segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Os Três Mosqueteiros ou Os Três Patetas? rs

Da Série Casos de Família
Eu sou o cara chato da família.
Pois é. Recebi esse título por ser mais bravo e teimoso, ou melhor, por defender minhas idéias e gostos gastando mais argumentos e com afinco.

Não penso que estou errado. Meus irmãos é que estão! Prefiro falar, esbravejar e até gritar que aceitar quieto, contrariado, uma situação que me incomode.
Mas... Cada um é cada um e se todos fossem no mundo iguais a mim, a humanidade estaria perdida (E isto é um eufemismo, a humanidade estaria fo**** mesmo!). rs

Agora, mesmo chato, alguma coisa de bom eu devo ter feito pra merecer dois irmãos tão perfeitos, mesmo errados (!).

Marcelo, mais velho que eu quatro anos, é quem posso chamar de “a melhor pessoa do mundo”, mesmo com suas piadinhas sem graça (Que tal a do macaco? Ou a da caneta e do guarda-chuva? rs).
Inteligente, calmo, perspicaz, generoso, espirituoso, justo.
Sabe um coração bom, do tipo que sempre digo que quero ter?
É o dele.
E ainda me deu o presente de ser padrinho do Gu, o que significou pra mim uma grande prova de confiança, carinho e respeito (afinal, se dizem que os afilhados puxam para os seus padrinhos, ele corre o risco de que o Gu seja o cara chato da família também... rs).

Hugo, mais novo três anos, só tem tamanho (Sim, só eu sou baixo... humpf!).
Vai ser pra sempre o Huguinho. Quem mandou ser o caçula!
É mais parecido com o Marcelo, talvez por isso tenha mais afinidade com ele.
Um crianção. Existe nele certa ingenuidade, certa inocência, bonitas até, coisas de quem também tem um bom coração.
Às vezes demoro pra perceber que o bebê mais bonito dos três, cabelos pretos enroladinhos, o mais avoado nas épocas do colégio, já é um rapaz responsável... Que precisa de conselhos e puxões de orelha ainda, verdade, mas que tem buscado o caminho certo, que tem construído um bom caráter.

Eu, perto deles, fico envergonhado por ser tão chato, tão implicante, o irmão metido a intelectual e cult, sempre querendo expor o que aprendeu naqueles dias sobre uma música, um filme, uma banda ou qualquer assunto que julga ser mais importante que uma piada, brincadeiras sem graça ou música sertaneja.

Sei que o mais importante é o amor, o carinho, o respeito e a cumplicidade que temos.
Ouço tantas historias de irmãos que não se falam, que brigam por bobagens, que já tentaram se matar na divisão da herança.
Como pode? O que é mais importante na vida? Que valor tem um pedaço de terra ou uma convicção?
Fico indignado, mas confortado por saber que não corro o risco de sofrer tamanha dor. E que os dois também sabem disso.

Mas eles não sabem de tantas outras coisas que me inquietam, que perambulam aqui dentro dessa cachola elucubrada.
Não sabem que um dos meus maiores medos é frustrar-me, não conseguindo fazer com que se sintam amados, queridos e importantes como realmente são pra mim.
E que eu posso me equivocar, meter os pés pelas mãos, mas a tentativa de acertar é clara.

Má!
Já me desculpou mesmo da agulha que enfiei na sua bunda, do dia que te queimei atrás do joelho com bituca de cigarro e da “sandaliada” no saco?
Vamos sair pra soltar pipa um dia! Você sempre fazia umas tão bonitas... Lembra de um papagaio verde que fez pra mim, com papel manteiga? Vai ser bom pra eu aprender a afinar varetas e a envergar (nunca consegui fazer essas coisas... rs) pra brincar com o Gu depois!
E só pra reafirmar: eu sou o cara mais feliz do mundo quando sentamos pra conversar, jogar papo fora, lembrar de coisas ou desabafar. Você com sua cerveja e eu com a ice que você comprou pra mim. Você, seu violão e eu cantando “Quando você voltar” ou aquela do Caetano que nunca lembro o nome: “A tristeza é senhora...”

Huguinho!
Já me desculpou por ter te sufocado com o cobertor quando era neném?
Eu sei que isso deve ter causado um trauma terrível aí no seu inconsciente, mas diz pra ele que eu também já te salvei quando você se afogou na piscina do clube! É um bom argumento pra ele se livrar dessa impressão ruim que ficou de mim... rs
Tem horas que eu tenho vontade de te dizer exatamente o quê deve fazer, como agir, que decisões tomar. Mas não adianta! É clichê, mas é verdade: têm coisas que só a vida ensina.
Fique tranqüilo que sei que você me ama tanto quanto ao Má. rs A fase do ciúmes já passou e hoje entendo mais sobre afinidades...
Sinto saudades de você aqui, pra dividir o quarto, mesmo tão bagunceiro!

AMO VOCÊS DEMAIS!

(Contexto para a posteridade: Comecei a escrever ainda no domingo. Último fim-de-semana de férias, nada melhor que ficar mais com os irmãos. Marcelo está no quarto dormindo. Hugo foi dormir na casa da namorada.
Estou na casa da Dona Mita, sogra do Marcelo, onde ele está ficando até terminar a reforma da casa dos avós da Vi, minha cunhada. Enquanto escrevia, tomava chá de melissa que a Dona Mita fez, delicioso, com uns biscoitinhos.
Demorei bastante pra escrever, fiquei lembrando coisas da nossa infância e tentando imaginar nós num futuro próximo.
Talvez este tenha sido o texto mais emocionante que já escrevi. É... Com certeza foi.
Vou deixá-lo salvo numa pasta deste notebook do Marcelo. Talvez um dia ele o encontre. Mas desligado como ele é, acho pouco provável. Hehe
Vou tomar um copo daquele iogurte de ameixa que tem na geladeira. Não tem como pedir já que todos estão dormindo, mas me disseram pra me sentir a vontade, então... rs)

10 comentários:

  1. Uaauuuuu

    Internet na casa do meu irmnão!!!
    Eles são bom demais pra não terem uma vida virtual.
    hehe

    Aguardem a foto que vai ser bacaninha!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha
    choro de rir!!
    ele esqueceu de mencionar que os irmãos adoram provoca-lo com jogatinas de truco e deixam ele falando sozinho!!
    como o rafa ama esses irmãos, coisa mais linda de se ver
    Rafaaaa
    eu não vou mais ao dentista. vc vem aqui em casa la pelas 6 horas???

    ResponderExcluir
  3. Filhoteeee, vim, li e amei.
    E foi um texto emocionante sim e eu sei que fala a verdade, pois te conheço tão bem!!!
    .
    Agora, eles devem ser muito bons mesmo pois conversam ainda com você mesmo depois de ter recebido uma agulhada e do outro ter sido sufocado.
    Caracsssss quase comenteu um fratricídio, quer dizer, um não, dois... hahaha
    Confessa, cê é quase um bandidinho!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Depois eu volto com um jeito mais maternal... hahaha
    Tô correndinho, vou fazer um café pra eu poder ficar acordada e garránuspapé!!!

    ResponderExcluir
  5. "vc vem aqui em casa la pelas 6 horas???"
    tchin
    tchin
    tchin
    Voltei aqui só pra isso!
    Isso destrói a gente... haha
    Delíciaaaaaa, aproveitem.
    Paulinha, só nesse final-de-semana que lavei sua fronhinha e passei, sabia? Ta alí, guardadinha, toda cheirosinha.
    O Rafa também num tem tatá da Paulinha...
    .
    Volto depois, acabei de tomar fefé, o quiçá... eitaaa Com bisnaguinha e queijo esquentadinho...
    lá lá lá lá lá

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto Rafa!!!
    Ter irmãos é a melhor coisa do mundo. Tenho três irmãs e vivo longe delas há 27 anos. Mas quase todos os dias "falo" com uma ou outra ou todas. Dar-se bem com os irmãos é uma delícia. A cumplicidade, ainda ter segredos com eles, contar coisas que ninguém mais sabe. Orgulhar-se deles.E dos filhos deles, como se fossem seus. ÔÔÔ trem bão!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. O rafa Rosanita é quase um deliquente juvenil..
    hahahahahhahaha
    ele era um perigo para os irmãos, por isso que ele tem essa crisesinhas ne..
    dor na conciencia de ter sido uma criança espancatadora!!
    mas ta lindo o post, eu sei que tudo que ele fez foi em legitima defesa, não é facil não saber empinar pipa, nem, brincar de lutinha..
    futebol?? uma negação
    mas o importante é que eu conheço os 3. e eles são uma verdadeira familia feliz juntos..
    mas meu amor é o Rafa

    ResponderExcluir
  8. Pessoas, Nina mandou dizer que não deu pra voltar aqui. Ela havia aparecido antes do Rafa postar, mas depois trabalhou diretão e só parou pra ir embora.
    Talvez ela venha mais tarde também para postar. Combinamos assim: quem puder vir no micro posta primeiro - no caso eu faria o favor para ela.
    É que tô correndinho também.
    Rafaaaa, reli seu texto agora...
    Um dos mais lindos, sabia? Você que tanto se preocupava porque tinha perdido o "jeito" de antes, voltou com tudo e olha que as férias inda nem acabaram...
    .
    Eu só não quereria ser sua irmã porque tenho idade pra ser sua mãe, e sou.
    Paulinha, também o Rafa é meu amor...
    beijosssssss a todos

    ResponderExcluir
  9. Paula...
    Que pena que nem deu pra ir na tua casa...
    A inveja alheia é uma coisa braba, não é mesmo minha gente???
    hahaha

    ResponderExcluir
  10. TÔ PASSANDO CORRENDO, PROMETO QUE LEIO TUDO DEPOIS.
    .. Mas começo a trabalhar agora e tenho um intervalo na hora do almoço, aí posto tbm, .. quer dizer minha mãe ou eu .. não sei.

    beijos corrido

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi