terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Alô meu povo! Olha o folião aí, genteee!!!


Terça-feira de carnaval.
O dia está cinza claro e quase não se pode distinguir os contornos das nuvens pesadas.

Tem um clima diferente neste ano: vitrines enfeitadas com máscaras toscas, serpentinas e confetes, plumas desplumadas de idosas. Tudo muito criativo!
Não pude me refugiar como nos anos anteriores graças (graças?!) ao trabalho, que também me roubará a tarde deste dia de festa, alegria e cores. Logo, nada de almoço ou churrasco com amigos.

Eu não gosto de carnaval. Ninguém acredita quando eu falo. Deve ser por eu ser espatifado, gostar de dançar ou estar sempre animado. Vai ver eu gesticulo muito ao falar, gestos que lembram uma coreografia de axé, quem sabe. Tudo bem, eu ainda não fui a uma noite de carnaval de salão. Depois que for, aí sim vou poder afirmar categoricamente que não ligo pra essa festa ou então vou pagar a língua por todas as vezes que me manifestei apático à folia (o que é bem provável).

Agora, gosto do Desfile das Escolas de Samba, do Rio, mais exatamente.
Ainda vou desfilar pra Imperatriz ou para a Viradouro!
Queria ter mais know-how, verdade, pra compreender aquela criatividade toda das fantasias, adereços e alegorias. Tipo, inveja da criatividade alheia mesmo. Eles são tão conceituais, não é?! A fantasia é toda dourada e branca, com umas bolas vermelhas em relevo, tem uma capa também e plumas verdes saem dos ombros e do enfeite de cabeça. Você imagina alguma coisa do tipo “Pássaros tropicais”, mas na verdade a ala representa “O apogeu do império inca”. Acho ótimo!

E o samba-enredo (alô, alô correção ortográfica! Como fica isso?)?
Eu já saquei qual é a manha! Eles tem umas frases prontas do tipo “a alegria vai invadir a avenida”, “a nome da escola vai contagiar esse lugar” e aí é só misturar com duas ou três frases daquele tema escolhido e repetir bastante a frase marcante do refrão. É por isso que se tem a impressão de que todos os samba-enredos são iguais! Fica fácil!

Dormi e não assisti muita coisa este ano. Queria ter visto a Portela cantar o amor e a Mocidade Independente homenagear Machado de Assis e Guimarães Rosa. Se bem que depois de ter visto a comissão de frente da Vila Isabel, que homenageou o centenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, nem precisaria de mais mesmo. Os bailarinos fantasiados de personagens da Comedia del‘arte, figurino preto e branco, empurravam “caixas” que se uniam e formavam um palco para se apresentarem e depois camas para que pudessem dormir e sonhar. Fantástico!

Arlequim, Pierrô e Colombina mais o apoio dos amigos ficando em casa com você, comendo um lanchinho super saudável com muito bacon e um vídeo de risadas podem salvar qualquer carnaval!

11 comentários:

  1. Oi, gente!
    Todo mundo sambando muito por aí???


    Tô no trabalho. Mais tarde volto pra ajeitar o post, colocar as imagens, música e melhorar aquele final ali.
    rs

    Hoje é minha primeira terça-feira!!!
    urruulllll

    ResponderExcluir
  2. Adorei as plumas desplumadas da Corda... haha

    Ah, Rafa, você leva sim jeito de quem gosta de carnaval, sabia? Todo assim no pula-pula...

    Também acho o samba-enredo de uma escola muito igual ao de outra.
    Mas sabe, eles não são feitos assim, tão simplesmente. Vi no bom dia Brasil sobre isso, e o babadinho é bem mais complicado. Ocorre que o povo não tem mais criatividade e o samba-enredo virou marchinho, né não?

    ResponderExcluir
  3. Momento "mudanças ortográficas".

    Eu continuarei a colocar hífen em samba-enredo, pois a mudança mais geralzona houve nos hífens relacionados a prefixos, o que não é o caso de samba. Samba não é prefixo.
    Por outro lado, "não se deve usar hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição". O Guia Prático da Nova ortografia Michaelis dá alguns exemplos aqui: girassol, paraquedas,pontapé e outros... e como há controvérsias relacionadas aos hífens eu, exatamente, porque samba-enredo não tá na listinha de exemplos, continuarei usando com hífen.

    ResponderExcluir
  4. Viu a escola que homenageou Darcy Ribeiro? Esqueci qual foi, mas não foi bacana... acho que mangueira.

    Gostei da Vila e da Beija-flor, uma das duas, ganhará, na minha opinião. Vamos ver amanhã.

    ResponderExcluir
  5. quando eu era casada lá em Barbacena, opppp, aqui e lá no ES, não perdia nenhum desfile das escolas de samba, com o maridão. Mas nesse tempo eu tinha um trabalho "normal" que me dava direito a feriados e finais de semana de gente normal.
    Hoje não mais... aí não assisto.

    ResponderExcluir
  6. Filhote, a Nina vai postar na quarta? Mude os perfis depois... se der.


    ó, a primeira terça a gente nunca esquece.
    Eitaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Chega, voltar ao trabalho.

    ResponderExcluir
  7. nemlioscomentáriosenormesdamamãe,
    setiveralgoimportantemefalem.

    tipo, detesto desfile.
    foi mal aí.

    eu e minha irmã pulamos loucamente na chuva no domingo.
    foi belíssimo.
    até um raio caiu e apagou absolutamente TUDO.
    fanta!

    no mais... ainda te amo.

    ResponderExcluir
  8. Como assim eu sou todo pula-pula?
    Explica isso direito, mainha!
    E a explicação sobre os prefixos foi ótima!

    Laura, na faz inveja com o carnaval na chuva, vai?!

    beijoamoocês.

    ResponderExcluir
  9. Indo ali mudar os perfis!

    ResponderExcluir
  10. Marina tá ficando uma vadia, né não, meus amores?
    Parecendo a Paulinha!
    Num gosto de intriga, num gosto!!

    ResponderExcluir
  11. Oi gente .. tô aqui ..
    .. pensei que essa semana estariamos de férias hahahah nem pensei, foi só uma desculpinha ( de madame)

    Rafa, eu nem gosto de ver esses desfiles na tv, não mais.
    E também concordo que você tem todo estilo que ADOURA carnaval.
    Seria maravilhoso se você estivesse comigo e com a Laurinha no domingo para pularmos carnaval na chuva, tenho certeza que você iria adorar.
    Foi FANTA mesmo.

    beijocas pra todos.
    Saudades de vc Rafa

    AMO TUDO ISSO!♥!♥!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi