Tema livre
Por: Rosana Tibúrcio
Penso que algumas informações sobre o que ocorreu em 1983 são relevantes pra que a gente entenda melhor o Rafa, o Meu Filhote. Vide imagem abaixo (morram de inveja, moçada).
Ilustração de Heitor, irmão de Laurinha e Marininha
O ano de 1983 não foi um ano bissexto, bom informar. Também esse trem de bi não rola muito na vida de quem sabe o que quer: ou é ou não é. Então, Rafa não é um amigo biótimo, por exemplo, ele é ótEmo e pronto (tá, a piadinha foi rEdícula, mas eu juro, me esforcei).
Sabiam que Marlene Matos começou a trabalhar com a Xuxa nesse ano? Anotem! É um dado imprescindível à compreensão do porquê “doce, doce, a vida é um doce”, depois que o Rafa veio ao mundo.
Em 1983 aconteceu a hoje tão famosa “profecia dos Trapalhões”, alguém já ouviu falar ou leu a respeito? Se não, aqui cês encontraram algo.
A área musical foi bastante fértil em 1983, sobretudo para as bandas: Capital Inicial, Sepultura e Titãs foram criadas nesse ano; Paralamas do sucesso e Kid Abelha lançam seus primeiros discos.
Além desses fatos que eu citei acima vou contar, mês a mês, alguns detalhes importantes, ok? Foi uma pesquisa árdua, minhas gentes, horas e horas de estudo. A maioria dos dados eu achei aqui.
Em janeiro, Marcelo Rubens Paiva lança o livro 'Feliz Ano Velho' e eu juro, não é uma “lenda”, mas a Sandy também nasceu nesse ano, ela é tiquim mais velha que o Rafa. Nota-se pelas rugas na pele e pela voz, já meio insegura (eu continuo não prestando...).
Todo muito sabe que o Rafa é um diplomata e tanto, por isso penso ser primordial informar que, em fevereiro de 1983, Odilon da Silva Filho assumiu o comando da Comissão Naval Brasileira, em Washington. Não, não me perguntem quem é esse cara, num sei, mas gostei do nome do sujeito... (como não gosto de piada interna, aqui tá um dica... hahaha).
Sabem o Tancredo Neves? Nosso mais ilustre político mineiro? Então, ele assumiu o governo de Minas, em março de 1983: bons presságios, num acham?
Na área musical teve uma noticiazinha triste: em abril Clara Nunes morreu, um dó! Acho Rafa tão Clara Nunes, assim: brilhante de cor e, se de branco - ela usava muito - é um branco feliz. Ela se foi, mas já já ele chegava. Ah, também em abril, Chitãozinho e Xororo batizaram a Sandy, viu? Num era mais pagã, a menina... (Chitãozinho e Xororó? Ah, num importa, um deles dois, com a digníssima esposa).
Adivinhem quem tava nuinha na playboy de maio de 1983? Luiza Brunet, vejam vocês. Mais de duas décadas depois, tá elazinha pronta pra outra, feliz porque os braços estão do jeitinho que sempre sonhou... os braços hehe...
Em junho de 1983 a vida tava muito difícil para as famílias brasileiras, a cotação do dólar era: para compra, Cr$ 540,27 e, para venda, Cr$ 542,97. "Como sustentar mais uma criança?" Perguntava, aflito, o pai do Rafito. “Deus proverá” (hahaha pecado...), respondia a sábia Dona Edna, com suas mãos sobre a barriga emitindo alguns recados ao filho, como: “nada de fazer cocô fora de hora, organiza pra esse trem sair antes do banho, meu filho, seja comedido" (na verdade ela queria dizer pra ele ter o piii medido hahaha). Pobre criança!!! Aliás, a inflação acumulada de 1983 foi de 211,02%, a título de informação.
Em julho desse ano tão especial podíamos contar, com uma equipe ética e ainda honesta, na Fórmula 1. Era um tempo em que não havia “Piquês” para forjarem a vitória da Renaut e, assim, Alain Prost vence o Grande Prêmio de Silverstone. Que bacana!!!
Em agosto nada muito interessante aconteceu. Havia apenas uma expectativa para a chegada daquele menininho. A NASA até lançou uma missão espacial: a tal STS-8. No fundo ela queria um astronauta super, mega, hiper especial. Inda não havia um por aqui neste mundo de meu Deus. Nasceria só em setembro, owww dó!!
Tchan tchan tchan tchan. Eis que chega setembro. Dia 14 a louquíssima Amy Winehouse nasceu. Era preciso alguém mais centrado pra dar um jeito nesse mundo. Eis que, em 21 de setembro, há exatos 26 anos, nasce Carlos Rafael. A notícia se espalha, algo precisava ser feito, com urgência, para registrar essa data. E assim, lá em Orlândia (SP) fundaram a “Loja Amor e União de Orlândia”. Vocês vão me perguntar: o que essa cidade tem a ver com o Rafa? Tudo, eu respondo. Só não explico. Quanta preguiça!!! Querem tudo mastigado? Pesquisem!!!!
Em outubro de 1983, Chico Buarque apresenta o espetáculo musical “O grande circo místico” Ele já sabia que Rafa, com apenas um mês de nascido, seria um grande fã. Aliás, Chico compôs as onze canções desse espetáculo já pensando que um dia Rafa cantaria tudo, direitinho, sem errar uma letrinha sequer...
Nem tudo foi lindo em 1983. Nasceu um anjo, como já vimos, mas também um demoninho. Em novembro, a Suzane von Richthofen (há quem aprecie o nome da pessoa) caiu no mundo. Oww coisa cruel!! Quero nem saber o que fundaram em homenagem a ela... melhor esquecer.
Mas em novembro também, exatamente no dia dezesseis, euzinha aqui completei 28 anos. E dizer procês: foi um dos melhores anos de minha vida, sabiam? Rafito já me abençoava.
E o ano de 1983 terminou com o primeiro Natal do Rafa junto a seus pais e irmão. E eles constataram que, a partir da vinda desse homem* anjo**, nunca mais os Natais ou qualquer dia de suas vidas haveria de ser triste ou desanimador, porque Rafa veio perseverante, paciente e capaz de transformar, em esperança e bom presságio, qualquer dificuldade que alguém, que o ama, possa sentir...
*significado de Carlos
* Rafael, nome de anjo e que significa: Deus cura
Uma linda segunda-feira pra todos vocês, meus amores. Sobretudo, pra você, Rafa querido, nosso lindo e adorável aniversariante. Porque em algumas segundas há algo diferente no ar e hoje há, euzinha aqui, no lugar de Paulinha que virará uma guaranete de quinta, mas só nesta semana.