quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Por que banalizar o “eu te amo”?

Por Rosana Tibúrcio
Se tem uma coisa que me intriga... tá, todo mundo já sabe que várias coisas me intrigam... tchin, tchin, tchin
Uma delas é essa tal banalização do “eu te amo.” Virou moda, parece.
Algumas pessoas dizem ou escrevem “eu te amo” com o rosto crispado de irritação e antipatia, ou mesmo com atitudes de total cobrança, para com o outro a quem dirige essas palavrinhas.
Não é que não se sinta coisas negativas com o “objeto” de seu amor. Não é disso que falo. Quem nunca teve um momento de irritação com seu melhor amigo, seu filho, seus pais, seus namorados ou cônjuge? (eita palavrinha feia). Quem nunca cobrou alguma coisa de quem ama? Todos já fizeram isso, por certo!

Mas pressupõe-se que na hora em que esses dizeres saem dos lábios deveriam vir lá do coração. Né não?
Tem um sujeito que por um simples costume escreve pra mim, “te amo”, nessas merrecas de comunicação virtual e que, simultaneamente, tem atitudes invasivas e antipáticas em relação à minha pessoa. Não me amava nem no tempo em que eu era namorada dele, a bem da verdade, dirá agora.
Há outras pessoas que me dizem amar, mas que me procuram só quando estão com problemas e parecem sempre prontas a me irritar e ficam ali, dizendo: “te amooo”. Eu sinto muito, mas em resposta a esse povo sem noção jamais sai ou sairá do meu teclado, quanto mais do coração, essa declaração, esse “sentir”. Jamais uso o “eu te amo” em vão.

Quem ama de verdade não provoca a antipatia do outro, não faz intriga e não cria um clima ruim. Já notaram que se sente um clima pesado mesmo que virtualmente, mesmo a distância?

Por outro lado, eu abro a boca e digo “te amo”, com o coração e, também leio ou ouço “te amo” da mesma forma em relação aos meus amores do Guaraná com Canudinho; às minhas filhas; ao Genis que veio aqui ontem me visitar e que me encheu de afeto; à minha querida loira preferida, a Laquinha, que deixou um “secreto” pra mim no orkut, cheio de cuidado e que me provocou lembranças lindas e amor verdadeiro.
Há outras tantas pessoas também que sabem cativar e preservar esse sentimento e essas palavras tão genuínas.
Palavras que deveriam ser afastadas daquelas bocas que só falam merda. E o pior, que tentam espalhar sujeira em ventiladores “invisíveis”. Cai fora, porque comigo o buraco é mais embaixo e nele não se lê “eu te amo”, nem com lupa.

Eu amo e me sinto amada por aqueles que me fazem parecer menos só, menos sozinha... (com a licença do Zeca Baleiro). Por aqueles com quem me relaciono com intensidade – né Paulinha?

Obs.: esse post não foi intencionalmente dirigido a ninguém, não é uma indireta, de forma alguma; até porque pessoas que usam tão banalmente essa expressão para comigo nem me lêem por aqui. E os que aqui freqüentam, a maioria deles eu amo DE VERDADE e para com a outra parcela sinto um carinho muito, mas muito especial que pode, com o tempo, também se transformar em amor...
.
Uma linda quinta-feira pra todos vocês ou do resto que ainda sobrou dela, pois nas quintas é dia de dizer: eu te amo Rafa, eu te amo Paulinha, eu te amo Nina, meus guaranetes preferidos: meus amores!!!
Amo e sinto muita, mas muita saudade.

17 comentários:

  1. 1º la la la la
    cheguei primeiroooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. adoro temas assim. Principalmente quando a Rosanita coloca todo sentimento e tudo o que ela acha!!
    o que ela realmente acha!!
    já disse que adoro opiniões!!
    Infelizmente tem muita pessoa sem noção nesse mundo!!
    claro que não vamos chegar ao extremo de falar que o inferno é outro (Sartre), mas podemos dizer que na maioria das vezes somos levados ao nosso limite. E quem vai nos culpar por perder a paciência?
    Rosanita, um de seus posts no seu blog "Outras trilhas", falava do gostar e criticar, a gente pode fazer um paralelo com seu post de hoje..
    acho que quando a gente gosta de verdade de uma pessoa, que ama mesmo, que vive junto, fica junto, consegue tirar as palavrinahs que começam com s da vida dessa pessoa (solidão, sozinha e ate saudade, pq, não?) a gente começa a ter liberdade e até nutrir um sentimento de querer ajudar, auxiliar , em fazer a pessoa enxergar coisas melhores para a vida dela. As vezes isso pode soar como critica no comportamento da pessoa, né?? Mas a gente sabe a diferença da critica feita com carinho, com amor, e que pode vim grafada com um EU TE AMO bem grandão no final..é um sentimento que não tem como explicar, mas a gente reconhece quem ama de verdade a gente!!
    o problema são as pessoas que acham que amam todo mundo e colocam a gente nessa categoria e há as pessoas que não sabem amar e nem tem ilusões quanto a esses sentimentos, mas acham chique falar eu te amo (sentimento pequenininho, grafia pequena). essas pessoas que acham que estão no posto e no direito de nos criticar, pq nutrem amor.Ninguem nutre amor por ninguém, amor nasce!!
    amor acontece, amor não se cala jamais!!
    e para essas pessoas pequenas o eu te amo, é uma arma tão poderosa, ou até tão nociva como o eu te odeio, eu tenho raiva de vc, pq é o amor que escraviza ao invés de libertar!!
    livrairmos do amor obissessivo, mas tb do amor destrutivo e nos traga o amor, de quem nos quer bem, de quem não nos critica por esporte, e que nos quer ver cheios defeitos.

    ResponderExcluir
  3. Na casa da Rosanita eu comentei sobre um psicanalista pernambucano que eu tenho um grande respeito: Jurandir Freire Costa.
    E lembrei que quando entrei na faculdade eu li um livro dele que era um estudo (um tratado sobre o amor), mas não o amor romantico, era sobre o amor e ponto final.
    Eu na minha falta de maturidade achei tudo tão terrivelmente vazio de sentimentos, que desiti do livro. Mas, passou uns anos resolvi ler novamente e descobri que o amor, é como todas as outras instituições que criamos, a familia, o casamento, a roda, e o fogo..
    Porém, eu pensei, mas o amor deve ter coisa a mais, não é possivel ser somente isso!
    e percebi que mesmo que o homem tenha inventado o "amor", os nossos corações que deram a intensidade que ele tem, a vida, a vontade, o patamar em que ele se encontra..
    e descobri que podemos inventar tudo que a gente quer, mas para se tornar importante em nossas vidas eles tem que fazer sentindo, tem que estar presente!!

    ResponderExcluir
  4. achei um pensamento tão lindo, que combina muito bem com o post da Rosanita:
    " Carregamos as pessoas que amamos no fundo do nosso ser. Pensamos que chorarmos só. Quando na verdade eles choram com a gente".
    LINDO

    ResponderExcluir
  5. a frase é do blog o poeta morto...

    ResponderExcluir
  6. eu te amo Rosanita
    ps saudades

    ResponderExcluir
  7. te amo Rafa
    te amo marinete
    saudades intensas dos dois

    ResponderExcluir
  8. solidão ficar aqui sem ninguem..
    apareçam!! suas pestes, isso é amor

    ResponderExcluir
  9. POSSO DIZER UMA COISA

    AMO TUDO ISSO

    obs.: folguinha de 5 minutos

    ResponderExcluir
  10. Aiiiii, é que eu postei e "tibum" caí de cansada... cochilei no monitor e fui pra cama.
    Afinal, eu havia dormindo (??) na noite anterior menos de três horas. Não há amor que resista e eu estava amando comentar lá no seu post... tava "tuiidiooo" tão lindo.
    Senti muito em postar, mas esse meu lado "certinha" me mandou vir. Se amanhã ninguém viesse eu só postaria mais tarde, mas parece que teremos surpresa boa pra sexta.
    Paulinha, eu me lembrei do Jurandir ontem quando conversava com meu amigão, mas tinha esquecido o nome dele... Eu gosto dele, amuele e não li o livro dele.

    ResponderExcluir
  11. Eu vou comer agora, estou faminta.
    Volto mais tarde.
    Quem não foi lá no post de Paulinha, vá... Quem foi, volte porque os comentários bobaram...
    Inda vou lá, viu Paulinha?
    Terminar um assunto... haha
    beijos
    volto mais tarde.
    Ninaaaaa, mamita te ama, viu?
    Paulinhaaaaaa, te amo...
    Meu filhoteeeee (garranu um ódio dele) - te amo (por enquanto...)
    hahaha
    beijossss mais

    ResponderExcluir
  12. As "PESSOA" quando estão em férias não tomam guaraná?
    hein?? hein???

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!
    Perdi uma possível discussão deliciosa!
    Afinal, o tema aí pode ser polêmico... rs

    Mas conrcordo. Aprendi isso de não banalizar o "eu te amo" com uma paixãozinha virtual.
    Amor é um processo de construção, não é mesmo? Não é assim, do dia pra noite, de uma hora pra outra que vai surgir.

    E é por isso que eu encho a boca pra dizer que AMO este nosso blog e os Guaranetes!
    Nós já vivemos e partilhamos tanta coisa aqui! Blog, email, telefone, orkútico... Não foi do nada que nosso amor nasceu... hehe

    É bom poder encher o peito e dizer, sincero e limpo, podendo provar que não é mentira caso algum banalizador do tema quiser nos criticar: EU AMO OS GUARANETES!

    Pidessem todos os banalizadres sentir como a gente antes de dizer um "te amo", né não?! hehe

    ResponderExcluir
  14. Gostava tanto do meu "eu te amo", não pra vc rosaninha [pq sogra é na paulada], mas para "nossa" pititinha.

    ResponderExcluir
  15. Eis que meu filhote apareceu e também um certo Thiago... haha
    Owww... cê pode falar que ama nossa pititinha, pois sei que sim.
    E mais "trato" com a sogrinha, viu?
    hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Eis que surge o tal Thiago, sentou, acomodou, pegou, abriu...tssssss, tomou, guaraná com canudinho.
    [Mesmo sem convite]

    Beijos, Rosa Madalena

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi