sexta-feira, 24 de maio de 2013

Facinho, facinho

Tema: O gás do guaraná
Por Taffa
Lindeza.

Oi pessoas, tudo bem? Hoje eu vim aqui falar sobre o gás do guaraná, mas, não somente, resolvi abordar também todo o seu processo de fabricação. Normalmente, o guaraná é feito ao se misturar água, gás carbônico e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto específico à bebida. Essas três coisas não são combinadas de uma vez, mas, primeiramente são juntadas a água e o gás em um aparelho chamado carbonizador. Quando esses dois ingredientes se misturam, a água dissolve o CO2 e dá origem ao ácido carbônico, que tem forma líquida. Então, acrescenta-se o xarope e o último passo é inserir uma dose extra de CO2 dentro da embalagem para aumentar a pressão interna e conservar a bebida.

Fácil, né? Só que você já deve ter percebido que, quando a garrafa está fechada, a mistura apresenta um aspecto de líquido homogêneo e sem bolhinhas de gás, mas tudo muda quando se abre a tampa: primeiro é possível ouvir aquele característico “tsssssssssss” – que é o barulho do CO2 extra escapando – e depois começam a aparecer as tais bolhinhas. Isso acontece porque a pressão no guaraná diminui e, lentamente, o ácido carbônico começa a se transformar novamente em gás e a escapar do líquido, na forma de bolhas.

Muito simples, eu diria. Mas e então, aprenderam? Agora todos vocês sabem como funciona o processo de se fazer guaraná e como exatamente é colocado seu gás.  Um beijo para quem achou que este seria mais um post fazendo elogios, falando sobre assiduidade e rasgando seda de todos os integrantes do blog. Isso não é muito a minha cara, então prefiro falar sobre processos químicos e esclarecimentos cheios de conhecimento inútil. Fui!

9 comentários:

  1. Taffa no texto vc diz "misturar alguns tipo de xarope", mas não seria obrigatoriamente um xarope, o de guaraná....os de outros sabores, não dariam origem a outroas tipos de refrigerante... ahhhhhhhhhh, pegadinha do malandro

    ResponderExcluir
  2. mas tem "refrigerecos" misturados de quinta. tipo o dolly, que tem dolly guaraná de limão.

    run!

    ResponderExcluir
  3. muito amor por gente que faz essas coisas SURPREENDENTES

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e aprendendo, não é mesmo minha gente?!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, não comentei o post do Taffa? Como assim??

    ResponderExcluir
  6. Olha, isso foi uma pesquisa intensa, não é mesmo minhas gentes?

    ResponderExcluir
  7. O Rapaz ta ficando tecnico-cientifico e largando o Cronista-poeta de lado..

    ResponderExcluir
  8. quando leio xarope, entendo: chato!!! E vocês??

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi