quinta-feira, 14 de novembro de 2013

De cores e sentimentos

Tema: cores
Por: Rosana Tibúrcio

Minhas reflexões são brancas, pois suavizam alguns sentimentos que, de tão tão... podem - não sei como, por favor, não sei - tornarem-se negros. E negro é o fundo do poço. Dá para ver daqui, mesmo não estando lá.

Fico verde de raiva quando alguém resolve dar palpite em minha vida; pensar que quero discutir determinado assunto; chegar atrasado num compromisso; esquecer ou deixar de me pagar.

Bege fico quando vejo uma cena que considero esquisita, incompreensível, como mulheres se pegando com desconhecidos; homens traindo sem razão; homens e mulheres dando rasteiras em seus pares. Não só amorosas, não só sexuais, rasteira apenas. Meu bege é direcionado ao que o outro vive e que não concordo muito; é meio irmão do verde que reflete mais em mim, se é que me entendem.

Amarela eu fico quando sinto vergonha e é uma das cores que mais odeio viver. Vergonha é entrave na minha vida, assim como é o medo vestido de roxo e a desconfiança cinza. Pintaria as prisões de amarelo, roxo e cinza, pois vergonha, desconfiança e medo são como cativeiros e não me cativam em nada. 

O que me cativa é o afeto, a amizade, a ternura... que são pintados de rosa e azul clarinho; dos clarinhos que dá vontade de comer, meio que um algodão-doce de duas cores.

Do azul mais forte e brilhante minha "inveja boa" é pintada... aquilo que não é bem inveja, mas que não sei qual nome dar, pois é algo que quero também, mas sem tomar do outro. O azul forte e brilhante é sentimento de vontade de possuir, é cor que sugere luta, sentimento não de todo ruim, mesmo sem nome definido.

Agora o que tem nome mesmo é a paixão vermelha que tenho pelo vermelho. Vermelho é a cor do meu signo; da minha preferência; das minhas vontades; do sangue que corre nas veias e que me faz apontar o que gosto ou não, sem nenhuma indecisão. Vermelho é definitivo. É certeza que nele estavam as rosas mais belas que ganhei na vida; o vestido mais bonito que tive; os esmaltes que jamais gostaria de deixar de usar; o meu lado piriguete e feliz; as minhas melhores lembranças e o que ainda vou construir.

Vermelha sou eu... e desculpem-me pela ousadia, mas sou tudo isso aí... porque prefiro e tento sempre me lembrar uma pessoa vermelha de paixão: por qualquer coisa, por quaisquer gentes, mas que sei, exatamente, quem e o que são.


Uma linda quinta-feira para todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há cores e sentimentos definidos, quiçá definitivos.


 

9 comentários:

  1. "vergonha, desconfiança e medo são como cativeiros e não me cativam em nada."

    Rosana,2013

    ResponderExcluir
  2. Do azul mais forte e brilhante minha "inveja boa" é pintada... aquilo que não é bem inveja, mas que não sei qual nome dar, pois é algo que quero também, mas sem tomar do outro.

    Eu dei nome a esse sentimento:poliveja!Até escrevi sobre em meu blog

    ResponderExcluir
  3. Um painel de cores formando a mais bela pintura: Rosaninha!


    Belo texto!

    ResponderExcluir
  4. Já disse que acho incrível esse jeito da sra falar de vc mesma, de se conhecer e saber exatamente o que admira e o que detesta?

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeito porque tb amo vermelho. Logo, amo a sra!
    rs

    ResponderExcluir
  6. categorizar sentimento com cor é muito marina e/ou rafa.

    agora vocês sabem de onde vieram, meninos.

    ResponderExcluir
  7. acho que eu usaria quase tudo assim, exceto:
    reflexoes - colorido (bagunça, né?
    raiva - roxo
    doente - verde.

    é isso.
    um abraço.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi