quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Confidências e o meu jeitinho...

Tema proposto: confidências
Por: Rosana Tibúrcio


Tenho certa preguiça de confidências. Não relacionadas àquelas que faço para os outros; essas eu entrego para o ouvinte e que Deus tome conta. De verdade!!! Se eu me ferrar, posteriormente, bem feito pra mim que não soube avaliar o "confiado".
Afinal, ninguém deveria, jamais, confiar os segredos mais cabeludos da vida, num rompante.

Minha impaciência, digamos assim, refere-se, muitas vezes, às confidências que me fazem. Ou melhor, à forma com que essas confidências são feitas; com as reações ou pedidos do confidente. Peraí que já explico; sou gente boa.
Se fulano vem me confidenciar algo, que não me peça, pufavô, para eu guardar segredo. Se me pede, é porque não confia. Se não confia, não me contará, certamente, a realidade da coisa. Contará fragmentos. E fragmentos repassados de situações ou sentimentos, são para serem repassados como se conta um caso e não, uma confidência. Não gosto disso. Isso me irrita. Não gosto de confiança pela metade. E, mesmo num "caso", sei bem avaliar o que pode ou não ser repassado a terceiros.
Em tempo: claro que aqui, nesse quesito preguiça, não cabem histórias como aquelas em que uma amiga me pede, por exemplo, para eu rezar para filha se casar ou arrumar um emprego melhor e me pede, também, para eu não contar para tal filha que me fez esse pedido. Sacaram a diferença? Não preciso desenhar, né? Grata!!!

Minha preguiça não "pára" (quero o acento no pára) por aí. Há outro detalhe importantíssimo. Se sou escolhida para ouvir uma confidência, pufavô traveiz: não espere que eu me faça de parede. Não sou parede!!! Vou emitir, sim, minha opinião. Mesmo que o confidente não deseje muito isso. Mesmo que minha opinião não corresponda à expectativa do confiante. Aí houve um erro na avaliação de minha pessoa. Pior para quem avaliou indevidamente. Que se dane!!!

Confidências, no meu entendimento, deveriam ser feitas a quem de fato confiamos, sem medo do que possa vir depois; sem medo do que se possa ouvir durante ou depois da confidência. O segredo do segredo é entregar pra Deus e relaxar.

Olha, ou a pessoa confia ou não confia. Confidências não devem ser feitas a conhecidos; mas sim, a amigos. Amigos do peito. E se alguém não conhece aqueles cinco, no máximo dez, amigos confiáveis que tem, que tal reavaliar esses conceitos ou essas amizades??
É isso!!!


Uma linda quinta-feira pra vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há um segredinho pra contar: cof... cof... cof... consigo falar não, depois eu conto, tá bom? Beijos!!!

16 comentários:

  1. Eu, também, de zóim fechado. Por que né? Dá gastura, confiar desconfiando.

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando meu post bomba!!!! hausahahsushuahssu

    ResponderExcluir
  3. Acho que isso de "confiar desconfiando" é algo que a própria vida ensina a gente.

    Por isso as pessoas sempre temem contar seus segredos, embora, mesmo assim, contem.

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo o seu asco. E acho que a parte mais crônica é quando alguém conta uma confidência e não aceita que digamos o que é preciso dizer.

    ResponderExcluir
  5. Meu caso: tenho um amigo que sempre passa por problemas relacionamentais e quando as coisas davam errado, ele sempre vinha me contar se fazendo de vítima.

    Eu já fiz ele enxergar que o errado era ele uma série de vezes. Resultado? Ele parou de me contar as confidências.


    uauhahauuhauhauha

    ResponderExcluir
  6. Taffarel: o desfazedor de ouvinte confidentístico

    ResponderExcluir
  7. mas rosaana, é natural essa atitude de se fazer a confidência e logo já ir relembrando OU FIA É CONFIDENCIA PELAMORDEDEUS NÃO VAI ME PERGUNTAR SOBRE ISSO NO FEICE

    ResponderExcluir
  8. eu, por exemplo, não confio em ninguém.


    [quem dera]

    ResponderExcluir
  9. Taffarel Brant disse...
    Acho que isso de "confiar desconfiando" é algo que a própria vida ensina a gente.

    Por isso as pessoas sempre temem contar seus segredos, embora, mesmo assim, contem.



    VDD

    ResponderExcluir
  10. também curto falar as verdades.
    e, por incrível que pareça, ouvir.

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando a sra fala isso de não ser uma parede!

    ResponderExcluir
  12. É esse discernimento do que pode ou não ser repassado que falta no povo, né?

    Deve ser por isso que a gente reforça o pedido de não contar pra ninguém...

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi