Tema: nada x nada = tudo (Laurinha)
Por: Rosana Tibúrcio
0 ano – 1989 – o ano das grandes revoluções comportamentais. Nasce, no dia 18 de maio, às 17h45min a pessoa Laura Silva Reis. Trouxe com ela inovações que mudaria a vida de muito brasileiro, inclusive a minha, pois nesse mesmo ano, no tempo em que ela tinha cinco meses foi sancionada, no Brasil, a lei do divórcio. A partir daí, moçadinha. Casou e não gostou? Divórcio!!
Em 1989 muita coisa interessante aconteceu, além do nascimento de Laurinha, a Xuxa, por exemplo, começou a namorar o Airton Senna (oia só...).
1 – Em 1990, no dia que Laurinha fez um ano aconteceu não só uma festinha bacana aqui em casa, As duas Alemanhas unificaram suas moedas. Afinal, o muro não mais existia, pra quê uma diferença tão acentuada, né minhas gentes?
2 – Com dois anos, Laurinha pensou nesse 1991: isso de unificar algo lá noutros países é bonito, mas eu quero mais, quero algo pra o meu País, e foi então que ela mandou energias positivas e, pimba: eis que houve o 1º encontro de integração Paraguai e Paraná – aconteceu lá em Cascavel, que é pra acabar com isso de que nome de cobra, cobra é.
3 – Infelizmente tem sempre um espírito de porco pra emporcalhar tudo. Também, a Laurinha mais queria era brincar na casinha de bonecas e não cuidou bem da paz mundial. Aí, em 18 de maio de 1992, o governo da Tailândia, sem saco pra tanto protesto, matou cem. Que venha o próximo ano.
4 – Num falei? Laura não brinca em serviço. Mesmo só com quatro aninhos, cuidou de mandar boas energias pra quem sabe o que faz e, em 18 de maio de 1993, foi fundada a Agência de Notícias do Direito da Infância (
ANDI) – ba-ca-na!!
5 – O negócio é assim com a pessoa Laura, não cuida bem do que é preciso, ela manda prender, deter e blablabláss – tome ex-presidente da Venezuela, Carlos Andrés Pérez “teje preso”.
6 – Vamos dar outro tempo na violência. Ela, agora com seis anos, em pleno 1995, já é bem uma boa hora de fundar a Fraternidade Espírita dos Irmãos de Cascais – cais cais cais cais
7 – A pessoinha ia crescendo o babado era analisar bem como gastar o dinheiro apurado com as vendas dos presentes que recebeu no dia. O índice da caderneta de poupança a 1,1199, que vocês acham que fizemos?
8 – Em 1997, Laurinha com oito anos, rindo da vida, na boa nem aí pro terremoto que aconteceu no Irã e matou 2.400 pessoas; nem foi no dia do aniversário dela, foi dia 10, mas o clima no mundo ficou estranho; e ela? Queria só destruir os brigadeiros da festinha. Ué!!
9 – A tecnologia em 1998 avançando cada dia mais, Bill Gates se achando o rei da cocada preta e, pimba: o departamento de justiça americano abriu um processo contra a Microsoft. Bem feito!!
10 – Dez anos é uma idade em que as meninas começam a se achar. Começam a sonhar em ser, um dia, protagonista de uma história qualquer. Porém, tadinha dela, quem podia fazer com que sua vida virasse novela da Globo morreu, exatamente, no dia 18 de maio de 1999: Dias Gomes; que Deus o tenha... rs
11 – O ano de 2000 foi um ano importante na defesa da criança e do adolescente. Exatamente no dia do aniversário da pititinha foi instituído no Brasil, pela Lei n. 9.970/00, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (esse assunto é muito sério, mas é papo pra um outro post).
12 – Em 2001, no dia 18 de maio, pra quem gosta de gato e cães e mora em São Paulo (alô Jéssssssssss), foi um marco: instituição da lei 13.131, que disciplina a criação, propriedade, posse e guarda de cães e gatos (au au miau miau).
13 – Uma pena Laurinha ter só treze anos, dizem que treze dá azar e tal, será? Mas... pensando bem, se ela tivesse tido mais sorte, neste dia, poderia ter participado do 5º encontro de astronomia amadora que aconteceu no Rio de Janeiro. Afinal, Laurinha é uma estrela e gosta bastante de céu, lua (tá, foi podre...rs).
14 – No dia 18 de maio de 2003, foi o encerramento do Fórum Social de Saúde Mental que aconteceu lá em Brasília, moçadinha (loucura, loucura, loucura...) http://www.inverso.org.br/index.php/content/view/7066.html
15 – Genteeeeee, que idade bonita é essa, fala sério. Tudo tão romântico, né mesmo? Nada como um meteoróide cruzando aos céus, né? Pena que foi lá em Santa Catarina, nem uma fotinho pôde ser feita por aqui.
16 – Dia de vitória: Cruzeiro vence de 5 a 0 o Baraúnas... Porra, mas que time é esse???
17 – Em 2006, no dia 18, a Rede Record e a Bandeirantes tomaram no fiofó, onde já se viu veicular falsas gravações de facções criminosas. Pô, não sabem viver a vida?? (tá, num colou bem o finalzinho aí, mas gente, dê um desconto, vida de pesquisadora é sofrida).
18 – Laurinha faz 18 anos, bo-ni-to. Menoridade? Adeus!!! O negócio é ter responsabilidade, andar na linha e ficar de boa com todo mundo, não ficar fazendo baderna só porque ficou “de maior” (quase vomito quando ouço "de maior", juro, mas isso é papo pra outro post). Mas aí, nem todo mundo com mais de 18 fica de boa. Kasparov em vez de ficar só na dele, jogando xadrez, pegando rainha e rei, não... resolve tumultuar, se junta com mais duzentas pessoas e faz um protesto contra o Kremlin. “tejem presos” falaram pro grupinho.
19 – Uffaaa, já estamos em 2008, um ano de aniversário no domingo, gente chegando, gente saindo e Laurinha perdeu algo histórico: o 1000º programa do Faustão. Rede Globoooo, rola um “devedezinho” pra ela??
20 – Ter vinte anos seria só bacana, caso Wayse Allwine não tivesse morrido. Quem é Wayse? Crianças incultas... ele era o dublador do Mickey. E agora Walt Disney? Ah, o Walt também já se foi, né? Agora vão ficar os dois lá... batendo um papo sobre textos, vozes e queijos... (tenderam? queijo, rato...).
21 – Eis que chega 2010 e pessoa Laura Silva Reis, "twitteiristicamente" intitulada, laureis faz seus 21 aninhos. Coisa mais cuti cuti. O que aconteceu hoje? A história dirá, aguardem!!!
Então é isso, minhas gentes, um feliz aniversário pra nossa caçulinha e que sua vida seja, cada dia mais, repleta de histórias boas pra contar. Porque faaaalaaaa sério, a dela é bem melhor que essa que eu contei procês. Mas eu me esforcei, juro!
A maioria dos dados, peguei daqui.