, nem é fofoquinhas,
    Tia Dê, fiquei tão feliz de ver que a senhora veio. E já chegou abalando as estruturas da irmã. AMO!!! A gente sempre acaba entregando os micos dos irmãos né, quer coisa mais divertida. Eu tb sou de uma familai de contabilistas, ainda bem que eu não fui infectada pelos números.
    hihihihihihiihh
    tb acho a Rosana com mais qualidades 1.000 do que defeitos!!

    ResponderExcluir
  24. Ai haline que saudades de ver você comentando e escrevendo coisas lindas aqui no Guaraná. Que bom que vc veio.
    hahahahah o layout ficou otimo né.
    Ontem, uma tal pessoa, meio que descudada tentou sabotar os efeitos que o garçon fez, mas é facil de se arrumar...
    Eu não acho que vc diz, diz e não diz nada, vc diz bastante coisas sim..
    beijocas amores, vou voltar para cama, pq é o meu lugar!!!

    ResponderExcluir
  25. Rosana, você nasceu na primavera!?! Que lindo!!! Adoro flores, florais e tudo que vem delas. rsrs
    Nasci no inverno, assim como Paulinha, mas admito que adoro, pq só nesta época o céu fica assim tão LINDO! tsc tsc tsc
    Tenho uma irmã, a número 3 (Val), que nasceu dia 14 de novembro as 23h30 de 1975, exatamente 20 anos e 2 dias de diferença, e olha, se vocês se parecerem só um pouquinho deve ser ótimo conviver com vc!! (puxa saco mesmo, além de ser minha irmã ela é madrinha da Lulu, imagina só!!!)

    hahahaha... mas que ser "modesto" este: "... sou passional, um tanto perspicaz, intuitiva, inteligente..." hahahaha ADORO!

    Tbem falo com Deus todos os dias, aliás o dia todo me comunico com Ele e desde que me entreguei a esta "espiritualidade" tenho me guiado muito bem pela vida, muito melhor quero dizer.
    Mas concordo que o que pega de verdade (o verdadeiro castigo) é a nossa consciência, só ela é capaz de nos "castigar" da pior maneira.

    Mas ROSANA, vc tem alguma dúvida?!?! É claro que há de chegar um novo amor em sua vida, mas um amor "daqueles", para ficar de vez (nem sei se quer isso... rsrs).

    Hum, tbem adoro tudo que é belo, da forma que você colocou então... eu realmente amo tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  26. Gente, quantas pessoas conectadas ao mesmo tempo! Juro que postei um atrás do outro... rs

    ResponderExcluir
  27. uaaauuu

    Isso aqui tá bombando!!!

    E a Paula, com sempre, querendo reinar nos comentários. Além da quantidade e da loucura, agora ela resolveu filosofar à la Paulo Coelho: "na verdade, gostar está em gostar do pacote inteiro né"
    hahahahaha

    Eu SE divirto!!!!

    ResponderExcluir
  28. A Haline veeeiooooo!!!
    Delícia!

    E se ela visse a situação da minha mesa aqui, ia ficar decepcionadinha comigo... rs
    Na verdade, se tivesse mais espaço, a bagunça seria maior!!! haha

    Aaaiiiiii
    A mainha não pode saber disso!
    hahahaha

    ResponderExcluir
  29. Lá lá lá lá lá.
    Eu não sou publicitária mas sei conquistar clientes...
    Usei de vários instrumentos e chamei Haline e Denise para virem aqui... como quem não quer nada, tudo assim, de um jeito perspicaz - num falei que tenho esse trem???
    .
    E Denise inda encheu minha bola... hehe.
    Eu sou MA-RA!!!
    .
    Haline, adorei que você veio. Na verdade eu teria que ter avisado na segunda, já que o tema foi para você... mas tava mais enrolada que fumo. Ontem também tava; só que mais irresponsável.
    .

    ResponderExcluir
  30. Sim, Paulinhaaaa, eu já trabalhei com Contabilidade. Tinha até aquela carteirinha CRC... ai como eu era chique!!
    .
    Rafa, viu que sua tia Deusa veio?
    Melhor você dizer alguma coisa pois senão vai rolar um ciúme!!!
    hehe

    ResponderExcluir
  31. Paulinhaaaaaaaaaaaaa, cê viu que tem comentário da Tia Deusa lá no seu dia?
    Vai lá procê ver.
    Beijos, amores, volto mais tarde.
    Campanha, "recorde comentários".
    Votem em mim, favô!!!
    hehe

    ResponderExcluir
  32. hahaha
    Não posso esquecer de dizer do tanto que ri de Paulinha falar que ia ligar pra fazer uma aposta.
    Agora não sei se foi aqui no post ou nos e-mails...
    "élôcameu"

    ResponderExcluir
  33. Eitaaaaaa, que temos cores novas.
    Filhote, amanhã tem post, viu?
    Aguarde e venha...
    beijos...
    Será se Paulinha melhorou?
    Eu, um pouquinho.
    Gripe do cão: vai e volta.
    Amanhã é feriado na minha cidade... urúúúúúú

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi