quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Intimidade pode? Depende!!


Por Rosana Tibúrcio

Essa é uma história bem interessante de uma mulher que não levava uma vida fácil, mas tinha e tem humor suficiente para rir da própria desgraça. Baseada em fatos reais. Juro!!

Ela poderia se chamar Evita ou Maria (mas eu a chamarei de Ela), poderia ser qualquer nome que indicasse uma mulher bem feminina, de ancas largas, peitão, cintura fina, voz sensual, olhar sem-vergonha e, às vezes, maternal, extremamente maternal.

Nas décadas de 50, 60 e até um bom período da década de 70, do século passado, (é minhas gentes, século passado) havia por aqui, e em várias cidades interioranas, locais específicos que abrigavam as mulheres com a profissão mais antiga do mundo. Em Patos esse local situava-se próximo à minha casa. Para ser mais precisa, a Rua principal da Zona (assim denominavam esse “ponto”) ficava bem em frente ao portão da minha casa. “Rua Padre Brito”, comumente chamada: “Rua da Bola”. Que ironia!
Não podíamos jamais atravessar essa rua, nem olhar muito. Era difícil, pois ao sair de casa: de cara com a Rua da Bola. Fazer o quê?.
E não havia como escapar de “ver” amigos entrando por lá e, também, de conhecer uma ou outra habitante do local. E os filhos delas, caso tivessem.
Havia pensões principais, com as donas famosas que comandavam as mocinhas mais inexperientes. Numa dessas pensões morava-se Ela... que se tornou nossa amiga (dos meus pais, depois que ela abandonou a vida fácil, e nossa, bem mais cedo: criança quase sempre é despida de preconceitos). E éramos amigos dos filhos dela.
Quando os filhos atingiram a idade escolar, Ela, muito inteligente, comprou uma casa na Rua onde eu morava, para abrigá-los e protegê-los daquele ambiente nem sempre saudável. Contudo, à noite ia comandar o seu “negócio”. “O olho do dono é que engorda o gado”, afinal. E Ela precisava cuidar das “vaquinhas.” (hehe – não resisti).
Muitos anos depois, por volta de 94 ou 96, não me lembro bem, Ela esteve aqui na minha casa pra uma festa em família e me contou a seguinte história:

Rosana, eu perdi um marido rico por uma besteira, uma intimidade fora de hora.
Na minha pensão, freqüentava um sujeito que gostava de mim. Ele não aceitava nenhuma de minhas meninas. Tinha que ser comigo. Eu ia, claro.
Um dia, ele me convidou para fazer uma viagem à Araxá, pra irmos num hotel chique. Penso que ele queria saber como eu ia me comportar fora do meu ambiente. E fomos.
Tudo muito lindo, jantar numa mesa bacana, um quarto com cama bonita, penteadeira (isso era chique, viu minhas gentes?).
Jantamos uma comida diferente e meu estômago estranhou um pouco. Mas tudo bem. Fomos deitar – fuc fuc – dormir.
Eu estava agoniada, os gases se acumulando e ai, certa de que ele dormia o sono dos justos, levantei as pernas pra cima, abri as danadas e pummmmm. Alívio!
Senti uma mexida na cama que não podia ser só o efeito dos gases que eu havia soltado. Percebi que ele levantava. Tentei falar algo, me movimentar, mas ele apenas levantou a mão em minha direção, como se dissesse: 'fique quieta aí'. Foi para a janela e fumou o resto da noite, sem nada me dizer. Na manhã seguinte, falou apenas: 'arrume suas coisas'. Pegou o carro e veio o caminho todo sem falar comigo. Me deixou na pensão e... nunca mais voltou.


Enquanto Ela me contava a história, eu chorava de rir, porque Ela é muito espalhafatosa, engraçada. Mas depois me veio um sentimento meio que de dó e perguntei: “mas a Senhora (é, eu sempre a chamei de Senhora) não ficou triste, arrependida?” Ela disse: “na hora eu fiquei com vergonha, mas depois senti um certo alívio. Ele iria me tirar da Zona, me colocar numa casa só pra ele, mas longe da sociedade e por qualquer motivo, com certeza, me diria: “Mas eu te tirei da pensão.”
Por que eu me sujeitaria a isso? Um dia sairia da Zona, como sai, mas às minhas custas e sem ter que viver livre... numa prisão."

Uma linda quinta-feira, "guaranetes, visitetes e convidetes". Nas quintas, mesmo que tardiamente, há algo diferente no ar e hoje uma historinha que tanto pode ser engraçada ou reflexiva, dependendo do ângulo que você quiser ou puder perceber.

12 comentários:

  1. Amores de vida meu!
    Desculpem-me pelo atraso, uma correria de dá dó, juro!
    Ando tão relapsa que nem eu me reconheço.
    Há mudanças na Rosaninha, há mudanças... percebo. Nem sei se são tão boas...
    Mas amocês-do-mes-jeitim!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!

    Mais reflexiva que engraçada, eu diria!

    Eu tenho medo dessas intimidades.
    Mas acho que no fim foi melhor pra ela! Ia ter que viver devendo um favor por tal homem.

    Mainha, tem jeito de eu conhecer essa senhora quando voltar aí?

    ResponderExcluir
  3. Mainha, tentei responder sua mensagem, mas não tá indo!
    E eu juro que tô com créditos!
    hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosana, muito obrigada por visitar o blog, comecei ontem e descobri hoje como é que se adiciona as leituras que se gosta. As vezes me perco um pouco com esse mundo da net rs prefiro as vezes um bom papel e caneta rs mas estes não nos permitem essas aproximações agradáveis!
    Gente quanta gentileza e educação senhor do céu... por isso que amo MG...
    To rindo do texto, não sei se fiquei com dó rs ou o que. Tem intimidades que eu acho que são desnecessárias rs!
    Rafael é um amor desnaturado. Que vi so 3 vezes ma ja deu pra gostar um bocadão, nos conhemos de uma longaaaaaaaaaaa historia. (e Borda da Mata é a coisa mais linda si vivêeee) Saudade Rafaaaaaaaaaaaa.

    Beijos e volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  5. Filhote, sim tem como te levar pra conhecer a senhora. A história existiu, eu mudei umas coisinhas como o lugar onde ela foi (pois não me recordo se era em Araxá ou Serra Negra...) e o nome dela, achei melhor não dizer, assim, claramente.
    Darei um jeito de te levar lá... hehe
    Eu pensei: ele tá com celular em casa, mas nunca sem crédito... haha
    .
    Filhote, sua amiga Jéssica me encontrou no outras trilhas e eu dei um endereço no Guaraná pra ela te encontrar, viu? Adorei o blog dela...

    ResponderExcluir
  6. Jéssica, obrigada pela visita aqui. Espero que seja a primeira de muitas, viu?
    E você gosta da Borda? hahaha quero ver reação de Paulinha ao saber isso!
    beijosssss gerais.

    ResponderExcluir
  7. Onde andará minha filha?
    Onde andará Paulinha?

    ResponderExcluir
  8. olha eu estou muito irritado e vou soltar os cachorros aqui hoje (os cachorros dos outros, porque o meu de bravo não tem nada uehaeuaiheuiehaeuiaheauieah) e não é irritação com vocês guaranetes e sim comigo mesmo, porque no domingo eu parei e pensei ' vou beber guaraná com canudinho essa semana inteira ' e cadê o tempo meu Deus? Olha o dia que deu pra aparecer aqui pessoal? Eu fico extremamente irritado quando não consigo cumprir com aquilo que coloco na minha rotina, sim eu sou chato também, perceberam né? mas chegaaaaaaa que vocês nem merecem ler essas baboseiras...

    Li o post sobre a felicidade, vestígios do aniversário do Rafa ainda, muitoo bacana isso de dias felizes, tenho passado por dias assim também e faz um bemm!

    Li também o post da Marina sobre o ET uehaueheuah lembro que uma amiga minha comentou comigo e eu disse 'se passar no Jornal Nacional eu acredito' uehauehuaeha ai ai eu sei lá também o que faria se um desses aparecessem na minha frente, acho que convidaria para tomar um café e o ouvia falar do mundo de lá :P

    Li o post da Paulinha sobre as coisas que deveria fazer antes de morrer e o sorvete nossa, eu adoro muito sorvete, qualquer que seja hahahaha mas não queria morre tomando um e isso não entraria pra minha lista, sei lá a gente nunca sabe quando vai morrer!

    E sobre o da Rosana sei lá viu...falar como o Rafa, foi até melhor pra ela, acho que o senhor seria um calo no pé dela!!

    Chega, escrevi demais! hahaahah Um abraço afetuoso em cada um de vocês viu?

    Carinho imenso :*

    ResponderExcluir
  9. Só agora consegui aparecer ..
    hahah ... mas aqui estou.

    ... Mortinha, ... só um pedacinho de mim.
    ;
    ainda nem tomei banho .. ecaaa.
    será que esse senhor me abandonaria também? kkkkkk

    Nossa mãe, lembro demais dessa história. ...

    ... num guento mais não .. preciso dormir.
    e tomar banho.

    beijocas

    ResponderExcluir
  10. Gente!
    Que surpresa boa a Jéssica por aqui!!!
    Que saudade!

    E o comentário-redação do Thi, como ele mesmo disse, foi ótimo!
    hahaha

    Hum...
    Já disse que achei a escolha da música perfeita?

    ResponderExcluir
  11. Que delícia a "aparição" de Thiago. Fez um comentário geral, sem deixar nada de lado. Adorei.
    Sentimos sempre sua falta por aqui, quando não vem. Assim como sentimos a de Haline, Helô e Genis. (eu falo pelos demais, porque sou a mais veinha e sou MA-RA!!!).

    .
    A filhota desnaturada apareceu... uhhhhhh Acabei de falar com ela. Eu admiro ela, gosto dela, vou na casa dela - quer dizer, eu tõ na nossa casa... búúúúú!!!

    Filhote, também só pensei nessa música e queria com a Gal. Eu gosto de Luiza Possi, mas nesta canção, nao tem pra ninguém...

    Beijos e linda sexta-feira para todos.

    ResponderExcluir
  12. haha, eu sou doida, fico ajustando o texto até um dia depois do post. É que escrevi na hora e tinha (deve ainda ter) porrada de errinhos.
    beijosssssssss de novo... fui!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi