segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Gente como a gente

Tema livre
Por LauraReis


Sexta-feira estava eu passeando pelo Twitter e olhando os Trending Topics (TT’s, para os íntimos) e me deparei com o CALA A BOCA CAPRICHO assim, em caixa alta, algo não muito estranho por ali, de uns tempos pra cá.
Eu já to p* da vida com essas histórias de Cala boca que tem tido por lá ultimamente, porque acho mesmo que já deu o que tinha que dar e continuar pisando na mesma bola é desnecessário e uma hora todo mundo escorrega.
Considero muito bizarro e oportuno pessoas se juntarem contra alguma coisa e virar todo aquele fuzuê só porque ali é um lugar aberto e não é proibido fumar nem utilizar palavrão ou, ainda e enfim, falar mal de tudo e todos.
Com esse esquema de ser possível emitir opinião própria e nem sempre fundamentada, iniciam-se pequenas discussões, nas quais míseros seguidores achados e perdidos começam a concordar e de repente um leve motim se transforma na mais nova revolução do mundo com seus quinze minutos de fama no topo dos TT’s (sou intima!). Ufa!

Bom, depois de toda essa barraca armada (não vou colocar marcador sexo aqui não, RELAXA!) é difícil ouvir o outro lado da questão se é que este que foi imposto é realmente um lado né?
Mas bom.. voltando aos Cala boca, discorro sobre alguns:
O primeiro (e mega criativo, confesso) foi o do Galvão, quando se percebeu o real poder do Twitter na vida de todo (o) mundo. Considero este um caso a parte, porque toda aquela mentira incrível que inventaram pros estrangeiros fez parecer que brasileiros são os mais inteligentes (e passadores de perna) do mundo.
Apesar disso, o motivo pelo qual ele apareceu naquele lugar é o que me deixa grilada, porque, na boa, pra mim narração de futebol é sinônimo de Galvão Bueno, minha gente.
Quem no mundo não conhece essa figura?

E um grandessíssimo detalhe: pra que reclamar do Galvão se é possível mudar de canal, Brasil? Não entendo. Tudo bem que ri muito, pra não chorar, quando ele disse “é só futebol, gente” assim que Brasil perdeu pra Holanda, mas são coisas da vida e a gente se perde até quando alguém pergunta se está tudo bem...

Falando ainda em mudar de canal, existiu também, certo dia aí (pra não considerar todos os tweets da minha timeline no domingo) que rolou o Cala boca Faustão. Vocês sabem que existem outros canais, até mesmo aqui em casa onde não tem TV por assinatura nem a cabo nem o caramba.
Além dos outros canais existem DVDs musicais, filmes, CDs, páginas curiosas na internet, livros interessantes, revistas ótimas e, olha que incrível: a possibilidade de dormir e sonhar.. Então, me pergunto: por que a pessoa continua vendo Domingão? Por quêeeeeeee?
Bom, eu assisto porque morro de rir do Faustão, das piadinhas infames dele e das tiradas e cortadas com a galera da Globo ou os convidados. Adoro muito Faustão, sim.. E VOCÊ QUE É FEIO!?

Eu ia citar mais uns Cala boca, mas vou parar por aqui (porque não me lembro de outro) e voltar ao meu assunto inicial e principal: Cala boca Capricho.
Esse Cala boca começou por isso http://migre.me/13jR6 e terminou com todo mundo que esqueceu que já foi adolescente criticando a revista que eu mais amei em toda a minha vida.
Entendem que isso tomou proporções individuais dentro da minha pessoa né? Porque é claro que faz alguns anos que parei de ler Capricho, mas meus queridos, minha mãe assinou pra mim por muitos anos e não tinha nada melhor que essa revista. Sempre achei tão bem escrita, informativa, fazia todos os testes e tudo mais.
Hoje em dia é claro que me interesso por outras coisas, mas lembro como adorava esse meu universo adolescente sofredor de testes de amor e dicas de moda ou entrevistas com os famosos lindos.
E agora lanço a pergunta: quem aqui passou direto dos 11 para os 18 anos? Hm? Quem quem? Levante a mão ou assovie?!
Hm... Ninguém? Ahhhh não é possível. Porque a impressão que tenho quando leio não apenas comentários pela internet, mas também pessoas ao vivo, assim, que convivem comigo criticando Luan Santana, Restart, Cine, Eclipse e mil etcéteras desses eu fico bastante indignada, sabe... Parece que a pessoa nunca gostou de coisas... adolescentes(?).

Na minha época se cantava “Ela fez a cobra subir” e eu imaginava a cobrinha lá dentro do cesto subindo enquanto a galera dançava É o Tchan.
Na minha época se amava Spice Girls e sabia as coreografias mesmo não entendendo patalhufas das letras. Amava-se Hansons, KLB, Pedro e Thiago e, oh, Harry Potter! E ainda existia caderno de perguntas e MILHARES de erros de português.
E talvez não tivesse toda essa repercussão porque não havia essa tal de inclusão de digital, mídias sociais e tudo isso que eu e o Brasil amamos.


Enfim, não quero pedir pra ninguém que CALE A BOCA, até porque iria contra meus princípios construídos aqui nessas (quase infinitas) linhas, só queria que todos fossem conscientes do seu passado e compreensivos com a galerinha colorida, emuxa, eclipsemaníaca ou o caramba que tem aparecido por aí.
Eles são gente como a gente, Brasil.




Ps.: voltando de férias com tudo e todas as linhas que não usei durante esse período de tempo... Obrigada pela atenção. E um beijo pra quem leu tudo.

28 comentários:

  1. Eu li tudo. Eu não lia capricho, mas lia "atrevida".E se deixar eu ate hoje quando vejo uma vou deslizando os desdos pelas paginas, folheando e matando a saudade de qdo era adoelscente (muuuuitos anos atras rs).

    ResponderExcluir
  2. Meus alunos ouvem restart e coisas que não conheço, alem de usar calças coloridas e franjas lambidas...acho que é a fase deles, não ouço junto, mas tento ao menos me interar pra não ficar ultrapasada demais rs.

    ResponderExcluir
  3. Na minha época se cantava “Ela fez a cobra subir” e eu imaginava a cobrinha lá dentro do cesto subindo enquanto a galera dançava É o Tchan.

    Olha, eu também achava que era uma cobra dentro do cesto. É vero.



    Na minha época se amava Spice Girls e sabia as coreografias mesmo não entendendo patalhufas das letras.

    Eu gosto das spice até hoje.
    o comentário ficou gay?

    ResponderExcluir
  4. no mais, entendo a sua opinião sobre o CALABOCA e a força da sua manifestação, só que o Twitter é feito disso: seus virais e as pessoas que os aprovam e desaprovam.

    bom dia guaranetes, fui!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho over mandar as pessoas calarem a boca!! Até o ser mais insignificante tem direito a expressar sua opinião.. Até Fiuk pode falar!!!

    ResponderExcluir
  6. E as pessoas esquecem da fase teen de proposito. Só porque fizeram escolhas duvidosas nesse momento!!!
    Eu lembro de quase tudo que vc relacionou> é o tchan, spice, KLB, e entre outras coisitas...

    Muitas vezes, olhamos os adolescentes de hj e postamos nossa voz e dizemos: "na minha época era melhor".. O que caracteriza ser melhor?? ninguem sabe..

    ResponderExcluir
  7. Acho uma falta de respieto mandar alguem mais velho que vc (galvão bueno e capricho) calar a boca, onde esta o respeito desse mundo??
    eu sou pessima no twitter..
    ]

    Quem é felipe neto??? Fiuk é o nome dele mesmo?? quem tem coragem de dizer que é filho do fabio junior?? hahahhahaahahahahhaha

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pq o brasileiro adora redes sociais? isso é tão depressivo. Somos tão solitarios assim???

    ResponderExcluir
  10. Eu acho super digno mudar de canal. Não vestir calças coloridas e nem ler capricho. (Que tem um editorial de moda muito bom). Mas respeitem que gosta de faustão, gugu, e restar....

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoas amadas do meu Guaraná. Delícia o nosso retorno. Com Paulinha nos comentário e o Taffa...
    Quem contará a surpresa? E o perfil de sábado, cadê?

    ResponderExcluir
  12. Eu levo tão a sério isso de não esquecer que fui criança, adolescente ou jovem que sei, aborreço muita gente. Mas preciso e gosto de mim assim.

    Não tenho muito saco pra quem só vive pra criticar os outros. Paradoxo, aqui porque critico os críticos? Creio que não, porque é inevitável outro caminho pra dizer isso que penso.

    ResponderExcluir
  13. Conversava com Laurinha outro dia sobre isso e meio que pensamos parecido. Tão fácil mudar de canal e, na boa, pra que tanto crítica de tudo?
    A impressão que tenho é que essas pessoas são demasiadamente infelizes e não conseguem resolver suas próprias vidas.

    ResponderExcluir
  14. Adorei disso de a cobra subir... hahahaha

    ResponderExcluir
  15. Adoro muito Faustão, sim.. E VOCÊ QUE É FEIO!?

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem que nas últimas semanas eu perdi o meu cargo de diplomático, mas também acho uma babaquice tantas críticas.

    Deixa o povo gostar do que quiser, oras!

    ResponderExcluir
  17. Tipo, eu li a saga crepúsculo mesmo já adulto (hãn???).

    ResponderExcluir
  18. E Harry Potter também!

    Mas de Restart e bandinhas do tipo eu não gosto.

    JURO!

    ResponderExcluir
  19. Olha só, semana passada eu e umas amigas do colégio falávamos disso mesmo.

    A irmã de uma delas(7 anos) descobriu como mudar o papel de parede do computador e quando minha amiga foi ligar deu de cara com o Justin Bieber.

    E eu que tinha um quadro da Sandy&Junior no quarto? O páreo é duro...

    ResponderExcluir
  20. Me acho meio ultrapassada por não ter twitter e não entender o lance do Trending Topics.

    Descobri o FaceBook há alguns dias...

    ResponderExcluir
  21. "Vocês sabem que existem outros canais, até mesmo aqui em casa onde não tem TV por assinatura nem a cabo nem o caramba."

    UIHAEUIOHEAOIUHEAAE
    me sinto descolada no colégio por ser a única a ver Ana Raio & Zé trovão com meu pai.

    ResponderExcluir
  22. camila, os tt's são os assuntos mais comentados que ficam numa lista do lado direito e é possível ver os mais comentados do brasil ou do mundo (ou de outros países, claro)

    [certeza que minha explicação foi desnecessária]

    ResponderExcluir
  23. Genteeeeee, a Gisela quase apareceu com seus muitos dinheiros e tudo mais... hahaha

    ResponderExcluir
  24. Adoro criticar.
    Adoro ter nascido nos anos 80.
    Adoro as Spice Girls.
    Adoro o Faustão.
    .
    Adorava Sandy & Junior.
    Adorava Thalia.
    Adorava Capricho
    Adorava criticar

    ResponderExcluir
  25. Jéss .. vc por aqui ... que delícia.
    que saudade

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi