terça-feira, 8 de novembro de 2011

Carta para um bom jardineiro

Tema: No meu jardim
Por Rafael Freitas


Bom dia, Tistu*!

Tudo bem com você, menino do dedo verde?

Agora sim você encontrou um bom lugar para criar seus jardins: entre as nuvens. Não deve haver lugar mais bonito. Você tem muitos ajudantes? Fico só imaginando sua equipe: um menino de dedo azul para deixar as plantas sempre com aquelas gotinhas de orvalho, outro com o dedo marrom para preparar a terra, uma menina de dedo furta-cor que faz brotar o arco-íris...

É uma pena que, por aqui, ainda ficaram muitas pessoas infelizes que você poderia ter ajudado... Nem todo mundo se preocupa com a felicidade do outro. Uns egoístas! E nunca mais apareceu ninguém como você. Faz uma falta danada.

Mas eu quero ser diferente, sabe? Sei que não posso salvar o mundo sozinho mas, às vezes, sem a gente nem dar conta, salva o dia de alguém com um abraço, um sorriso, um bom-dia. E você sabe disso melhor que ninguém! É o professor perfeito!

Então eu pensei em criar um jardim na minha casa. Um jardim bonito e perfumado, que alegre e encante quem passar por ele. Eu já tenho umas ideias, mas não sou tão bom jardineiro quanto você. Dê sua opinião sincera.

Pensei numa grama verdinha, num canteiro comprido cercado por pedras brancas. No começo do canteiro, amores-perfeitos. Para lembrar todo mundo de que o amor é assim, e não essa coisa descartável que aprendemos na tevê. Depois umas rosas, que são sempre clássicas e elegantes. Quero muitas, que é para os apaixonados roubarem um botão quando passarem. Preciso de umas orquídeas também, que são as minhas preferidas. Que tal umas frésias e umas astromélias, bem coloridas? Ouvi dizer que simbolizam a amizade. Aí, quanto mais delas, melhor! Podemos reservar um cantinho para as begônias! Ah! Estrelícias também ficam perfeitas! Depois arrematamos com samambaias, avencas e, se couber, um girassol ali no fundo, alto e majestoso, inspirando a dignidade que todo homem deve ter...

Eu nunca conseguiria fazer tudo isso sozinho. Na verdade, sozinho ninguém consegue nada mesmo! Por isso pensei em te pedir ajuda. Então, aparece aqui! Vou deixar o terreno preparado, assim você pode vir quando quiser!

E venha logo, por favor. A felicidade é algo urgente.

Um abraço afetuoso,

Rafael




*Tistu é a personagem principal do livro O menino do dedo verde, de Maurice Druon. Ele descobre com Bigode, o jardineiro de sua casa, que possuía um dom especial: por onde passava seu polegar nasciam flores, e com isso ele decide deixar a vida das pessoas de sua cidade mais bonita e alegre. Mais sobre O menino do dedo verde aqui.

18 comentários:

  1. fofo. fantasioso. crianças em livros sempre são boa escolha.

    ResponderExcluir
  2. vou colocar uma criança-robô no meu livro de ficção agora

    ResponderExcluir
  3. eu quero ter uma casa com jardim, caso more numa casa.

    se eu for parar num apartamento mesmo, eu compro um vaso com algumas de verdade pra eu tomar conta.

    ResponderExcluir
  4. Taffa! Eu li na casa da mainha! Pede pra ela que ela te empresta! rs

    ResponderExcluir
  5. Gente! Achei o Sérgio Capparelli no facebook!

    Adicinoei!
    rs

    ResponderExcluir
  6. Olha,

    Me deu uma vontade de entrar no guaraná e mudar "Eu já tenho umas ideias" para: "Eu já tenho umaszideia"
    JURO!!

    ResponderExcluir
  7. Só gostarei desse jardim se o menino sol plantar lírios. Tá?

    ResponderExcluir
  8. Ounnnnnnnn texto mais cuti cuti.


    Taffa, eu empresto o livro, tá? Era do ex-marido, mas usucapião existe, sacumé???rs

    ResponderExcluir
  9. Vou providenciar os lírios, mainha, podexá!

    ResponderExcluir
  10. E o Sérgio Capparelli me aceitou no face, gente!

    Tô nervoso!!!

    ResponderExcluir
  11. que texto lindo ...
    quero jardim ..
    quero uma casa pra mim

    ResponderExcluir
  12. Vamos todos adicionar o Sergin????
    daí ele fica nosso amigo, vai na nossa casa e nos admira ...
    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. meu Deus.. ia perguntar onde tem esse livro.
    tipo.. é na minha casa.

    ResponderExcluir
  14. e esse seu jardim espero que seja bem colorido porque com esse tanto de nome estranho, fiquei confusa e nervosa!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi