segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Quatro paredes e duas montanhas

Tema: Organização
Por Laura Reis

Impecável. Assim era como meu pai exigia que o escritório ficasse, mesmo que fosse em meio a reuniões com dezenas de pessoas. De uma forma ou de outra, era necessário fazer entender que uma ajeitadinha aqui, uma arrumadinha aqui era clamada pelo chefe do pedaço. Os clientes e amigos já sabiam de sua fama e entendiam qualquer sinal.
Somente 2 armários abrigavam seus livros. 2 armários visíveis. Ali ficavam os de consulta certa ou os recentemente adquiridos. Os mais velhos iam para a biblioteca de casa. Enorme, é o que diziam os boatos, já que ninguém nunca conheceu ali, de fato. Por vezes, questionava-se sobre algum exemplar e, ora ele demorava uns dias pra levar - como que com receio do empréstimo, ora dava uma desculpa esfarrapada - como ‘estar emprestado com uma terceira pessoa’.
Lembro-me que nem quando adoeceu, deixou que fôssemos buscar os livros que gostava de ter por perto, além dos do trabalho – sua paixão. Dizia que entrar ali, seria como entrar em sua alma e começou um discurso como o de todas as vezes que alguém toca no assunto.
Num dia sem importância, me ligou e, falando pausadamente, pediu que eu fosse em casa porque precisava de um favor enorme, que eu deveria me apressar pois tinha a ver com saúde.
No desespero, saí de meu apartamento até a casa de meu pai, suplicando a Deus para que nada tivesse acontecido com ele ou com mamãe.
Aparentemente estava tudo apagado e não havia movimento algum. Me aproximei da porta e ele – que deve ter ouvido o alarme do carro, já gritou para que eu entrasse em casa.
Fui num ritmo mais lento, com receio do que estava por vir e ele ia me chamando pra ir até onde ele estava. Estranhei porque o chamado vinha no rumo da tal biblioteca misteriosa do velho. Quando me aproximei da porta, que estava entreaberta, vi uma luz lá no meio que iluminava apenas meu pai sentado em uma poltrona estranha e com um lápis na mão.
- Escuta, estou morrendo por dentro, mas esperei sua mãe e sua irmã irem à missa pra pedir, por misericórdia, que me arrume uma ajudante pra colocar essa zona em ordem.
Luz acessa, quatro paredes branquinhas e duas montanhas de livros. Morri.

2 comentários:

  1. O dia que li esse post tive tanta preguiça desse homem.
    Hoje eu fiquei com dó...

    ResponderExcluir
  2. Quem melhor pra ajudá-lo com a organização dos título que a mainha???

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi