quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Paulinha, a guaranete mais centrada, amada e maluquinha


Por Rosana Tibúrcio

Paula Daciolo Miranda, Paulinha para os guaranetes, é quem posta nas quartas-feiras. Tem nome de duquesa ou de alguém mais nobre. Isso, se não levarmos em conta um outro nominho que fica por ali, entre Paula e Daciolo... e que mais parece nome de personagem de Sabrina e afins. (aiiii, ela vai me matar!!).
Dos guaranetes, as postagens dela são as mais aguardadas, mas não só as postagens, os comentários também. É algo sui generis. Sinto muito magoar meus outros parceirinhos, mas Paulinha é o que é e ponto!!
........................................
O Guaraná foi inaugurado em 7 de abril de 2007 pelo diplomata Fael. E já na quarta-feira, dia 9, tínhamos a Paulinha com seu: “Fui a segunda a postar – eeeeeeeeee” em que, além de ansiosa e sempre roxinha, veio numa coreografia igual às meninas do “Coiote Bar”, fazendo performance em cima do balcão. Paulinha chegou estreando várias colunas: minuto de sabedoria; manchete, crítica e o famoso quiz da semana, que quase só ela acertava...
........................................
No segundo post do dia 16 de abril a Paulinha coloca uma foto em que ela está de rosa com um balão roxo na mão, ao lado da irmãzinha. As sandálias brancas iguais (hihihi) e as duas fazendo pose de gente grande. Talvez movida pelas lembranças do tempo de criança, Paulinha em sua critica semanal, desce a lenha no concurso de miss e diz que elas “Batem palma estranho e o tchau é feio.”
........................................
Paulinha volta a postar só dia 30 de abril com o seu “Água mole em pedra dura, tanto bate até que pula!!!” No propósito de desconstruir um provérbio popular, ela se irritou, pois de nenhum lembrava e apelou pro Google mesmo, e daí? Melhor ninguém reclamar, pois nesse dia ela termina seu post com uma singela notícia e um meigo comentário: “Aluno é acusado de terrorismo por ameaçar matar Chuck Norris!! Bobinho, Deus pediu para Chuck Noris fazer a luz e ele disse: Peça por favor...”
........................................
“Por que vocês estão me olhando assim?” Não se assustem, era o título no post da nossa aniversariante, em 7 de maio. Nele ela mistura tudo, de terremoto a antipatia por ser simpática, pois quando ela ouve que “a vida é cor de rosa”, ela diz: “cor de rosa um cacete.” E mais, se pudesse, vez em quando pegava carona em alguns balões de gás hélio e sumia pra sempre.
........................................
Ainda na fase ‘não me irritem’ Paulinha, em 14 de maio, nos contou de recordações – não muito agradáveis – do tempo de criança em que a expressão “tem boi na linha” era uma constante quando ela aparecia. Que coisa, ela era menina demais pra ouvir conversa de adulto, e adulta demais pra fazer coisas de crianças. Revoltada, resolveu ingressar na ordem Internacional das Filhas de Jó que... (melhor não comentar). E assim, Paulinha não queria crescer e decidiu que a partir de então iria direcionar todas as suas forças para somente conviver com pessoas, que independente da idade, lhe faziam bem. Certa ela, por isso, uma guaranete!!
.
Paulinha jamais poderia brigar com sua natureza de moça inquieta e assim, em 21 de maio, ela veio com: “um post, dois assuntos” e cá pra nós, como assim as pessoas pensam que ela não deve assistir a um filme romântico? Que coisa mais repressora. Ainda bem que o outro assunto era o encontro com o Rafa, sua mania de dar conselhos sobre moda e a versão da postante sobre o ocorrido naquela semana. Não gosto de intriga, mas parece que pra Paulinha, o Rafa não sabe contar fatos...rs
........................................
O tema da semana de 28 de maio “características pessoais” ela frisa bem que a maior dela é “ser gente” e no título por ela criado “Tudo que você falar será usado contra você no tribunal” sinalizou – e foi verdade – pra um post super divertido, como divertida ela sabe ser, pois vejam: “Eu me acho uma fofura, mas não sei se sou viciante”; imaginem o resto, vale a pena reler; como sou boazinha, deixo mais um fragmento aqui: “Não sou fútil, mas tendo a vaidade excessiva. Característica e prioridade: prefiro ser intelectual a ser uma musa sensual. Ou falo isso para compensar a preguiça de malhar. Enfim, eu sou eu!! Com tudo que há de melhor e de pior. Não gosto de ser perfeita, quem sabe um dia, quando a humildade me permitir!!!”
........................................
Em outro momento desabafo, 4 de junho, titula seu post: “Cães são dóceis, sonhos são doces e a Paulinha é humana”. haha Ela se diz acreditar em idéias, não em roupas, corte de cabelos e toda aquela fedaputagem externa que alguém usa para aparecer. (fedaputagem ficou por minha conta, mas é a cara dela). E num embate com alguém policitamente incorreto que fura fila, fica arrotando carne moída dizendo haver comido caviar e que diz no final de sua demonstração em conhecimentos estilísticos: “quem usa Levi’s é brega, eu queria ser brega também”, Paulinha não perde essa deixa pra enterrar de vez a mulherzinha babaca e assim retruca: “impossível você usar Levi’s titia, numeração muito baixa vai até o 40, você não conseguiria entrar em nenhuma”. E depois dessa narrativa, concluiu: “Hauahauahuahauahau diabinho sentiu orgulho de mim!!!”
........................................
Em 11 de junho, Paulinha traça seu perfil no post “O inverno de 1985... foi quando tudo começou” e como não poderia deixar de ser, há nele alguns fragmentos que me fizeram rir bastante, eis um deles: “Já disse várias vezes, que o jeito certo de fazer as cosias é o meu jeito. E com isso acabo ficando um pouco intransigente, mas também confiável. Portanto, não discutam comigo quando eu tenho certeza que estou certa.”
........................................
Informações úteis são com Paulinha mesmo e ela nos deu uma “peculiar”: que no dia 15 de Junho é comemorado o Dia Internacional dos Comentaristas de Blog; e não se fazendo de rogada ainda acrescenta que é preciso comemorar esse dia com grande estilo já que ela foi eleita a melhor comentarista blogueira de todos os tempos. Neste post do dia 18 de junho: “A culpa é do morango”, a nossa homenageada informa que voltou a fazer terapia – três vezes por semana. Afinal, a coisa estava ficando séria, pois ela começou a “entrar em brigas de trânsito, xingar o galo da vizinha e depois denunciar o mesmo na prefeitura (...) Perguntar na loja mais fashion da cidade se tinha roupa para gente bonita, e claro criticar o novo batom da Avon que promete te deixar com a boca da Angelina Jolie.” E pra nos deixar felizes ela encerra dizendo: “O guaraná com canudinho me faz mais bem do que meu terapeuta caríssimo!!” Não é uma “fofuxa” ela???
........................................
Na semana do dia 25 de junho o tema proposto era um texto preferido de cada um de nós e Paulinha no seu post “Desejo a vocês” nos presenteia com um lindo poema de Drumond e em seguida ela tenta burlar a regra semanal e cita outros fragmentos que ela sempre gosta de usar. Esse foi um post mais intelectual, mas pra não fugir à regra, nossa maluquinha encerra com uma de suas críticas e desta vez à novela Pantanal, que recebeu na crítica, um elogio. Ela assim diz: “...Pantanal foi a única novela que não foi feita pela Globo e teve mais de 40 pontos de audiência, e ela estreou em 1990, eu tinha 5 aninhos e era uma criança linda. Dizem, que eu não podia assistir a novela, e hoje eu sei porque, todo mundo pelado, adouroooooooo!!!”
........................................
Paulinha é também uma princesinha romântica. Duvidam? Pois em 2 de julho ela em seu post: “O que eu quero de você”; colocou uma linda imagem de um casal dançando e discorreu sobre o que ela quer de seu amor. Bom seria de Bubuzinho lesse e aprendesse, não é mesmo, minhas gentes? E chutando o que não presta, Paulinha termina com uma frase da semana “Ela é tão insignificante que não dá nem para odiar!!”... haha é uma máxima isso!!!
........................................
De vez em quando Paulinha some e não posta... e quando volta... arráá, ela arrasa, nos títulos e no tema. E assim, em “acaba não mundãooooooooo!!!!”, ela nos presenteia com um texto em que mistura a força do sangue que corre nas veias dela e os rodeios. Hãnnn? Sim, sim, é isso mesmo. Vejam vocês: “Semana passada eu escutei a seguinte frase: “Você Paula é quase um amigo gay”. Eu fiquei tão feliz com isso. Já que ser gay é sinônimo de ser chique, bonito, sofisticado, amante das artes e da boemia.” E ela não pára por aí e ainda acrescenta que: "dança muito bem, conhece vinhos e adoro coquetéis famosos imortalizados por seriados”. Mas apesar de todo esse glamour, ela honra sua origem caipira, pois adora rodeios, assiste, entende as regras e canta as músicas.
........................................
E já em Patos de Minas, no dia 23 de julho – apesar da perturbação de Rafa e Nina enquanto posta - nossa aniversariante descreve no post “Paula e Rafa estrelando: meu jeans viajante” suas impressões da viagem que fez com o Fael e apesar de trocar o nome da cidade perto daqui, de Presidente Olegário, para Presidente Altino (hãnnn??), ela é um doce, pois só elogios e termina seu post dizendo de mim (nem sou convencida): “E para terminar esse post uma frase em homenagem a Rosanita: - Eu gosto dela, eu vou na casa dela, eu ligo para ela, ela é legal!!” Tá, ela falou de Nina e Laurinha também, mas não vem ao caso... haha
........................................
O último post de Paulinha, foi tipo dois em um. Pegando rabeira no título: “Minhas memórias de Marrecolândia”, ela diz tudo tão lindinho daqui de Patos, da nossa casa, de nós e de nossos amigos... Lindo, lindo, um afago no coração e um jeito doce de lembrar coisas boas.
A outra temática do post foi sobre as Olimpíadas de Pequim e ela critica um bocadinho os chineses e o jeito deles comerem tudo que anda, pula ou voa... E isso ela não sabia sobre a troca das garotinhas (botaram uma bonita dublando o que a feia cantava, é mole?) E no final do post ela, sabiamente, pediu para que ficássemos de olho em César Cielo, lembram? Pois então, o moço acabou de ganhar uma medalha de bronze nas olimpíadas.

E pra Paulinha? Medalha de ouro, é claro, porque aqui no Guaraná e em tudo que faz na vida, ela merece ouro, sempre e sempre. Todos os louros do mundo!!!
AMO!!!

Uma linda quinta-feira pra todos vocês, pois nas quintas é dia de celebrar o amor e o bem-querer à nossa amada Paulinha.
Sempre!!


Obs.: desculpem-me pelo texto longo, mas falar de Paulinha é preciso ser "muito"...

23 comentários:

  1. Paulinhaaaa, fofuxa do meu coração. Desculpe-me pelo atraso, pode ser? Não dependeu de mim... eu tentei acordar mais cedo pra postar, mas não consegui. Havia trabalhado até tarde e estava exausta. Depois tive um compromisso fora da minha casa e que demorou um tempinho... aí depois almoço na hora certa, mais almoço pra os meninos que vieram mais tarde.
    perdoa eu???
    Obrigadaaaaaa!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. Eu liguei pra Paulinha, mas ela só vai ler mais tarde, não tava em casa.
    tchin... tchin... tchin...

    ResponderExcluir
  3. UAU MÃE .. Que post lindo, .. nem tem problema o tamanho, li tudo com vontade de querer ler muito mais.
    Paulinha é um doce mesmo. Mereceu essa homenagem.

    Nem pedi ela pra contar música de rodeio pra mim, esqueci completamente.

    Hoje tá corrido pra mim tbm, só voltarei a tarde (acho)

    ..beijocas

    Amo tudo isso!

    ResponderExcluir
  4. Adorei!

    Como que eu não pensei nisso de relembrar a presença dela aqui?
    Sem contar que a gente fica lembrando de cada post, dessas loucurinhas gostosas dela.
    Adoro!

    Não sei por que (eu nunca lembro quel o jeito certo.. rs), mas o post que ela cita aquelas características doa gays é meu preferido.
    haha

    (A Laurinha vai me matar se ler isso!!! haha)

    ResponderExcluir
  5. Só pra lembrar que ninguém falou da coisa mais importante de todas ainda.
    rs

    ResponderExcluir
  6. Paula!

    A gente pode escrever o que quiser, fazer mil homenagens que ainda vai ser pouco!

    A gente te góstia e te admira muitcho!!!

    (momento drama)

    ResponderExcluir
  7. nossa. que post é esse minha gente???
    olha o tamanho..
    se eu for tão especial para a Rosanita comparando pelo tamanho do post, eu to sendo muito amada.. o bom que eu me sinto assim no guaraná, e isso me deixa feliz, contente e com vontade de ficar mais feliz ainda!!
    eu nunca tinha lido um post tão longoooooooooo e tão cheio de presença..
    que bom que eu faço a diferença por aqui..
    cada um aqui no guarana, tem uma caracteristica tão própria e eu acabo querendo ser aquela que completa todo mundo, por isso que eu gosto de comentar nos minimos detalhes...
    eu não sei, mas eu ja garrei um pedacinho de cada um e levo aqui comigo , e quero ser tanto assim..
    e já esta guardada aqui comigo a determinação, receptividade, a capacidade de concentração da Rosanita.
    da Nina eu guardo o coração leve, o sorisso, os abraços apertados, as conversas sinceras..
    do rafa eu guardo a força, a vontade de fazer, a cabeça erguida (ainda não consegui ser diplomata)
    eu sou um apessoa melhor, esse ano meu aniversario com vcs me paparicando e me deixando mais mimada que ja sou, fez eu olhar com outros olhos o meu aniversaio, a festa..ate o bolo com guarana foi diferente

    ResponderExcluir
  8. Rosanita pode falar que vc sempre quis chamar Rosana Cristina (combinou muito esse nome)..
    agora eu vou te chamar de rosanita cristinha na intimidade..
    eu adoro meu nome, sempre achei que ele não ornava muito (as palavrinhas em si), mas pelo tamanho eu sempre achei que poderia ser confundida por alguem da familia real.. ser duquesa é ser chique não é verdade?
    mas quem tem um leque de duquesa simplesmente perfeito em casa é Rosanita, eu já tinha visto em fotos, mas nada que se compare em olhar pessoalmente!!

    ResponderExcluir
  9. ai meu deus, reparem como eu não tenho determinação...
    a rosanita sempre teve sua marca registrada..
    era sempre no começo por Rosana Tibúrcio e no final falando das quintas feiras (pq nas quintas há algo de especial no ar)..
    rafa e eu ficamos digamos assim, esquentando a mufa, para descobrir algo que viesse com a nossa cara que a pessoa batesse os olhos e antes de ler a assinatura sabia que era a gente.. uma marca registrada..
    eu pensei em fazer uma coluna semanal, pois eu queria ser jornalista..
    e bem, pelo visto só o Paula critica continua no ar, e olhe que eu tenho muitos minutos de sabedoria...
    hihihiih
    ate o Rafa, ate o Rafa, conseguiu criar sua marca, com o post da série crises livres do Fael..

    ResponderExcluir
  10. nossa Rosanita eu nunca tinha relacionado aquela foto, fazendo pose super sensual, aos 6 anos de idade, eu era uma ninfeta!!
    com o fato que eu critiquei o concurso de miss, será pq eu sempre quis ser miss Minas gerais, namorar o governador?? não, eu nunca quis namorar o governador, mas quem sabe ser miss??
    nunca ganheio nenhum concurso. Nenhumzinho e não me considero feia, apenas um pouco esquisita??

    ResponderExcluir
  11. esqueci de dizer que eu nunca vou perdoar vcs por terem gargalhados em altos brados do fato de eu ter perdido o miss rodeio mirin,
    aquilo doeu
    tch thcin tchin
    o rafa foi o que mais riu..
    falando em rafa, eu estava voltando do dentista hj, super triste pq eu terei que ir mais vezes naquele lugar onde os fracos não tem vez..
    gente, quem inventou dentista, ou melhor pq deus faz os dentes da gente tão inofensivos em relação a caries maleficas???
    nãod everia ter problemas bocais (Rosanita existe essa palavra?)
    mas então, eu estou descendo a rua e escuto alguem me gritando muito alto:
    Paulaaaaaaaaaaaaaaaaa
    eu começo a olhar para todos os lados procurando a voz, um tanto quanto discreta, eu ate olheio para c ima.. não achei
    escutei depois:
    olha aqui no carro burraa!!
    hahahaha era o sigelo Hugo, irmão de Rafa... a familai é discreta!!

    ResponderExcluir
  12. eu tenho recordações desse post do balão do gas hélio, eu fiquei com medo de vcs me consideraram essas pessoas que fazem piadas de mal gosto... tipo um humor negro sobre o padre baloeiro!!
    mas, todo mundo me entendeu. e ser simpatica é um cacete, como ter uma vida toda certinha e cor de rosa..
    o negocio é celebrar, celebrar e dar uns pulinhos

    ResponderExcluir
  13. ta voltando um filmezinho dos post e dos comentarios assustados de vcs..
    é tão bom ver a carinha de medo e espanto.. heheheh brincaderinha!!
    mas então, eu esqueci de contar para vcs sobre o meu periodo de filha de jó, vcs iriam rir tanto..
    e a melhor coisa que fiz, foi escolher meus amigos pelo grau de afinidade..
    eu nucna briguei com ninguem aqui do guaraná, adoro quando me chamam a atenção, é para o meu bem e para eu melhorar. e tudo é envolto com tanto carinho que eu fico tão feliz..
    por isso que eu falo, nem sob encomenda eu conseguiria amigos tão especias e que eu goste e me identifico tanto!! aqui dentro entra a laurinha, a tia denise e a Haline...

    ResponderExcluir
  14. a Rosanita fez uma reeleitura tão linda de meus posts, que eu ate estou olhando apra eles de forma diferente!!
    hahahahahah
    acontece, acontece..
    ela enxerga longeeeeeeee
    guaranetes:
    a semana acaba, meu aniversario foi ontem e do fundo de meu coração eu estou agradecida por tudo, pelas palavras, pelo tempo que vcs levaram para elaborar o post, pela atenção, pelo amor nas palavras, pela presença sempre marcante em meus dias, minhas semanas, não somente em um momento fugidio..
    não sei se consigo expressar, tudo que senti, obrigada por tudo!!

    ResponderExcluir
  15. e eu sei qual a caracteristica que o Rafa disse que esta faltando falar:
    eu sou altamente repressora..
    é bom vcs andarem na linha!!
    eu tive uma ideia de post.
    se a gente pegass eum post da gente e fizesse como a rosanita fez uma reeleitura, sobre o que a gente quis dizer e sobre o que foi entendido...
    como uma forma de ver a nossa sintonia.. o que acham???

    ResponderExcluir
  16. Amoressssss, voltei... adorei ver que o post bombou nos comentários, mesmo que tenha havido 3 excluídos...
    Eu queria, na verdade, faze um post sobre os comentários de Paulinha...
    Mas aí eu ia ficar louca!!! E não haveria tempo... Talvez pra o ano que vem, quem sabe.
    Porque Paulinha é tudo nos comentários me faz rir demais e hoje nessa história do dentista eu precisei sair correndo lá pro banheiro... hahahaha
    Saúde bucal fica melhor, Paulinha...
    hahahah
    Eu volto depois. Eu sumi, cês viram? É que a Rosanita Cristina (hahahahha) ficou arriadaaaaaa e tibum na cama...
    Mas já já faço um café e fico nos trinques.
    Volto depois.
    Adorei que vocês adoraram, imaginei o Rafa querendo a idéia pra ele...tchin tchin tchin.
    E o Hugo então é discreto?
    hahahahah

    ResponderExcluir
  17. Gente!
    Eu comecei a ler os comentários pensando no que ia escrever agora, mas é tanta coisa que essa louca escreve que no final a gente já confunde tudo!!!

    Agora, pode me explicar isso de "até o Rafa conseguiu uma marca registrada"?
    Acha que eu não tenho capacidade não???

    As pessoas têm sentimentos!
    Isso magoa!

    humpf

    ResponderExcluir
  18. hahaha
    Essa crise do Rafa me faz pocar de rir.
    Filhote, eu imaginei que você haveria de gostar mais do tal post "jeito gay de Paulinha ser"...
    vou mostrar pra Laurinha depois.
    Mas os comentários de Paulinha me deixam louca... haha
    Depois eu volto e quero comentar uns.
    Bom demais.
    ADOUUURO!!

    ResponderExcluir
  19. Eu cumpro minha palavra, voltei... mas tem gente no ambiente... hehe
    Então... depois...

    ResponderExcluir
  20. Sim, sim, Paulinha... você é muito amada, não só por mim, como por Nina e Rafa – tenho certeza disso. Bacana aqui no Guaraná é que todos nós somos imprescindíveis. Eu sinto isso. Cada um, com seu jeito, tem valor singular, faz a diferença. Mas agora o nosso tempo é todo pra você!. E além do quê não há ninguém que comente nossos posts como você. Essa é a sua marca, quer dizer, uma das...
    Adorei isso de você guarda a cabeça erguida do Rafa, mas não conseguir ser diplomática... haha, isso é só com ele...
    E a gente quis mimar você mesmo... gostamos disso.
    E quem disse que você não tem sua marca? E a cor roxinha? E os adendos no final de cada post? Hilário!!!

    ResponderExcluir
  21. Ah, Paulinha, também acho que aquela sua foto com a irmã e o texto tinha uma vontade camuflada em ser miss... owwww
    O babado de namorar o governador deve ser o cheirinho de pinga... né não? Parece que ele é bem chegadinho num copo – aiiiiii, as más línguas.
    Adorei isso de você dizer que os fracos não têm vez nos dentistas... hahahah
    E você jura que o Hugo te chamou de burra? Aos gritos? Como ele é discreto... rs
    Sobre o post do balão do padre, o Brasil todo brincou com isso, a começar do próprio “baloneiro”, né? onde já se viu, achar que é Deus? Louco ele.
    Na próxima vinda a Patos queremos saber sobre o babadinho das filhas de Jó (começar a fazer uma nova lista de atividades).
    Paulinha, não agradeça nada. Você merece, merece. A gente formou uma família linda aqui no Guaraná e ela se fortaleceu com a vinda de vocês a Patos. Tempos felizes e inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  22. Gostei da sua idéia sobre um tema pra post (quer dizer, eu sou muito BOUUAAA).
    .
    Você é repressora sim... mas tem uma graça imensa... hahah
    Genteeeee, quem não a viu defendendo suas idéias, perdeu. É algo meio repressor mesmo, mas com conteúdo!!
    Eitaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  23. Nessa minha viagem aos textos de Paulinha eu vi tanta coisa interessante, inclusive quem tem mais comentários nos postss.. E garrei um ódio da Haline.. .hahaha
    Ela tem 900 num.
    Eu nem fragmentando meus comentários nos próprios post conseguiria chegar perto.
    .
    Eu não vou contar quem tem menos comentário porque eu penso que a pessoa vai virar o vento... hahahaha
    porque deve ser difícil repartir os louros com a moçada. Pessoas que se achavam em outros tempos... hahahah
    .
    Ai, eu não presto!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi