terça-feira, 10 de abril de 2012

A arte de receber elogios

Tema: Não sei receber elogios
Por Rafael Freitas

Certo dia, encontrei uma camiseta esquecida no fundo da gaveta. Era listrada de vermelho e azul, com umas listras finas de um fio dourado. Bonita, mas um pouco duvidosa, é verdade. Chamei-a para um passeio e lá fomos nós.

Algumas pessoas a elogiaram, dizendo como ela era diferente e bonita. E eu sempre: _Ah, imagina gente! É tão velhinha! Até que uma amiga, diante dessa minha resposta, falou com uma indignação típica de um professor irritado com o aluno que não aprendeu ainda uma lição tão óbvia: _ Você não sabe receber elogio, não? Eu não quero saber se a camiseta é velha ou nova. Se eu falei que é bonita, é só falar Obrigado, às ordens!


Não esqueci mais. Juro! Por isso, se você é do tipo que ao receber um elogio fica super sem graça e sua primeira reação é dizer _Ah! Imagina gente! É tão velhinha!, aqui vai um minicurso para lidar bem com essas situações! São apenas cinco lições fáceis, que não doem nem arrancam pedaço! E que exigem prática, mas prazerosa. Vamos lá!


1 – Lembre-se de que receber elogios faz bem! Massageia o ego, como dizem por aí. Passamos uma boa parte da nossa vida tentando fazer nosso melhor, agir de forma competente e até tentando agradar quem ama. Logo, no dia que esse “esforço” é reconhecido, não vamos fingir que foi tudo por acaso, não é?

2 - Nunca deixe que sua autoestima interfira na sua relação com os elogios recebidos. Se elogiaram, é porque foi merecido. Então, nada de se fazer de coitadinho! (Tudo bem, a falsidade existe! Mas não é difícil identificá-la. E isso é assunto para um outro minicurso.) Agradeça pelo elogio e fique feliz com isso! Aproveite para mostrar para sua baixa autoestima que você é quem manda na situação!

3 - Uma autoestima superelevada também não é legal. Nunca responda a um elogio com um “Já sabia” ou “Eu sou f*** mesmo”. Nem de brincadeira! Ninguém vai te elogiar por ser pedante e convencido.


4 – Não exagere na simpatia, mas demonstre que gostou de ser elogiado. Na dúvida, responda simplesmente "Obrigado" e sorria. Dependendo da situação, vale um aperto de mão ou um abraço. No caso de ser elogiado por estar bem arrumado, ou se disserem que determinada peça de roupa é bonita, diga: "Obrigado, também gosto muito dela"! (Eu não digo "às ordens", como minha amiga sugeriu, porque vai que alguém aceita, né? E tenho um pouco de ciúmes das minhas roupas... rs)



5 – Aprenda também a elogiar! Comece em casa, dizendo que sua mãe está bonita naquele dia, ou que o almoço ficou uma delícia. Faça isso também com o seu irmão, irmã ou namorado. São as pessoas mais fáceis de treinar! Só assim você chegará no estágio mais avançado que é elogiar um desconhecido quando sentir vontade! O que pra mim nem é tão difícil.



Fácil, não?! Só não aprendi ainda a não ficar sem graça. Quem souber dessa lição, me ensine, por favor!




Beijão!


Rafa



PS.: Esta é minha roupa que mais rendeu elogios nos últimos tempos! E aqui estão eles.



19 comentários:

  1. Demorei, mas postei.

    Cês deveriam dizer quer ficou legal, só pra combinar com a temática!

    ResponderExcluir
  2. "Este conteúdo está atualmente indisponível"

    ResponderExcluir
  3. Vou passar esse minicurso pra TODO MUNDO que eu elogio e não sabem se portar.

    ResponderExcluir
  4. Ráfa é a Glorinha Kalil do Guaraná

    ResponderExcluir
  5. Glorinha Kalil foi demais pra mim hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Olha minhas, sem sacanagem, não acreditem em tudo que vocês leem aqui no Guaraná. Esse item 4 não procede, porque a pessoa quando recebe um elogio, até fica meio sem graça, mas chega a dar pulinhos...

    Pronto, contei!!!

    ResponderExcluir
  7. Foram cinco lições. Essa é minha turma, esse é o meu TOC.

    ResponderExcluir
  8. Adoro pessoas que revertem as críticas e fazem dela um autoelogio.
    Por exemplo: a roupa da foto. A blusa da formatura (culto) da Laurinha. Eu gostei da dita, o dono também. Aliás, ele fez uma defesa que ó... te contar, muito boa.

    Se alguém não entender esse comentário eu esmiúço depois.

    ResponderExcluir
  9. Enfim, você é lindo, suas roupas são lindos, seu nariz é lindo!!!

    ResponderExcluir
  10. Já fui duramente criticada por falar mal de algumas roupas, perfumes e acessorios do Rafael. Não caio mais nessa..]

    Ele pode ta com um paleto igual do falcão , que eu elogio!!!

    ResponderExcluir
  11. AVISO: Marina está numa entrevista de emprego, desde ontem, participando de treinamentos e hoje tinha sessão de fotos não vai chegar antes da meia noite.
    [?]


    ps.: não me façam mais questionamentos porque não compreendi muito bem. apenas isso. sdds.

    ResponderExcluir
  12. Gente, eu adorei o Glorinha Kalil do Guaraná!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu ia citar mesmo uma entrevista que eu vi com a Mariana Weickert, modelo e apresentadora do GNT, sobre o que dizer quando alguém elogia sua roupa!

    ResponderExcluir
  14. Tá bom, eu confesso: 5 lições foi quase uma homenagem pra sra, mainha.

    ResponderExcluir
  15. Gente, mas a blusa da formatura da Laurinha era super bonita!
    Aliás, levei minhas roupas preferidas para o evento.

    Modéstia.
    huashuahsua

    ResponderExcluir
  16. Percebam que a Paula apareceu só pra causar intriga. Só porque ela não gosta da minha camiseta de oncinha e do meu tênis verde e amarelo.


    (Sim. Eu tenho uma camiseta com estampa de oncinha. huashuashaus)

    ResponderExcluir
  17. olha, eu costumo responder um "vdd" mesmo

    ResponderExcluir
  18. aposto que se eu elogiasse essa blusa sua seria de zuação

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi