quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O mistério da cebolinha

Tema: o melhor tempero
Por Vanderley José Pereira


    A cebolinha, muitas vezes, serve de elo entre as pessoas. Quantas vezes vi uma ou outra mulher – em suma senhoras com aspecto de avós, quando muito de mães,– pedindo à vizinha umas mudinhas de cebola.  Aquele momento era tenso, dele dependia o futuro da relação das partes envolvidas. Sempre terminava com a doação, pois ao ofertar as mudas parecia que ali ambas tinham selado a amizade, afinal, a partir daquele momento haveria trocas de gentilezas, uma vasilha de pão de queijo para lá, outra com doce de leite para cá – a vasilha nunca poderia ser devolvida vazia.

Cebolinha feia
   O plantio da cebolinha em si é cercado de mistério. Prepara-se o solo, sempre com esterco de galinha – o melhor –, e com o dedo faz-se o orifício que receberá as plantinhas, no geral – de acordo com minha mãe que me ensinou a arte deste plantio – é necessário colocar de duas a três mudinhas, não mais que isso.  Um atributo é importante para o sucesso do plantio: ter a mão boa.  Ainda assim a minha maior dúvida sobre a cebolinha é por que sempre tem de se plantar em latas ou baldes, independente da quantidade de espaço que se tem no quintal? Durante muito tempo pensei que era devido o espaço ser divido com os animais de estimação, para que os mesmos não brincassem com a plantinha ou para não fazerem uma “adubação direta”. Mais tarde reparei que até mesmo quando se tem espaço, como é o caso de quem mora no campo, o plantio é feito do mesmo modo, obedecendo a tradição. Então, a resposta para essa questão eu não sei. O que sei é que a cebolinha na sua lata é a prova de que aquela casa perdeu o status de abrigo para, de fato, se tornar um lar, e isso é notório quando uma “menina-mulher” se casa, pois logo começa a disputa entre as madrinhas, mãe e sogra para definirem quem dará a lata de cebola para ela, como se a felicidade dependesse unicamente daquela lata de cebolinha.

   Freud não sabe, mas a cebolinha tem poder curativo para os males da alma. Não, ela não é fitoterápica, na verdade pode até ser, mas estou falando de outra aplicação. Ela tem o dom de fazer as pessoas dialogarem. Explico: quando alguém, que já  possui sua lata de cebolinha, vai até outrem pedir umas folhinhas para temperar o almoço, esse alguém está precisando abrir o coração e assim o faz. Quando alguém vai almoçar na casa de outrem e esse alguém pede para apanhar o tempero, esse alguém esta dizendo “você é bem-vindo, fique à vontade”. 

   Muito provavelmente todos os mistérios que envolvem a cebolinha ainda ficarão sem ser desvendados por muito tempo. Por via das dúvidas, não custa seguir a tradição, então tenha sua lata de cebolinha, que por sinal é o melhor tempero para a vida.



______________________
Boa quarta a todos e um beijo temperado com um toque de Limão Galego!!!

19 comentários:

  1. O título ficou parecendo caso do linha direta!!!!

    ResponderExcluir
  2. e nao encontrei uma foto de cebolinha na lata , então foi a cebolinha feia...

    ResponderExcluir
  3. Gente eu adoro cebolinha e nao tenho aqui, e não me mande comprar ela desidratada que eu nao gosto.. e a cebolinha in natura tá muito caro... convoco um cpi para apurar o aumento abusivo da cebolinha

    ResponderExcluir
  4. só porque não gosto desse tempeIro, Limão me escolhe ele.
    poxa Limão e eu... gostava tanto de você ê

    ResponderExcluir

  5. acho lindo esses costumes, as tradições, quaisquer que sejam.
    sinto falta de que na minha família/criação, não tenha tido algo assim.
    [mentira, nem sinto falta hahaha - apenas gostaria de ter]

    ResponderExcluir
  6. prometo fazer essa cronica novamente sem a cebolinha para você se deliciar, ou melhor vou fazer com e sem cebolinha para agradar a todos.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de cebolinha. E Limão... você não vai gostar, mas sabia que eu não gosto de cebolinha plantada em lata, vasilha, sascoisa? Gosto dela plantada no chão.

    Eu tinha tanto aqui em casa.
    Cebolinha precisa de arte, não só plantar como você diz, mas também para apanhar do pé. Tem gente que nunca aprende.

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu não sabia dessa história não!

    ResponderExcluir
  9. Amanhã vou conferir se minha mãe tem ali fora uma lata... rs

    ResponderExcluir
  10. E amo cebolinha! Minha mãe coloca em cima do arroz todos os dias. Quando vejo que sobrou um pouquinho, coloco tudo no meu prato!

    ResponderExcluir
  11. eu amo cebolinha.... se deixar eu faço até salada apenas de cebolinha... e rafa confere ai se sua mãe tem a lata.

    ResponderExcluir
  12. a lata de cebola da minha mãe e uma obra de arte: ela usa em vez de lata um cacho de cobre velho e cercou ele todo com bambú para aumentar a area de plantio, um trabalho artesanal lindo

    ResponderExcluir
  13. correção, mesmo achando que ninguém vai ler: onde digo um cacho, na verdade , eu quis dizer um tacho velho de cobre e ela fez um cerca nela inteiro de bambú...

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi