quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Minhas memórias da Marrecolândia

Por Paulinha Miranda

Anteriormente no Guaraná com Canudinho, os posts de Rafa e Paulinha se concentraram no histórico da viagem entre o sul de minas e a cidade de Patos. E os posts de Rosaninha e Marinete, falavam da alegria de estar em casa e do encontro que mais parecia um reencontro.
Essa semana, meu post é nostálgico, com gostinho de quero mais e a sensação que tudo foi uma delicia e valeu a pena.
Para descrever tudo que senti na semana que passou, vou usar um clichê. Para a Marina, pode ser considerada uma frase brega (me pega para você!!), mas para mim é a verdade. Não tem como colocar em linhas tudo que senti durante a semana, porém, eu posso tentar.
Fiquei realmente enternecida e encantada em conhecer a Rosanita. Fiquei ainda mais impressionada de como ela estava preocupava com a gente. Ela chegou a subir e descer a escada várias vezes. Tudo que eu idealizava, pensava e esperava estava se materializando na minha frente. Abraço apertado, voz aconchegante, carinho expresso em todos os atos. Uma pessoa fantástica, que desde o momento que chegamos ficou com a gente, partilhou lembranças, pensamentos, sonhos, ditados, palavras e comidas gostosas.
Para mim o encontro mais parecia de velhos amigos, que se separaram e foram cada um para um canto.
A segunda pessoa que conheci, foi Laurinha, que acordou de mau humor. Mas, logo entrou no clima, tirando fotos, comendo lanche com a gente. Foi meio ditadora, obrigando Rafa e eu comermos os 70 pacotes de bisnaguinha. Laurinha é uma bonequinha com personalidade. Claro, que não é uma Barbie, as Barbies são bobas e burras, ela é muito inteligente e linda.
Na noite de terça-feira Rosaninha nos deu mais um presente, a oportunidade de conhecer Ju e Lu, que vieram acompanhadas de uma ótima feijoada. Foi nesse dia que conheci tia Denise, super simpática, amiga e cheia de presentes. Uma artesã de mão cheia, muito delicada que faz com perfeição tantos os bordados com as caixas em decoupage atualmente ela anda se aventurando no mundo dos sabonetes líquidos de erva doce, uma delicia.
Na quarta-feira de surpresa e ridiculamente chega, ou melhor, estréia, Marinete. Dizem as más línguas que ela combinou tudo com Laurinha a tal entrada triunfal, com uma bandeja repleta e guaraná com canudinhos, os canudinhos que eu mais amo nesse mundo. Depois desse dia a casa ficou cada vez mais barulhenta e o relógio cada vez mais esquecido. Naturalmente que trocamos o dia pela noite. E foi pouco o tempo para toda as atividades do guaranetes: era Paulinha chorando porque não gostava do Ney nem de Caetano, era Rosanita falando que eles eram bons, era overdose de Milton Nascimento, e muito, muito choro na frente da tevê. Não posso deixar de relatar as mímicas, as expressões de Rosanita, os almo-janta.Foi tão triste voltar. Sensação de vazio, vontade de ficar mais, abraçar mais, fazer mais mímicas e que nessas mímicas tivessem a capacidade de agradecer pela acolhida, de mostrar o quanto se gosta e o tanto que essa viagem mudou a gente. E ter a certeza que ficou um pouquinho do jeitinho sulista de se viver e trouxemos com a gente o jeitinho patense também. Foi ótimo estar ao lado de mulheres fortes, determinadas, alegres, cheias de vida, com uma história para contar, é isso ai, não são apenas um rostinho e um corpinho bonito são pessoas que sempre estarão em meu pensamento durante o dia. Sem contar a viagem com meu amigo-irmão Rafa que também só de olhar para essas mulheres especiais, vê o brilho próprio. Obrigada por tudo!! Férias boas são como essas, repletas de amor, consideração e muito, muito guaraná com canudinho!!

Hoje estréia aqui no Guaraná com canudinho o quadro: Paulinha em Beijing 2008.
Aqui vou trazer os quadros mais engraçados, inusitados e divertidos das Olimpíadas que começam na sexta-feira.
E como eu adoro uma polêmica hoje eu vou falar do que eu acho sobre o povo chinês e seu governo anti-democrático.
Na casa da Rosanita eu tinha externado que a gente deve se posicionar em tudo na vida. Se por um motivo a gente não tem uma opinião sobre o assunto, devemos pesquisar e formar nossa própria opinião, errada ou certa ela é sua, vem com a sua assinatura estampada.
Eu adoro as olimpíadas, se eu tivesse mais determinação e apoio quem sabe hoje eu estaria na China competido pelo Brasil e até lutando por medalhas. Claro, que eu morro de rir de alguns esportes ditos olímpicos, como por exemplo: salto com vara e arremesso de peso. Eu me pergunto, tem alguma serventia isso?
Mas tirando os casos esdrúxulos do esporte, eu adoro a festa dos povos, ver as estrelas em ação, mesmo eu ainda achando que os americanos se topam e dão um jeito de saírem ilesos. Sem contar que deve ser a maior suruba aquela vila olimpica!!!
Nos próximos dias eu revelo para vocês os meus grandes ídolos do esporte, mas prestem atenção em César Cielo.
Em Atenas 2004 vimos um povo europeu com problemas econômicos. E tiveram muitos problemas em financiar uma olimpíada que começou em seus domínios. Foi um pouco vexatório o fato de que o governo chinês ter construído as obras antes do que o povo grego.
Mas é claro que o governo chinês ia mesmo terminar primeiro, eles não são humanos, são verdadeiras máquinas em formigueiros, que não vivem apenas fazem. Como diz um amigo meu: “Você não deve pensar, você não é pago para isso, se limite a fazer o que é preciso”. Um país que todos os seus produtos são pirateadas (você compra tênis da Mike, eu disse Mike em qualquer camelôzinho de beira de esquina) e eu ainda nem contei os cds, sombrinhas, bonecas, mp3 e sabem-se lá quantas coisas mais. O Paraguai fica no chinelinho.
Agora tudo bem os chineses dominarem a China, é o país deles, mas e quando eles começam a dominar o Brasil? Lavanderia, pastelaria, esfirraria, e por ai vai. Eles vão infestar o mundo e o pior que você não vai saber diferenciá-los, pois são todos iguais e com o mesmo nome. Vou dar uma idéia para o governo chinês, ao invés de dar nomes porque eles não dão códigos numerados para cada habitante, porque cidadão eles não são.
Eu sempre fui contra o boicote às olimpíadas, pensa pelo lado do esportista. Ele se prepara como um louco durante 4 anos e nas portas das olimpíadas ele não vai porque o seu país ta fazendo birrinha, não é o país que fica sofrendo com dores e nem treina 14 horas por dia. Se for para boicotar, teríamos que ter boicotado os EUA antes. Eles invadem paises, matam seus próprios soldados, não respeitam tratados de paz, mete o dedão em tudo. Agora querer boicotar a China, só porque lá não se respeitam os diretos políticos?? Ta certo, que eles matam jornalistas, mas deveriam ter visto isso antes de autorizar a olimpíadas por lá. Eu não gosto da postura anti-humana dos chineses, um povo que possui uma das maiores produções mundiais de comida (também para alimentar os códigos ambulantes), não pode comer arroz e tudo que tiver na parede na hora do almoço. É nojento esse hábito, e não me venha com o papinho de cultura diferente, modo diferente, respeito, humanitarismo, porque eles não conhecem essas palavras.
E mais respeito com o Tibet.
desabafei!!
falando em decepção, o que foi aquela revelação na novela A Favorita??

36 comentários:

  1. olha, sobre não ter fotos, eu tenho uma explicação plausivel...
    vcs ja fizeram todas as montagens que poderiam ter feito. e nós colocamos as fotos de nós 4 juntos!!!
    e sobre a musica, eu amo essa musica, e nem vou mudar!!
    eu dancei, na festa da primavera.. lembro da coleografia...
    a gente embalava a boneca depois jogava para tras, tragicamente
    hahahhahah
    era engraçada a roupa tb..
    era roupa de colegial, com saia curtinha rodada e tinah ate gravatinha..
    que linda eu eraaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. e sobre eu postar essa hora vergonhposa, aconteceru o seguinte.
    meu post estava pronto desde semana passada (menos a parte do especial das olimpiadas)..
    então, eu pensei em postar hj cedo depois que eu lavasse a roupa..
    mas, eu tive que sair e fazer compra, depois lavei roupa, quando foi 13 horas fui postar, e surpresaaaaaaaaaaa
    n]ão tinah sinal de internet..
    ate tinha o sinal, mas não entrava no internet explore..
    voltou a net agora, e aqui estou morrendo de vergonha, com um post pronto durante uma semana!!
    vexame

    ResponderExcluir
  3. Ela é louca, num falo?
    Amei tudo sobre a Marrecolândia. Tão doce o texto, como doce é você, Paulinha.
    Parece que você foi a que melhor falou sobre esses dias, sei lá, o jeito...
    Ahhh, não quero ofender ninguém, juro.
    .
    E sobre a China... esse é meu post... juro. Queria falar tudo isso que você falou da China e mais alguma coisa que tenho guardado aqui e que se eu souber colocar no papel direi noutro dia, porque amanhã eu nem vou postar, sabia?
    .
    Adorei tudo, uma pena eu ainda não poder comentar tudo, 'de cabo a rabo', mas farei isso posteriormente, prometo.
    É que preciso terminar um trabalho que era pra ser entregue às 20 horas, mais ou menos, a pedido da cliente, mas não antes da 6 da manhã de amanhã, a critério meu.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh, garrei um ódio da Favorita...
    Outra coisa: que merreca é essa dos links dos outros blogs? Por que tá assim tão ruim?
    Quero saber, quero saber!

    ResponderExcluir
  5. Paula:

    Que texto maravilhoso esse da China, por favor vai fazer faculdade de jornalismo!!!
    Saudades dos nossos papos, da época da faculdade!!!

    Parabéns!!!

    Beijos!!

    Gesi

    ResponderExcluir
  6. olha Rosanita, vc sabe que eu não sou de fazer fofoquinhas, mas eu acho que o rafa andou fazendo uns experiemntos nesse blog..
    lembra daquele papo que tivemos na sua casa, sobre ele querer mudar os links?/ pois é, a minah memoria e otima
    vc que é tão doce rosanita, vc veio, mesmo depois do meu papelãp..
    não creio que eu escrevi o seu tema de amanha, como eu sou mitida!
    hahahahhaaha
    mas p vc não vai postar??
    por muito trabalho??
    tem alguma coisa que eu posso fazer para ajudar, sei lá uma pesquisa...
    beijãoooooooo
    qualquer coisa gritaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. Nuss!
    Ela desabafou mesmo sua crise com as outras culturas, minha gente!
    Tá voltando a ser a nossa repressora oficial!
    haha

    Isso porque ela nem falou ainda sobre uns outros povos que ela não gosta.
    hahahaha

    ResponderExcluir
  8. E não fui eu que boicotei os links não!
    Não queria que ficassem ali, como disse em Patos, mas como eu sou diplomático e muito democrático, deixei. rs

    Achei o post sobre Patos demais tb!
    Delícia, minha amiga-irmã!

    Pode até ter sido o melhor, mas na mímica você perdeu!
    hahaha

    (momento infantilidade gritante com birrinha! hahaha)

    ResponderExcluir
  9. Filhote, experimenta mudar os links dos blogs pro lugar que voc� considera melhor e a� a gente avalia... Se todo mundo concordar, fica do jeito que voc� quer...
    Que tal?
    Acho que n�o devia colocar depois de aperitivos, porque tem aperitivo demais, mas pode ficar depois de "pra recordar".
    Eu sou a que mando, mas tamb�m sou diplom�tica...
    ai... fuiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  10. Que merreca tá isso aqui hein, minha gente?
    Seu Rafa, é apenas esse seu comentário do post de Paulinha?
    Olha que eu nao gosto de fofoca,mas acho que você depois que foi embora daqui descobriu que nao admira mais a gente, não gosta da gente e não vai dar dinheiros pra "nóis".
    Bom, hoje é amanhã, amanhã é quinta, vamos ver, vamos ver o que farei.
    Euzinha aqui tá de febrinha, vê se pode.
    preciso cuidados especiais... hehe
    beijosss amores.
    Li os e-mails de Rafa e Paulinha, amanhã "arrespondu"... e comento aqui, se Deus quiser.
    mais beijso

    ResponderExcluir
  11. OI minhas gentes ..
    só agora apareci ... aff.
    Nem é falta de consideração.
    É falta de tempo mesmo.
    Agora tô eu aqui, de novo com o terceiro bolo da minha cliente, tá bem, ela vai casar amanhã, tá toda enrolada, mas poderia ter ligado pra se justificar. E na Sculp Estética Avançada a falta não justificada conta como sessão feita, sendo assim, recebo do mesmo jeito. Mas confesso não gostar disso. Prefero quando me avisam. Acho "digno".

    Quanto o texto da Paulinha, sobre as Memórias da Marrecolândia, Meu Deus, que labirintite nostalgico senti.
    Faz assim não. Isso dói. Deu uma vontade de dar tanto abraço em você, tanto tanto.

    Concordo com mamãe, o seu texto foi o mais lindo, o mais sentimental, "sei lá, o jeito...
    Ahhh, não quero ofender ninguém, juro." hehehe
    ADOOOOROOOO

    Quanto a China, esse texto tá muito inteligente pra minha cabecinha agora 8 da manhã. ...
    Caramba, só aqui na quadra tem uns 287 chineses. E o que fica mais pertim de mim, eu detesto, além de tosco é tarado, aff.

    Olha só, sem querer fazer inveja nos participantes, tenho uma lista de dar inveja a muita gente.
    1 - falei tanto com Paulinha quarta e logo fui decidindo passar o Ano Novo no sul de Minas.

    2 - Contei a notícia boa pra minha mamita. Estou chegando em Patos sábado, ficarei até segunda. Não é demais, minhas gentes?

    3 - Ontem, liguei pro meu irmão e conversamos horrores. Só que fui interrompida pela mulherzinha da C&A e com uma voz ofegante de quem foi interrompida na hora H, disse pra ela que não poderia conversar pois ela me interrompeu em um momento muito SÉRIO. Juro que disse isso. hehehe .. se for pra safar de uma ligação chata, que seja de uma forma engraçada.

    - Não sei mais não .. ai ai ai ..
    tô quase fazendo um post Meu Deus.

    Vou nessa.
    Fazer uns cálculos aqui, porque a clinica está bombando, graças a Ele.

    Beijos

    Amo tudo isso.

    ResponderExcluir
  12. Esqueci de falar da Favorita.
    O que acontece meu Deus?
    aquelas duas estão demais. estou adorando cada cena.
    Mas tudo me confundi muito, afinal não dou sequência nas minhas assistições hehehe

    .. é isso.
    nada demais.
    aff

    ResponderExcluir
  13. Agora sim, vou comentar o post de Paulinha. Afinal, ela é a melhor “comentadeira” do Guaraná e merece comentários à altura.
    tchin tchin – jogando uma indiretazinha pra os outros guaranetes...
    Tá, continuo não prestando... hehe
    .
    Eu também ando assim, nostálgica e entendo o que você sente. Sem dúvida nenhuma, nossa semana foi tudo de bom, pena ter sido tão curta e o tempo ter voado e a gente ter que dormir.
    “Me pega pra você” – que tudooo!!
    .

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu estava mesmo preocupada com esses dois amores. Não gosto e não acho bacana saber que alguém chega na cidade e que não tem ninguém lá, na rodoviária, esperando – isso porque imaginei que eles desceriam na Rodoviária.
    Como é cediço, não tenho mais um carrito pra buscar minhas visitas e penso que deveria sim, ter chamado o tal táxi, para substituir a minha ansiedade agonizante.
    Mas eles chegaram, e foi muito bom... e adorei também os abraços e a vozinha meiga de Paulinha. Mandei logo o Rafa escovar os dentes... haha
    .
    E a Laurinha acordou mesmo com uma “tromba”, mas depois ficou acordadinha conosco até às 6 da manhã, aquela bandidinha. E quanto às bisnaguinhas, eita como sobrou pacotes por aqui.
    .
    Foi lindo a troca de presentes entre Tia Denise e os meninos e eu aqui, de chilona. Depois, rimos horrores com os casos de Luziá e apreciamos a feijoada de Ju, mesmo que ela destruindo as lingüiças que Rafa e Laurinha amam.
    .
    A chegada de Marina foi uma loucura e euzinha aqui fui meia deixada de lado... tchin tchin... haha (mentirinha).
    .
    O choro na sala de TV foi mais do Rafa, depois da Paulinha e depois meu, eu sou muito durona... tsc tsc...
    Quanto ao Caetano, até ano que vem vou doutrinar Paulinha e ela se tornará fã dele. E não será a imitação rEdícula de Rafa que me impedirá isso.
    .
    Quando eles foram embora eu não dormi direito e depois até fiquei dodoizinha.
    Amei nossa semana e amei conhecer esse lado mais intelectual de Paulinha. Burra sempre soube que ela não era – eu tenho uma certa repulsa a essa turminha... mas também não imaginava tanta sabedoria numa pessoinha só.
    O Rafa me avisou, mas quem ama, às vezes exagera, ele não exagerou.

    ResponderExcluir
  16. Agora, vamos ao post 2, a missão de Paulinha.
    Ela me roubou a temática, mas não saberia falar das Olimpíadas e da China com tamanha propriedade. (física não é meu forte... hahaha)
    .
    Tenho que começar pelas entradas de Paulinha “hoje estréia ... o quadro... choro de rir.
    Eu tenho agonia desse lado paradoxal da China também: tanta riqueza e ostentação em meio a tanta pobreza. Tanto sorriso forçado em meio à repressão total. Paulinha e Laurinha são tipo “Paraguai” da comparação que a autora desse post fez em relação à pirataria dos dois países.
    .
    Eu acho interessante isso de pesquisar para ter opinião, mas não faria isso se o assunto não me interessasse, por mais contemporâneo e/ou polêmico fosse. Talvez isso tenha a ver com meu lado cultura mínima, sei lá. Admiro essa busca em Paulinha e ela consegue sim, ter suas opiniões e as defende como se defendesse um filho do ataque de um cão (não como ocorreu comigo... haha).
    Nunca tinha pensado na inutilidade do salto com vara e arremesso de peso... ADOURO!/
    .
    Americano é um cu dentro do outro, eles não abaixam o pescoço por nem trezentos 11 de setembro. A gente tem que aprender com a dor, eles não, se acham, sempre. Não gosto deles.

    ResponderExcluir
  17. Não sei quem é César Cielo e, confesso, não quis pesquisar, por ora.
    Não me recordo mais das Olimpíadas de Atenas, devo dizer. Eu gostava demais das olimpíadas do meu tempo de parceira do Dedé... apreciávamos tudo, gravávamos, discutíamos sobre tudo... hoje mais desligada.
    Concordo com o estilo máquina do povo chinês: “não pode ter mais de um filho, se for mulher, sacrifique”; e agora, depois dos terremotos havidos outra ordem: “pode mais de um filho...”
    Não aprecio isso de boicote às Olimpíadas também, a não ser que surgisse um fato novo; não foi o caso. Há décadas aquilo lá é do jeito que é... ratifico sua fala Paulinha: pra quê escolheram o País?
    Como é isso de comer tudo que tiver na parede? Sou ignorante, me explica...
    Também não concordo muito com esse babado de cultura e faço uma analogia à cultura dos índios que vivem pulando ao redor de uma fogueira e que eu, odeio... (tá, posso ser atingida por uma flecha por aqueles que defendem esse povo).
    Quanto ao Tibet, eles também não são lá grandes coisas... são meio maniados também. Qualé, não matar rato ou barata porque crêem que determinado inseto pode ser o espírito de um ancestral? E tome porcaria e doença... hehe

    ResponderExcluir
  18. Odiei a revelação de Favorita, mas o Luciano – do Zezé, tava agora mesmo ali no Mais você defendendo a “criatividade” do autor da obra.
    O que eu estava fazendo na sala de TV? Tomando meu café, hiper atrasada, afinal eu fui deitar mais de 5 da matina.
    .
    Ai como eu sofro!!
    .
    Moçada, eu venho mais tarde postar, nem que seja um parágrafo, pois nas quintas eu não posso me ausentar, vai que alguém esquece de minzinha???
    .
    Mas não esquecem não. Sei que amam, me admiram, que me acham muitiiooo linda e que me dão muitos dinheiros...
    SAUDADEEEEEEEEESSSSSSS

    ResponderExcluir
  19. haha
    O que eu fiz de errado nos comentários???
    Cuidado, Paula... A mainha tá tentando roubar seu trono de repressora oficial!
    rs

    A nossa semana foi demais, minha gente!!!
    Mas é que o post político cultural da Paula me fez lembrar da cena: ela na mesa defendendo as tais idéias e eu enchendo o saco, fazendo perguntinhas bobas pra atrapalhar o raciocínio da menina.
    hahaha

    ResponderExcluir
  20. Pessoas!!! Esse post ficou "telequitual" demais. Também não entendi o negócio de comida da parede. Dá prá explicar? Beijos saudosois a todos

    ResponderExcluir
  21. ...e porque Quinta-feira é dia de Rosanita, cadê seu post???

    ResponderExcluir
  22. Eu naõ acredito que esse molequinho, filho da mãe perguntava aquelas babaquices todas só pra atrapalhar a paulinha...
    ahahaha
    ADOURO.
    .
    Helô, já já eu chego... eu tarduuuumarrrrrnumfartu

    ResponderExcluir
  23. nossa graças a Rosanita meu post bombou..
    iupppppppppppp
    adouro quando ter comentários itnermináveis. e todos muitos bem escritos e explicadinhos, nos minimos detalhes..
    no guia de escrever melhor, que ganhei da minha grande amiga Rosanita (eu li, eu li, to terminando de ler, e vou ler muitas vezes porque eu adorei tudo, que inteligente) fala sobre uma passagem do livro: Alice no Pais das maravilhas, onde o coelho se nãop me falha a memória fala par ao rei que tem tanta coisa para falar e não sabe por onde começar, o rei no alto de sua inteligencia responde:
    - comece do começo e depois vai falando até chegar ao final!!
    e vou tentar fazer isso com todos os comentários:
    - Rosanita dormir as 5 da manhã só é divertido qu ando a gente ta ai, portanto comporte-se mocinha, mesmo que a gente gosta muito, te admira e te da muitos dinheiros a gente fica preocupadinha com vc, com o "coração na mão".
    -Eu gosto quando vc fala com tanta propriedade de tudo, tudo mesmo:
    sentimento, ditados, manias, sobre o seu trabalho, sobre atitudes, eu sinto firmeza em pessoas assim.
    Sobre patos, como eu dise, eu não queria nem me tornar piegas, nem repetir os outros posts e muito menos ser superficial, tenho horros a pessoas "rasas", por isso nossa turminha se reune aqui no gaurana e pessoalmene e se dá tão certo, pq somos intensos, queremos tudo ao mesmo tempo, queremos viver mais!!
    que bom que consegui passar tudo isso para vcs!!

    ResponderExcluir
  24. Rosanita, nós já fizemos mesa redonda, análise, sala de conversa, terapia, sobre vc não ter ido buscar a gente e já
    chegamos a conclusão que a culpa foi do motorista que não parou em Lagoa..
    hahahhahahahahahahha isso vamos colocar a culpa em um terceiro, assim fica legal para todas as partes e rafa e eu estavamos tão animados em chegar, em ver tudo que nos sentimos importantes em resolver tudo. Realmente ficamos mais tranquilos em saber que vc estava em casa quietinha esperando a gente, e não se fala mais nisso!!!
    ze finito.. hahahhahaha é asim mesmo que fala!!

    ResponderExcluir
  25. sobre a china eu venho me preparando para falar sobre ela já faz um tempo. ri demais quando o Bubuzinho me contou que o amigo que trabalha com ele ganhou uma passagem para assitir os jogos olimpicos, hahahhahahahaha, não sei se pode ser considerado um premio ou um castigo. Digamos que ele só foi quando ele viu que ia ficar na parte mais moderna da cidade (ele mora em sp, a poluição nem vai irrita-lo tanto) e ele esta com uma cartãozinho de todos os lugares que ele pode comer tranquilo..
    sobre a questão cultural é complicado falar. Eu não compreendo muito bem como funciona viver prisioneira, visto que quando nasci ja tinha caido a ditadura no país. mas, os brasileiros lutaram, foram as ruas, pediram diretas, se esforçaram para mudar o quadro desfavorável.
    E, se a gente for levar a questão China e oriente, podemos ainda afirmar que o povo chinês que se vangloria de morar onde nasce a vida, nasce o sol, que é fonte da existencia terrestre, deveria dar mais valor a sua condição humana!!
    eles são muitos, e a maioria nem vive mais na pobreza absoluta, com a abertura do comércio e dos portos, eles podem ter geladeira, carro ( fator que esta acabando com as bicicletinhas, isso eu achava meigo), podem comprar ate produtos importados.
    mas dizem que quando se abaixa a cabeça por muito tempo é dificil de levanta-la..
    eu ja vejo por outro lado, quando a gente bate demais em um covarde, uma hora ele vai se transformar em um valente!!!
    eu ainda tenho esperança que a revolução acpnteceça. é dificil um che guevara tai in chuan aparecer?/ pode ser que sim, mas não impossivel....

    ResponderExcluir
  26. sobre eu me referi a comida na parede é que o chinês come muito inseto. o inseto esta para eles , como os legumes e verduras esta para nós.
    é bicho da seda, escorpião, besouro, tudo isso vc encontra nas tres versões: frito, assado e ensopado, é miolo de cachoror, figado de cachorro e por ai vai, as iguarias..
    quando vou em restaurante chines ( uam vez só para comer frango xadrez, fiquei tão ressabiada).
    vi no faustão domingo que lá eles economizam tanto espaço que eles quando vão vender um produto eles unem dois ao mesmo tempo..
    eles querem vender biscoito e mensagem.. ai faz os biscoitos da sabedoria..
    aqeles que vem mensagens asim..
    vc vai ter fartura.. são catitos isso eu não posos negar, mas não deixa de ser engrçado...

    ResponderExcluir
  27. eu ando um pouco politizada demais e isso me atrapalha um pouco, pq eu quero mudar o mundo!!
    Eu não suporto americanos, concordo com vc Rosanita eles não aprenderam com a dor, talvez com o tempo, não gosto do presidente, não gosto do jeito yank de se viver, mas gosto da história da guerra civil, do sotaque a la familia buscapé...
    e de como todos os paises tem o seu lado a esconder..
    ontem assisti um pedaço daquele filme que foi durante criticado: turistas, que mostra o rio de janeiro, as festas, e como são tratados os americanos aqui.
    eu so tenho uam palavra a dizer: ridiculos. os brasileiros mais pareciam bolivianos, se vão fazer um filme para criticar o pais que pelo menos use de pesquisa e venha até aqui. Não confunda brasilia com Buenos Aires, temos uma lura historica com os argentinos (eu tenho que falar, eles são pé de chinelos e são arrogantes).
    e memso assim vem falando da violencia nas praias de modo errado, isso eu fico muito nervosa.
    eu fico puto, eu prefiro ter um filho viado, do que um filçho americano...

    ResponderExcluir
  28. Pessoas!!! eu não dou conta de tudo o que vcs escreveram!
    Acho q esses dias que fiquei sem computer eu emburreci. Sniff

    ResponderExcluir
  29. sobre o Obama eu tenho uma consideração, mas to com medo de me tornar chata, mas vou falar mesmo assim.
    se eu fosse americana talvez eu seria idiota como eles, a la homer simpson.. Mas eu poderia ser uma ativista politica tb, são os dois extremos do americano..
    e com certeza eu seria democrata (bush é republicano), Obama é democrata, não tenho uma opinião formada sobre ele, talvez seja bom para a arogancia americana eleger um candidato negro, que aqui seria normal, ou quase. Só que ele é americano ainda né, acha que a amazonia é dele, e tudo mais..
    nem gosto disso...

    ResponderExcluir
  30. voltando a china, juro é o ultimo comentário. Bubuzinho sabe que eu gosto de história essas coisas. Então ele gravou uma série de reportagens, eu assiti a primeira e falava da carga nas costas dos atletas chinses, agora não lembro o nome do maior deles, é alguma coisa chan (como todos) hehehehehe
    ele participa do ateltismo corre com as perninhas branquelas hihiihihihh
    de como a cabeça dele é atormentada com todo tipo de ameaça se caso ele não ganhar...
    é uam verdadeira tortura dos tempos modernos..
    sobre o Tibet, é meio louco mesmo o fato de vc achar que sua avozinha voltou no corpoo de uma barata voadora, eles são loucos, mas não desrespeitam ninguem, deixa-los quietinhos é o mellhor escolha...

    ResponderExcluir
  31. sobre a favorita eu não gostei de ter sido a Flora a assassina, obvio demais, prefirira a Donatella (que tb seria obvio) a ser a Flora...
    mas, depois pensando bem, teria que ser uma as duas mesmo, senão não faria sentido o nome da novela. mas eu acho que uma terceira epssoa seria mais interessante, e depois as duas juntas tentar descobrir quem matou...
    e so contar no final...
    e diga-se de passagem a Donatella com aquela altura, de toca e oculos, chamou mais atenção ainda
    hahahahhhhhhhhh adouro bobeiras de novela..
    eu acho que eu não gosto do Luciano e nem da Ana Maria braga. sou critica demais!!
    mas eu gosto da angelica e do hulk

    ResponderExcluir
  32. Marinetiiiiiiiiiiii
    eu entendo que vc deve estar sper, hiper , mega blaster ocupadinha...
    eu tb adorei falar com vc um tantãoooooo
    e o Rafa eis?? de ferias, ta la a toa, e nem da moral para nenhuma de nós, isso magoa, deixa a gente triste....
    mas como assim, vc estava no tel e a mulherzinah do telemarketing te importunou??? chamada em espera??
    ainda bem que vc colocou ela no seu devido lugar..
    humpff
    vc tem que ver a favorita, a Flora é a assassina...
    nem gostei

    ResponderExcluir
  33. Caracasssss, tô vendo a Paulinha ali na mesa da copa dizendo, e dizendo, gesticulando como ninguém e quase - juro gente - vez ou outra, quando a irritação domina, gritando...
    É lindo, eu me diverto com essa intensidade.
    Sim, somos intensos...
    owww.

    ResponderExcluir
  34. Rafa o que vc fez comigo na casa da Rosaninha não foi coisa de amigo-irmão..
    humpff
    eu fazendo um comicio, so faltou eu pedir voto e vc la com comentarios totalmente over e que não relacionava nada com nada.
    mas, eu te perdoo, eu sei que vc me ama, me admira, e que vc vai comentar direitinho os posts de todos os seus amiguinhos do guaraná , especialmente o meu.
    e que semana é meu aniversario e todos querem muito me abraçar
    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  35. Genteeeeee, ela é doida...
    Nem sei se posto agora ou deixo pra depois.
    Não gosto de ficar sem postar, vai contra a minha índole... hahaha

    ResponderExcluir
  36. Paulinhaaaa, quem faz comício sou eu, em cima da cadeira e até peço votos... Só que ninguém entende.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi