quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os temperos da vida

Tema: o melhor tempero
Por: Aninha

Vejam só eu aqui de novo, meus tios e tias velhos. Afinal vocês me dedicaram uma semana de post - com exceção da Laurinha que não quis me aconselhar - e nada melhor do que uma composição minha para agradecê-los e para vocês ficarem mais felizes nessa semana fofa de fevereiro. Sei que me amam!

Pra começar, sei, também, que sou o melhor tempero do Guaraná com Canudinho. Ou vocês pensam que tempero é só condimento? Tolinhos!!! Quer dizer, nem todos, pois o Tio Rafa fez uma lambança com os temperos todos: os condimentos e os temperos da vida. E num é que ficou bonitinho?

Na verdade eu quero contar o que meu avô Joaquim Juvenal* me ensinou um dia, quando eu disse para ele que não entendia por que as mães em geral gostam tanto de usar tempero na comida. Eu reclamei pra ele que aquele tanto de coisa deixava minha boca com cheiro ruim e me fazia soltar uns puns desagradáveis no resto do dia.

Depois de rir de mim um pouquinho, Vô Juvenal me deu uma lição de moral, sabem? E foi dessa forma que ele, também, me deu alguns conselhos como vocês fizeram comigo. E eu gostei foi muito, me senti muito mais crescida psicologicamente e mais forte para enfrentar a vida até ter as idades imensas que vocês têm: 23, 25, 26, 29, 32, 57 e 75. Calma, gente, não se sintam mais velhos, não quero ofender ninguém, foi uma brincadeirinha, pois 75 é a idade do meu avô, tá?? Relaxem!!!

O vô começou assim: "olha Aninha, tempero na comida é muito bom, minha querida, e não fique você reclamando dos temperos que sua mãe usa. Tá errado isso. Só que pro vovô os melhores temperos do mundo são: o senso de humor e as risadas da vida, principalmente, as risadas que damos de nossas próprias bobeiras ou dificuldades."

"Quem não consegue rir de si mesmo" - continuava meu avô, gente -  "não consegue provocar as risadas que vêm da alma, as risadas que resultam em lágrimas e dor na barriga, as risadas por nada e por tudo. Só quem consegue dar um bom-dia amistoso para os amigos, mesmo sabendo que o ontem foi difícil, o hoje está complicado e o amanhã será sofrido, tem senso de humor. Quem ri muito e provoca risadas, quem tem senso de humor, tem tempero, viu minha filha??" (No caso eu sou neta, mas meu vô é maluquinho e cisma de me chamar de "filha" quando conversa comigo. Coisa de gente velha, eu sei hihihihi Mas acho fofis...)

Então, meus tios e tias velhos do Guaraná. Hoje é o meu dia de dar conselhos para vocês seis... ceis ficam sabendo então que de nada adianta usar orégano, tempero pronto, alho crocante, manjericão, coentro, salsinha, hortelã, açafrão, cebolinha ou limão (oi Limão...rs) se vocês não são capazes de rir de si mesmos, de ter senso de humor.

E querem saber? Meu avô Joaquim Juvenal me ensinou essas coisas e não é assim uma coisa só de boca pra fora, ele ensinou e coloca em prática, porque além de adorar todos os temperos de minha mãe, ele acrescenta mais umas cinco cebolas no prato, come todo satisfeito, solta depois uns puns muito dos fedorentos e segue andando e dando risada pela casa adentro. Quem fica no lugar do pum é que sofre. Eu, que não sou boba nem nada, saio correndo para também soltar os meus e não viver na catinga dos dele, pois não acho graça nenhuma nessa parte. Mas aí é querer demais, não? Eu até tenho esse tempero que vô fala, mas na medida certa: nem mais nem menos. E vocês?

** Meu avô chama-se Joaquim Juvenal e chamo ele, dependendo do meu estado de espírito, de vô Joaquim ou vô Juvenal ou vô Joaquim Juvenal. Afinal, o vô é meu e chamo ele do jeito que quero. 


Uma linda quinta-feira para todos vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma Aninha mais compenetrada, pois veio com o vô Joaquim Juvenal. Alegria pessoal!!!

18 comentários:

  1. e aqui, menina, eu que sugeri que todos te dessem um conselho.
    você não acha que esse foi, indiretamente, o melhor conselho de todos os conselhos que recebeu?

    ResponderExcluir
  2. haahah ce é engraçada demais, aninha do céu!


    do céu também é uma expressão tipo "filha", ok

    ResponderExcluir
  3. gente, ela achou que o tema era GASES, ces víru?

    ResponderExcluir
  4. veio com o vô Juvenal. Alegria pessoal!!! = festas junina

    ResponderExcluir
  5. " me senti muito mais crescida psicologicamente e mais forte para enfrentar a vida"


    Eu realmente li isso, minha gente???

    ResponderExcluir
  6. E esse avô Juvenal poderia ter sido convidado para a semana de conselhos pra Aninha. Porque, olha: o hominho é sabido!

    ResponderExcluir
  7. hahahaha o que eu ri mesmo foi do: "vocês seis... ceis ficam" hahahaa seis ceis... só eu ri muito?????

    ResponderExcluir
  8. e não reparei o seis ceis senão teria rido muito.

    rido é uma palavra da categoria horrível ne

    ResponderExcluir
  9. Não confio em crianças que sabem escrever exceção certo desde cedo

    ResponderExcluir
  10. avô juvenal. hahahahaahahahha

    aninha é ótima

    ResponderExcluir
  11. eu tô no texto.... Ebaaaaaaaaa


    adoro a aninha!!!!

    ResponderExcluir
  12. seu Juvenal por aqui hahahahaha
    essa foi a melhor.

    ResponderExcluir
  13. kd a Aninha que ainda não deu o ar da graça nos comentários!

    ResponderExcluir
  14. Limão, ela tá no colégio. Diz ela que ao chegar em casa vem agradecer todos vocês.

    ResponderExcluir
  15. fico esperando, afinal criança mal educada ninguém merece

    ResponderExcluir
  16. haushauahsuhashuhsuh MUAHHH MUAHHH hahaushsuhduddudud MORRI!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi