terça-feira, 7 de abril de 2020

Doze anos


Tema Livre
Por Rafael Freitas


Hoje é um dia especial. Para alguns, pelo menos. Digo para alguns porque são tempos difíceis... E nem todo mundo consegue ver graça e ter calma e força nesses dias... Compreensível, saiba.

O contexto para a posteridade: estamos enfrentando uma pandemia. Com certeza, quando mais velhos, diremos coisas do tipo "eu sobrevivi a uma pandemia" ou "como chamava mesmo? Corona vairus?". Ou ainda "ficamos em quarentena e isolamento social; imaginem eu, quarenta dias sem abraçar ninguém". Eu direi.

Não se fala em outra coisa na tevê. Nem nas redes sociais. Mentira. Também se fala do atual presidente. Não, eu não o elegi, quero deixar isso claro. E não, ele não tem colaborado. Que também fique claro.

Pensando bem, não está mesmo sendo fácil ter graça, calma e força nesses dias... Mas nos agarramos em tudo que nos dá ânimo e esperança. Sobreviver é preciso.

A Arte tem nos salvado (tentando não falar mais nada do presidente). Filmes, séries, músicas, livros saindo das estantes para as cabeceiras. A arte nos salva, sempre. Necessária.

E as redes sociais também, quem diria. O contato frio das conversas virtuais, o exibicionismo sélfico e a felicidade reinante das fotos de viagens e comidas esteticamente organizadas tornaram-se nossas melhores formas de contato com quem amamos.

Não saia de casa. Se sair, vá de máscara. Lave as mãos. Álcool em gel. Redução salarial. Lojas fechadas. Shows e viagens cancelados. FIQUE EM CASA. E a saudade vai apertando os corações.

E, num surto de esperança, estamos aqui: Laura, Marina, Rosana e eu. Estamos aqui parando essa quarentena e suas preocupações para uma celebração: doze anos de Guaraná com canudinho. Doze anos de amizade e família. Doze anos de histórias, risadas, pretensões literárias (!) e gente querida.

Nunca foi tão urgente levantarmos nossos copos, de guaraná, e fazermos um brinde. Brindemos à amizade, à vida, à empatia, à esperança. E aos nossos doze anos juntos.

Então, se procura por um pouco de graça, calma e força nesses tempos difíceis, fique à vontade! Puxe uma cadeira que vamos te servir rapidinho guaraná com canudinho!


10 comentários:

  1. E eis que tenho um post com o mesmo título de uma música do Chico Buarque!

    EMOÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Genteeeeeeeeeeeeee, que saudade, meu Deus!!! Correndinho, pra variar, venho comentar. Que tempos são esses?? E nós, graças a Deus de volta e unidos. Brindemos ao Chico, a nós!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma semana que ficará guardada em nossos corações. Estamos de volta, estamos muito felizes e estamos usando o canudinho certo, pq somos conscientes e queremos que vocês sejam também.
    Amo Muito Tudo Isso !!!

    obs.: quem é mesmo Marina? hahahaha não resisti

    ResponderExcluir
  4. Com certeza ficará!!!

    Eu tava pensando nisso do canudinho consciente tb outro dia! =]

    ResponderExcluir
  5. Sejam bem vindos de volta... Abraço virtual em todos vocês, porque físico tá difícil por enquanto.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia tê-los de volta. Estarei por aqui. Beijos

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi