sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Canudinho com guaraná

Que responsabilidade!
Essa é a primeira coisa em que pensei ao ser convidado para elaborar esse post.
Que direi nesse espaço que carinhosamente me é concedido? Esse foi o segundo pensamento, a partir deles reconheço não estar muito à vontade, pois ainda não conheço nem a Paulinha nem o Rafa e me proponho a fazer bonito para todos os guaranetes. Mesmo assim, podem estar certos, serei eu mesmo, ainda que procure disfarçar meus maiores defeitos, como o crítico implacável da mediocridade, principalmente a minha.
Rebuscando algum assunto em minha memória me vem o nome guaraná com canudinho e as evocações que ele acaba me trazendo. Aí me recordo de algumas definições que ando elaborando e me vem uma delas:

Nostalgia é esperança ao contrário.

Sim, guaraná com canudinho me deixou assim meio nostálgico, me recordo de minha infância quando tomar guaraná era um privilégio raro daquelas ocasiões festivas e eventualmente, muito eventualmente, em almoços de domingo. Os refrigerantes, dos quais o guaraná foi o precursor, não eram coisa comum em minha infância. Para efeito de comparação, talvez se assemelhe a tomar champanhe hoje, então algo bem peculiar e em situações especiais, principalmente para as crianças. Agora, engraçado mesmo eram os canudinhos. Em meu círculo infantil desconhecíamos os canudinhos de hoje, mas tínhamos uma alternativa deliciosamente matreira. Àquela época era muito comum o consumo de macarrão bem grosso e oco, de forma a lhe proporcionar um cozimento mais rápido e uniforme. E, surpresa, era nosso canudinho. Pegávamos esse macarrão furadinho e nos deliciávamos tomando guaraná. Assim, como casquinha de sorvete, comíamos de lambuja o macarrão docinho, ao fim do guaraná borbulhante no céu da boca.

Vejo as crianças de hoje, tão enfaradas de ofertas de todos os tipos que não encontram espaço pra inventar comidas e brinquedos e brincadeiras naturais e comíveis como fazíamos lá pelos idos de 70. A gente comia os brinquedos e brincávamos com a comida, com um sacro respeito que podia ter crianças de sete, oito anos de idade que acreditavam que Deus era amigo do Papai Noel e a mãe natureza era mãe de todos. Alias, ganhávamos guaraná junto com o papai-noel.

A esperança, ao contrário, vem de uma expectativa (surrealista?) de que as crianças não deixem de ser crianças e, mesmo diante dessa nova realidade ofertante, consigam surpreender a todos nós e a si mesmas com criações inusitadas do óbvio e da necessidade de serem crianças. Creio que muita criança nem sabe que ela seja uma criança e sim um adulto em miniatura que almeja ardentemente ser grande porque como adulto já é tratado.

Quando crianças até pensávamos em ser adultos, gozar de algumas coisas que julgávamos regalias, como deixar de tomar banho na hora certa, atrasar o almoço para brincar um pouco mais, ou chupar bala chita sem se preocupar em escovar os dentes. Mas não pensávamos em ser grandes, não sabíamos o que era futuro ou estresse. Nossas preocupações eram bem maiores: pegar girino e ver virar sapo, cortar bambu e fazer cavalo de pau.

Tratar as crianças como pequenos adultos é um crime social que cometemos, começamos a exigir que as crianças deixem de agir como tal. Minha esperança volta-se ao passado quando ser criança era natural. Quero trazer isso para adiante, para hoje e amanhã, mesmo sem macarrão furadinho e já em guaraná com canudinho.

Adorei estar com vocês, parabéns pelo blog e mais, muito mais pela amizade. Tô entrando nesse time. Visitarei mais vezes; também podem vir cá (ENTRE PARÊNTESES) e pitacar, a casa é nossa, a Rosana sabe disso e a Marininha devia saber, o Rafa e a Paulinha fiquem sabendo e, que também, meio por osmose, já gosto muito de vocês.
Genisvaldo Reis

25 comentários:

  1. Amoresss, boa-tardeeeee!!!
    Desculpem-me, viu? Fiquei de postar o texto do meu convidado especialíííssimo, mas estava na S.D. (fazendo toda aquela fedaputagem que vocês já sabem bem - vida tirana!!!).

    ResponderExcluir
  2. Masssss, então...
    Sacaram como eu sou realmente muito BOUUUA? Sacaram, né?
    Meus convidados são tudo de bom!
    Genissss, fiquei sem saber que título colocar, cê não falou nada, se quiser mudar, só mandar.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico com saudade também do meu tempo de infancia e dos poucos guaranássss que bebíamos... Nó, era o melhor do melhor. Uma festa.
    E penso mesmo que a meninada de hoje nem sabe muito valorizar essas coisinhas.

    ResponderExcluir
  4. Não posso esquecer que adorei o emprego de Papai Noel e papai-noel. Nós somos demais (nem conto quem tava errada mais no início desse aprendizado).
    Tá gente, casinho interno, e daí??

    lá lá lá lá.

    .

    ResponderExcluir
  5. Preciso avisar que a Paulinha esta sem net.
    Ela me admira, me adora, ela liga pra mim. Ligou hoje só pra contar que o Caê tava na Record.
    Pena que assim que liguei ele logo foi embora... aii
    beijosss amores, volto depois

    ResponderExcluir
  6. Caramba!

    Que raiva de ocê, Genisvaldo!

    (Contexto: Rafael só diz isso quando gosta muito de alguma coisa, quando admira muito, quando alguém faz com que sinta inveja... rs)

    ResponderExcluir
  7. Seja bem-vindo, Genis!

    Eu já havia sentido algo parecido com o que sinto agora num texto da mainha, quado também contou que eram raras às vezes que tomava guaraná...

    Sempre digo que quero que meu sobrinho curta muito sua infância!
    Vou brincar com ele pipa, carrinho de madeira, pião!
    Quero que ele tenha essas grandes preocupações como vc disse!

    Obrigado demais por ter vindo!

    ResponderExcluir
  8. Pena que não nos encontramos nessa nossa última ida pra Patos!
    Mas da próxima vez não pode passar!

    A sra anota aí na lista, mainha!
    hehe

    ResponderExcluir
  9. Filhote, dando risada aqui da sua mensagem no celular.. hahahaha
    Genisvaldo, ele é assim, vive com raiva de mim, por exemplo: porque me ama, me adora, me admira...
    E sim, vou anotar na nossa lista pra próxima visita.
    Genis andava sumido, agora não me escapa mais, ué!!

    ResponderExcluir
  10. gente, depois depois do que disseram gostei do texto tbem, dei uma olhada assim como não se fosse meu e gostei mais. Gostei do comentário (contextualizado do Rafa)- Rafa não conheci vcs porque a Rosana não deixou. Disse que queria vcs todinhos pra ela (ñ disse literalmente, mas deu pra ler seu pensamento)- goista.

    ResponderExcluir
  11. Mainha...Que coisa mais feia...
    Nos privar de conhecer o Genis, tão bacana...

    Só não vou te xingar aqui porque roupa suja a gente lava em casa!
    Ou por email... rss

    ResponderExcluir
  12. Genteeeee, o Geniss fazendo intriga, oia só, coisa feia, sô!!!
    Eu não disse nem pensei isso.
    Vou mudar o título - acabei de ler e-mail seu e vou sim, lá no Entre parênteses, podexá!!
    Owww, vem cá!!
    Vem cá é vem aqui em casa...
    Ahh, quero saber se quer uma música especial para o seu texto, também. Se quiser eu mudo, entre uma limpada de um quarto e outro.

    ResponderExcluir
  13. Genteeee, e ele falando que gostou também do texto, viram??? Caracasss num precisava melhor, mais um convencido pro time!!
    Vamos jogar mímica??? haha

    ResponderExcluir
  14. hahaha
    O Genis é dos nossos!
    Agora, eu já vou avisando, Gelnis... Eu sou o melhor das mímicas!
    haha

    adoro!

    ResponderExcluir
  15. Não chorem minha ausência, pois enquanto eu não terminar toda essa piiiiii eu volto...
    Ouvir um Oswaldo Montenegro pra ver se ameniza um pouquinha a irritação de ser pobre... hehe
    .
    ele é bom em mímica, por certo é, mas engana a gente também.
    .
    A Paulinha inda deve de estar sem net, tadinha... e ela nem mora na Borda.
    .
    Minha grandona tá ralando... que nem euzinha aqui.
    beijosssss, amores

    ResponderExcluir
  16. Vontade de tomar um Guaraná, geladinho, com canudinho... ou não!!

    ResponderExcluir
  17. OI GENTES ..

    CHEGUEI .. 14:30h
    tô em pause .. daqui a pouco chega cliente, aperta o play e já tô eu de novo na correria ..
    brincadeirinha, depois conto um TREM procês.

    Vamos lá,
    Genisvaldo do céu .. que coisa mais linda desse mundo.
    1º pelo texto, que é o principal aqui nesse cantinho doido.
    2º por ter reaparecido. Que dessa vez seja pra sempre.

    Sabe de uma coisa? .. acho que quando era mais nova, fiquei traumatizada com o seu "desaparecimento". Eu lembro, eu lembro sim, eu tinha uma coisa com vc .. como se fosse meu "paizão" .. aí vc sumiu. AFF ..
    Mas depois reapareceu e aff de novo, me encontrou naquele estado horrivel de "diarréia" ecaaaa ...
    mas tá tudo certo. Você está de volta em nossas vidas e isso é importante demais pra mim.

    Minha cliente chegou e apertou play, já já termino o comentário

    Uma hora depois, volto.

    Bom continuando ..
    então .. blz ..? .. tô perdida.

    Mãe, tô ralando demais .. cê viu meu depoimento secreto no orkut hehehe .. pois é .. segredo .. Adooorrroooo

    Rafa, me pega pra vc .. te amo demais.

    Paulinha, voltaaaa .. te quero.

    Genis, obrigada por ter aceito nosso convite. Adorei o post.
    Volte sempre.

    Beijocas beijocas

    AMO TUDO ISSO!!!

    ResponderExcluir
  18. Filhaaaa maluquinha...
    Eu não fui no orkut hoje não, nem abri nada, e só agora observei que o que tem seu aqui é secreto e não recado. Vou lá daqui tiquim.
    .
    Cê é doida, aquele dia nem era piriri que cê tinha, era??? Eu tava com um certo medo e disso eu não tenho, acho que era outra coisa.
    É doida.
    Tadinha da Paulinha, será se melhorou febrinha? Se já tem net?? eitaaaaaa!

    ResponderExcluir
  19. Gente, rindo muito, olha minha sorte do orkut:
    "Em breve você mudará seu método de trabalho atual." Depois que eu larguei o rodo,a vassoura e a mangueira, vem essa merreca... hahahah

    ResponderExcluir
  20. Agora é comentário do post.
    Geniss, quando eu era pequena (hihi) a gente brincava de vendinha e vendíamos guaraná. Sabe como era nosso guaraná? limonada com bicarbonato... haha Era uma delícia.
    Disso eu tenho saudades.

    ResponderExcluir
  21. Paulinha não apareceu. Que peninha, ia adorar os comentários dela do post "CAnudinho com Guaraná".
    Quando eu era pequena (hihi - a missão) a gente tinha o costume de furar a tampa da garrafa de guaraná, comum prego e beber por aquele buraquinho... ai, lembrei disso agora.
    .
    eu ia falar outra coisa sobre o post, mas esqueci...

    ResponderExcluir
  22. Lembrei. Genisvaldo, quando o Rafa inventou o nome pra o nosso blog, eu só falava e escrevia Canudinho com Guaraná... haha
    Ele nem gostava muito, mas do título do post, ele nem reclamou, viu só?
    Eitaaaaaaaaaaa.
    Isso magoa, destrói a gente... rs

    Contextualizando: somos cheio de uma manias como essa de destrói a gente e outras tantas...Nem é coisa tão sofrida!! arráááá

    ResponderExcluir
  23. Rosana, acho que o Rafa não reclamou do titulo foi porque está com textu alizado. Né Não?

    Que efervecencia de lembranças heim? essa de colocar bicarbonato é boa.

    Marininha, não sumo mais não, posso dar umas pause mas o controle ta aí, é so apertar o play. E vc é meio filha minha sim, de coração e assinatura.

    ResponderExcluir
  24. encarei esse post como um depoimento...é, um depoimento de fidelidade, de amizade antiga e de novas amizades, foi lindo ler ! Parabens ao Genisvaldo pela graça e abraço apertado ao meu quarteto fantástico !

    ResponderExcluir
  25. Eu nem tinha notado o a troca das palavras no título!

    Bom... Foi proposital, e não uma desatenção, não foi Genis???
    rs

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi