quinta-feira, 26 de junho de 2008

Para aquietar o espírito

Por Rosana Tibúrcio

Há textos que são tão lindos e, sobretudo, inteligentes que eu fico pensando: não foram "costurados" por gente.
Sinto que esses autores não têm a mesma essência que nós, não foram feitos do mesmo material que nossos pais nos fizeram.
É a "sopinha de letrinhas" do Drumond, os heterônimos de Pessoa, as intenções de Clarice, o encanto de Guimarães Rosa, a sutileza de Mario Quintana e por aí vai.

E na música? Jesus!!! Um absurdo...
É Caetano Veloso que me fascina, com sua "Língua": "Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões/ Gosto de ser e de estar/ E quero me dedicar a criar confusões de prosódia/ E uma profusão de paródias/ Que encurtem dores/ E furtem cores como camaleões/ Gosto do Pessoa na pessoa/ Da rosa no Rosa/ E sei que a poesia está para a prosa/ Assim como o amor está para a amizade/ E quem há de negar que esta lhe é superior?..."

É Chico que diz o que nós mulheres gostaríamos de dizer aos nossos homens: "Mal sei como ele se chama mas entendo o que ele quer/ Se deitou na minha cama e me chama de mulher/ Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não/ Se instalou feito posseiro, dentro do meu coração..."

É Djavan, é Zélia Duncan, é Beto Guedes, é Oswaldo Montenegro, dentre milhares.
E por eu andar tão Oswaldo Montenegro nos últimos tempos ilustro o meu post com um dos textos mais primorosos que há neste mundo de meu Deus.
Quem não gostaria de ter dito o que ele diz? Que fosse a metade, um terço ou um miléssimo apenas...

METADE

E que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
E a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
E que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso
Mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste
E que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é a platéia
A outra metade é a canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.



Um linda quinta-feira pra todos, pois nas quintas é dia de ler textos belíssimos e sonhar, sonhar...

23 comentários:

  1. Amoressssss, Madrugada!!

    Então, resolvi postar agora porque não sei como será o amanhã...rs
    Na parte da tarde se vocês já estiverem enjoados da voz do Dinho eu coloco uma canção lindinha, tá bom?
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Filhote, se você encontrar babadinho errado aí (vírgulas e pararáss) corrija pra mim? Reli uma única vez...
    MORTAA!!!
    Só tem metade de mim aqui... haha

    ResponderExcluir
  3. nossa .. cheguei ..
    acho que tô assim também, só a metade.
    mas, recupero rapidinho à partir de amanhã hehe
    afina, amanhã é dia do samba da sexta.
    preciso estar intera.

    beijocas

    ResponderExcluir
  4. "Que o medo da solidão se afaste
    E que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
    Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
    Que eu me lembro ter dado na infância"

    Isso é bonito demais, minha gente!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse e já conhecia!
    Uma amiga postou como perfil no orkut.
    Lindo demais mesmo.

    E sobre os autores citados antes do texto, o que falar minha gente?
    E o Chico? Eu tenho a impressão que dou um murro na sua cara se encontrar com ele um dia...
    rs

    (eu não tô sabendo comentar isso, minha gente! de tão lindo... boa escolha, mainha! e não vi problemas com as virgulinhas, viu?! rs)

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiiiiiii amores de vida meu!
    Delícia encontrar vocês aqui... Olha só a hora que cheguei... ai ai.
    Filhota, segura a peteca, viu?
    Filhote, tentei separar alguns fragmentos de "metade" pra poder analisar, comentar, dar pitacos, sei lá... mas como?
    Esse cara, neste dia, tava com a lua lá dentro, só pode!
    Se dividisse suas idéias em 5 inda assim seriam cinco poemas deslumbrantessssssssss!
    Inda me mato, se não matar esses gênios...
    .
    Quando der um murro no Chico, Rafa, me chame, eu quero tá perto pra colocar gelinho... e me aquecer... hihi.

    .
    Marinaaaaaa, vai trabalhar!
    .
    Cadê Paulinhaaaa?

    ResponderExcluir
  7. Tô aqui, ouvindo Chico e sofrendo...
    hahaha

    ... Não chore ainda não que ue tenho um violão...
    rs

    Eu acho essa música tããooo Guaraná!
    rs

    ResponderExcluir
  8. vou segurar sim
    claro que vou ..
    preciso desencalhar .. heheeh
    e encontrar essa outra metade que está perdida num sei onde.


    NÃO FALE QUE ESTÁ ACHANDO A MÚSICA LINDA .. MEU IRMÃO.
    isso é tortura
    o pc aqui não tem som ..

    hehehe

    beijocas

    ResponderExcluir
  9. A Nina achando que toca Chico no Guaraná...
    Adoro esse "num chore ainda não que eu tenho uma canção e nós vamos cantar, amiga me perdoa se eu insisto à toa, mas a vida é boa para quem cantar aaaahhhh." Olha que isso saiu de minha memória adolescente...
    CADê A PAULINHAAAAAAAAAA.
    ISSO dela sumir me irrita!!!

    ResponderExcluir
  10. cheguei, mas eu não sumi de proposito, eu to sem net, ta f*** o negocio aqui!!!
    vamos por partes, eu tô aqui segurando na minha mãe direita uma caneta azul e na minha mão esquerdaum paplel de carta, daqueles bem fofinhos, e bem, vou usar minha influência no cenários artisitico brasileiro, para descobrir o endereço de Dinho Monte..
    primeiro, eu mando uma carta depois, eu mando a Rosana mesmo!
    hahahahahha ela ta comoa s meninas da malhaão, "pirando" no garotos melosos..
    hehehheheh
    eu não poderia deixar de fazer esse comentariozinho irritante!!

    ResponderExcluir
  11. em primeiro lugar gostaria de dizer, que eu não tenho nada contra Dinho, nem Caê e muito menos Chico!!
    Rosanita, vc fala de textos costurados "por não ge nte", vc sabe que eu tneho a mesma impressão.
    tem coisa que não é desse mundo não! vc lê e não acredita, quando eu ainda estava escrevendo minha monografia meu professor dizia: o texto tem que ter coesão! depois eu entendi que meu teto deveria ser um sobretuto de retalhos, hahaha e vc disse costurado, eu lembrei disso na hora!!
    Rosana só uma palavra para vc e para a escolha do seu texto
    MARA!!!!

    ResponderExcluir
  12. eu gosto de Clarice tb, gosto de Pessoa, mesmo ele sendo português (um português inteligente ou podemos dizer portugueses?? heheehhehehehe)
    Rosanita, eu não entendi o sentindo da foto, depois vc me explica...
    eu não suporto Caê, juro!! nem essa da lingua lasciva, acho ele extremamente chato e metido, até a voz dele me irrita, e afinal o que é vaca profana???
    mas eu tô falando eu, não vai chorar e dizer que eu critiquei ele.
    agora de tanto que eu escutei Dinho, durantes essas semanas, depois desse poema, não tem como não gostar do "homi".
    E a voz?/ eu to ficando xonada na voz do homi minha gente, que delicia. Eu devo gostar de Chico, pleo Rafa que simplesmente interpretou um pedaço da opera do mallandro em um aniversário para mim! Eu nunca havia entendido direito a história da Geni e agora Rosanita me ensina a gostar de Dinho Montenegro.. tô gostando!!

    ResponderExcluir
  13. eu nunca vi ninguém como sendo metade de nada!!
    meio todo mundo 8 e 80, mas o poema traz outra dimensão para gente!! Talvez uma dimensão que a Rosanita insiste em mostrar para a gente e a gente não consegue enxergar!!
    eu vejo muito essa relação entre os posts que vc fala de vida, amor, de vc Rosaninha, com esse poema, talvez por isso que vc conseguiu se identificar tanto com a letra dessa música. Eu posso dizer música?? acho que cabe mais como um tratado, da gente com a gente mesmo, pode ser??? ou uma música mesmo, pois música boa é aquela que faz bem a alma!!
    mas eu tb sei que a identificação rola, pq o homi é gostoso e parece que ta falando no ouvidinho da gente!! hahahahahahhaha

    eu tô poeta demais hj!!!

    ResponderExcluir
  14. se eu fosse eleger uma aprtezinha, só para mim seria essa aqui:

    (...)Que essa minha vontade de ir embora
    Se transforme na calma e na paz que eu mereço
    E que essa tensão que me corrói por dentro
    Seja um dia recompensada
    Porque metade de mim é o que penso
    Mas a outra metade é um vulcão.

    tudo isso é tão guaraná, cada palavra recheada de sentimentos!!
    isso que é quinta feira das boas, agitada!!!

    ResponderExcluir
  15. Adoreiiiiiii que Paulinha apareceu.
    Apesar dela ter tido a vontade de acabar com o Caê. Amo tudo nele e não sei o quê amo mais: se a voz falada, cantada, se o que escreve, se... AMOOOO. Eu tenho uns programas "Ensaio" com ele e consegui passar pro DVD e que sei quase que decoradinho, cada fala, cada gesto. Eu daria pra ele, juro, mesmo com os trejeitos viadístico dele.
    .

    ResponderExcluir
  16. Eu juro que eu tento, mas me perco nos comentários da Paula e não consigo falar de tudo depois!
    Agora, viu só, mainha?!
    A gente vai tá cpnseguindo levar a Paula pro bom ca,minho musical!
    Ela nunca mais vai ouvir a Piriguete e ficar divulgando isso pros amigos (ela me mandou a música! eu tava espetando o momento certo pra contar isso! hahaha)

    ResponderExcluir
  17. Coesão textual é isso mesmo: a costura do texto. AMO.
    .
    Paulinhaaaa, também adoro o fragmento que você selecionou.
    Adoro tudo. E você vai disputar o Dinho comigo, verá!
    .
    Tadinha dela sem net. Nem é da Borda.
    .
    beijosssssss amores... vou descansar!!

    ResponderExcluir
  18. ... eu tava ESPERANDO o momento certo, minha gente.... rs

    ResponderExcluir
  19. 13:56 - Rosana
    13:57 - Rafa
    13:58 - Rosana

    É engraçado estarmos junto, mesmo tão longinho!

    ResponderExcluir
  20. ... ai MEU DEUS ...
    segura minha labirintite, é muita informação ..
    A Paulinha, é a mais mais mais MARA, tenho que concordar que todos seus comentários são os melhores.
    .
    Quanto as músicas de piriguetes hahaah .. ´muito bom.

    RAFA E ROSANA.
    Que história é essa de puxar minha orelha no meu blog? .. tô tão quieta .. heheh ..
    só ontem descansei ..
    meu final de semana tem começado na quinta e terminado na terça ..

    .. é isso ..
    tô passando rapidinho .. volto mais tarde.

    amo muito tudo isso

    ResponderExcluir
  21. Como eu havia comentado - falo do meu último comentário, super, mega, hiper rapidinho, não percebi comentário de Filhote e foi lindo ler:

    "rafa disse...
    13:56 - Rosana
    13:57 - Rafa
    13:58 - Rosana

    É engraçado estarmos junto, mesmo tão longinho!"


    Eu amo as minhas gentes.
    .
    Só a Paulinha a montagem brega da minha foto... haha
    Rafa, sinto como você em relação aos comentérios de Paulinha- me perco toda e não sei o que dizer...
    Amo a Nina dizer:
    "segura minha labirintite, é muita informação"

    Vocês são MAAAAAA-RA.

    Paulinha, hoje é final do Aprendiz. Pra quem cê torce? Vai assistir ao Pantanal ou à Grande Família e perder os olhos azuis do Justus com aquele dedinho na boca?
    Ficou tão "viado" isso do Justus com dedinho na boca, né?
    .
    BEijos amoressssssss

    ResponderExcluir
  22. Tô esquecendo de fragmentar meus comentários que é pra dar mais "sustança"...
    haha

    ResponderExcluir
  23. ainnnnnnnn
    que droga viu!!!
    eu instalei um servidor apache na minha mãquina e zicou tudo por aqui e ate a net eu consegui desconfigurar, depois de 10 copos de coca cola, muito suor, eu conectei, crianças!!!
    simplesmente eu sou boa nisso né...

    hehehehhehehehhe
    eu não assisti a final do aprendiz, pqa eu tava tentando consertar essa budega aqui, mas eu torci para o henrique?/
    ele ganhou??
    beijocas pessoas

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi