terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Super João Doce

Tema: Criando um super-herói
Por Rafael Freitas


Conheci o super-herói há um mês, na festa de aniversário dos meus sobrinhos.
 

Usava um macacão vermelho com bolas brancas e babados brancos debruados com fita de cetim, um gorro com uma peruca de fios de lã amarela e vermelha e botinas marrons. O rosto fora pintado nas bochechas, queixo, nariz e sobrancelhas com tinta vermelha, azul e branca.
 

Era o Palhaço João Doce chegando para animar a criançada. Que ficou só um pouquinho, tirou fotos e voltou a brincar lá dentro com os brinquedos novos. As piadas do palhaço acabaram ficando para os adultos. Piadas adultas, inclusive.
 

Enquanto fazia suas piadas, fui pescando algumas informações. Eu o conhecia apenas como o Seu João Doce caminhoneiro da empresa onde meu irmão trabalha. Descobri que ele carrega sua fantasia de palhaço “na boleia do caminhão”, como ele mesmo diz, e que sempre se veste e vai brincar com as pessoas na feira, nas filas enquanto espera seu carregamento, em qualquer cidade. Até seu caminhão traz, pintada na traseira, a sua identificação: Palhaço João Doce.

Comecei a me inquietar. Quanta disponibilidade, gente. Disponibilidade para levar alegria para qualquer pessoa, sem ter hora marcada ou alguma necessidade. E aumentou quando, ao se despedir, parou em frente à minha tia, que perdeu o filho num acidente de caminhão recente, e disse algo parecido com isto: "O que a senhora está passando não é fácil. O Leandro era um menino muito bom. Mas Deus não dá uma cruz que a gente não possa carregar".

Eu estava do lado. Falou baixinho, nem todos os convidados ouviram. Eu sim, e com os olhos marejados.

Aí fica a pergunta: nessa correria que anda a nossa vida, quem arruma um tempinho para levar um pouco de alegria, para sair do comodismo e olhar para o outro? A disponibilidade desse palhaço não será um exemplo de que é possível?

Não precisa muito: podemos começar com tolerância, educação, uma palavra de apoio. Exercícios diários. Não é para imitar o doce do Seu João. É só para descobrirmos quais são os nossos super poderes. Nada utópico: o que esse Super Palhaço faz é real!

Aí haverá uma Liga da Justiça que não está no gibi. Está na vida.

6 comentários:

  1. Boa noite, meus queridos!

    Desculpem se fugi um pouco do tema, mas desde que isso aconteceu que eu queria partilhar com vcs...

    ResponderExcluir
  2. E pela milésima vez, desculpem pelo sumiço... rs

    ResponderExcluir
  3. gostei

    Limão no celular e sem sono

    ResponderExcluir
  4. Agora entendo pq vc tem essa loucura por palhaços, Rafa.

    Os que aparecem na sua vida são todos memoráveis e cativantes.

    ResponderExcluir
  5. quando acontece alguma situação ruim assim, com alguém próximo, a gente nunca sabe como agir né? no fim das contas é tão fácil..

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi