terça-feira, 31 de julho de 2012

Fazenda


Tema: Férias
Por Rafael Freitas



O fusca azul parava. Eu descia e ia correndo abrir a porteira. E gritava pro vô que nem precisava me esperar: gostava de ir correndo atrás do carro, pela estradinha de cascalho. Lá na frente ficava o curral, o paiol e depois a casa. Ficou melhor quando o vô passou o curral lá pra baixo e fez o terreirão pra secar café na frente da casa.

Era assim em todas as férias da escola: eu ia pra roça do meu avô. Podia passar o mês todo lá, indo só algum fim de semana ver meus pais, e voltava no mesmo dia.

Debulhar milho, moer café, catar ovo. Até ajudando a vó eu me divertia. Sempre brincava no córrego que tinha atrás da casa, onde as gotas de água limpinha pulavam nas folhas grandes de inhame, que não as absorvia, e ficavam aquelas continhas brilhantes escorregando pra lá e pra cá. E quando o café estava secando no terreiro? Era preciso “mexer” o café com um rodo grande. Eu ficava fazendo desenhos naquele pedação do terreiro coberto pelas frutinhas já escurecidas. E como era bom escorregar e cair entre elas! E a vó brava! Também era bom entrar naquele canto do paiol onde o café ficava armazenado: era a piscina de bolinhas daqueles tempos! O problema era o “juçá” do milho que ficava espalhado no chão, no outro canto. Deixava as canelas coçando!

Às vezes tomava banho de bacia, no meio da cozinha. Mas preferia mesmo ficar na banheira um tempão, com a água quentinha da serpentina. Que eu não entendia direito como funcionava. Como também não sabia o que era o "Brejão", onde meu avô ia uma vez por semana ver se estava tudo certo. De vez em quando trazia umas vacas de lá. Que eu nunca saberia o nome, porque algumas eram tão parecidas! Tinha a Mocha, mocha mesmo, que não ia muito com a minha cara e até avançava na cerca quando me via.

Atrás do curral, descendo, tinha um outro córrego, mais largo. Era bom brincar ali também porque tinha umas pedras escuras que soltavam uma tinta preta. Eu tentava subir por ele, pra achar sua nascente, entrando no meio da mata, me sentindo o bandeirante, achando lindo encontrar pequenos cardumes aqui e ali. E como criança não vê perigo em nada, tinha muito pasto e muita mata pra ter uma cobra bem ali onde eu queria desbravar, né?!

Depois de adolescente, já não ia mais. Só em algum domingo, quando minha mãe ia visitar meus avós. Aí, quando era época, elas faziam pamonha! E sempre: biscoito, sequilho e essas “quitandas” de vó. Nem me lembro da última vez que fui lá. O fusca azul é do meu irmão mais velho. Que ele não vende e nem troca, uma relíquia. Foi seu primeiro carro, que o vô deu depois de comprar o fusca cinza.

Vô Zé Porfírio e Vó Marta moram comigo agora. As coisas estão mais complicadas pela idade e saúde deles, principalmente do seu Zé. De vez em quando a gente lembra e conversa sobre essa época, com essa saudade peculiar. E mesmo que quisesse esquecer, vai ter sempre a voz do Milton cantando Fazenda, pra me lembrar:

Água de beber, bica no quintal, sede de viver tudo...




18 comentários:

  1. Nossa que delicia, deu ate pra sentir o cheirinho de fazenda.... E tambem uma invejinha de uma infancia deliciosa assim!

    ResponderExcluir
  2. Adoro cheiro de fazenda. Cheiro de curral, adoro. Cheiro de bosta de vaca, juro que adorava. Não me julguem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post feliz. Tão bom assim, né?

    ResponderExcluir
  4. Mas como não poderia deixar de ser, porque esse é o MEUJEITINHO, não posso deixar passar: RAfa, é o verdadeiro menino da porteira!!!


    EIiiiiii trem bão1!!

    ResponderExcluir
  5. E a água caindo na folha de inhame???

    E a piscina de bolinha?? que delícia.

    Amei.

    ResponderExcluir
  6. eu queria umas férias assim, quando criança, claro.
    queria não ter medo de desbravar o mundo da fazenda.

    ResponderExcluir
  7. gracinha de post. beijo pro vô e melhora, vô.

    ResponderExcluir
  8. Gente!
    A Jess comentou meu post!!
    Morram de inveja!

    ResponderExcluir
  9. A mainha me chamando de menino da porteira.
    Isso porque eu não achei a foto que eu queria, antiga pra caramba! Aí sim!

    ResponderExcluir
  10. Pode aproveitar e pedir oração pro vô?

    ResponderExcluir
  11. Gente, esqueci de contar de quando a gente ia visitar algum vizinho de noite e a gente tinha que voltar com tochas por causa do escuro!

    ResponderExcluir
  12. LO-GI-CO que ainda somos noivos Rafael!!!! Oxi.... S2

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de post.
    Eu e o Limão lemos e adoramos tudo.

    Estamos rezando pelo seu vovô!

    ResponderExcluir
  14. Coisa mais gostosa ler esse post ...
    ..
    Tô rezando pro vô ... que também é meu. rummm ..
    :)

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi