segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aconteceu em 1983

Tema livre
Por: Rosana Tibúrcio

Penso que algumas informações sobre o que ocorreu em 1983 são relevantes pra que a gente entenda melhor o Rafa, o Meu Filhote. Vide imagem abaixo (morram de inveja, moçada).

Ilustração de Heitor, irmão de Laurinha e Marininha

O ano de 1983 não foi um ano bissexto, bom informar. Também esse trem de bi não rola muito na vida de quem sabe o que quer: ou é ou não é. Então, Rafa não é um amigo biótimo, por exemplo, ele é ótEmo e pronto (tá, a piadinha foi rEdícula, mas eu juro, me esforcei).
Sabiam que Marlene Matos começou a trabalhar com a Xuxa nesse ano? Anotem! É um dado imprescindível à compreensão do porquê “doce, doce, a vida é um doce”, depois que o Rafa veio ao mundo.
Em 1983 aconteceu a hoje tão famosa “profecia dos Trapalhões”, alguém já ouviu falar ou leu a respeito? Se não, aqui cês encontraram algo.

A área musical foi bastante fértil em 1983, sobretudo para as bandas: Capital Inicial, Sepultura e Titãs foram criadas nesse ano; Paralamas do sucesso e Kid Abelha lançam seus primeiros discos.
Além desses fatos que eu citei acima vou contar, mês a mês, alguns detalhes importantes, ok? Foi uma pesquisa árdua, minhas gentes, horas e horas de estudo. A maioria dos dados eu achei aqui.
Em janeiro, Marcelo Rubens Paiva lança o livro 'Feliz Ano Velho' e eu juro, não é uma “lenda”, mas a Sandy também nasceu nesse ano, ela é tiquim mais velha que o Rafa. Nota-se pelas rugas na pele e pela voz, já meio insegura (eu continuo não prestando...).
Todo muito sabe que o Rafa é um diplomata e tanto, por isso penso ser primordial informar que, em fevereiro de 1983, Odilon da Silva Filho assumiu o comando da Comissão Naval Brasileira, em Washington. Não, não me perguntem quem é esse cara, num sei, mas gostei do nome do sujeito... (como não gosto de piada interna, aqui tá um dica... hahaha).
Sabem o Tancredo Neves? Nosso mais ilustre político mineiro? Então, ele assumiu o governo de Minas, em março de 1983: bons presságios, num acham?
Na área musical teve uma noticiazinha triste: em abril Clara Nunes morreu, um dó! Acho Rafa tão Clara Nunes, assim: brilhante de cor e, se de branco - ela usava muito - é um branco feliz. Ela se foi, mas já já ele chegava. Ah, também em abril, Chitãozinho e Xororo batizaram a Sandy, viu? Num era mais pagã, a menina... (Chitãozinho e Xororó? Ah, num importa, um deles dois, com a digníssima esposa).
Adivinhem quem tava nuinha na playboy de maio de 1983? Luiza Brunet, vejam vocês. Mais de duas décadas depois, tá elazinha pronta pra outra, feliz porque os braços estão do jeitinho que sempre sonhou... os braços hehe...
Em junho de 1983 a vida tava muito difícil para as famílias brasileiras, a cotação do dólar era: para compra, Cr$ 540,27 e, para venda, Cr$ 542,97. "Como sustentar mais uma criança?" Perguntava, aflito, o pai do Rafito. “Deus proverá” (hahaha pecado...), respondia a sábia Dona Edna, com suas mãos sobre a barriga emitindo alguns recados ao filho, como: “nada de fazer cocô fora de hora, organiza pra esse trem sair antes do banho, meu filho, seja comedido" (na verdade ela queria dizer pra ele ter o piii medido hahaha). Pobre criança!!! Aliás, a inflação acumulada de 1983 foi de 211,02%, a título de informação.
Em julho desse ano tão especial podíamos contar, com uma equipe ética e ainda honesta, na Fórmula 1. Era um tempo em que não havia “Piquês” para forjarem a vitória da Renaut e, assim, Alain Prost vence o Grande Prêmio de Silverstone. Que bacana!!!
Em agosto nada muito interessante aconteceu. Havia apenas uma expectativa para a chegada daquele menininho. A NASA até lançou uma missão espacial: a tal STS-8. No fundo ela queria um astronauta super, mega, hiper especial. Inda não havia um por aqui neste mundo de meu Deus. Nasceria só em setembro, owww dó!!
Tchan tchan tchan tchan. Eis que chega setembro. Dia 14 a louquíssima Amy Winehouse nasceu. Era preciso alguém mais centrado pra dar um jeito nesse mundo. Eis que, em 21 de setembro, há exatos 26 anos, nasce Carlos Rafael. A notícia se espalha, algo precisava ser feito, com urgência, para registrar essa data. E assim, lá em Orlândia (SP) fundaram a “Loja Amor e União de Orlândia”. Vocês vão me perguntar: o que essa cidade tem a ver com o Rafa? Tudo, eu respondo. Só não explico. Quanta preguiça!!! Querem tudo mastigado? Pesquisem!!!!
Em outubro de 1983, Chico Buarque apresenta o espetáculo musical “O grande circo místico” Ele já sabia que Rafa, com apenas um mês de nascido, seria um grande fã. Aliás, Chico compôs as onze canções desse espetáculo já pensando que um dia Rafa cantaria tudo, direitinho, sem errar uma letrinha sequer...
Nem tudo foi lindo em 1983. Nasceu um anjo, como já vimos, mas também um demoninho. Em novembro, a Suzane von Richthofen (há quem aprecie o nome da pessoa) caiu no mundo. Oww coisa cruel!! Quero nem saber o que fundaram em homenagem a ela... melhor esquecer.
Mas em novembro também, exatamente no dia dezesseis, euzinha aqui completei 28 anos. E dizer procês: foi um dos melhores anos de minha vida, sabiam? Rafito já me abençoava.
E o ano de 1983 terminou com o primeiro Natal do Rafa junto a seus pais e irmão. E eles constataram que, a partir da vinda desse homem* anjo**, nunca mais os Natais ou qualquer dia de suas vidas haveria de ser triste ou desanimador, porque Rafa veio perseverante, paciente e capaz de transformar, em esperança e bom presságio, qualquer dificuldade que alguém, que o ama, possa sentir...

*significado de Carlos
* Rafael, nome de anjo e que significa: Deus cura

Uma linda segunda-feira pra todos vocês, meus amores. Sobretudo, pra você, Rafa querido, nosso lindo e adorável aniversariante. Porque em algumas segundas há algo diferente no ar e hoje há, euzinha aqui, no lugar de Paulinha que virará uma guaranete de quinta, mas só nesta semana.

45 comentários:

  1. O Circo Místico

    Composição: Edu Lobo / Chico Buarque

    Não
    Não sei se é um truque banal
    Se um invisível cordão
    Sustenta a vida real

    Cordas de uma orquestra
    Sombras de um artista
    Palcos de um planeta
    E as dançarinas no grande final

    Chove tanta flor
    Que, sem refletir
    Um ardoroso expectador
    Vira colibri

    Qual
    Não sei se é nova ilusão
    Se após o salto mortal
    Existe outra encarnação

    Membro de um elenco
    Malas de um destino
    Partes de uma orquestra
    Duas meninas no imenso vagão

    Negro refletor
    Flores de organdi
    E o grito do homem voador
    Ao cair em si

    Não sei se é vida real
    Um invisível cordão
    Após o salto mortal

    ResponderExcluir
  2. Gente,
    Eu arrepiei quando li que O Grande Circo Místico foi de 83, acreditam?

    Já li sobre, mas sabe quando não cai a ficha???

    ResponderExcluir
  3. Mais um dado musical: em 83 a Legião Urbana lançou o álbum "Dois". A faixa "Eduardo e Mônica" foi o sucesso que alavancou as vendas do disco.

    ResponderExcluir
  4. "Sabiam que Marlene Matos começou a trabalhar com a Xuxa nesse ano? Anotem! É um dado imprescindível à compreensão do porquê “doce, doce, a vida é um doce”, depois que o Rafa veio ao mundo."

    Eu adorei isso. Tô me achando, galera.

    ResponderExcluir
  5. Suzane von Richthofen?
    Meu notebook?

    *emoção!*

    ResponderExcluir
  6. Rafa, você é emo.
    e fica fazendo c* doce.
    daí o "doce, doce doce, a vida é um doce"

    desculpa. é seu níver e você merece!

    ResponderExcluir
  7. Foi o ano que nasceu seu notebook, Taffa!
    haha

    ResponderExcluir
  8. Rosaninha, achei fantástico tudo isso.
    os dados. a sua pesquisa. a forma como abordou cada notícia.

    incrível.
    MUITO incrível.

    ResponderExcluir
  9. O ano da Sandy e da Amy Winehouse.
    duas divas!
    err.

    ResponderExcluir
  10. Uai!
    Quem foi que disse que eu faço c* doce???

    Até parece
    que você não me conhece,
    Taffa!

    ResponderExcluir
  11. Me perdoa.
    Momento amy winehouse.
    baixou a amy em mim.

    ResponderExcluir
  12. hoje é seu níver.
    e hoje a Rosaninha fez o post mais enciclopédico do Guaraná.
    hip hip urra!!

    ResponderExcluir
  13. Eu te perdoo, Taffa.
    Eu sou um cara bonzinho.

    ResponderExcluir
  14. Congrats, meu emo favorito.

    paz e amor, vey.

    ResponderExcluir
  15. vai ganhar abraço telletubie em janeiro quando vier pra patos.

    ResponderExcluir
  16. Luiza Brunet na preibói?!
    UHAHDFHUASDHUASDFUASHFUAHSD

    ResponderExcluir
  17. "... Alain Prost vence o Grande Prêmio de Silverstone. Que bacana!!!"

    HSDUHASDFUHASUFGAHSFUASHDF

    sei lá. achei muito engraçado!

    ResponderExcluir
  18. Mês que vem é meu recital de formatura.
    No repertório, canções do Chico Buarque.
    E vou cantar duas do Grande Circo Místico: "A Bela e a Fera" e "Na carreira".

    ResponderExcluir
  19. O Milton cantando Beatriz, ainda do Grande Circo Místico, é algo assim, de chorar.

    ResponderExcluir
  20. Bem, novamente: adorei o post. ficou lindo.
    MUITO lindo.
    MUITO MUITO lindo.
    Rosana, parabéns pelo esforço e pela pesquisa.
    Você foi incrível.

    E Rafa, meus parabéns.
    Brincadeiras a parte, você sabe que eu te curto muito e acho você uma pessoa muito bacana e dona de um coração gigante.

    Um grande abraço para todo mundo.

    ResponderExcluir
  21. Meninosss, cansei! confesso!
    Acrescentei o link do post do Taffa sobre o notebook dele.
    Genteeeee, eu ri, mas ri tantooo das besteiras que arrumei...
    Puttzz, arranjei um link só com notícias estranhas, sobre leis e futebol.
    Pior que tive essa ideia por volta de 9 e meia.
    Eu ainda mato a Paulinha

    ResponderExcluir
  22. Filhote, eu procurei Beatriz no site, mas cê acredita que um deles não tem Milton e no outro não tinha a canção com ele?
    Se quiser trocar a música, fique à vontade.

    ResponderExcluir
  23. Obrigadaaaaa Taffa, gosto quando reconhecem meu esforço... hahahaha

    ResponderExcluir
  24. Ninguém falou a respeito do dado importante do tal coronel brigadeiro sei lá... hahahah

    ResponderExcluir
  25. Aiiii, eu Se divirto!
    Eu não queria uma coisa muito emotiva, sabe como?
    Filhote, eu pedi pra Laurinha mandar um presente procê, cê recebeu?

    ResponderExcluir
  26. aaahhh

    Então foi ideia sua, mainha!
    Recebi sim!
    E adoreeei.
    Gastei todos os meus créditos ontem falando com alguém... humm... especial!
    hehe

    ResponderExcluir
  27. Ah, que demais!
    Me sinto mais culta após ler este post! kkkkkk
    Não poderia morrer sem saber desses acontecimentos do ano de 83!
    Já que sou de 89! ¬¬'
    *Ficou demais! demais da conta de demais! Adorei! rs

    Rafa, parabéns pela quinhentésima vez.. já que na quarta passada.. antecipei bastanteS parabéns! huhu
    Ah, Rafa.. até amanhã na viagenzita! Não se esqueça dos talheres! kk e isso é sério! experiência própria! *-*

    E em breve Rosana irá nos ver tocar! Eba!

    Beijuscas, pois tenho que trabalhar e estudar! ¬¬'

    'doce, doce, doce, a vida é um doce..'

    ResponderExcluir
  28. Gente, atualizando a lista da Rosana, em 21 de fevereiro de 1983, eu nasci!!!!! Olha que grande acontecimento, hehehe.
    Rosana, adorei o post, super informativo!!!!

    Rafa, parabéns pelo seu grande dia!!! Tudo de bom p/ti!
    (Olha, que bacana, nascemos no mesmo dia e no mesmo ano!!!)

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  29. Mamita, esse post ficou perfect.
    Também me senti mais culta depois de ler tudo isso aqui.
    .
    Rafaaaaaa, parabéns!!!!
    Quero dar abraços em vc tbm, quando vier em janeiro.

    Gente .. amanhã se tudo der certo, apareço.
    .
    BEIJOCAS PRA TODOS.
    .
    E ... pra matar a saudade.

    AMO TUDO ISSO!♥!♥!

    ResponderExcluir
  30. Priscila, sua informação foi importantíssima... iurúúú!
    Ai, gente, perdi o sono, vim reler isso aqui e chorei litros de tanto rir de mim mesma.
    Como eu sou bestaaaaaa!

    ResponderExcluir
  31. E a Filha da mãe da Paulinha nem veio aqui me prestigiar. Tem uma outra pititinha que sumiu geral, também. Tô de olho nela...hehe

    ResponderExcluir
  32. Genteeeee, depois de tantas emoções eu vou dormir, ou não...rs

    ResponderExcluir
  33. adendo:
    já sei tudo que tem aqui.
    considerando que minha mãe riu tudo pra mim.
    sim, riu.
    porque ela riu muito mais do que contou.
    na verdade, eu sei só quase tudo, porque realmente ela mais riu do que contou e bom, esse comentario tá chato e desnecessário.
    não façam isso mais ok?
    fikdik

    ResponderExcluir
  34. nossa, ficou muito bom.
    e rolou mais uma inveja.
    quero um post pra mim com minhas melhores frases [como um que a paulets ganhou] e outro com os acontecimentos marcantes.

    ResponderExcluir
  35. ah, lembro que tinha isso aqui também oh..[onde né? não sei.. mas lembro de já ter visto isso]
    a lista das musicas mais tocadas no ano

    http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/musica_tophits_83.htm


    muuuuuuuito bom.
    mesmo.

    ResponderExcluir
  36. HAHAHAHAHAHAHHAHAHA

    rolando no chão de tanto que eu ri!!

    1983.. ano belo...

    ResponderExcluir
  37. Uai!
    Quem foi que disse que eu faço c* doce???

    Até parece
    que você não me conhece,
    Taffa!




    Q

    ResponderExcluir
  38. Adorei a Laurinha dizer que eu ri tudo aqui.
    Genteeee, eu ri mesmo, cês não têm noção de como eu me diverti com esse post.
    Foi cansativo, não vou negar, mas hilário.

    ResponderExcluir
  39. A Laurinha quer dois post "ideias brilhantes de Rosana Tibúrcio".

    Anotem aí, minhas gentes. Um faz um, outro faz outro. Dois eu não aguento. È muito pra mim. Sou uma velhinha.

    ResponderExcluir
  40. No fundo, no fundo, eu sou muito boUUUaaa.

    Eu me amo, eu me divirto.

    ResponderExcluir
  41. Como tenho as manias e tal, lá vai mais um...
    Genteeee, hoje eu li a frase de Luiza Brunet a respeito de como ela tá com os braços que gosta, na Veja desta semana... hahahaha


    ai ai... fui!
    Rafito já postou, super cuti cuti.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi