Tema: Livre / Tragédia em Santa Maria
Por Vanderley José Pereira
Santa Maria, mãe que viu seu filho morrer sob o flagelo da crueldade humana; mãe que chorou sobre o sangue inocente de seu filho, compadeceu-se sobre seus filhos que de modo similar perderam suas vidas na cidade que leva seu nome. Naquele domingo, 27 de janeiro, o dia amanheceu diferente. Uma aura sombria pairava: o céu estava encoberto por um manto preto, um luto; a chuva fina e gélida parecia feita de lágrimas; o ar estava pesado, quase que intoxicante.
Na madrugada de sábado para domingo em Santa Maria, RS, jovens – planos inacabados de pais amorosos, futuros de uma nação que hoje chora: vidas perdidas sem um porquê –, saíram buscando diversão, entretenimento e esquecer problemas. Ironia ou não, foram para a “Kiss”, sem, contudo, dar o último Kiss em seus pais. Lá, em meio às risadas, bebidas, beijos e músicas a fatalidade ocorreu. Diz a crendice popular que quando a morte esta por vir, vê-se uma luz. E, neste caso não foi diferente, viu-se a luz, o grande momento da noite, o mais aguardado. As luzes foram advindas de sinalizadores que por um infortúnio propiciaram faíscas causando um imenso incêndio. Jovens morreram! Jovens foram pisoteados, intoxicados e queimados. A fumaça preta ao atingir o céu o encobriu de luto.
Mais uma vez, a história se repete, Santa Maria chora por seus filhos inocentes que perderam suas vidas por imprudência, ganância... Quantas e quantas vidas perdidas, quantas e quantas histórias inacabadas. Quantos mais serão necessários para aprendermos a lição? Aos pais que ficaram resta saber que seus filhos estão acolhidos para todo sempre pelos braços da mãe, Santa Maria.
Jovens se emocionam durante enterro em Santa Maria | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia |
"Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco (e os filhos de Santa Maria também)
Bendita sois vóis entre as mulheres (sobretudo as mães)
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria Mãe de Deus, (mãe de todos nós)
Rogai por nós os pecadores (principalmente, rogai pelos corações dos aflitos que aqui ficaram)
Agora e na hora de nossa morte. "
Amém
______________________
Uma singela homenagem ...
LUTO!
ResponderExcluirAmém. Tô rascunhando um texto sobre... para o meu Dona da Banca.
ResponderExcluirE nele começo meio assim: "Santa Maria mãe de Deus", pois é assim que rezamos pelos filhos que saem pra balada, viagem, pra vida. E grifei Santa Maria.
Olha... que dó!!
Sintonia estamos tendo,essa e a essência da amizade...
ResponderExcluirapertos de bochecha para mim, por favor!
Rosana fica de olho se eu entrei pelo canudinho ou não, por favor....
Amém!
ResponderExcluirGente, não sei nem o que comentar...
ResponderExcluirO post ficou muito bonito.
ResponderExcluirUma homenagem linda.
ResponderExcluir