sexta-feira, 25 de maio de 2012

O correto é ser humano


Tema: Politicamente correto
Por Taffa
The Human Collective

Eu sou um cara politizado, assumo, mas nem de longe totalmente correto. Seria isso realmente um problema? Bem, num contexto reduzido e pessoal, acredito que não, mas quando em caráter amplo, aí sim se tornaria preocupante.

Digo isso porque ser politicamente correto é algo que se tornou impossível na atualidade. Vivemos nos deparando diariamente com assuntos que explodem aos nossos olhos e em sua maioria abordam áreas que não dominamos por completo. Isso faz com que os veículos de comunicação e os formadores de opinião repassem os fatos de maneira inexata e contribuam para que formulemos convicções erradas sobre as informações, levando à inexistência de um consenso moral e aumentando a divergência entre as pessoas.

A verdade é que ninguém mais sabe exatamente o que é ser politicamente correto. O termo se popularizou e, com isso, perdeu o significado original. O que antes era tratado como um tema sério e que abordava a luta contra todas as formas de discriminação e ódio, acabou se tornando uma grande piada de mau gosto e que tem como utilidade (se isso for uma) degradar a dignidade dos seres humanos.

Já não é de hoje que nos deparamos com humoristas que fazem piadas de caráter machista, homofóbico, xenofóbico e racista (sem falar de tantos outros) e que consideram essa série de conversas fiadas como politicamente incorretas. Mas, definitivamente, não são. Ser politicamente incorreto vai muito além disso.

Não se trata de um Rafinha Bastos querendo fazer rebuliço ao dizer que vai comer a Wanessa e o bebê, mas de líderes religiosos que se opõem à luta dos homoafetivos e fazem questão de proferir discursos de ódio contra uma fatia da população que em nada se difere deles em caráter legislativo.

Não se refere a um Danilo Gentili que acha que está sendo engraçado quando comenta que conheceu um preto mais feio que bater em mãe, mas sobre uma denúncia lamentável que divulgou o maior índice de violação dos direitos humanos e homicídios civis do mundo no ano passado: cerca de sete mil cidadãos mortos em Honduras por causa de assassinatos, praticados até mesmo por parte da polícia daquele país.

Pra mim, isso é ser politicamente incorreto. É ser corrupto; cruel; capaz de realizar qualquer tipo de coisa para beneficiar a si mesmo. O ser humano perdeu a linha, o bom senso e, não somente, perdeu a noção literal do que realmente significa “ser humano”.

12 comentários:

  1. A Laura não te chamou de politicamente correta, Rosaninha, mas disse que o tema da semana era "Politicamente correto".

    ResponderExcluir
  2. Desculpem a demora. Espero que o post não tenha ficado cansativo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. adorei o post... genial...parabens


    assinado: alemao liennnndo!

    ResponderExcluir
  4. Genteeeeeeee, fui conferir a lista de temas e vi que era esse trem de politicamente correto mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Esse tema é tão complicado. Na verdade eu penso que as pessoas deixaram de ser espontâneas e fazem quase tudo com um objetivo maior: aparecer, atingir o outro, querer ser o certinho.
    Tá tudo muito confuso!!

    ResponderExcluir
  6. Ser cruel. Falou tudo. Crueldade é o que mais se vê por aí e tá bem além do babaca do Rafinha querer comer Vanessa e cia.

    Muito mais!!

    ResponderExcluir
  7. e hj em dia as pessoas nao tem identidade propria, preferem usar mascaras impostas pela sociedade, eu prefiro ser eu... as vezes me dou mal, mas vezes bem de mais... mas aprendo sempre...nao sou do tipo que se faz de politicamente correto, mas me torno uma pessoa melhor a cada nova experiencia vivida...

    ass: alemão lienndo.

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, Rosaninha boUUUa!

    É isso aí, anônimo alemão lienndo!

    Hahuhauhua

    ResponderExcluir
  9. ...mas de líderes religiosos que se opõem à luta dos homoafetivos e fazem questão de proferir discursos de ódio contra uma fatia da população que em nada se difere deles em caráter legislativo.


    Só eu lembrei do Orações para Bobby?

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi