terça-feira, 23 de outubro de 2012

Magamalabares*

Tema: Malabarismo
Por Rafael Freitas


Como vocês já me conhecem, devem imaginar que a ideia de fazer um paralelo entre malabarismos com objetos e malabarismos com sentimentos e coisas da vida me é tentadora. Todo mundo é um malabarista desde que acorda: tem que ter nas mãos todas as coisas da vida, mantendo-as sob controle, equilibradas, subindo e descendo. Isso tudo com outras pessoas observando. E a regra é clara: não pode deixar cair!

Como vocês já me conhecem mesmo, também devem imaginar que gosto de circo. Alguma coisa no circo me encanta. E acredito que seja o despreendimento dos artistas, o desapego, a alma livre para ir pra lá e pra cá, buscando o pão de cada dia nos sorrisos e nos olhares admirados para suas façanhas. “Criar raiz e se arrancar”, como na linda canção de Chico Buarque e Edu Lobo, Na carreira, do musical O Maravilhoso Circo Místico.

E se um dia essa minha alma, que tem um pezinho na arte, me mandasse fugir com um circo? Acrobata eu não seria; tenho medo de altura. O que também me impede de ser equilibrista. Mágico é interessante, né?! Mas acho meio sem graça. Tem essa pança que sugere meu sedentarismo, logo a falta de flexibilidade. Ou seja, contorcionista, nem se eu quisesse! Não seria domador. Nem motociclista daquele globo da morte. Palhaço eu seria. Malabarista também. Um palhaço malabarista, por que não?

Admiro muito quem consegue fazer malabarismos. Nem precisa ser dos mais elaborados: com três bolas, ou com argolas, já fico babando! Uma amiga disse que é fácil. Uma questão de treino, prática. Como quase tudo na vida. Tentei, mas foi pouco, bem pouquinho. Mas não vai demorar muito para eu tentar de novo. Não deve ser tão difícil assim. Tem até vídeo na internet!

Agora, não me peça para fazer isso me equilibrando em um daqueles monociclos, nem de perna-de-pau, porque daí já complica. E de complicado já bastam os tais malabarismos do dia-a-dia.

(Eu não resisto. rs)

(*Como também não resisti ao título da música da Marisa Monte como título do post. A propósito, se alguém souber ou tiver uma leve noção do significado, compartilhe com a gente, por favor!)




14 comentários:

  1. BREGUINHA DA FAMÍLIA MÔ DEUSU

    ResponderExcluir
  2. eu acho que você seria um palhaço muito chato então não pfvr

    ResponderExcluir
  3. malabarista vc seria mais legal porque precisaria de concentração hihihihi

    ResponderExcluir
  4. "Magamalabares aqua marã, um barquiiiinho oxaiê..."


    Além de saber o significado do título, tem que saber o que diz a música também, porque né.

    Música da Marisa mais milton-nascimento-djavaniana que eu conheço.

    ResponderExcluir
  5. O que eu acho o máximo é o quanto certas opiniões que temos são diferentes. Isso é interessantíssimo.

    Eu, por exemplo, normalmente não gosto de palhaço. Não dou conta das graças atrapalhadas. O único tipo de palhaço que me agrada é o que foge desse estereótipo, tipo o tristes e os maquiavélicos.

    E sobre o circo, sempre gostei mais do mágico a qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  6. isso tem numa musica?
    AFFE

    ResponderExcluir
  7. isso tem numa musica?
    AFFE

    ResponderExcluir
  8. Filhote, adorei o post.
    Não vim dizer porque estou castigando você.
    beijos... me liga

    ResponderExcluir
  9. Sermão de Aninha surtiu efeito. Olha... amo aquela menina

    ResponderExcluir
  10. Gente, eu tô chocado com a revelação da mainha!

    ResponderExcluir
  11. Isso das opiniões diferentes é bacana mesmo, Brant.

    E não que eu não goste de mágicas, adoro! Mas é que acho tão difícil também o fazer alguém rir.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi