quinta-feira, 17 de abril de 2014

Muitos, mas sempre comigo junto aos que amo... ou amei

Tema: porta-retratos
Por: Rosana Tibúrcio


Existe uma historinha que muita gente conta para enganar bobo, mas que comigo rola diferente e falo bem a verdade: há muitas coisas na vida das quais eu me arrependo. Porque fiz ou deixei de fazer; que deixei de fazer porque não pude ou apenas não fiz.
Dentre o que deixei de fazer na vida, uma delas é não ter criado a mania de colecionar porta-retratos. Acho digno! Mas todos eles com fotos minhas junto aos que amei e amo.
E essa coleção se modificaria a meu próprio gosto ou em consequência de um desgosto qualquer. Porque eu não ia deixar lá, por exemplo, um porta-retratos de um amigo que rasgou aquela foto que tinha comigo sem eu saber o porquê ou daquela que deixou de ser minha amiga por conta de um "mas", também sem explicação. Ia ter espaço para esse povo não. Fosse qual fosse o passado: excelente, mais ou menos ou bom. E à medida que as antipatias fossem aparecendo os porta-retratos desapareceriam. E seriam substituídos por outros. SOU DESSAS!!!

Certeza, por outro lado, que estaria nessa coleção foto com aquela minha amiga que hoje não fala mais comigo - tem lá suas razões - mas que não deixei de amar. E faria questão que nessa foto tivesse, ao lado, meu nome escritão, porque ela dizia sempre e, gargalhando: nunca vi ninguém gostar tanto de um nome como essa Rosana. Gostarei sempre do meu nome, e dela, também.

Mas só teria foto nos meus porta-retratos de quem eu olhasse e me provocasse boas lembranças. Ou saudade. Não haveria foto alguma de quem eu não gostasse mais ou que me provocasse lembranças ruins: as sofridas ou apenas aquelas chatas, nojentas.

Ressalto que esses porta-retratos sobreviriam a qualquer relação amorosa que eu tivesse: se um porta-retratos provocasse alguma espécie de ciúme ou raiva, despacharia o sujeito ciumento e nunca colocaria uma foto nossa por lá. O lugar desses porta-retratos seria um lugar sagrado e só eu, somente eu, seria dono dele.

Eu teria foto com a turma da queimada e da "vendinha" da rua de onde eu morava quando criança; daquela rainha da primavera do grupo escolar onde estudei e que era, para mim, exemplo de beleza; do meu primeiro namorado, que faria anos hoje, se vivo fosse; do segundo; do terceiro; do quarto; do quinto e sei lá quantos tenho saudade; dos namorados chatos teria porta-retratos não; do homem com quem me casei, pai das minhas filhas; dos pequenos dele, irmãos de minhas filhas; das filhas eu teria aos montes, um por ano, de preferência; de umas poucas colegas do internato; de poucos professores; de colegas do primeiro trabalho e do curso de contabilidade; das colegas de pedagogia e dos colegas dos outros empregos; de meus pais e meus irmãos; dos sobrinhos e afilhados; dos compadres; da Abadia, minha salvadora; de alguns colegas de Direito, principalmente da amiga que vinha estudar comigo todas as tardes; de clientes que ficaram amigos; das amigas mais presentes nos cafés dessa minha casa; dos que conheci na internet, mas só os que realmente me amam e vice-versa; da Paulinha fazendo misto e eu perto zoando dela (hahahahaha doce lembrança); do Taffa me ensinando coisas no computador com aquela doçura e paciência de sempre, mas que acha que tá sério e mete medo; do Limão fazendo abobrinha com milho e cebola e eu garrada nele; do Rafa perto de mim comendo coisas antes da hora, achando que sabe fazer gravuras no micro e eu perto ensinando. Dos que amo, dos que amo muito e que me amam. Muitas fotos. Muitos porta-retratos. Uma vida inteira numa estante para ser revivida quando desse saudade.

Porque como diz Oswaldão: "meu amor, a vida passa num instante e um instante é muito pouco pra sonhar..." ai eternizaria nos porta-retratos. E teria um porta-retratos comigo e ele, o Montenegro, e com o Caetano, e com a musa do Caetano, a Heloisa Chaves, que quero conhecer logo, e outro com a outra Heloisa, a Kacinkisbinuncaseiescrever esse nome, mas que amo e também porque senão ela fica com ciúmes da xará e num pode. E no mais eu contrataria vocês: Laura, Rafa e Marina para limparem esses porta-retratos sempre que aqui viessem. E depois da limpeza tiraríamos uma foto juntos: vocês exaustos, meio sujos, com panim na mão e eu linda, glamourosa, cászunhas vermelhas e esmaltadas com perfeição e cos cabelos limpos sedosos, brancos e brilhantes.


Uma linda quinta-feira para todos vocês meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há realidade, longa, cruel; tem nada daqueles nhe-nhe-nhens curtinhos e poéticos de segunda, terça e quarta dessa semana. 


10 comentários:

  1. Ahhhhh... Como não vi esse texto antes? Meu bem chegou e me desliguei. Sempre é tempo de começar. Quem sabe?
    Adorei ver meu nome aí KACINSKIS. Faltou só um S. Mas ficou lindo mesmo sem ele. Muito bom saber que me gostaria perto docê. Beijo

    E sim,teria ciumes.

    ResponderExcluir
  2. Jura que eu quase acertei seu nome, Helô... não quis ir lá olhar. rs
    beijossss e quero cê pertim de mim sim, sá linda!!

    ResponderExcluir
  3. Então iriamos limpar os porta-retratos né? .. aham Cláudia, senta.
    ..
    ..
    ..
    ri muito

    ResponderExcluir
  4. sabe o que eu vou fazer com a poeira, né? CE SABE NÉ pois é

    ResponderExcluir
  5. me senti um pouco diminuida, junto de meus irmaos, considerando que PROS OUTROS você deu mais atenção, contou um detalhezinho aqui uma coisinha ali, sabe?
    acho que tem que refazer


    (t am)

    ResponderExcluir
  6. havia um tempo que eu tinha fotos do povo massa no quarto hoje não mais nossa que saudade viu nossa

    ResponderExcluir
  7. "acho que tem que refazer" e "que bíblia é essa" fizeram meu dia.

    ResponderExcluir
  8. "Que bíblia é essa"

    chorei ..
    ashuhahusahuah

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi