quinta-feira, 30 de abril de 2020

Idealismo ou egocentrismo???



Tema: cancelamento
Por Rosana Tibúrcio

E não é que fui eu que sugeri esse tema? Motivo devo ter de sobra, não é mesmo? Sim, pode ser, pois há muito tempo venho refletindo sobre essa história do cancelamento. E não, não cheguei a nenhuma conclusão definitiva sobre, mas consigo pontuar algumas impressões que me fazem esbarrar direto no egocentrismo dos canceladores. 

Começo pensando que é muita pretensão alguém gostar ou admirar outra pessoa em cima de uma idealização pessoal. Acontece que pessoas, todas elas, inclusive o cancelador, são sujeitos de altos e baixos, de feiura e lindeza, de defeitos e qualidades. Nesse ponto busco lá longe uma fala de Marília Gabriela em que ela dizia num de seus "De frente com Gabi" que todo mundo é pacote de defeitos e qualidades e que se gostamos de alguém esse gostar abrange aquela outra pessoa como um todo; gostamos do pacote inteiro. Até aí tudo bem, tudo fácil né? Não considero muito difícil e, julgando por mim, creio que outras pessoas podem também  considerar essa compreensão não tá difícil.  

Mas eis que a vida - a vida é uma caixinha de surpresas (lembram desse vídeo?) - nos revela uma ação em que aquela pessoa, objeto de nossa admiração, comete um ato não tão admirável por nós e NOSSA, QUE ESCROTO DO CARALHO, QUE FEIO, QUE NOJO, TÁ CANCELADO!!!

Essa reação é movida pelo egocentrismo que não nos deixa perceber que não há, a mínima possibilidade de alguém ser, exatamente, aquilo que idealizamos. Não há como!!! E é extremamente difícil para o cancelado da vez corresponder às intenções que terceiros têm sobre ele. Não, isso não é o pior!!! Pelo menos para mim não é, foi a outra impressão que tirei de minhas reflexões. O pior é: por qual régua o cancelador mede as ações do cancelado? Pela dele? Cês tão acompanhando??? Essa conta não fecha!!!

E... se seguirmos nessa lógica de minhas impressões após horas e dias de reflexão é como se o egocêntrico idealizasse um mundo todo cheinho de egocentrozinhos feito eles. Porque ele sim, é perfeito!!! Ou alguém já ouvi algo sobre auto cancelamento? Que merda seria essa mundo??? Pior que essa pandemia. Muito mais maléfico!!! 

Praticamente 95% da população brasileira amava e admirava o Dr. Drauzio Varella e eis que um dia, ele abraça uma trans prisioneira que estava há oitos anos sem uma visita da família. O Brasil se comoveu com aquele abraço e, de 95%, pulou para 99,999999% de admiradores do Dr. Drauzio no Brasil. Mas... foi só descobrirem que a trans era uma violenta assassina e estupradora de um menino de nove anos que cancelaram o Dr. Drauzio. Oiii????? O MEU DOUTOR DRÁUZIO??? Se ele não sabia qual o crime ela havia cometido? Cancelamento em consequência de um abraço? Mas né? Os bonequinhos egocêntricos e imbecis certos estavam em cancelar quem só espalha amor nesse mundo de meu Deus. Bando de frouxos, de mimados e insolentes egocêntricos!!! 

Por essas e por outras que eu abomino essa cultura do cancelamento. Coisa chata!!! Aos canceladores envio todo o meu desprezo, pois, definitivamente, eu me recuso a viver num mundo cheio de pessoas arrogantes, egocêntricos e zero defeitos. 

Mas ó puxo fila para cancelar o presidente escroto que uma turma escrota elegeu, afinal, quem disse que meu pensamento é totalmente imutável? Mas isso é papo para outro post.   

Uma linda quinta-feira para todos vocês minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há um convite simples e sincero. Bora cancelar o cancelamento? 



5 comentários:

  1. Cê tá muito braba (e tem que ficar mesmo) e tô com medo de ter o meu comentário cancelado.
    Isso poderia acontecer porque você espera de mim só comentários positivos? Talvez..
    Gente é uma questão séria analisar essa nuance da criação de expectativas sobre o outro.
    Meninaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não cancelo amores!!!
      aliás, sou contra a cultura do cancelamento

      Excluir
  2. Dr Dráudio não!!!!! Não mexe com ele, né gente!

    ResponderExcluir
  3. Muitos aspectos muito positivos para reflexão, mainha. REFLITAMOS.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi