quinta-feira, 21 de agosto de 2008

De nossas várias faces

Por Rosana Tibúrcio

Quero aqui falar de gente normal, assim como eu e você. Não daquelas pessoas feitas de outro material e que são boas ou más, excessivamente.
Há gente assim, tão alma boa que parece ser de outro mundo, e há aquelas tão más que – conforme teoria defendida por Lombroso – possuem, inclusive, características físicas típicas, e cometerão, a qualquer instante, alguma espécie de delito: dos graves.
E nós, os normais, somos feitos de um material com características boas, médias e ruins (aliás, falei sobre isso num dos comentários de um post do blog de Thiago – o do Tripé).
E essas nossas particularidades estão ali, prontas para se manifestarem. Eu nunca sou a mesma com o Rafa, com a Nina ou com a Paulinha. Eu posso ser parecida, porque deles eu gosto muito e sei que gostam de mim. Mas nunca a mesma. Pois eu ajo com o Rafa conforme o jeito dele agir comigo e em decorrência da história que construímos juntos, o mesmo se dá com a Nina e com a Paulinha. Só que com eles, se sobressaem as minhas melhores características.
Mas aquelas tantas outras que tenho: de impaciente, sobretudo de impaciente, de ser grossa numa resposta ou numa ação, estão ali, prontinhas para se fazerem presentes. O que ocorre então, é a forma como sou estimulada.
Tá, eu não sou marionete, nem você... mas se dentre as pessoas com quem você lida está uma que sempre te irrita, fala mal de um ou outro amigo seu, tem atitudes que você não considera tão éticas assim, esse seu lado “casca grossa” vai se manifestar bem mais, por certo.
“Nossa, eu me decepcionei com a fulana.” “Jamais esperava isso de cicrana.” Essas são frases comumente ouvidas ou faladas quando surge algum “porém” num relacionamento: seja ele profissional, amigável ou amoroso. E essa decepção nem era para existir, pensando bem, pois na verdade as pessoas sempre foram o que são, e criam-se apenas expectativas em relação a elas.
Quando conhecemos alguém, que a princípio nos é simpático, apreendemos daquela pessoa num primeiro instante, quase sempre, só o lado que consideramos mais positivo, sendo que o negativo, estava lá também.
De mim, explico mais ou menos assim: sou brincalhona, vivo zoando, inclusive de mim mesma, sou aberta a qualquer tipo de conversa, só que isso não dá direito a ninguém pisar no meu calo, não cumprir compromisso, tratar mal minhas filhas e amigos, vir com cobranças demasiadas, ser invasivo, usar para comigo, dois pesos, duas medidas... porque aí eu viro bicho e, conseqüentemente, as pessoas vão se decepcionar comigo, dizendo que não esperavam isso ou aquilo de mim.
Mas é tudo uma questão de inteligência – nem precisa muita inteligência – pois uma coisa é eu ser cordata, generosa; outra é eu ser imbecil.
Quando eu me decepciono com os outros, quando crio expectativas e me dou mal, digamos assim, pode ser que a primeira ação, não muito nobre, veio de minha parte e aí houve a reação, legítima, do outro... e, em seguida, eu me decepcionei.
Não importa a ordem dessas ações e reações, elas sempre existiram e existirão. O mais valoroso seria que aprendêssemos a viver com essas particularidades nossas e do outro. Afinal, pessoas normais que somos, sempre fomos o que somos, desde sempre e as características estavam ali, prontas para se manifestarem. Se você recebeu só as não muito agradáveis, azar o seu, pois só despertou no outro – assim, dos como nós, o lado mais sombrio, o menos bom.
Se gostamos mesmo de alguém é preciso ter habilidade e paciência para provocar nessa pessoa o que há de melhor e ai receberemos dela, em troca, só o que há melhor, também. O tal efeito bumerangue.
Sabiamente Mario Quintana disse: “as pessoas pensam que são fases e na verdade são faces”.
Eu tenho várias faces, mas só mostro a você aquelas que preferir ver, sentir ou receber de mim.
.
Uma linda quinta-feira para todos vocês, pois nas quintas há algo diferente no ar, sempre há... e hoje há possibilidade de vocês descobrirem outras tantas faces, minhas e suas...
.
Obs.: amo vocês (sem banalização) - com as minhas melhores faces.
.

27 comentários:

  1. "E essa decepção nem era para existir, pensando bem, pois na verdade as pessoas sempre foram o que são, e cria-se apenas expectativas em relação a elas."

    Nas quintas-feiras há algo de diferente no ar: é dia de aprender coisas sábias de uma mulher bem generosa.

    ResponderExcluir
  2. Sei muito bem de tudo que disse e conseguiria dar nome a muitas pessoas que tem as mil faces ruim. Aff. Afinal de contas, com apenas 27 aninhos, já conheci muita coisa nesse meu mundinho, já me decepcionei demais e já me surpreendi demais.

    Eu tenho muitas faces. Inclusive já fiz um post aqui no guarana contando sobre elas.

    Mamita, adorei o post.
    Você é demais.
    Beijos

    AMO TUDO ISSO!!!

    ResponderExcluir
  3. Mainha,

    O post nem tá reclamão, como a sra disse. Reflexivo, eu diria.
    hehe

    Concordo, concordo. Temos sim muitas faces, que são características, mas que não são usadas como máscaras pra esconder algo.
    Algo com ser flexível e coerente com a situação, não é mesmo minha gente??? rs

    Eu tenho dificuldade em ser grosso, mesmo quando preciso...
    rs

    ResponderExcluir
  4. Mas digo uma coisinha pra vc´s, morando aqui nessa cidade grande de homens heehhe

    Muitas vezes precisamos colocar algumas máscaras, mas precisamos também saber usá-las, quando, com quem, onde e o porque usar.

    é isso, afinal sou complexamente completa

    ResponderExcluir
  5. A Nina interrompeu minha linha de raciocínio comentarístico...
    humpf

    ResponderExcluir
  6. antes docê reclamar ... dá um oi primeiro, pra mostrar sua face boa .. senão fico com a primeira impressão comentarística, da sua face chatinha .. kkkkkkkkkkkkkkk

    tô doida .. tô doida .. tô doida

    ResponderExcluir
  7. Genteeeeee, eles são loucos!!!
    hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Rafa, seja grosso e diga: Nina, sua intrometida. Mas seja doce e diga: Nina, bom-dia!!
    hahaha
    Marina, pára de implicar com seu irmão...
    ADOUUURRRO.

    ResponderExcluir
  9. Há uns 4 dias,acho, que a minha face mais exposta tem sido a da impaciência. Mas se vocês me tratarem bem eu mostro as boazinhas.

    Eu queria aquela música da Rita Lee, que fala das faces de Eva (de duas, apenas), mas a piiiiiii de site de música não tem e o outro não abre nem a custa de reza.
    Aí eu fico impaciente... então: paciência, com Lenine caiu bem, né não, minhas gentes?
    .
    Estarei na mesa da copa, vem cá vez em quando.
    Queria tanto assistir aos jogo do Brasil.
    Vida tirana!!!!

    ResponderExcluir
  10. A música da Rita é bacana mesmo, mas Lenine caiu tão bem, mainha!

    E,Marina, me perdoa!
    Eu tava nervoso.

    Gente,
    A Marina é minha amiga! Eu gosto dela, vou na casa dela.
    haha

    ResponderExcluir
  11. O Rafa é otEmo.
    Ai, gente, eu tinha feito maior desabafo aqui, e não processou.
    Que ira.
    Era sobre as meninas do futebol, aiiiiiiii, morri de dó.
    Paulinhaaaa, cê conseguiu ver? Melhorou febrinha?

    ResponderExcluir
  12. Oi gentes.
    O Rafa é meu amigo de verdade, ele mim admira, gosta de mim, "mim" acha muitcho bela e vai na minha casa. imaginem o tapinha na cabeça .. hehehe ..

    .. ai irmão ,,, eu quero a gravação que vc promoteu.
    senão faço uma macumba pra vc hehehe né não Paulinha? o que acha? vou fazer o pra ele ficar vesgo. kkkkkkkkkkkkkk

    Mamãe .. tô aqui, indo trabalhar, minha cliente está só esperando eu digitar hehehe ..
    e hoje vou até 9 da noite.

    beijocas

    ResponderExcluir
  13. oies periguetes!!! e perigueto!!!
    cheguei para fazer a alegria de vcs!
    ain, eu com 40º de febre, tossindo, espirrando, com corisa, não sei se vou conseguir me expressar direitinho, mas vou tentar!
    Rosanita me falta sensibilidade as vezes para ver determinadas coisas. e essa sensibilidade eu sinto que tem de sobra em todos os outros integrantes do guaraná..
    eu adorei o post, como sempre, acho que as quintas alem de serem magicas, tem um quê de questionamento da alma que chega a ser mais que reflexivo!!
    como a gente conversou sobre isso em Patos, eu não acho que usar mascaras seja algo aceitavel.. pq se vc quer mascarar algo é pq algo esta realmente ruim. E pior ainda quando se mascara uma face, que ja é outra nossa.. vcs entederam o que eu quis dizer??
    eu tb encaro a decepção com o outro algo mais inerente a mim, do que ao outro propriamente dito!!

    sobre as facetas ruins, eu constmo dizer que quem é ruim de verdade, nunca em hipotese alguma mostra isso para os outros. Eles são tão perfidos que sabem manipular de tal modo que passam a vida fazendo seus atos de maldade, sem ninguem desconfiar..
    quando a natureza é ruim, eu duvido que apareça uma face boa, portando a face criada( pq a gente cria varias, e a da pessoa agua com açucar, que não é nada)

    ResponderExcluir
  14. sobre a impaciencia que vc disse que se potencializou nesses dias, juro que eu não tinha notado ate o ultimo e-mail que vc me mandou!!!
    mas, que espécie de amigos somos, se começarmos a reparar nessas coisas, todos os tempos??
    eu tenho muitos defeitos, se a todos momento Rosanita vc tentar me mostrar eles, e eu na defensiva tento pegar outra faceta para te mostrar e vc for me apontando falhas, é logico que eu vou te mandar para aquele lugar!!
    amigo não tenta a todo momento tentar olhar as faces do outros..
    e não quero criticar Quintana, pq eu tb acho que a gente tem fase, como a da lua.
    e nesse momento eu to vendo vermelho hahahahahhahahah
    e a Rosantia me parece que tb

    ResponderExcluir
  15. eu tb quero ser amada aqui, oks?
    so pq eu consigo ser desagradavel, grossa e mala quando quero, não quer dizer que vcs possam me excluir da brincadeira
    imagina como seria o mundo com todo mundo diplomaticozinho, como o Rafa é??
    seria muito chato, vcs precisam de mim apra colcoar fogo nesse cabaré...

    ResponderExcluir
  16. é como eu digo, a getne sem pre quer mais...
    adoro lenine, mas nem sei se a musica citada por rosanita, da grande rita Lee eu conheço!!
    eu não tenho paciencia nenhuma..
    na verdade, eu conto ate 1.000 ate em mandarim se deixar!
    e eu quero mostrar minha faceta descort~es hj e nem vou mandar beijo!!

    ResponderExcluir
  17. "Imagina como seria o mundo com todo mundo diplomaticozinho, como o Rafa é?"

    Deixa eu ver se entendi...
    Ela me chamou de chato na lata, na cara dura???

    Só não te mostro minha face ruim, Paula, porque eu tô bem, feliz, o céu tá azul, bélo, e porque vc é a melhor, não se discute, não tem ninguém que te derrote no orkut!
    haha

    ResponderExcluir
  18. eu nçao disse que vc era chato, as pessoas interpretam tudo errado, e isso so comprova o que a Rosanita escreveu no post
    hahahahahaha
    vc nunca seria chato, vc é meu amigo, e eu não enho amigos chatos!1
    eu sou tão humilde
    e realemnte, não ha ninguem quem em derrote naquele orkut

    ResponderExcluir
  19. Eu não gosto de intriga, mas juro que li a Paulinha: se todo mundo fosse diplomaticozinho o mundo seria chato... haahahhaha
    AdoUUUrooo!!!
    Owww, seus filhos da mãe, quero ver o vídeo do "ninguém me derrota no orkut".
    Vocês me excluíram aqui em casa e agora de novo? Eu quero fazer parte desse puteiro de galinha... hahaha

    ResponderExcluir
  20. Agora, falando a sério.
    Paulinha, nem tudo é a fogo e ferro. Claro que não é bem cutuca cá que cutuco lá...
    E sobre você falar lá atrás em quando se decepciona você crê que a "culpa" é sua... concordo não. Pode ser do outro sim... e se sua foi por conta dessa tal expectativa que você criou.
    .
    Claro que também há aqueles que nos dão uma rasteira por puro prazer... mas aí... e viver, e viver.

    ResponderExcluir
  21. Já me fizeram acreditar (pessoas realmente culpadas) que só eu teria culpa com minhas decepções.
    Mentira!

    Tipo, se eu me mostro todo bonzinho e diplomático o tempo todo, faço com que vc, Paula, acredite em mim e depois, no auge da nossa relação, eu surto, espalho seus segredos, não finjo que não te conheço mais e te trato com casca e tudo... De quem é a culpa???
    Minha, eu que menti!

    Mainha, tô contigo e não abro!!!

    ResponderExcluir
  22. isso é um complô contra minha pessoa?
    Rafa e Rosanita juntinhos?
    se bem que olhando por esse lado exposto, eu tb concordo, que a culpa não é nossa!!

    ResponderExcluir
  23. Só pra dizer .. afff

    gente, tô até agora trabalhando. ..
    muito cansadinha de verdade. .. mas tô feliz .. a clínica tá bombando hehe

    minha cliente já se trocou, preciso ir pra cabine.

    beijocas

    ResponderExcluir
  24. Oww, mó Deus, minha filhota é 'trabalhosa' por demais.
    Paulinha, nem é complô contra ocê, nem é...
    .
    Morram de invejinha: Paulinha ligou pra mim im im.
    Tadinha, tá muito dodói, ia voltar ao médico agora, com o papito dela.
    E mais, ela mandou avisar que o micro dela pifouuu, se sumir muito é por isso, mas ela acha que até amanhã já tá prontinho.
    Beijosssss moçada.
    Nina, também tô cansada e ooo tá na cabine, me esperando... hahaha

    ResponderExcluir
  25. Pessoas!!! Perdi meu espaço no Guaraná!! Não consigo mais sentar aqui nem por meia hora!!!
    Eu teria que ler o que os guaranetes escreveram desde a semana passada prá pegar o fio da meada.
    Minha filha resolveu explorar TODOS os meus dotes artesanais e eu quase não prego o olho. Tadinha dela que também tá na correria.
    Parece que o Guaraná tá bombando como a clínica. Nem lá eu tenho ido.
    Beijos a todos.
    MarineteGuaranete devo não nego, pago quando te encontrar.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi