quinta-feira, 7 de março de 2013

Muito mais para sentir...


Tema: se eu fosse para o exterior
Por: Rosana Tibúrcio


Viajar para o exterior nunca foi o maior dos sonhos meus. Por vários motivos: meio de transporte, idioma, grana e companhia.
Avião conheci há um ano e ó... gostei, mas para uma viagem longa não sei aguentaria ficar sem abrir uma porta e sair. Navio eu me recuso, não sei nadar e se o barco virar ooopss, o navio virar, eu posso não morrer na hora, como morreria da queda de um avião. Ia sofrer muito e ainda tem os balanços do navio, os enjoos e afins.
Mal sei português, e fiz o favor de não aprender outro idioma. Gesticular sei muito bem, mas vai que o interlocutor... não muito.
Grana. Grana??? Oi??? Onde está você. Passo. E... francamente? Não nasci para ser hippie. Quero lugar de tomar banho, comer e dormir bem. Se não posso fora, fico na minha casa. Obrigada!
Companhia... ahh meu Deus, para mim é o problema mais crônico de uma viagem: as ou a companhia. Houve um tempo em que eu viajava bem, em boa companhia. Houve um tempo depois que viajei mal, com a mesma companhia. E nunca mais achei outra companhia boa, igual ao cara da primeira versão. 

Bom, diante disso... vamos supor que tudo estivesse nos conformes. Que eu estivesse de bem de todos os motivos bons para uma viagem. Eu queria ir nos lugares por uma questão muito mais de sentir do que de estar. Se é que me entendem...

Queria ir à Alemanha e ficar um tempo exatamente entre os dois lados de onde havia o muro de Berlim. Queria ser observadora daquelas gentes. Conversar, saber das impressões. Absorver o clima entre um lado e outro. Haveria mesmo essa diferença de "atmosfera" que eu creio existir? Os sorrisos dos que sempre foram de um lado seriam mais abertos e singelos do que os dos outros? Haveria uma sensação de nostalgia de um lado e de bem-estar de outro? E os prédios, as casas e as calcadas registrariam essas sensações?

Queria ir ao Vaticano... e não... não tem nada a ver com o Bento XVI e sua recente renúncia. Sempre quis isso antes. Queria observar duas coisas antagônicas: a riqueza e a fé. Deles. Queria ficar ali naquela Praça São Pedro e sentir qual seria mesmo a realidade daquele lugar rico e santo. Seria possível sentir no meio daquelas gentes a sensação de uma batalha íntima entre a cobiça, a inveja e a crença? 

Se a grana sobrasse, a companhia fosse boa, queria dar uma passadinha em Paris e em Lisboa. Acho que é só... Em Paris para ver as luzes e em Lisboa para comer os pastéis de belém. Sentir a luminosidade e o gosto tão bem propagados por quem conhece esses lugares.

E para finalizar, queria registrar tudo que eu visse. E se nada me aborrecesse nessa viagem ao exterior eu conseguiria vivenciar depois, olhando as fotos tiradas, todas as sensações sentidas estando naqueles lugares, com aqueles gentes, luzes e sabores...


Uma linda quinta-feira pra todos vocês minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma vontade de viajar nas sensações que os lugares, quaisquer lugares, podem me oferecer.

7 comentários:

  1. Talvez um dia...quem sabe?

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma boa companhia, aceitos convites....

    ResponderExcluir
  3. eu tb quero ir ao vaticano. deve ser interessante.

    ResponderExcluir
  4. "Seria possível sentir no meio daquelas gentes a sensação de uma batalha íntima entre a cobiça, a inveja e a crença?"

    uau!

    ResponderExcluir
  5. Paris e Lisboa: posso ser uma boa companhia!

    ResponderExcluir
  6. Mas não. Não ganhei na loteria ainda. rs

    ResponderExcluir
  7. E nós vamos na FLIP antes disso, mainha!
    Não esqueci!!!

    #sonho

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi