domingo, 22 de julho de 2012

Dons culinários

Tema: Preparando um jantar
Por Rafael Freitas


Se fosse verdade que cada pessoa possui um dom, talvez esta fosse sua frustração mais sentida: não sabia cozinhar. Podia escrever, cantar, dançar, até se arriscava no artesanato. Mas cozinhar, definitivamente, não era para ele. Muito atrapalhado, derrubava tudo! E ainda ansioso: corria de um lado para o outro da cozinha, nervoso, sendo que tudo o que precisava era de uma pitada de sal para o ovo que já estava fritando. Até secar a água do macarrão instantâneo já havia conseguido!

Por isso a escolha do cardápio: macarrão de panela de pressão. Não queria pedir em algum restaurante mais uma vez. A noite seria tão especial, valeria a pena esse esforço. Acreditava realmente que uma comidinha feita com bastante carinho pode ficar mais gostosa. E isso se tornou ainda mais forte depois de Como água para chocolate*.

Macarrão parafuso, molho de tomate preparado, um tablete de caldo de galinha, um pouco de sal... Cinco minutos depois de pegar pressão, era só desligar, colocar na travessa e misturar o creme de leite com o presunto e a mussarela picados. Fácil! Para fazer uma graça, fez uma salada de alface e tomate. Talvez nem precisasse, mas queria a casca do tomate para fazer aquela flor que sua tia fazia para enfeitar, com uns galinhos de salsinha, a maionese dos dias de festa. Ficaria charmoso.

Arrumou a mesa enquanto o macarrão cozinhava e sentiu medo de ser pouco. Depois sentiu medo de que não viesse ninguém. Não havia contado o motivo daquele jantar, num domingo à noite. A panela apitando. Não olhou o relógio. A campainha tocou. Tirou o avental estampado, xadrezinho. Correu para a porta. A campainha tocou de novo. _Já vai. Caramba, cadê a chave? A panela apitando. _A chave! Já sei, deixei no bolso da calça... Subiu as escadas correndo. _Já vai, já vai! Eita, onde deixei aquela calça... E a panela lá. _Achei! Voltou correndo e tropeçou no tapete. _Droga! ... Entra gente! Sentem, já venho!

Desligou o fogo. _Ai, quanto tempo será que passou? Destampou a panela; podia estar bom. _ Se não fosse esse tanto grudado aqui no fundo... Despejou na travessa, em cima da pia, e quando a segurou para botar na mesa, escorregou no tapete, Outro!, e derrubou tudo em cima da toalha limpinha. O macarrão quente e amargo doendo no dorso da sua mão direita, causando um palavrão e desatanto o choro e o discurso:

_ Gente, desculpa... Era só pra gente se ver! Não aguentava a saudade e precisava dizer que a semana foi triste e que a gente precisa se lembrar de que a vida é tão curta, né, pra gente se ver tão pouco, sendo que a gente se gosta tanto! O que a gente leva da vida se não esses momentos bons, né? As risadas, um papo bom... Droga, estraguei tudo! E tá doendo!

_ Relaxa, querido! A gente sabia que você cozinhando só poderia dar em desastre! Aí trouxemos uma pizza! Só esquecemos o vinho... Você tem?

_ Hum... Não, mas tenho uma bebida melhor: guaraná com canudinho!




* Como água para chocolate é um romance escrito pela mexicana Laura Esquivel, também adaptado para o cinema. Neste romance tudo gira em torno da cozinha: cada capítulo é aberto com uma receita, a partir da qual se desenvolve o enredo, muitas vezes tendo as emoções de quem as preparava, Tita, influenciando toda a história.

21 comentários:

  1. Ninguém pense que amanhã é segundona, que é pra gente conversar bastante depois da pizza, tá?

    ResponderExcluir
  2. Também não sei cozinhar. Nem dançar, nem pintar ne

    ResponderExcluir
  3. Como assim CINCO minutos? Sei com 10 hein

    ResponderExcluir
  4. No meu almoço de hoje teve flor de casca de tomate com coisinhas de salsinha e vcs

    ResponderExcluir
  5. Que bonitinho do texto. Porem eu ia te zuar muito e JAMAIS limparia. Sério, ME DEIXA SEIS MINUTOS DO LADO DE FORA ESPERANDO MAS NAO ME OLHA COM ESSA CARA DE QUEM QUER QUE EU LIMPE A BAGUNÇA HEIN

    ResponderExcluir
  6. Água e chocolate, juntos são imprescindíveis para mim e vcs.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ver o filme. Lauras são fodaas

    ResponderExcluir
  8. Maninha, eu não assisti o filme ainda, acredita???

    ResponderExcluir
  9. 10 minutos??? Não derrete o macarrão tudo?
    Mas vc já coloca a água fervendo na panela?
    rs

    ResponderExcluir
  10. não, tipo.. coloca os ingredientes todos + macarrão aí cobre tudo com água e coloca a pressão da panela (na verdade essa parte de panela é com minha mãe, mas enfim..), espera fazr os baruiu e espera dez minutos e desliga e coloca creme de leite e queijo e come achando bão

    ResponderExcluir
  11. Macarrão de panela. Melhor ter caído mesmo, viu? Por que ó... algo me diz que não ia prestar!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o final apoteótico!!!

    Vamos combinar que eu deveria ter tido essa mesma ideia pro meu post.

    Ou não??? Não, não caberia no meu post.

    Mas queria a ideia linda.

    ResponderExcluir
  13. Achei tão chique isso da pessoa subir as escada.

    Sujeito mora num sótão, mas na hora da conquista - que amorosa ou amiga - sobe as escadas.

    Olha... rs

    ResponderExcluir
  14. Preciso contar um podre do postante do post lindinho: ele não é bom na digitação. Estive aqui na hora que tinha 555 palavras grudadas ou digitadas erradinhas.

    Eu ri!!

    Eu conto.

    ResponderExcluir
  15. Como eu sou muito lyynda e competente, fui lá colocar marcadores pro filhote, tadinho...

    ResponderExcluir
  16. hummmm que lindo este post... Guaraná com canudinho é vida... mas agora já que o tema foi "preparando um jantar" acho que todos deveriam dar as suas respectivas receitas...O que acham, eu aceitaria ler nesta semana que se incia!

    ResponderExcluir
  17. esqueci completamente de postar e vcs como estão?

    ResponderExcluir
  18. Mainha, a sra lembra da Paula me sacaneando, por eu digitar muito mal???

    haha

    ResponderExcluir
  19. E esse macarrão fica gostoso, sim! Só não digo que vou fazer na próxima ida a Patos por dois motivos:

    1 - Suas comidinhas são MIL vezes mais gostosas;

    2 - Eu nunca faço o que digo que vou fazer no fogão! #fato

    ResponderExcluir
  20. Pensei em mandar pro Limão o link daquela semana, gente, que postamos receitas. Mas aí pensei: será que eu postei alguma?

    #vergonha

    ResponderExcluir
  21. pode mandar Rafael vou aceitar ver as receitas...

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi