quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Eu tive um sonho...


Eu sempre gostei de história, não dessas contadas, recontadas, mascaradas, que sempre estarão presentes nos livros didáticos de nossas crianças. Eu gosto daquela história construída por trás dos bastidores. Com ações, fatos e confusões que poderiam ter nós como protagonistas. Aquela história que somente se dá crédito pelo inusitado da situação.
Meu maior sonho era ter uma escola!
Não dessas tantas que existem por ai, com paredes brancas como neve, rígidas salas de aula, carteiras posicionadas nos seus devidos lugares, sem biblioteca, sem alma, sem amor.
Na minha escola haveria amor pelo encantado, pelo ler, pelo ser, pelo aprender!!
Nossas divindades seriam os Elias, as Cecílias, as Clarices, os Drummonds, e nos orgulharíamos de ser assim!
Nosso amiguinho seria o Maluquinho com suas regras ao contrário e seu jeito maroto!!
As poesias seriam escritas nas paredes, nosso jardim seria pintado com as cores do arco-íres. Haveria música em todos os cantos, haveria vida. Minha escola é viva!!
O Colégio Delta é a realização de um sonho! Quando eu passo a mão pelas paredes cor de erva doce das salas de aula, quando eu entro no parquinho todo desenhando, quando eu pego um livro na biblioteca, eu sinto que há amor pelo saber, pelo conhecer, pelo aprender, enfim pela troca humana....
Sentimento! Isso minha escola tem que ter sentimento!! Em todas as atividades, desde as nossas rotinas diárias, passando pelas matérias mais difíceis, tem que sentir. O antigo prédio onde firmamos nossa escola, pelo destino ou pela alegria, se chamava União!! Que sentimento forte para se ter em uma escola.
Na semana retrasada eu falei de gratidão, hoje eu não vou somente falar, hoje usando o Guaraná como um meio eu vou agradecer.
Toda vez que eu entro naquela escola eu agradeço todos os dias o apoio e a sabedorias de vocês amigos: Rafa, Rosaninha e Marinex, que acreditaram desde o primeiro momento nesse sonho de escola, desde quando o Colégio Delta não tinha nome, era apenas um papel sem vida e sem cor. Hoje ele é todo verdinho, posso até afirmar que cheira a hortelã, e podem ter certeza que dentro daquelas paredes eu vou carregar essa vontade, esse amor, esse conhecimento que vocês tanto tem me passado!! Obrigada por existirem em minha vida!!
E para coroar uma nova era de sonhos realizados o maior de todos os sonhadores conseguiu alcançar seu maior ideal. Aquele homem que tiraram tudo dele, mas que mostrou ao mundo que apenas o corpo é preso, porque a alma é livre para voar. Seu maior sonho, que foi ver as pessoas como iguais e livres na sociedade, foi coroado com um negro eleito presidente da maior nação do mundo. Para Martin Luther king seu sonho chegou, para o Colégio Delta está só começando!!

“Sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha, mas um sonho que se sonha junto é realidade”.

Paulinha Miranda

17 comentários:

  1. Eu to muito cansada, cheguei um pouco mais cedo do Delta, onde terminamos de pintar as paredes, e de tanta festa. e agora sentei, pensei, na emoção que é estar em um lugar que transpira saber!!
    queria vcs aqui!!

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda!
    Queria ser "orientadora" nesta Escola... ahhh, queria. Já pensou, desde cedinho, mostrar que os caminhos de uma produção acadêmica nem é tão difícil assim?
    Queria foto do Colégio no lugar da imagem que colocou.
    Paulinhaaaa, volto depois, e comento coisas. Mas favor, defina: ou hortelã ou erva doce???
    Ah, cor de erva doce e cheiro de hortelã??? Entendi, quer coisa mais linda? Mais sábia!!

    ResponderExcluir
  3. Que eu sou manteiga derretida todo mundo já sabe, né?!
    Mas hoje tu deu motivo, Paula!

    Penso que nem fizemos nada, sabe...
    Claro que ficamos e estamos na torcida, querendo que o Delta seja cada dia mais bonito, mais preparado, mais vivo... Mas se estivéssemos aí, mais perto, aí sim te ajudaríamos a pintar as paredes,organizar os livros (tudo bem que eu ia ficar parado lendo alguns,mas tá valendo... hehe), sair cheirando a hortelã!

    Se bem que vc pode ter certeza: de longe ou de perto, o carinho foi o mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma prova de que a gente tem que sonhar muito!!!
    E correr atrás,claro!
    hehe

    QUE ORGULHO TER VOCÊ, PAULA!!!

    ResponderExcluir
  5. Paula nem me conhece, eu entro aqui todo dia e mal sabe ela o quanto ta contribuindo pra que meu amor por aprender/ensinar fique cada vez maior. Demorei muito pra encarar porque sei que o caminho vai ser dificil, mas pensando que ainda existe quem valoriza paredes pintadas com vida e sonhos com cheiro de hortelã eu sinto que vai valer a pena.

    Parabéns viu Paulinha, por acreditar e transformar o saber num sonho verdinho realizado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Paulete!!!
    Parabéns!! Se sem te conhecer me orgulho de saber seu sonho, se te conhecesse então...
    Tenho uma filha bióloga que é professora, e com ela percebi que dom não se adquire. Se nasce com ele.
    Ela poderia simplesmente seguir o programa da escola. Mas está sempre buscando dinânicas empolgantes e diferentes que fazem seus aluninhos adorarem Ciências.

    ResponderExcluir
  7. Eu peguei o bonde andando então não sei detalhes da escola como que faixa etária vai atender e coisas assim. De repente, nos encontramos um dia no méssiene e descubro isso. Vá em frente.

    ResponderExcluir
  8. Acho tão lindo essa torcida toda pra Paulinha, ela merece. Coisas assim positivas com Helô e Jéssica disse só vão fazer bem a ela, certamente.
    Volto mais tarde pra comentar, tõ correndinho demais. A Nina chega amanhã, mesmo programando trabalhar, nunca é a mesma coisa e tenho porrada de coisa pra entregar.
    Helô, respondi ao seu e-mail, adorei o texto e espero que você... lá lá lá "num me brigue"

    Beijos amores,
    beijos Paulinha.
    Vou fazer almoço pra pititinha... putzzzz, o tempo voa...

    ResponderExcluir
  9. Rafa, respondo seu e-mail depois do almoço, tá bom?
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa Paulinha, sem querer ser repetitiva, mas estou tão tão tão orgulhosa de você.
    Emocionalmente falando, queria tanto estar do seu lado agora. Pintando as paredes, brincando no parquinho ( penso que tenho idade), mas tenho alma de criança.
    .
    Depois desse texto. Já está decido.

    MUZAMBINHO E BORDA DA MATA, me aguardem.

    . beijocas

    AMO TUDO ISSO!♥!♥!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, fiquei emocionada com o texto! E o mais lindo de tudo isso é ver você colocando em prática este sonho. Isso é o mais importante!
    Bem que você poderia colocar fotos do colégio aqui, pra gte conhecer tudo!! E pra gte dar palpites também... rsrs... brincadeira!

    Parabéns Paulinha!! Muita luz pra este teu novo caminho!

    Ps.: Acho que você terá que abrir uma rede de colégios Delta, para que Lulu possa estudar em uma filial (apesar de duvidar muito que esta filial seja aberta em Borda! rsrs)

    ResponderExcluir
  12. hahahahahhahaha
    ola amigos, fiquei a tarde toda no Delta..
    v cs precisam ver a alegria das crianças!!
    e dos mais velinhos tb..
    to passando correndinho para agardecer as palavras e dizer que vcs ja são um Delta!!!!

    ResponderExcluir
  13. ja pensaram a Rosaninha trabalhando orientação de trabalhos acadêmicos?? seria um luxo.. o Rafa, dando aulas de canto, teatro interpretação, cheio de crianças ao redor????
    seria show de bola, a Marinex falando de estética..
    hahahahahahhaha
    helô, o colégio delta abrange desde o maternal 2 anos ate o pre-vestibular, o forte do sistema de ensino COC é o ensino medio, mas as apostilas são excelentes!!
    gostamos mais de trabalhar com projetos, mas ter um eixo central com um material tão bom é algo que não podemos deixar de ter em uma escola de ponta!!

    ResponderExcluir
  14. oi jessica, eu ja havia lido seus comentarios, é amiga do Rafa e da Rosaninah é minha amiga tb..vc é educadora??
    ensinar/aprender é algo que fazemos todos os dias, em qualquer profissão, mas a gente tem a alegria que estar em um ambiente que nos proporciona isso mais diretamente!!

    Halineeeeeeee eu iria adorar em ter a Lulu no Delta, ela ia interagir com todas as crianças e vc poderia ensinar tecnicas de relaxamento para as outras mães stressadas..
    como tem pais neuroticos nesse mundo!!
    mas então, hahahahahah a Borda ja tem um colégio.. chama Colegio das freiras ne?? não sei acho que é meio pecado concorrer com elas hahahahahhahahhah
    vai que elas lançam uma praga..
    se bem que nada contra a Borda, o ensino é livre..
    tudo bem, eu tenho problemas com a Borda hahahahaha não tem como esconder..
    e não esquece dia 22 estarei ai..
    meu namorado é tão magnanimo, eu fico ate impressionada, que ele disse que eu posso um dia ir na sua casa, vc viu que simpatia????

    ResponderExcluir
  15. Nem voltei mais né minhas gentes? Fiquei um pó que só...rs
    Mas Paulinha, vou comentar no geralzão.
    A nossa torcida é muito bacana porque ela é total e de um pra com todos, isso é algo "palpável" no Guaraná.
    Quero muito ainda saber mais coisas de sua Escola e fico tão feliz de ter dedicado meu post da semana passada a você. Meu comentário é aquele post, tá bom??/
    hehe
    beijosss
    A Jéssica faz letras quer dar aula assim que se formar.
    Bacana, né?
    Paulinhaaaaaaaaa tudo de bom, com gosto de hortelã...rs

    ResponderExcluir
  16. haha
    gente!
    Ela é ótima!

    Concorrer com o Colégio das freiras deve ser pecado foi a melhooooorrrr!!!

    ResponderExcluir
  17. que lindo isso tudo..
    quero conhecer um dia.

    [te adoro, paulinha. por essas e outras.]

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi