quinta-feira, 9 de abril de 2009

Um ano de história do Guaraná

Por Rosana Tibúrcio

Eu me debrucei sobre anotações, fotos e documentos (iurúúúú rs) pra pesquisar um pouco sobre nosso espaço. Na verdade é uma simples homenagem que presto a todos os guaranetes, visitetes e convidetes. Espero que os dados sirvam para alguma coisa, e que não achem meu post tão enfadonho. Vamos lá

Dissidentes de um outro blog comunitário, Rafa, Paulinha e eu criamos o "Guaraná com canudinho" e determinamos o dia da postagem de cada um: segunda, Rafa; quarta, Paulinha e na quinta-feira, euzinha aqui. Antes de inaugurarmos este espaço e por algum tempo, entramos em contato com diversas pessoinhas queridas para que uma delas fizesse parte de nosso canto. Que povo mais difícil. Valha-me Deus!! Enquanto não surgia um novo guaranete ficamos só nós três e mais um convidado por semana.

O primeiro post do Guaraná foi do Rafa, em
7 abril de abril de 2008, numa segunda-feira em que ele abria as portas de nosso blog e dizia “Você pode chegar (...) Tenho certeza que, ao menos, te servirão um copo bem geladinho de Guaraná, que é pra beber de Canudinho!”
Em 9 de abril, Paulinha postou pela primeira vez, com um singelo título: “
Fui a segunda a postar – eeeeeeeeee”, além do propósito de “Todas as semanas vou trazer, um minuto de sabedoria, uma manchete espetacular da semana, uma critica a um filme, livro, revista, comportamento e afins e um quiz.” Palavras da “loca”. Essas “colunas” duraram pouco, o que foi uma pena, pois motivo de mil risadas.
Na quinta-feira, dia
10 de abril, no tal dia em que há algo diferente no ar, euzinha aqui postei pela primeira vez e adiantei que éramos “um trio com os mesmos objetivos: crescer, rir, aprender, mangar, respeitar, emocionar, recordar, surtar, chorar e mais uma infinidade de verbos bacanas, incluindo o servir.” Creio que, em um ano, conseguimos atingir todos esses objetivos aí em 224 postagens.

O primeiro layout do Guaraná foi criado por Rafa e era muito lindinho. Vejam.

Nossa primeira convidada foi a Laurinha, numa semana de tema proposto em que falamos sobre a infância. Laurinha, tão criancinha ainda disse, em 15 de abril, que eram pouquíssimas as coisas que ela lembrava de sua infância e que tinha dúvida se isso era positivo ou negativo. Será se a pititinha já sabe? Afinal, ela cresceu e já é uma guaranete.
Rafa decidiu mudar o nosso layout e criou um segundo que prefiro esquecer, já que me deixou sem os óculos, meus eternos companheiros. Após inúmeras reclamações minhas ele colocou os óculos em mim. Ficou a nossa cara. Houve, posteriormente, uma alteração nas cores e a palavra Guaraná ficou vermelhinha.
A quarta integrante do Guaraná, hoje convidete e visitete, postou em 9 de maio de 2008 e se chama Haline. Sim, Haline com agá, e no seu primeiro post “3x4(titulo que, de tão bacana, causou um certo “ímpio” na gente), ela explicou o porquê desse agá: “Meu pai achava o nome Aline muito curto, então emperequetou o bendito colocando um H.” Haline ficou pouco tempo com a gente de guaranete e seu último post foi em 20 de maio de 2008. Porém, de vez em quando, Haline volta como convidete, pra nossa alegria.

Do período de inauguração do Guaraná até ficarmos com a nossa quarta guaranete definitiva – a Marinete – tivemos como convidados o
André (uma vez) e a Laurinha (por diversas vezes).
O primeiro convite que fizemos à Marina foi aceito e ela postou, em 13 de junho de 2008 com o “
Complexamente completa” e nos apresentou sua digníssima e “humilde” pessoa assim dizendo, dentre outras coisitas: “Dia primeiro de janeiro, dei a maior alegria do mundo aos meus pais: NASCI. Hehehe” Bastou isso pra ela se tornar uma das nossas.
Com a presença de Nina, o Rafa, nosso criativo integrante, criou um novo layout.
A partir daí começamos – sobretudo eu - uma saga para capturar Laurinha como nossa quinta Guaranete.
Ufaaa! Só conseguimos essa proeza em
6 de fevereiro deste ano, em que ela postou sobre quais viagens gostaria de fazer. No final desse texto, Laurinha saiu com isto: “Ps.: queria ter uma finalização tipo ‘talecoisa...porque nas quintas....’, acho um charme. [mãe, sou sua fã!]” (coloquei isso aqui com uma certa vergonha, confesso, já que sou humilde e tímida haha).

Nesse período em que tentamos capturar a Laurinha, tivemos uma série de convidados bacanas. (Destaco o primeiro post dos que têm mais de um). Dentre os convidados contamos com os textos da própria Laurinha e, ainda: da
Nayarinha (amiga de Laurinha), do Edgar (bubuzinho de Paulinha), da Laquinha (nossa amiga do outro blog comunitário), da Jéssica, da Haline, da Helô (nossa convidete recordista), do Thiago, do Genisvaldo, da Karina (amiga de Nina) e até de uma certa Regina Delfino Almeida Capozolli de Freitas que baixou aqui no blog em 30 de janeiro de 2009 ; por trás de quem? De quem? Um Guaraná pra quem adivinhar.

Quando Laurinha chegou, Rafito estava muito atarefado e euzinha aqui resolvi acrescentar uma figurinha a mais no nosso layout. Tá, foi motivo de risadas, inclusive minhas, mas eu queria uma referência de Laurinha na nossa casa. Ora pois...

Não posso deixar de citar, também, aqueles convidados que vieram aqui homenagear os guaranetes aniversariantes, num único post. São tantos e todos queridos demais, que não vamos nunca esquecer.

No final do ano, nós os Guaranetes, mais a Helô e a Haline, participamos de um amigo secreto (?) que foi muito hilário. Nesse período, trocávamos uns 355 mil e-mails por dia e, quando da revelação foi um caos. Rimos muito. Quase ninguém sabia quem era amigo de quem, né minhas gentes??? rs Tomara isso se repita no final deste ano e, se possível, com outros integrantes.

No início deste ano, a Paulinha esteve um tempinho afastada do Guaraná por motivos profissionais e, sinceramente, nunca soubemos compreender de fato, se sentíamos mais falta dos post ou dos comentários* dela. (pois, sem dúvida é a comentarista mais louca de todos os blogs). E agora, em
2 de abril, numa quinta-feira (diazinho meu que cedi com muito amor pra elazinha), Paulinha voltou com promessa de nunca mais nos abandonar. Que felicidade!!!! Um presente que ganhamos antecipado, creio.

Pois é, Paulinha voltou por agora e, também, mais recentemente, tivemos como nossa mais nova convidada a Flavíssima, que postou em
23 de março, pela primeira vez e, em abril, criou e nos deu de presente este novo e belíssimo layout (num vou colacar aqui, né? dãnnn). Seremos eternamente gratos à Flavinha e também a todos os nossos outros convidetes; além dos visitetes.

É, não podemos esquecer dos visitetes, e sabemos que muitos vêm aqui, leem, mas não comentam. Talvez por timidez, sabe-se lá... mas são eles, sobretudo os visitetes, que dão gás ao nosso Guaraná. E assim, nós os guaranetes e o amor que sentimos uns pelos outros, ficamos motivados a manter este espaço com: cheiro de casa limpa e aconchegante; beijos e abraços fraternos; sorriso espontâneo e um guaraná sempre “no ponto” pra celebrar e celebrar.

*Falando em comentários, a seguir alguns dados estatísticos sobre os textos que mais bombaram, neste quesito.
5º lugar, com 43, comentários, o post de Helô
“Apenas torcida pra vingança, mas perdão de fato!” de 24/10/08
4º lugar: com 46 comentários o post de Marinete "
De versinho em versinho vou criando meu cantinho ...." de 25/11/08.
3º lugar: com 47 comentários, o de Laurinha, “
Nunca acreditei em você, querido” de 16/12/08 (pra mim, o mais engraçado de todos).
2º lugar: com 49 comentários, novamente a Marinete, “
Nina: complexamente completa”, de 13/06/08.
1º lugar: com 53 comentários, a Haline, “
Problema ou solução”, em 04/07/08.

Como não sou boba nem nada, já que meus posts não bombaram tanto, preciso informar um outro dado importantíssimo: desde a inauguração do blog até hoje, a quinta-feira teve um único dia sem postagem: dia 1º de janeiro de 2009 (e não me recordo o porquê). Quando eu não postei, nas quintas, cedi meu dia pra alguém. “É nóis na fita”. Eu sou muito "boUUa" e humilde, repito.

Uma linda quinta-feira pra todos vocês meus amores, porque nas quintas há algo diferente no ar e hoje deixo a vocês um tiquim do nosso histórico guaranístico. Anotem, porque a pesquisa foi árdua... rs
Tá, eu continuo não prestando!!!
.

56 comentários:

  1. Rosana, a "pesquisante"9 de abril de 2009 às 02:42

    Esta minha vida de pesquisadora é "fodis"...
    Macacadaaaaa, eu tinha tantos dados e depois resolvi fazer essa merreca.
    Sorte e boa quinta pra gente.

    Ninaaaaaaaaaa, mamita ia postar mas tarde, mas é que amanhã vou atender um clientOOO na parte da manhã...
    Que venham os clientes, sobretudos os clientOs... hehe

    ResponderExcluir
  2. acho que você usou seus dotes acadêmicos para executar tão bela e complexa pesquisa, eu não conseguiria jamais...
    Fica assim então: vc manda a ver nas pesquisas e precisando de alguma criação dá um grito! rs

    Estou muito feliz com essa semana toda linda do Guaraná e por,d e alguma forma, participar dessa alegria toda...

    Longa vida ao GUARANÁ!

    bjos de bom-dia.

    ResponderExcluir
  3. '(coloquei isso aqui com uma certa vergonha, confesso, já que sou humilde e tímida haha)

    Eu sou muito "boUUa" e humilde, repito.'


    PRECISO COMENTAR? rs

    ResponderExcluir
  4. Adooooooro informações precisas assim rs! Amo dados estatísticos!!!
    E de pensar que euzinha que era uma simples visitete já fui promvida a convidete "TRES VEZESS"!
    Parabéeeens de novo pro Guaraná, está lindooo de morrer!

    ResponderExcluir
  5. Não não, desculpe pessoal! Lindo de morrer é feio. Lindo de "VIVEEEEEEEEEEEEER"!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de post
    como é bom recordar
    momentos que vivemos
    aqui no Guaranar

    hahaha essa foi pra sacanear.
    .
    Das rimas que fizerem
    Me diverti pra valer
    não pude vir ontem
    mas hoje deu pra ler

    Obrigada mamãe
    pela linda recordação
    a senhora sabe que mora
    dentro do meu coração

    Ter a Laura em nosso blog
    é muito mais que legal
    essa menina surpreende
    ela é extremamente especial

    A Paulinha ter voltado
    nossa, foi sensacional
    esse blog sem ela
    todo mundo passa mal

    Covidetes e visitetes
    vocês fazem parte também
    dessa grande comemoração
    porque são pessoas do bem (afff)

    ..Mamita, obrigada por tudo.
    te amo ..

    .beijocas.

    ResponderExcluir
  7. Esse histórico, foi uma linda homenagem
    A senhora é demais .... demais humilde, né?

    ResponderExcluir
  8. depois de quinze anos o Oswaldo Montenegro resurge!

    ResponderExcluir
  9. eu não sei o que é enfadonho.
    [procurando no dicionário...]


    ah tá.
    só de ler essa palavra eu já achei. haiuhsiushiushiusahsaui

    ResponderExcluir
  10. eu sinto falta dos quiz da paulinha.
    mesmo que eu não tenha entendi nenhum..

    ResponderExcluir
  11. aqui, tirando dúvidas:
    eu cresci e ainda não sei. podeser?

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei o post Retrospectiva Guaraná.
    Só não gostei de não estar entre os posts mais bombados nos comentários.

    humpf

    (E isso de ter o nome dela mais vezes ali nos marcadores, eu nem ligo! Ela sabota os nossos posts e escreve o nome dela nos marcadores. hahaha)

    ResponderExcluir
  13. Adoro a Laura comentando o Oswaldo MOntenegro.
    Em algum momento eu tive certeza de que a trilha sonora de hoje seria dele.

    rs

    ResponderExcluir
  14. A gente deveria ter feito um "Coelhinho Secreto" de Páscoa!

    humpf

    ResponderExcluir
  15. rafa, você atapalhou meu esquema
    te pego depois da aula
    quando formos no cinema.

    asdhiudsahiudhuidah

    ResponderExcluir
  16. ou, a marina não colocou você nas rimas delas no comentário.
    vi quem com dó de você por isso fiz esse aí em cima.

    ResponderExcluir
  17. outra coisa: prometo comentar desse jeito no seu próximo post.
    vou deixar ele cheinho de comentário.
    relaxa!

    ResponderExcluir
  18. Eu percebi que a Marina me esqueceu ali nas rimas do comentário...

    Ruim demais ser esquecido, nossa...
    =[

    ResponderExcluir
  19. Laura, você não vai me pegar
    Vai cansar de procurar
    Vou me esconder num bar

    haha

    ResponderExcluir
  20. vou pegar sim
    eu sou muito esperrta
    ou você não acredita em mim?

    ResponderExcluir
  21. eu contei pra rosaninha
    que tem vinte e um comentários
    ela tá pensando
    que o post dela tá bombando, tadinha..
    ]

    ResponderExcluir
  22. Segundos estatisticas o meu post foi o que mais bombou!
    Nossa, mas to me achando demaaais... hahaha

    ResponderExcluir
  23. hahahaha
    Povo mais rEdículo (leia-se: Rafa, Nina e Laurinha).

    ResponderExcluir
  24. Owww, Flávia... como assim eu "não" sou humilde?

    ResponderExcluir
  25. A Jéss fez as contas dela e a Haline se achando, olha só.
    NInguém presta aqui nesse Guaraná!

    ResponderExcluir
  26. Filhote, li alguma ironia no que se refere aos marcadores com o meu nome??? TODASSSSSS as quintas eu postei, exceto a do dia primeiro.
    Tá, cedi umas quintas também, porque sou caridosa, boa e gente do bem.

    ResponderExcluir
  27. E isso do Oswaldo Montenegro? Alguma coisa contra????
    Olha que mato o 'crienti' pensando nocê. (piadinha interna)

    ResponderExcluir
  28. Já que pesquisei com ardor
    Dinamismo, inteligência e amor
    Meus amores, me ajudem por favor
    Quero bater o record de Haline (hôhô)

    ResponderExcluir
  29. Quando Laurinha me contou
    A quantidade de comentários
    Pensei: meu post bombou
    e enganei os otários


    Eu SE divirto

    ResponderExcluir
  30. Algo tá entalado na minha garganta, não gosto de ser injustiçada. Explicar procês essa coisa feia que certos FILHOTES falaram aqui.
    É assim, eu reorganizei os marcadores (foi uma saga, e é melhor nem comentar sobre), mas então nessa minha organização eu coloquei meu nome, assim como o nome de Rafa, Nina, Laurinha e Paulinha, nos post em que postamos e também fomos homenageados.
    NADA MAIS QUE ISSO!!!

    Alguém acredita em mim ou na pessoa que "pensou" me queimar?
    Dependendo da resposta, eu direi o que farei com a pessoa.

    Rafael Freitas,aguardo retratações...




    hehehe

    ResponderExcluir
  31. Gente, como a Laurinha é difícil!!!

    ResponderExcluir
  32. O post a Rosana foi um arraso, minha gente! Deve ter ficado a semana inteira pra organizar tantos dados (vai trabalhar no IBGE Rosaninha, vai fazer carreira! rs)

    E gente, eu não tô podendo vir tanto, como antes, nem comentar todos os textos, mas fico muito feliz pelo 1 ano do Guaraná e por ter participado, um pouco, disso tudo aqui!! ADORO vocês, pessoas mais pertubadas!!! hahaha

    Pro Guaraná TUDO!!!! rsrs

    ResponderExcluir
  33. Gente! Eu na estrada vindo pra Brasília e vcs bombando aqui.
    Só uma orientadora de trabalhos acadêmicos pra ter essa paciência.

    ResponderExcluir
  34. E eu ! Nas estatísticas do Guaraná! Que fera que eu sou!!Hehe

    ResponderExcluir
  35. Tudo bem, tudo bem! Eu confesso!

    Foi despeito o que eu disse sobre a mainha!

    (Rafael sai da sala com vergonha)

    ResponderExcluir
  36. Volta aí, Rafa. Ninguém ficou bravo cocê. Sério! Pode voltar.


    Isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Gente, consegui voltar aqui só agora e fiquei um tempão só lendo as mensagens bombantes do Guaraná...

    não é por falar não, mas a Miss ABNT/IBGE ARRASAAAAAA!!!!!!

    rsrs

    Gente, por favor, deem um jeito na Telefonica, fiquei sem net quase a tarde toda... rsrs

    bjossss

    ResponderExcluir
  38. ganhei até um marcador na listinha... rsrsrs

    ResponderExcluir
  39. Gente, vamos que vamos: ajude uma postante a bater o record do segundo ano do Guaraná.
    Haline, olha como sou boazinha, cê continuará como o primeiro lugar.
    Owww, sinto te informar, mas eu pesquisei esses dados ontem.

    Na verdade, minha ideia era fazer um post no estilo do Rafa. Nunca que eu faria um lindão como aquele, inda mais depois do dele. Aí pensei: o meu pode não ser lindão como os de Laurinha e Rafa, nem engraçado como o de Nina, mas tem que ter um "algo diferente no ar", sacam???
    Aí, baixou em mim a pesquisadora Miss ABNT/IBGE e pimba: deu no que deu.

    ResponderExcluir
  40. Pena que não deu pra eu computar quem mais comentou aqui no Guara... bem que eu queria, mas me deu vômito!! hahah

    ResponderExcluir
  41. Volto depois. Tomara que a Paulinha venha.

    Oww Flavíssima, claro que seu nome tinha que constar nos marcadores, ué... inda mais que cê vai postar mais. Te chamaremos, aguarde.

    Volto mais tarde, vou me deitar tiquim - juro: "ansada"

    ResponderExcluir
  42. é mesmo.. a Paulinha ainda não veio;
    mamae você vai super a haline, eu acho

    ResponderExcluir
  43. Tá me dando uma certa angústia: Paulinha inda não apareceu. Eu mato aquela "lôca" e estraçalho o bubuzinho dela.



    Nossa, sou tão meiga, calma, equilibrada: uma COISA!!!

    ResponderExcluir
  44. Pensando aqui: como sobrevivi tanto tempo sem meu gostosão do Oswaldo Montenegro aqui no Guaraná.

    De uma próxima pesquisa vou falar sobre as canções que "compõem" nossos posts. Abrir um documento aqui pra anotar as de Rafa e Nina.

    É, moçada, uma pesquisadora é e precisa ser organizada. Mirem-se em mim. Eu sou muito boUUUUUa. E, humilde, a propósito.

    ResponderExcluir
  45. eu estou emocionada com tamanha humildade, meiguice e equilíbrio da postante estatísticamente correta de hj.

    Viva o RECORDE!

    UHUHUHUHUH

    ResponderExcluir
  46. ô mãe, eu só não mandei você ficar caladinha até agora primeiramente porque é seu dia aqui, segundo porque é pra ninguém achar que eu fico te ofendendo de graça e terceiro porque.. ah, sei lá..

    ResponderExcluir
  47. A esperança é a última que morre: Paulinha inda vem e com os seus 15555 recados.
    uauuuu!!

    ResponderExcluir
  48. Gente, cheguei ..
    em Patos.
    ô delícia.
    .
    e isso aqui, tá que tá hein?

    ResponderExcluir
  49. Ninário, a menina dos vários comentários10 de abril de 2009 às 03:35

    Pra que fique mais recheado, dividirei o comentário hahaha.

    ajudar minha mãe, cês intendi né?
    .
    Ô Dona Paulinha, por onde anda?
    hein?
    hein?

    ResponderExcluir
  50. tá bom, tá bom, faltou o s ... era pra ser Ninários .. mas .. tá bom assim, .. tenho errado tanto, que uma a mais kkkkkkkkkkkkkkkkk

    é isso aí mamita ..
    vai preparando o post musical

    ResponderExcluir
  51. Rô, bacana demais esse levantamento (que deve ter dado um trabalho danado!)
    e conhecer um pouco da caminhada de vocês até aqui.

    Me senti assistindo um misto de Globo Reporter
    com Retrospectiva de Fim de Ano da Globo... rs...

    É uma delícia estar sempre por aqui
    e ser testemunha dessa alegria que rola entre vocês.
    (Uma daqueles coisas sem preço, sabe?)

    Estou feliz demais por essa conquista de vocês.
    E por estar aqui fazendo parte, de alguma forma, dela.

    Chocolate com Guaraná pra todo mundo!

    (E se não me engano, esse post acabou de empatar com o recordista de comentários... EBAAAA!!!!!)

    ResponderExcluir
  52. Eita que bati o record... hehe
    Moçada, eu queria tanto falar dos layouts, mas não tive tempo na quinta e hoje resolvi dar mais esse presentinho pra nós.

    beijos de euzinha aqui Tibúrcio

    ResponderExcluir
  53. Gente!

    SE brincar, nem eu tenho mais aqueles layouts antigos!
    Olha aquele primeiro, "ainda, e sempre, em construção".
    haha

    adoroooo

    ResponderExcluir
  54. isso quis dizer que vocês são péssimos pedreiros,.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi