sábado, 4 de abril de 2009

Adoção é amor incondicional


Adoção é um ato de amor. E precisa ser amor incondicional. Um amor que faça a pessoa esquecer completamente que aquela criança é adotada, senão não funciona.
Quem é mãe ou pai, jamais pensa que o filho é biológico quando este faz algo que os entristece ou preocupa. Se o filho for adotivo, esse pensamento jamais poderá existir, senão...
.
Tenho uma amiga que adotou um casal quando ainda eram bebês. Por muitos anos ela sofreu com a possibilidade das crianças descobrirem. Claro que decobriram, e infelizmete se revoltaram.
Hoje são adultos, mas o comportamento com os pais mudou. Tipo vaso quebrado com os cacos colados.
Minha filha mais velha sempre disse que gostaria de ter um filho biológico e adotar outro. Me orgulhava de sua determinação e me preocupava com a possibilidade do par escolhido por ela não aceitar isso. Mas... quando o namoro com o genro querido começou a engrenar ele perguntou a ela sua opinião sobre adoção e ela disse que adoraria adotar. E mais, que fosse uma criança negra, que são as mais preteridas. Ele concordou imediatamente. Coincidência? Sintonia? Destino? Não importa o que provocou o encontro dessas duas pessoas lindas. O que me deixa feliz é saber que terei lindos netinhos. De sangue e de coração.
Helô

14 comentários:

  1. Helô, desculpe-me pelo adiantar da hora da postagem, é que eu tava fazendo uns "trem"

    ResponderExcluir
  2. Há inúmeras coisas que penso sobre adoção, umas mais coerentes, talvez, outras menos. Em relação ao texto de Helô, duas coisas quero ressaltar aqui a respeito do tema (tão linguagem acadêmica essa porra de comentário meu, mas tudo beeeemmm, vamos lá):

    1. Eu vou morrer sem entender o porquê não contar à criança que ela nasceu de outra barriga.

    2. Por que filhos adotivos - uma boa parte deles - não têm como pensamento maior o fato de terem sido queridos por alguém, em vez de preteridos (muitas vezes nem foram preteridos; houve uma circunstância necessária), por outro?

    Em relação ao meu segundo babadinho aí, pergunto: de onde vem esse pensamento tão inferior? De uma característica imútavel da personalidade do adotado ou de uma fala constante em que se reforça o abondono e não a acolhida???

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Helo, da sua filhota querer adotar uma crianca.
    .#
    Esse negocio de nao contar que ela e adotada, pra mim nao funciona.
    .#
    To aqui na casa da Re.
    o note dela nao tem acento, por isso a falta deles.
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi gente!!! Só consegui entrar agora pq estava procurando casa pra comprar. Nem tem Vila Carrão aqui, Paulinha. Hehe

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Rosanita: há que se ressaltar a acolhida e não o abandono.

    ResponderExcluir
  6. eu nem enho caa para comprar.
    ;(

    mas se quiserem comprar a minha.

    ResponderExcluir
  7. eu adoro essa imagem!

    e que você tenha muitos netinhos!

    ResponderExcluir
  8. Helô, também adorei essa imagem. E quanto ao título? Se quiser que eu mude, pois não havia...rs
    Seguinte, meu filhote Rafa talvez não apareça por enquanto, mas antes dele postar na segunda, certamente virá prestigiar seu texto.

    e que você tenha muitos netinhos! [2] ai ai

    ResponderExcluir
  9. por muitos anos eu achei que eu fosse adotada.
    pq eu nunca vi uma foto da minha mãe grávida de mim, nunca vi um exame dela, nem me pareço com eles.
    e as vezes eles eram rispidos comigo!!
    eu cresci um pouco mais e comecei a pensar, se eu for mesmo adotada minhas avós iam falar, elas não iam aguentar hahahahahahahahahha
    então me convenci que era biologica mesmo
    como eu disse, para mim é complicado fazer juizo de valores sobre como uma criança adotada deve proceder, so sei, que ela deve agraceder por ter uma familia, que apesar de todo o preconceito ainda reinante, conseguye ama-la, acalenta-la...

    portanto, para mim esse negocio de criança adotada ficar com magoa de cabloca pq foi adotada, é puro mimo..

    ResponderExcluir
  10. Helô que vc tenha duzias de netinhos..
    todos lindinhos, educadinhos, carinhosinhos..

    ResponderExcluir
  11. Gente! Brigadão! Não é possível que, com essa quantidade de pessoas desejando netos pra mim, minhas filhas não se toquem.??? Saráubiniditu?

    ResponderExcluir
  12. Âi.
    Eu poderia copiar e colar o comentário da mainha aqui sobre não contar pro filho que ele é adotado e sobre a valorização do sentimento errado.

    Sabem, minha mãe foi criada por uma tia, que é a avó que mora comigo. Ela nunca perdeu o contato com a mãe biológica e os outros irmãos. Eles vem sempre nos visitar e tal. Mas ela não se conforma. Ela é demais apegada ao sentimento de ter sido deixada.

    Não entendo. Eu e meu irmão mais velho já lhe falamos que foi até um ato de amor minha avó biológica tê-la deixado com outra família, já que não teria condições de criá-la (acredito que passavam por um momento difícil em SP), mas ela não consegue...

    ResponderExcluir
  13. Tô só imaginando nossos filhos todos, os netos da Helô e a Laurinha só ajudando a cuidar!
    Já que não vai ter nenhum gurizinho pra ela se preocupar, que se preocupe com todos!

    ResponderExcluir
  14. Estava lendo sobre a sua matéria de adoção,pois logo vou postar uma tb em meu blog,não com o intuito de copiar,apenas p/verificar o que as pessoas pensam.É realmente um ato de amor.Tenho dois filhos adotivos,são meus grandes amores.Bjs.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi