quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dos que admiro e aplaudo

Por Rosana Tibúrcio


Tenho vergonha de quem só sabe gritar; de gente brigona; de quem expõe muito sofrimento ou demasiada felicidade; de gente bêbada; de quem trata mal os garçons; de quem aposta sofrimento ou vitórias; de donas-de-casa que só oferecem sobras das comidas para as ajudantes (isso de empregada doméstica comer por último, as sobras e frio, não desce na minha garganta; além da vergonha que sinto, me provoca “ímpio” e sede de vingança... hihi).
Minha lista das vergonhas que sinto de determinadas pessoas é imensurável, e a mais recente delas é a que sinto de um tal ex-bispo, hoje presidente do Paraguai Fernando Lugo, que tem um novo filho a cada dia (dizem que são uns dezessete, na provável lista). Mas não é isso que quero ressaltar, neste meu post de quinta. Quero dizer mais dos que admiro.
.
São várias as características que admiro nas pessoas e quando elas são bem evidentes faz com que eu acredite: fulano é equilibrado; sicrano é feliz no amor; beltrano é realizado e bem-humorado.
.
Pessoas que não se deixam levar pela ira me causam profunda admiração. Eu vibro de admiração por gente sensata, equilibrada e que se dispõe a pensar mil vezes antes de agir.
Não vejo nessas pessoas falsidade ou máscaras; percebo prudência e muita, mas muita discrição. Admiro os discretos, aliás. Quando alguém se entrega à ira é totalmente indiscreto; na minha forma de perceber o outro. A ira aciona lembranças e impressões ruins acumuladas no coração das pessoas. O equilibrado consegue processar os nãos da vida e, sem acumular decepções, provavelmente, jamais cometerão atitudes imprudentes.
Admiro os equilibrados e tenho vergonha dos irados.
Eu me lembrei, ao pensar neste tema, de um dos comentários do Caetano*, lá no Obra em progresso. Ele nos disse que poucas vezes na vida havia tido momentos de ira e que um desses momentos - depois de um show na Alemanha se não me engano, em que ele perdeu a compostura com um sujeito que foi ao seu camarim – provocavam nele, até hoje, muita vergonha e um despertar assustado em meio ao sono, assim, como se fosse um pesadelo. Para ele, aquele momento irado que vivenciou, era um vergonhoso pesadelo.
/
Admiro os que creem e buscam o verdadeiro amor. Aqueles que me parecem encontrar a sua “alma gêmea”. Vejo, dentre os famosos, o Tony Ramos e sua esposa como um desses casais. Se não bastasse o sujeito ser bom ator, ele me parece extremamente equilibrado e bem casado. Admiro os bem casados.
Ontem eu reencontrei minha dentista e amiga. Há quase seis anos (última vez que eu tinha me encontrado com ela), ela me havia dito que tinha encontrado o grande amor de sua vida. Um encontro inusitado, desses de novela com direito a dramas, certa dose de escândalo e vinganças por parte da ex-mulher do amor dela. E ontem ao revê-la perguntei curiosa: “e aí, como tá de amor?” Ela: “Rosana, eu encontrei mesmo o amor de minha vida, são seis anos de muita felicidade e realização pessoal. Somos tudo um pelo outro: amantes, confidentes, companheiros... tudo. Acabou minha busca incessante. Ele estava pronto pra mim e eu pra ele: minha alma gêmea.” E ela não dizia apenas, ela sorria feliz, assim como há seis anos, quando me contou a história dos dois.
Admiro quem acredita e vive um grande amor.
.
Admiro os que bem humorados e realizados afetivamente e sexualmente, assim como a Ivete Sangalo me parece ser. Admiro o jeito dela dizer sobre sua vida afetiva/sexual. Ri muito quando ela disse, num desses programas de TV, que ao se apaixonar, dá até um carro pro sujeito, mas quando o sujeito a provoca em demasia, se pudesse passava com o carro por cima do tal. Admiro as coisas que ela diz sobre sexo e sexualidade: “gosto de sexo no colchão, com a cabeça no travesseiro e esperando a coisa chegar. Isso de me jogar na parede ou em cima da geladeira não cola comigo, eu não sou pinguim” Ela disse mais ou menos assim no
Altas Horas, em março deste ano. Poquei de rir. Assisti e gravei. Ela é bem-humorada. Admiro os de bem com a vida.
.
Eu gostaria de ter essas características na minha vida: ser sempre bem-humorada; realizada afetivamente e sexualmente; encontrar meu grande amor e ser, sobretudo, equilibrada. Em não podendo, admiro, conto sobre e é algo que me faz feliz e com esperança, porque é bom saber que há neste mundo, apesar de tanta gente nos provocando vergonha, pessoas equilibradas, realizadas e com bastante senso de humor: pessoas felizes!
É possível gente assim e eu admiro e aplaudo!!!
.

Uma linda quinta-feira pra todos vocês, pois nas quintas há algo diferente no ar e hoje eu convido os demais guaranetes, visitetes e convidetes a ressaltar coisas que as pessoas têm e que provacam admiração e aplaudi-las, pois é possível.
.
* Admiro Caetano, não só por ser uma pessoa que exercita o equilíbrio emocional, como também, por se mostrar tão próximo aos fãs dele quando do blog Obra em progresso. Caetano provoca amor e ódio, eu bem sei e acho tão estranho isso. Porém, mesmo entre aqueles que não gostam dele se houver um que não reconheça que ele é inovador é porque morre de inveja (há vários críticos assim, e tão imbecis que se contradizem nas críticas que fazem, é de pocar de rir). Caetano é povo como a gente. Afinal, o que ele ganharia, além de me fazer imensamente feliz, citando meu nome lá no seu último post??? Admiro o Caetano, e, por isso, deixo aqui hoje uma das canções que fazem parte do último trabalho do meu amado ídolo.
Eu vou ao show dele, lá lá lá lá ri lá lá, em Brasília, dia 16 de maio, se Deus quiser. Conto procês depois. (Isso sobre minha admiração pelo Caê foi quase um post, mas a quinta é minha... hehe).

*.

43 comentários:

  1. Rosana, de dentro do Guaraná23 de abril de 2009 às 10:37

    Eu admiro meus amigos guaranetes, visitetes e convidetes, porque eles me amam, eles me adoram, eles vêm na minha casa...

    ResponderExcluir
  2. SEM CAIS (do novo CD de Caê - Zii e Zie)


    catei colo e o mar parou
    fui deitando pra perguntar
    nome, bairro, amigo, amor
    de onde vem parar o mar

    seu sorriso bateu aqui
    inda posso me apaixonar

    quero tanto quero tanto quero tanto você
    mar aberto, mar adentro, mar imenso, aberto, sem cais
    tou com medo tou com medo tou com medo tou com medo de ver
    que inda posso que inda posso que inda posso ir bem mais

    Barra, Gávea e Arpoador
    deuses brancos de luz do mar
    deuses negros, um esplendor
    quem é essa e o que será

    quem me dera eu poder me dar
    todo a essa que eu nunca vi

    ResponderExcluir
  3. Isso de equilíbrio e bom-humor eu acho o máximo de se admirar. Bom-humor até tenho, mas equilíbrio nem tanto... rs

    Eu admiro pessoas que tem simpatia nata, aquelas que a gente gosta de estar perto, que emanam coisas boas gratuitamente.

    bjo e adorei o post.

    ResponderExcluir
  4. vergonha dos críticos do Caê, então... invejOOOOOOsos... rs

    Adorei o mini post... rs

    ResponderExcluir
  5. Eu admiro pessoas que conseguem dizer muito em poucas palavras. Definitivamente, essa característica passa longe de mim.

    Os lacônicos, concisos são tudo de bom. ímpio!!!!

    ResponderExcluir
  6. admirar o Caê é chover no molhado...

    ô homi filodap*... rs

    Ele me causa ímpios 1000, mas daquele ímpio bom de sentir, se é que me entende... rs

    quero ir nesse shoooooowwww...

    ResponderExcluir
  7. vc admira a sua Laura, então...
    eu tb admiro ela, até demais... rs

    ResponderExcluir
  8. Flavíssimaaaaaa,vamos pra Brasília assistir Caê??? Dizem que ele receberá os que participavam do Obra, no camarim... lá lá ri lá lá...
    Salve, salve Rosana Tibúrcio.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu babo por conta da Laurinha, do jeito dela se comunicar e ser. Até me irrita, às vezes... rs

    ResponderExcluir
  10. Moçadinhaaa, olhem à direita: há um post novo do Genis... Vamos lá??? "Eu e shakespare"... humilde ele... hehehe

    ResponderExcluir
  11. Rosanita, belo texto. Admiro muito o Tony Ramos, pelos motivos que vc citou.Mas devo confessar que passei boa parte de minha vida tendo pensamentos quase impublicáveis com ele. URRRÚÚÚ!

    ResponderExcluir
  12. Quando entrei na universidade, tive que fazer o tal pedágio de trote. E quem me deu uns dinheiros num cruzamento? Tony Ramos. Quase pulei pra dentro do carro. Mas o bonitinho de nariz adunco estava com família no carro, então...

    ResponderExcluir
  13. a Zildinha anda tão 'confessionária' né... rs

    ResponderExcluir
  14. E alguém pode me explicar como que uma mocinha que tem Tony Ramos como tipo ideal, se casa com um loirão de olho azul? Só eu mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Flavinha, pode esquecer meu nome de guerra. hihi

    ResponderExcluir
  16. Rosanita, sei não, mas o Lugo não é presidente do Paraguai?

    ResponderExcluir
  17. Já passei no Entre Parenteses e deixei recadinho pro amigo nosso.

    ResponderExcluir
  18. ...donas-de-casa que só oferecem sobras das comidas para as ajudantes (isso de empregada doméstica comer por último, as sobras e frio, não desce na minha garganta; concordo "quase" plenamente com vc. Meu pai nos ensinou o seguinte: tratem a todos como seus iguais, pois não sabemos se um dia estaremos do lado de lá.

    ResponderExcluir
  19. Sei não se me fiz entender.

    ResponderExcluir
  20. Sim, Helô... minha revisora mais atenta, é do Paraguai. Obrigada de novo, vou retificar.
    E sempre que vir algo erradinho me conte que ficarei muiiiiiiiito grata.
    Uruguai, Paraguai... hehe
    tudo "quase" a mesma coisa. Maldade!!!

    ResponderExcluir
  21. Nada como uma p* gripe pra me deixar em casa e poder curtir bastantão o Guaraná. Viva os virus!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu também gripei, tá um porre aqui: olhos doem, não paro de espirar e daqui tiquim tem cliente pra atender.
    Helô, li e-mail, amei e respondo assim que cliente for embora. É que vou almoçar agora, antes dela chegar, ok?

    ResponderExcluir
  23. Amores, postei lá no blog de Tia Denise, nossa homenagem pra ela. Depois passem lá pra lerem, ok?
    beijos e obrigada a todos.

    ResponderExcluir
  24. Bom humor!
    É o que mais tento, minha gente!

    E esqueci de dizer da vergonha pelas pessoas que bebem muito, exageradamente. Até porque bêbado faz cada coisa...
    rs

    ResponderExcluir
  25. Que eu admiro os lacônicos todo mundo já sabe!

    Inclusive, eu adoro essa palavra: lacônico.

    ResponderExcluir
  26. A Laura vai ficar se achando!

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho vergonha das pessoas invejosas.

    (Tipo, eu diante desse texto. Não dá pra controlar a raiva! Ainda te dou um murro na cara, mainha!!!)

    ResponderExcluir
  28. Cheguei ..
    mortinha de sono, cansada, com dor nas pernas (de tanto andar), mas cheguei.
    Mamita, comprei nosso ingresso. Cê me admira né?
    hahahahah
    .
    Eu adoro o Tony.
    Adoro a Ivete.
    Adoro tudo.
    .

    ResponderExcluir
  29. mamãe anda dissertando pra todo mundo, ne?
    acho que a gente deveria limitar os caracteres. 140. sei lá.
    hahaha

    tô brincando, mamys.
    adorei o testículo e super concordo com você sobre esses aspectos de equilíbrio, bom humor e felicidade no amor.
    pena esse terceiro não depender só da gente ne?

    ResponderExcluir
  30. sobre caetano.
    acho que você deveria escrever um livro sobre ele ou para ele.
    você gosta, vai ser divertido e aposto que bom de ler.

    ResponderExcluir
  31. alguém aqui falou que me admira ou é impressão minha?

    opa..

    ResponderExcluir
  32. mamãe, você já sabe pronunciar o nome do novo cd do caê?

    ResponderExcluir
  33. aqui, como assim você curte o tipo do tony ramos, helo?
    ramos.. ramos.
    não, por favor.

    ResponderExcluir
  34. bêbados não me irritam.
    mas bêbados imbecis sim.
    tipo.. quase todos.

    ResponderExcluir
  35. opa.. alguém falou de mim de novo?


    [meus comentários são feitos a partir da leitura do post e depois da leitura dos comentários acima, se ainda houver alguma dúvida sobre isso. ahiuhsaiuash]

    ResponderExcluir
  36. Ainda te dou um murro na cara, mainha!!!

    ????????????????????????????????

    depois diz que ama, que admira, não sei o que..
    eu hein

    ResponderExcluir
  37. a letra da música tá errada.

    desculpa se eu leio enquanto ouço e sou sincera.

    ResponderExcluir
  38. A Laurinha é engraçada?!?!?!

    ResponderExcluir
  39. Laurinhaaaaa, eu copiei a letra do Obra em Progresso. Nem vou corrigir. Onde já se viu o Caetano cantar erradinho?

    ResponderExcluir
  40. Rosana, a conselheira rs24 de abril de 2009 às 10:54

    Será Paulinha posta hoje???
    Boa sexta pra todos!!
    Juízooooooo moçada.
    Usem camisinha!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi