quinta-feira, 11 de outubro de 2012

De sonho e de realidade

Tema: sonho de criança
Por: Rosana Tibúrcio

Daqui
E a menina sonhava sempre de duas formas diferentes: acordada e dormindo.

No sonho dormindo as histórias vinham com imagens embaçadas, mesmo quando o sonho era bom. Quase sempre era bom.
Nos sonhos acordada a menina conseguia se reportar ao sonho "do dormindo" e perceber, nitidamente, as imagens ora antes embaçadas. E dessas imagens, criar uma realidade bonita...
E o sonho da vida dessa menina, por quase uma vida inteira, foi conseguir sonhar nitidamente, quando dormia. Pensou que seria muito melhor.

A menina cresceu e inventou de encontrar alguns doutores que diziam entender da alma infantil em um adulto. A menina contou como sonhava e os doutores garantiram clareza nos sonhos "desde que aceitasse a verdadeira realidade da vida", "desde que se conhecesse de verdade".

E o sonho da menina adulta passou a ser: "se conhecer" de verdade. Pensou que seria muito melhor ainda, pois os doutores se esforçavam para isso... e ela pagava aos doutores, os olhos da cara, para que pudesse enxergar nitidamente os sonhos do sono.

E a menina adulta conseguiu, por fim, se conhecer melhor e conhecer melhor o mundo e as gentes do mundo ao seu redor. E conseguiu sonhar sonhos nítidos ao dormir. Só que ela não conseguia mais se reportar aos sonhos "do dormindo" para criar uma realidade que lhe parecesse melhor.

E o sonho da menina adulta, pelo resto da vida inteira tem sido voltar a ter sonhos embaçados e poder criar depois os sonhos que quiser criar para uma realidade quase sempre obscura. Medonha. Pagaria aos doutores, se pudesse e se eles conseguissem, qualquer valor para voltar aos sonhos de criança. Mas os doutores nunca terão essa receita, ela bem sabe. Os doutores só saberão dizer que é preciso se conhecer de verdade, que é preciso aceitar a realidade da vida, que é preciso...

Os doutores nunca saberão explicar àquela menina, que benefícios teve ao deixar de sonhar embaçado, ao não conseguir mais construir, acordada, seus próprios sonhos mais lindos, a partir dos sonhos "do dormindo".


Um lindo restinho de quinta-feira pra todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há sonhos e mais sonhos: de criança e de adulto. 


19 comentários:

  1. Que menina safada que só quer o sonho que não pode ter!

    ResponderExcluir
  2. sonho é algo muito complicado né? pra lembrar e tal

    ResponderExcluir
  3. e essa menina descobriu o que toda criança crescida descobre: antes era bem melhor.

    ResponderExcluir
  4. Posso perguntar pra menina se ela aconselharia alguém a procurar os tais doutores?

    ResponderExcluir
  5. Não Rafa, eu também fiquei com dó.
    Helô

    ResponderExcluir
  6. em breve, no meio da semana um post pertinho de vcs
    AGUARDEM

    ResponderExcluir
  7. Diga pelo menos qual é tema, por favor. Pode ser que haja post na quinta... heheh

    ResponderExcluir
  8. a pessoa não tem nem a tabela de temas e depois fica dando uma de A organizadinha do pedaço.

    AGORA EU VI NÉ


    ["aprendi com meus pais" ?? - e, claro, sujeito a mudanças, porque achei muito 'na mesma linha' desse da semana passada]

    ResponderExcluir
  9. Pode ser que eu não tenha entendido o tema...

    ResponderExcluir
  10. semana oficial da revolta pela lista de temas

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi