sexta-feira, 27 de junho de 2008

Por não estarem distraídos - de Clarice


Eu gosto. Não só porque o texto é lindo, mas também porque eu concordo com essa historia de "não estarem distraídos..." Mas apesar de acreditar e defender, ainda assim esqueço de me distrair quando o assunto é encontrar alguém.
Com isso o que era para ser natural se torna superficial, a espontaneidade fica forjada e o momento que seria mágico perde todo o encanto por ser forçado. E tudo isso por causa da busca incessante em achar a pessoa perfeita, e pela espera exagerada em querer que tudo aconteça como nos contos de fada. Isso acaba consumindo tudo o que o momento poderia trazer, eu sei. E é por isso que eu sempre volto pra ler esse texto, pra ver se eu me apego nessa distração e deixo o mundo e as pessoas me surpreenderem.

Nayara Abreu

Por não estarem distraídos
[Clarice Lispector]

Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que, por admiração, se estava de boca entreaberta: eles respiravam de antemão o ar que estava à frente, e ter esta sede era a própria água deles. Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria peso à levíssima embriaguez que era a alegria da sede deles. Por causa de carros e pessoas, às vezes eles se tocavam, e ao toque - a sede é a graça, mas as águas são uma beleza de escuras - e ao toque brilhava o brilho da água deles, a boca ficando um pouco mais seca de admiração. Como eles admiravam estarem juntos! Até que tudo se transformou em não. Tudo se transformou em não quando eles quiseram essa mesma alegria deles. Então a grande dança dos erros. O cerimonial das palavras desacertadas. Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela que, estava ali, no entanto. No entanto ele que estava ali. Tudo errou, e havia a grande poeira das ruas, e quanto mais erravam, mais com aspereza queriam, sem um sorriso. Tudo só porque tinham prestado atenção, só porque não estavam bastante distraídos. Só porque, de súbito exigentes e duros, quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que eram. Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios. Tudo, tudo por não estarem mais distraídos.

28 comentários:

  1. Amores, a Nayarinha viajou e pediu pra eu postar.
    Não sei se onde ela está tem como acessar net e pararáss...
    De qualquer forma, tô eu aqui pra responder por ela.
    Sejam educadinhos, então...
    haha

    ResponderExcluir
  2. Agora, fala sério. Essa introdução ao texto de Clarice tá muito lindinha, né não?
    Meus convidados são porretas, eu sou um gênio, eu sou MA-RAAAA!

    ResponderExcluir
  3. Paulinhaaaaa, o Henrique não ganhou, owww aquele homem é uma coisa de bonito, né não? Mas num deu pra ele...
    .

    ResponderExcluir
  4. Essa merreca não quer aceitar meus comentário.
    Ia falar de Clarice, pô!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tô passado!!!
    Não acredito que, mesmo gostando muito de Clarice, não conhecia este texto antes.
    Bonito demais!

    Eujá pensei tantas vezes nisso!
    A gente força uma barra, cria milhões de expectativas e acaba perdendo oportunidades e momentos!

    Sabe "Deixar rolar"?
    Pois é!

    ResponderExcluir
  6. "pra ver se eu me apego nessa distração e deixo o mundo e as pessoas me surpreenderem"

    A Nayarinha é tão linda e tão generosa que reaprtiu com a gente uma boa receita pra começarmos a aprender, não é mesmo minha gente???

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhh, eu também adorei esta fala de Nayarinha, achei tão sábia quanto a de Clarice.
    Isso de ficar distraído... fico lembrando dum amigo que me disse um dia: "Rô, quando cê menos esperar, tromba com um sujeito bacana até no supermercado."
    Pra quê? Desde então, nunca mais fiquei distraída num supermercado.
    Numa panificadora sim... aiiii, mas isso faz uns 2 anos, acho...
    e o pão esfriou, depois...

    ResponderExcluir
  8. Gente, o Rodrigo Santoro é o meu DEUS GREGO!!!! Ele não existe! Não é possível que seja de carne e osso... hahahahahaha... desculpa, tinha que comentar isso! rsrs

    Quanto ao texto: Muito, muito bom!!! UM ESPETÁCULO (que ainda trago pra minha vida...

    Hoje tá uma correria, afinal sexta não é dia de terminar o serviço às 18h00, no máximo, 17h00, NO MÁXIMO! rsrsrs

    Namastê

    ResponderExcluir
  9. estou realmente muito triste com esse sistema de comentários
    haloscan mal. mal (ou seria mau?)
    não importa, to perdendo comentarios aqui!!

    ResponderExcluir
  10. Oies para todos!!
    Eu adoro quando tem convidados. A gente pode assusta-los, pelo m enos eu assusto eles!!
    Oi Nayarinha, mesmo que vc não venha hj no guaraná, quero que vc se sinta em casa, é um prazer ter vc aqui com a gente!!
    prazer, Paula!!
    hehehehehehehehhehe
    isso não se faz, com uma pessoa que acaba de acordar com uma ressaca terrivel!!

    ResponderExcluir
  11. Bem, sinto que a nay (posso te chamar assim né?) sabe das coisas.
    Por exemplo, Clarice é tudo, ela é MARA como a Rosanita... hehehehe
    confesso que não conheço muita coisa dela!!
    na verdade, eu gosto de felicidade clandestina!! Ta bom, eu confesso, é a uncia coisa dela, que eu realmente gostava e conhecia!!
    quando fui no museu da lingua portuguesa, e vi em exposição as gavetas, com vários poemas, textos, memórias de Clarice, eu fiquei louca, mas realmente a letra dela não é muito bonita!!!

    ResponderExcluir
  12. vamos ao post..
    imagem linda.. seria o Santoro??
    ele de barba fica um pouco mais aceitavel (ai Haline, eu não suporto o santoro, como uma pessoa pode namorar a piovani, me diz??)
    eu não acho que ocaminho é distrair na hora em que se encontra alguem ou nos minutos que se precede!! eu acho que uma certa dose de estou no controle é bom, mas isso acaba com qualquer romantismo..
    na verdade, depois dos contos de fadas e dos inumeros princepes encantados, acho que isso ficou meio blasé, fora de moda!!!
    mas eu acredito, que deve-se dar chances para as pessoas sim!!
    como vc disse, surpresa!!!

    ResponderExcluir
  13. "Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que, por admiração, se estava de boca entreaberta"
    vcs não acharam essa parte tudo de bom??
    saiu uma pesquisa recentemente sobre o sexo casual, que os homens simplsmente adoram e as mulheres se sentem usadas, isso sim que eu acho de distração.
    eu acho que~pelo meu estado, eu não estou entendendo muito bem o texto, me corrijam se eu estiver errada!!

    ResponderExcluir
  14. Rosanita, eu não acerdito que o gato do Henrique perdeu?/
    eu acho aquele homi tão bão!!
    e a voz?? nossa era super charme!!
    Aquele Justus que faz escova e chapinha, sempre erra na hora das contratações!1 Eu acho ele um mal sem alça..
    o Henrique é polemico, mas era igualzinho ele!!!
    falei igualzinho lembrei que quando eu era pequena eu falava:
    (iNguazinho e iNgrejinha) jahahhahahahhahaha
    nossa nada a ver... hehehehehehe

    ResponderExcluir
  15. Oi gente .. cheguei .. ;; uffaaa
    uma correria que só ..
    E já estou saindo da clínica pra ir no Pátio Brasil pagar minhas contas, aff.

    Adorei o texto que a Nay escolheu e mais ainda, amei todo comentário que ela fez. Como diz mamita, quando iremos lançar um livro com os contos da Nay?

    Eu concordo com a Paulinha, não contratar aquele GATO do Henrique foi um erro, seria uma dupla e tanto.
    .
    Quanto o Justus fazer chapinha eu não concordo. É que ele fez escova progressiva, pra não ficar todo dia chapando o cabelo.

    É Haline, o Ro, é um Deus Grego.
    sacou a intimidade?, pois é .. hehehe

    volto quando puder
    bjs

    amo tudo isso.

    ResponderExcluir
  16. Dúvida no ar: a Paula não entendeu o texto ou eu que não entendi???

    hahaha

    ResponderExcluir
  17. blasfêmia, lógico que eu entendi o texto! so to um pouco lesionada, por causa das muitas horas de sono
    humpf
    ele me magoa!!

    ResponderExcluir
  18. Genteeeeee, se a Paulinha entendeu ou não entendeu ela continua MA-RA, nos comentários...nó... um arraso!!

    "sexo casual os homens gostam e as mulheres se sentem usadas, isso sim, é distração"
    hahahaahahahaaahah
    .
    Como o Rodrigo namorou a Luana? Ela é mais poderosa que ele, pode acreditar... apesar dele ser um gato.
    .
    Genteeeeee, cês perceberam que uma certa pessoa - vou só dizer a primeira letra do nome dela HALINE, veio aqui todos os dias, exceto no meu??? "Tô garranu um-ódio-dela"
    lá lá lá lá lá.

    E o Henrique? Esbarrar nele sim, seria uma belíssima distração. O Justus não o escolheu porque ele é instável e alega: "onde já se viu uma pessoa não saber quem é o governador do Rio?" Li isso hoje, no jornal do Terra.
    .
    Beijos amores.
    Ninaaaaaaa, larga mão de ser gandaienta.
    Filhote, sossega!!
    Paulinha, come muita coxinha...
    Haline, tô de olho nocê... haha

    ResponderExcluir
  19. Eu de novo, só pra dizer que hoje tem samba .. heeheh ..
    .. amanhã de manhã trabalho.
    mas a noite, vou sair sem hora pra chegar .. heheheh...

    .. ai ai ai ..
    canseira ..

    ResponderExcluir
  20. Eu de novo, só pra dizer que hoje tem samba .. heeheh ..
    .. amanhã de manhã trabalho.
    mas a noite, vou sair sem hora pra chegar .. heheheh...

    .. ai ai ai ..
    canseira ..

    ResponderExcluir
  21. hahahahahaha
    como assim samba?/
    marinoca, nada de chegar tarde, tome tenencia menina.
    gente eu me sinto tão velha aqui em casa sozinha!1
    Rosanita eu vou pra ai fazer companhia para vc e vc faz para mim
    heheheheheheh
    ate o rafa nos abandonou!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu também tô me sentindo abandonada, Paulinhaaaaaa...
    hummmmmm!

    ResponderExcluir
  23. Roooosana, não se sinta assim, pois eu vim sim na quinta. =)
    Só não deu tempo de comentar, mero detalhe! rsrs
    Ainda disse pro Rafa no bus, quando voltava da Yoga:
    Rafa: Eae amor, tudo bem?
    Haline Zeen: Tudo ótimo, e você? Estive no Guaraná hoje, li o texto, vi a foto dividida, mas não deu tempo de comentar...
    Rafa: Que música Linda aquela, hein?
    Haline: Nóóóóó, muito, mas muito boa!!!

    ZzzzZzzzZZ

    Shiiii! Rafa dormiu (rs)

    Viu, viu, ainda comentei, mas só com Rafa... hahahahahahah

    ResponderExcluir
  24. Como assim a Haline vem aqui e conta que eu dormi e deixei ela falando sozinha???
    hahahaah

    ResponderExcluir
  25. Caraaaaaa, que bando de gente malucaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  26. Rafa??
    cadê o Rafa???
    humpf

    ResponderExcluir
  27. Cadê o Rafa??? cadê?
    Acha que o mundo acaba num fim-de-semana, rapáááá?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi