quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Paradoxos...

Tema: malas
Por: Rosana Tibúrcio
imagem

Não gosto de viajar.
Mas veja bem, gosto de ir aos lugares. Só que... se pudesse, deixava meu medo de estradas guardado numa gaveta qualquer e levava o que sou e o que vivo - sem medo - pra onde eu fosse: a minha rotina, a minha cama, os meus TOCs. Com o que é meu, com o que conheço bem, eu me sinto segura.

Gosto de saber que vou conhecer pessoas, ou reencontrá-las; gosto de conversar sem hora pra terminar; de comer coisas diferentes; de tirar fotos, muitas fotos; de não ter que atender cliente; de não ter horário para dormir, nem acordar; de saber que não estou nas senzalas. Mas não gosto de ir ao banheiro em casa que não a minha; de, ao dormir, sentir calor ou frio sem ter como me ajeitar; de ficar sem saber se ajudo ou não numa cozinha, por exemplo e... quase sempre não quero ajudar. Isso é fato, mas olha, por outro lado, não faço bagunça: sou comportadinha.

Gosto de ir às livrarias das cidades onde vou, de comprar livros, todos os livros do mundo. Em não comprando, amo a sensação de quase adquiri-los quando folheio suas páginas, quando leio os seus prefácios. Gosto de não ter hora para sair das livrarias. E, se possível, não ter companhia, nessas horas, pra me chamar de volta à realidade.

Gosto de olhar os céus de outras cidades, e mais, de observar as suas gentes. Mas não gosto de estar com gentes - nessas cidades - que têm pressa; que reclamam do trânsito; que discutem umas com as outras; que me convidam pra ir a lugares onde a música, que pode até ser boa, é tão alta que não permite o diálogo; não gosto de pessoas que reclamam de tudo como que me dizendo, implicitamente: "aqui não é seu lugar".

Não gosto muito de viajar porque o que eu queria é que todas as gentes que encontro sentissem a mesma sensação que eu sinto, quando viajo. A sensação da boa expectativa; de pensar: "e o que vem de bom agora, hein?"

Em meio a todos esses paradoxos percebo que nessas viagens, nas poucas viagens que faço, há mais expectativa do que realizações.

E as malas? Não gosto de arrumá-las; prefiro desfazê-las!!!

Uma linda quinta-feira pra todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar. Hoje há expectativa que nessa viagem de hoje, vai ser muito bom. Tomara. Boa viagem pra mim então. Até a volta!!

9 comentários:

  1. Postagem programada para meia-noite e cinco.

    fashion!

    ResponderExcluir
  2. Viajar de modo geral é sempre bom. Melhor ainda quando é pra algum lugar que estamos desejando conhecer há tempos.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou expert total pra arrumar malas e fazer caber lá dentro coisas que ninguém acredita.

    Acho que vou dar um curso, hein.

    ResponderExcluir
  4. Como assim a sra viajou sem conversarmos antes???

    ResponderExcluir
  5. Viajar é bom!
    Gostei da parte das livrarias.

    Quando a sra vier pra cá (eu tenho esperanças!!!), eu te levo nas livrarias de PA!

    (Não, na Corda não tem livrarias! rs)

    ResponderExcluir
  6. Ai Rosanita! Que lindo texto!
    To co zóim molhadim!
    Lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Estou com um dia complicado no trabalho. Tentarei aparecer à noite.
    Ou antes.

    Bjocas.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi