quinta-feira, 21 de março de 2013

Carta para uma vizinha

Tema: livre
Por: Rosana Tibúrcio


Olá Cleuza, tudo bem?

Eu não sei se esse é o seu nome, nunca perguntei. Também você nunca perguntou o meu, mas você tem cara de Cleuza. Daquelas Cleuzas que, na maioria das vezes, as pessoas tratam por Creusa porque você é esquisita demais.

Agora mesmo, assim que eu abri essa página em branco você passou correndo, pela calçada de lá. Eu levei um susto da peste. Porque havia decidido, há poucos instantes, que eu queria falar com você, com os seus shorts feios, seu rabo de cavalo e sua cara. Mas você passou correndo de calças compridas. Que susto! Que sinal foi esse? Logo você que anda sempre de short e acha que tá bonita.

Mas olha... estou com você engasgada "na goela" desde aquele dia quando eu estava conversando com a outra vizinha, essa é uma querida, e você parou na nossa frente e, do nada, quis dominar a conversa. E dominou.

Você afirmou que o ladrão que entrou na sua casa furtou mais coisas do que aquele que entrou aqui na minha; que tem agilidade demais e em um segundo chega ali no UNIPAM; que sabe muito bem português apesar de que “fazem quinze anos que eu formei no 2º grau”; que que que...

Você disse depois que soube - apontando pra mim - “que eu tenho uma vizinha que orienta alunos e minha filha precisa de orientação para resolver alguns exercícios de Matemática, porque em equação de 2º grau eu não sou muito boa.”

Depois de falar por quase uma hora direto, sem respirar – não posso esquecer que o assunto "orientação" foi o primeiro assunto abordado quando você interrompeu meu papo com a outra vizinha - você me deixou dizer que eu orientava alunos de faculdade e que “fazia mais de dez anos que eu estava nessa”.

De lá pra cá você sempre passa na minha calçada com aqueles shorts feios, rabo de cavalo mais feio ainda, quase correndo pra mostrar agilidade, e vira a cara pro lado de lá.

Olha que já tentei fazer vários sinais para te cumprimentar, sabe? Para cumprimentar, saber o seu nome e, o que é mais importante, para te dizer que achei tudo aquilo que nos falou naquele dia, muito, mas muito chato. 

Mas o que está me corroendo desde então foi o fato de saber que você limpa muito bem um fogão. Que o seu fogão é um brilho. Eu odeio limpar fogão. Eu não sei limpar fogão, entende? Achei muito desaforo...

Minha intenção é conversar com você e propor uma permuta, queridinha: aprendo equação de 2º grau e tudo que for merda de Matemática, para ensinar à sua filha, e, em troca, você usa sua língua e deixa meu fogão um brinco. Topa a troca? 

Aguardo retorno. 

Sua vizinha querida
Rosana (a de nome lindo)


Uma linda quinta-feira para todos vocês minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma leve irritação de minha parte para com aqueles e aquelas que conseguem deixar um fogão brilhando, brilhando. Acho indigno para comigo!!!

19 comentários:

  1. Rindo muito aqui. Texto gostoso de ler e, quer saber, consegui sentir sua raiva de quem limpa muito bem um fogão.
    Eu SE diverti com você.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o detalhe de limpar o fogão com a língua.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o detalhe de limpar o fogão com a língua.²


    vai ficar brilhandooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. mas não foi assim que te eduquei.
    era pra você ser educada cus vizim

    ResponderExcluir
  5. e, ou.. as muié que vieram aqui e são careiras e 'profissionais' deixam o fogão impecável, ou. quase compensa.
    tipo até as bordinhas do lugar de acender as bocas foram limpos..

    ResponderExcluir
  6. Eu contei o que me assustou gente? Juro, isso que eu falei da mulher na calçada lá da Adélia, correndo de calças comprida é a mais pura verdade. Tomei um susto grande. E ri.

    às vezes eu tenho medo de mim quessas coisa

    ResponderExcluir
  7. Eu quero alguém que sabe limpar fogão. Não quero limpar. Odeio.

    ResponderExcluir
  8. "Eu não sei se esse é o seu nome, nunca perguntei. Também você nunca perguntou o meu, mas você tem cara de Cleuza."

    Só eu achei essa parte ótima???

    ResponderExcluir
  9. Quantos anos ela tem mais ou menos, mainha?

    ResponderExcluir
  10. Só pra imaginar melhor a cena da pessoa correndo com short feio e rabo de cavalo feio. rs

    ResponderExcluir
  11. Filhote, ela deve ter de 35 a 42 mais ou menos, corpinho de vinte e poucos... porque é magrinha, mas é corpo feio, não tem pernão... é feia.

    cara de cu!!

    ResponderExcluir
  12. Minhas gentes, Aninha e eu estaremos ausente por alguns dias. Sintam nossa falta. Comecem a chorar.
    buááááá

    ResponderExcluir
  13. como assim????? Ausentes de patos somente, neh??????

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi