sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Onipotente, onipresente, onisciente

Tema: A maior dúvida da minha vida
Por Taffa

Conheço algumas pessoas que são fanáticas por seus ídolos religiosos, daquele tipo que briga e xinga com qualquer um que fizer um comentário ofensivo à honra de tal divindade. Acho isso meio estranho porque, bem, a maioria das pessoas que se comporta desse jeito normalmente se fecha a qualquer outro tipo de comentário, senão os de amor incondicional pelo ser idolatrado, e isso, aos olhos dos outros, sempre se mostra muito mais ridículo do que era pra ser.

É verdade que tive uma época um tanto cética – algo que não escondo de ninguém –, mas me lembro que mesmo naquele momento de “anarquia e revolta” eu não focava toda a minha idolatria numa única entidade, considerando-a como insubstituível e indispensável à minha vida, mas, mesmo assim, não fazia questão de ofendê-la. Hoje percebo que devemos ser pessoas em constante transformação, abertas para os pontos de vista de outras pessoas e dispostas a analisar e questionar quando assim for cabível. Infelizmente, o que vejo atualmente é apenas uma multidão de gente crendo em convicções impostas por outras pessoas por meio de coerções descaradas, uma série de falsas e desmedidas idolatrias que somente causam prejuízos à mente e aos bolsos das pessoas, visivelmente transformadas numa nação de zumbis que nada faz senão seguir o passo dos milhares de semelhantes à sua volta.

Isso é algo que me deprime, que faz com que eu me questione se realmente vale a pena pensar fora do contexto que é imposto e enxergar a realidade por trás daquilo. Nós somos, antes de tudo, seres que precisam de fé, é verdade, mas, o que devemos fazer quando vemos abalada a crença em nós mesmos? Desistir de fato daquilo ou colocar nas mãos de algo, ou alguém, acima de nós? Bem, a existência de alguém que nos oriente e que seja o responsável pela vida de tudo o que é conhecido é um assunto que desde sempre me fascinou. Seja Deus, Rá, Buda, Shiva, Gaia ou Zeus, com toda consideração e estima, eu o respeito, mas, sinceramente, ainda não sei se acredito. Essa é, indiscutivelmente, a maior dúvida da minha vida.

21 comentários:

  1. eu sei que o assunto é cansativo, mas já que é pra falar de uma grande dúvida da vida, taí a minha.

    ResponderExcluir
  2. Você abordou algo complexo. DEUS: para alguns a maior certeza de todas; para outras uma eterna dúvida. Para mim...não sei o que dizer. Sou meio contraditório em relação a deus, mas nao quanto a fé. Fé eu tenho, e como tenho, mas não em divindade. Assim para concluir,acho, e creio, que até o desejo do bem querer de um amigo é algo que proporciona que as forças do universo conspirem ao seu favor...tenho fé... e, retomando, Deus está nas atitudes. Vejo Deus, nas horas em que vejo pessoas fazendo o bem... por isso tenho fé, tenho fé nas pessoas q podem ser os DEUSES

    ResponderExcluir
  3. Rosana minha querida, suas orações demostram o que é ter fé por essência. E suas orações para mim demostra o que julgo ser deus, ou seja desejar o bem, sem querer, contudo, algo em troca...

    Para as duas vertentes voce serve de exemplo...

    ResponderExcluir
  4. acho que vi um edição em relação ao post original ou foi impressão ?

    ResponderExcluir
  5. Taffa, ailoviu. Assim que eu voltar no micro venho te ler.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo texto. Essa forma de duvidar com esse respeito me fascina muito mais do que os que são fanáticos.

    ResponderExcluir
  7. Detesto qualquer tipo de fanatismo, incluindo o de quem não crê em Deus ou algo parecido.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre acreditei que quem acredita de verdade ou desacredita de verdade não precisa apregoar - a deus dará - essa crença.

    Aliás, já falamos sobre isso uma vez, não foi, Taffa??

    Lindo de vida meu.

    ResponderExcluir
  9. Taffa, eu acredito em você e no Limão que cuidaram de minha pititinha nas berlandia.

    E cuidarão!!

    ResponderExcluir
  10. eu não tenho creeenças tórridas, costumese religiosos e, até o presente momento, não me vi sentindo falta disso, não.

    ResponderExcluir
  11. confesso que, como em vários outros aspectos da vida, eu gostaria, sim, de ter uma opinião, uma certeza e manter isso, cuidar, essas coisas.
    acho bonito, até.. quando não exagerados, claro.

    ResponderExcluir
  12. sobre exageros e defesas imensas, vocês já devem saber minha opinião né: num guento.

    ResponderExcluir
  13. [lindos, eu vou agradecer muito ainda. sobre uberlandia.]

    ResponderExcluir
  14. Tudo muito bem abordado, seu Brant.
    Ainda nesse fim de semana falei sobre isso com uma amiga.

    ResponderExcluir
  15. E lembrei da minha professora de canto, super evangélica, que me disse assim outro dia: _ A gente não pode dizer amém pra tudo o que o pastor diz! Deus deu inteligência pra gente pensar, questionar!

    Adorei a postura dela.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi