Tema: as belezas do Acre
Por: Aninha
Oi, Tios e Tias velhos, meus amores para sempre. Estamos no Acre. Sim, trouxemos a Tia Rosana com a gente. E ela estava adorando tudo por aqui, principalmente as pessoas e as comidas. Quer dizer: por que mesmo ela veio?? Mas ela precisou voltar ontem pois tinha um tutorial urgente para fazer. (nem acreditei quando ela me contou isso).
Rola uma história de que no Acre não tem belezas como noutros estados. Olhem para mim e vejam o engano dessa lorota. Sou uma linda, bem sei.
O sonho de minha vida, sempre foi ser secretária. Sempre. Diferentemente de tia Rosana que abomina (eu sei o que é abomina. se tem uma beleza existente, e indiscutível no Acre, é a cultura do nosso povo. Calem-se, portanto hihihihi) essa profissão, eu sempre sonhei com ela antes de ser alfabetizada direitinho.
E nessa de saber ler só mais ou menos, todos os dias quando passávamos em frente ao Palácio das Secretarias eu lia: palácio das secretárias e pensava: aqui é o meu lugar! Lugar de todas as secretárias. E já ficava imaginando que haveria, lá nesse palácio, um príncipe encantado para cada uma das secretárias do mundo. Como não querer fazer parte dessa turma então?
Eu sabia também que os príncipes eram destinados às princesas para quando elas crescessem. Que vontade de crescer eu tinha, só para entrar no Palácio e pegar meu príncipe.
É o prédio mais lindo do mundo, meus tios!!!! Já tirei tantas, mas tantas fotos em frente ao Palácio das Secretarias que perdi a conta. E perdi as fotos. Sim, todas. Fomos assaltados na rodovia, quando mudávamos para Patos de Minas, e roubaram todas as minhas lembranças. Só as minhas. O ladrão cismou com minha mochila roxinha de ursinho e no susto com o pum de Vô Joaquim Juvenal ele fugiu só com ela nas mãos.
Por isso então é que não tenho nenhuma foto comigo em frente ao prédio. Nem terei, pois jurei a minha mesma nunca mais tirar fotos lá. O motivo do juramento foi uma sucessão de coisas negativas que ocorreram e que terminou com o assalto sofrido por nós na estrada.
A começar pelo dia em que eu fiquei sabendo que o Palácio não era das secretárias e sim das Secretarias.
ISSO NÃO SE FAZ COM UMA CRIANÇA!
Eu fiquei muito, mas muito magoada com quem me alertou para esse fato. Aquela horrorosa da Cremecilda minha prima mais velha. Um dia ela me pegou conversando com minhas bonecas (quem nunca?) e disparou a rir por uma hora mais ou menos, até que foi obrigada a me contar do que ria. Meu tio Zé pegou-lhe pelo braço e fez ela dizer porque ria. Aí contou que me pegou conversando e dizendo que ia morar no Palácio e... blá-blá-blá...
Chorei por mais de uma semana.
Mas Cremeazedo (meu jeito carinhoso de chamar minha prima) não destruiu a beleza do Palácio nem a emoção que sinto ao vê-lo. Hoje passamos por lá. Confesso que não entrei. Estava até aberto às visitações, há muitos turistas por lá num feriado como este. Mas não quis entrar. Nem quis tirar fotos. O motivo eu já disse.
Então deixo aqui um link onde tem uma foto do Palácio e sua localização, caso queiram um dia visitá-lo.
Agora, além do Palácio das Secretarias eu recomendo quando vierem ao Acre que visitem, sem falta, o barzinho do Tio Marcelinho, o Clube Sol de Praia e a Praça Dom Henrique. Laurinha guardou direitinho as coisas que falei pra ela que eu gostava. Adoro todas que ela citou, mas esses três lugares têm um lugar mais quentinho no meu coração. Assim como o Palácio.
Ah, e como eu disse no início de minha composição, as comidas e as pessoas do Acre são mesmo nossas maiores belezas. A coxinha do Tio Marcelinho eu garanto. Várias pessoas são belas também, quase todas, como parece ser bela a amiga do Tio Limão. Eu não a conheço, mas quero. O que eu mais gostei dela é que ela parece ser uma secretária. Será? E será que ela já foi ao Palácio e acredita em príncipes? Fiquei curiosa.
Um beijo da mais linda acriana que existe por aqui no Guaraná com Canudinho. Não fique triste, amiga do Tio Limão, deixo o segundo lugar para você.
Mais beijos de
Aninha Jatobá.
Um lindo restinho de quinta-feira para todos vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje, além da chuva fininha que traz muita saudade, ainda há um atraso por parte da Aninha que havia me prometido mandar o texto de manhã. Mandou?? E ainda queria ser secretária. Má como???