segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Roteiro de viagem!

“Não vá a um lugar onde não existe amor, mesmo se lá as nuvens fizerem chover ouro”.

Sempre gostei desta frase. Li em uma agenda há algum tempo atrás e deixei-a copiada num caderno com pensamentos e poemas que gostava. Sempre pensei que fosse de Tagore (escritor, poeta e músico indiano, amigo íntimo de Mahatma Ghandi), mas dele era outro pensamento anotado no mesmo caderninho. É, na verdade, de Kabir, um dos grandes poetas místicos ou santos-poetas da Índia Medieval.
Pra que mesmo esse contexto todo?
Porque desde quando comecei a pensar sobre estes lugares que gostaria de conhecer, lembrava desta frase. E gostei da coincidência de seu autor ser indiano porque um dos lugares que quero conhecer é a Índia.

Essa vontade surgiu em agosto de 2007, quando fui procurar informações sobre o Taj Mahal, o mausoléu-palácio de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita que morreu após dar a luz a seu 14° filho. O palácio foi construído sobre o seu túmulo. É considerado a maior prova de amor do mundo e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Sempre gostei, também, do estilo das roupas indianas, mas sabia pouco sobre a cultura do lugar, nada além dos nomes Ganesh e Shiva, daquelas imagens de elefantes com mãos ou do Kama Sutra. E vale lembrar que eu tenho um pezinho nessa questão espiritual de incensos e muita curiosidade sobre os deuses indianos.
A novela Global “Caminho das Índias” tem contribuído para que eu visualize mais detalhadamente as cores, as roupas, os costumes, a religião. E só aumentado minha vontade de ir pra lá.
Quem sabe se não me acontece o mesmo que aconteceu a um outro bordamatense : ganhou na loteria e a primeira coisa que fez foi uma viagem pra Índia. Assim que voltou, abriu uma loja de roupas com estilo indiano, a Alpharrabyo, que produz peças bem bonitas.

Quero conhecer a Grécia também, aquelas ilhas todas, o azul que não se sabe o que é mar e o que é céu, como vi nas fotos de um amigo que esteve lá. E a Itália, passear de gôndola em Veneza, pra ser bem exato.

Mas antes pretendo conhecer mais do Brasil. Não sou o mais patriota de todos, mas amo ter nascido aqui e saber que, mesmo que não possua condições financeiras para tanto, tenho maravilhas da nossa geografia para vislumbrar.
Por exemplo, Fernando de Noronha, que é coisa de sonho mesmo. Quando eu vejo imagens, vídeos daquelas águas tão azuis, das piscinas naturais, eu quase surto! Como pode existir uma coisa tão bonita?

Na lista ainda estão Jericoacoara (que irei com meu amigo Leo Saraiva), O Rio de Janeiro que continua lindo (Pão de Açúcar, Cristo Redentor e andar de bondinho), Paraty – RJ com aquela arquitetura típica do Brasil colonial, Ouro Preto de Aleijadinho, sua esculturas, seus morros e igrejas lindas.

Ah! Em breve irei pra Escarpas do Lago, um condomínio de luxo na cidade de Capitólio, aqui em Minas mesmo, nas margens da Lagoa de Furnas. Meus irmãos já foram e se não me levarem da próxima vez, ficarei deveras ofendido. Quero ir pra Porto Alegre, ver umas pessoas bem queridas e pra São Tomé das Letras, ver o sol nascer em cima de uma pedra falando com bruxas e gnomos.

E prometo trazer várias lembrancinhas, suvenirs, camisetas com a frase peculiar "Estive em Fernando e Noronha e lembrei-me de você!" e desenhos de golfinhos, chaveiros, casinhas feitas de pedra.
É só lembrar dos amigos, do Guaraná, pra garantir que haja amor em todos os lugares que for!
E se lá não tiver, reparto o que tenho aqui dentro!

Beijo do Rafa!

32 comentários:

  1. Bom-dia!
    Simbora todo mundo comigo?

    Esqueci de falar que quero ir pra Bahia! Mas deixo isso registrado na Trilha Sonora: Trancoso, de Samuel Rosa e Arnaldo Antunes.

    beijo de boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Guaranetes!!
    Nossa, quanto lugar lindo!! Eu voto para que seja feita várias excursões, assim todo mundo vai conhecer todos estes lugares lindos juntos (1/2 farofada isso, né?!rs)

    Mas sabe, as vezes não me conformo de conhecer tão pouco o Brasil. Tá! A grana não ajuda, mas podia me esforçar mais para sair do roteiro Borda - São Paulo, entende? Quem sabe, quem sabe...

    Agora a India é meu ponto fraco. Vamos combinar?? rs

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Eu juro que adorei a ideia sem acento da farofada!!!

    E é claro que eu lembrei de vc, inclusive tá incluída no meu passeio pra Índia!
    urruullll

    ResponderExcluir
  4. Conheço muitos indianos que trabalham em Brasília, e acho incrível como alguns amam seu país e outros nem pretendem voltar.

    ResponderExcluir
  5. O misticismo e a religiosidade na Índia são muito fortes. Em Veneza há que cuidar pq não são todas as gôndolas que levam o "tocador" romântico.Também quero ir.

    ResponderExcluir
  6. Bom-diaaaaaaa, opppsss, boa-tarde, filhoteeeeeeeeeeeee!
    Boa-tarde, pessoas...
    Que menino mais viajado, Santo Deus. Adouro. Da Ìndia eu gosto das cores, amo. De outros lugares, prefiro não comentar, pois meu post vem na quinta-feira.

    Mas agora, tem que ganhar na Loto e muito e sozinho, porque só de arte e trabalho honesto o que te resta é, nada mais, nada menos que uma volta à Patos de Minas...
    Iurúúú.

    ResponderExcluir
  7. Jéssica tá ali, na copa com a Silvinha, amiga de infância de Nina. No fogão um feijão com linguiça e bacon nos esperando.

    É, almoço pra visitas é assim: depois das 14 horas.
    Ontem almoçamos às 19horas (frango surpresa).

    ResponderExcluir
  8. Filhote, adorei as fotinhos assim, ajustadas no post. Amei o dia que descobri que podia fazer isso.
    Volto depois. Vou dizer pra Jéssica vir aqui. Se eu vier pouco, provavelmente virei, é porque tenho que paparicar minha visita.

    Genteeee, as meias da Jéssica... tema pra um post meu, juro.
    Tirei fotos, várias... hehe
    beijossss

    ResponderExcluir
  9. Filhoteeeeeee, queria cê aqui, com a Paulinha e a Nina também. Em julho, se Deus quiser, nos encontraremos. Jéssica já confirmou.

    Moçada visitete, venhammmmm!!!

    ResponderExcluir
  10. Rafaaaaaaaaaa vamos juntar $$ já! Ou ganhar na loteria pra ir pra Índia?? é o lugar que mais quero conhecer na vida!
    RJ é tudo de melhor, cheira boemia!
    MG é minha paixão, as pessoas são as mais gentis que já vi e a comida... bom caso a parte!

    Ameeeeeeeeei o post porque amo viajar! Boratodomundo????

    ResponderExcluir
  11. Helô!
    Imagina todo mundo junto na mesma gôndola, tomando Guaraná com canudinho?
    Vixe!

    E como assim a Jéssica ainda tá aí, mainha?
    Que raiva de vcs duas!!!

    ResponderExcluir
  12. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH

    A JÉSSICA TAMBÉM VAI PRA ÍNDIA COMIGOOO!!!

    Eu, ela, o Ulisses e o Xuli!
    hehe

    ResponderExcluir
  13. HUm...

    Parece que eu lembro mesmo de algumas peculiaridades sobre as meias da Jéssica...
    rs

    ResponderExcluir
  14. GENTE .. EU QUERO COMER FEIJÃO COM LINGUIÇA SEM TREMER EM CIMA DELA kkkkkkkkkkkkk entenderam???????
    dãr ...

    Olha só .. quero ir pra Índia .. e hoje vou jogar na MEGA E NA LOTO se ganhar levo todos do Guaraná ok? ..

    Rafa .. adorei seu post.
    O Rio, eu conheço, era um dos meus sonhos, e tia Helena me deu de presente em 2007. Só não tive coragam de andar no bondinho, mas o Cristo, ai ai ai , chorei de emoção, vale a pena.
    e Paraty, quero levar minha mãe lá .. e convido vc pra ir também.

    beijocas, pipocas e paçocas pra todos.

    AMO TUDO ISSO!♥!♥!

    ResponderExcluir
  15. beijocas e pipocas é by eu.
    pra constar.

    aqui, me leva pra trancoso? fernando de noronha e todos os outros lugares? obrigada, irmão.

    venha a patos também, juro que é bacana.

    ResponderExcluir
  16. Genteeeeee tudo isso porque minhas meias são aquelas de dedinho sabe?? Laura e Rosana me chamam de ridicula e eu SI DIVIRTO!

    Rafa, vou arrumar minha mochila e a do Xuli... Pega o Ulisses e Bora pra São Tome das Letras??? É serio rs!

    ResponderExcluir
  17. Marinete! quando vc diz que quando ganhar leva todos do Guaraná pra viajar, incluiu aí os convidetes e visitetes, CERTO!!!

    ResponderExcluir
  18. Me inclue no pacote Rafa? Tô precisando, sério hahahahahahaahahaha

    ResponderExcluir
  19. É isso, Filhote: venha à Patos, juro que é bacana... hehe

    A Jéss foi emboraaaaaaaaaaaa!!
    buei buei..

    Oi, Thiago.

    ResponderExcluir
  20. Marina, não esnoba só porque foi pro Rio, vai?!

    Laura!
    Sim, sim! Eu te levo junto!
    E Patos é a única cidade garantidísima de que vou!
    hehe

    ResponderExcluir
  21. Tá incluído, Seu Thiago!
    E já fique avisado que vc vai ter que me levar pra conhecer tudo por aí!
    hehe

    ResponderExcluir
  22. Amoressss, a Nina mandou dizer que deve postar depois de 14 horas, ok?
    beijossssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  23. Gente!

    Eu esqueci de contar: Kabir era um brâmane!!!

    ResponderExcluir
  24. Isso é o que eu chamo de monopólio de um post!
    urruulllll

    Vamos combinar: eu sou o melhor até na escolha de um roteiro de viagens!!!

    ResponderExcluir
  25. Pelo visto a Nina e Paulinha não vão viajar, né?
    Aliás, elas existem?
    Filhote, já mandou e-mail pra laurinha com cópia pra o resto do povo?

    ResponderExcluir
  26. eu tô viajando: nas normas da ABNT.

    Nem gostei desse roteiro de viagem, a propósito!! rs

    ResponderExcluir
  27. a lá..
    o vicio na novela das 8..
    fala sério
    quem é regina???
    ceus
    posto mais tarde, nada a ver o tema com o meu post

    hahahahhahahahahaha

    ResponderExcluir
  28. Gente .. me perdoem por ontem ..
    Mas foi impossível postar.
    Estava com a minha amiga que chegou da Irlanda.
    Inclusive ela ia me ajudar no post, afinal de contas o lugar que QUERO conhecer é a Europa, principalmente Veneza. E como ela viajou pra lá e conheceu muitos lugares lindos, inclusive a Croácia que disse ela que a próxima viagem dela é pra lá, não teria pessoa melhor pra me ajudar.

    Mas não fomos na net.
    Por isso faltei com vc´s
    .Mas como semana que vem é tema livre, postarei sobre isso, ok?

    beijocas pra todos.

    ResponderExcluir
  29. http://buzz.globo.com/buzz/2009/01/20/beijinho-doce/


    ai ai ai

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi