Tema: O gás do guaraná
Por Taffa
Lindeza. |
Oi pessoas, tudo bem? Hoje eu vim aqui falar sobre o gás do guaraná, mas, não somente, resolvi abordar também todo o seu processo de fabricação. Normalmente, o guaraná é feito ao se misturar água, gás carbônico e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto específico à bebida. Essas três coisas não são combinadas de uma vez, mas, primeiramente são juntadas a água e o gás em um aparelho chamado carbonizador. Quando esses dois ingredientes se misturam, a água dissolve o CO2 e dá origem ao ácido carbônico, que tem forma líquida. Então, acrescenta-se o xarope e o último passo é inserir uma dose extra de CO2 dentro da embalagem para aumentar a pressão interna e conservar a bebida.
Fácil, né? Só que você já deve ter percebido que, quando a garrafa está fechada, a mistura apresenta um aspecto de líquido homogêneo e sem bolhinhas de gás, mas tudo muda quando se abre a tampa: primeiro é possível ouvir aquele característico “tsssssssssss” – que é o barulho do CO2 extra escapando – e depois começam a aparecer as tais bolhinhas. Isso acontece porque a pressão no guaraná diminui e, lentamente, o ácido carbônico começa a se transformar novamente em gás e a escapar do líquido, na forma de bolhas.
Muito simples, eu diria. Mas e então, aprenderam? Agora todos vocês sabem como funciona o processo de se fazer guaraná e como exatamente é colocado seu gás. Um beijo para quem achou que este seria mais um post fazendo elogios, falando sobre assiduidade e rasgando seda de todos os integrantes do blog. Isso não é muito a minha cara, então prefiro falar sobre processos químicos e esclarecimentos cheios de conhecimento inútil. Fui!
Taffa no texto vc diz "misturar alguns tipo de xarope", mas não seria obrigatoriamente um xarope, o de guaraná....os de outros sabores, não dariam origem a outroas tipos de refrigerante... ahhhhhhhhhh, pegadinha do malandro
ResponderExcluirmas tem "refrigerecos" misturados de quinta. tipo o dolly, que tem dolly guaraná de limão.
ResponderExcluirrun!
muito amor por gente que faz essas coisas SURPREENDENTES
ResponderExcluirVivendo e aprendendo, não é mesmo minha gente?!
ResponderExcluirPoxa, não comentei o post do Taffa? Como assim??
ResponderExcluirOlha, isso foi uma pesquisa intensa, não é mesmo minhas gentes?
ResponderExcluirO Rapaz ta ficando tecnico-cientifico e largando o Cronista-poeta de lado..
ResponderExcluirquando leio xarope, entendo: chato!!! E vocês??
ResponderExcluirAhhhh, eu quero elogio... hahahahaha
ResponderExcluir