domingo, 21 de dezembro de 2008

À Mamãe Noel: minha heroína.


Por Rosana Tibúrcio

Patos de Minas, dezembro de 2008.

Querida Mamãe Noel

Resolvi mandar a minha cartinha de Natal para você (com cópia para Rafa, Laurinha, Paulinha, Haline, Nina e Helô) porque penso que te ignorar como ignoram é de uma desconsideração inconcebível, tanto do Papai Noel, quanto dos pedintes.
Esta cartinha contém desabafos, brincadeirinhas, críticas e pedidos também, por que não?
.
Responda-me sinceramente – não tenha receio de dizer a verdade, eu te protejo –: o que seria desse velhinho babaca se não fosse você?
Quem organiza os roteiros todos? Quem separa as tais cartinhas que ele recebe; seleciona e decide o que é viado – oppps, viável ou impossível realizar?
Quem prepara todos os almoços dele durante o ano – e olha que o sujeito come pra cachorro ou seria come pra rena? (hô hô hô). Quem agüenta os puns que ele solta e aqueles arrotos todos?
E os roncos à noite e mesmo de dia – porque, fala sério, owww sujeitinho que gosta de dormir.
Como é folgado esse Papai Noel. Confesse Mamãe Noel, pois eu já sei que ele é tão manso que coça o saco com facão (hô hô hô) e é tão fresco que chega a nevar perto dele (sacaram agora o porquê daquela neve toda??).
Desculpe-me, Mamãe Noel, mas vou mesmo desconstruir essa imagem erradinha que todos têm dele; quero lhe dar o devido valor. Você sim, é a minha heroína.
Fico preocupada com você que faz hora extra o ano inteiro e tem o trabalho de selecionar e interpretar as cartas que ele recebe. Você assume tantos papéis: secretária, costureira, amante, mãe, cozinheira e, também, terapeuta. Porque não é fácil interpretar as cartas de todos. É preciso muitos anos de estudo e dedicação à terapia.

O seu labor é complicado, você tem um ofício árduo, moroso e requer muita paciência e sabedoria interpretar todos os pedidos e decidir se o velhinho dá ou desce (a chaminé); e se dá o que deve ser dado. Porque tem gente que se imagina existir sozinho nesse mundo rena. Vamos tomar por base as cartinhas dos guaranetes e convidetes.

Vejamos:
- na segunda um tal Rafa, sujeitinho que até parece ser boa praça acha que vocês aí têm tempo e disposição pra analisar ficha de garoto bonzinho. Bonzinho uma ova, pois já chega avisando que os presentes não caberão nas meias. Além de tudo é antigo, acredita em meia ou sapatinho na janela. Eu não daria nada, e ainda avisaria: "se quiser tirar carteira de habilitação aprenda a dirigir pô, saia da bicicleta. Quer música, livro e teatro? Trabalhe e compre ou então faça mais amigos-ocultos, mas com gente mais abonada que é pra exigir presentes mais caros e melhores...isso de ganhar apenas um devedêzinho de uma amiga-oculta, não dá futuro pra ninguém. E vai trabalhar sujeito!!" (Cartinha rejeitada).
.
- na terça feira apareceu uma tal Laura Reis, uma menina que não tá de toda errada eu penso, pois afinal eu sei que o Noel também não acredita em mocinhas boazinhas. Mas essa passou da conta, muito recalcada ela. Onde já se viu pedir RG pros papais-noéis de todas as cidades? Onde vamos parar? Eu sugiro mamãe, que você mande o Noel entregar um foto do casal que é pra ela acreditar mais em sonhos. (sem maiores comentários).
.
- na quarta-feira uma mocinha roxinha aparece e bem parece ser do mesmo material da moça de terça, a senhora não achou? Revoltadas!!! Não tiveram infância. É preciso perdoar, Mamãe Noel. Coitada, como assim, transferir o Natal pro dia das crianças? Se é neste dia que a senhora mais trabalha, né? Pensa que não fiquei sabendo que surrupia um ou outro presente que a garotada ganha nesta data pra usar no Natal? (Cartinha rejeitada).
.
- quinta-feira apareceu uma moça das essências. No mínimo ela deve ser malcheirosa e quer disfarçar pedindo frasco disso e daquilo. Penso que a senhora deve mandar só o frasco da clareza, pois é o que ela precisa: ou bem oferece os ombros ou o colo aos amigos que estão com problemas. E tem aquela história da abertura que não pegou bem. Penso que a senhora pode mandar um perfuminho também pra elazinha, né? (Carta atendida em parte e com adaptações).
.
- sexta-feira aparece uma glang glang... deve ser loira, eu penso. Onde já se viu dizer que Papai Noel tá dentro de cada um de nós? Nossa, como você faria para alimentar todos eles, né Mamãe? Tô em dúvida sobre o que te sugerir em relação a essa moça. Quem sabe permitir que ela faça uma viagem de férias pra ver uns amiguinhos queridos e comemorar o Natal um pouquinho atrasado, mas com muita alegria? Parece uma menina do bem (pedido atendido com adaptações).
.
- no sábado veio uma senhorinha (hô hô hô) que parece meio maluquinha, já que fantasia o Natal com as suas filhas de uma forma bem diferente. Contudo, confesso que achei interessante. O que a senhora achou? E ela fez uns pedidos bem coerentes, não é Mamãe? Pensou em cada um dos colegas de forma valiosa e única. Percebi que o que ela quer para os guaranetes é individual e se os presentes forem trocados os guaranetes não ficarão felizes como deveriam. Ela não selecionou presentes, deu primazia... Que tal atendê-la Mamãe Noel? (pedido atendido na íntegra).
.
É Mamãe Noel, sei que o meu pedido você vai atender, certo? Afinal, não deixa de ser uma troca: eu te dou reconhecimento perante aos guaranetes, convidetes e visitetes e você me presenteia (é, a vida aqui na terra dos mortais é assim, fia: toma lá, da cá - é MÁ-RA [hô hô hô]).

Seguinte, quero fazer desse pedido da senhorinha de sábado o meu pedido também. Afinal, nós mães que somos sabemos exatamente o que nossos filhos precisam e merecem.
Aproveito e acrescento no meu pedido (calma, não sou pidona, você verá que procede, tudo isso que desejo). Veja o que quero mais então: aquelas coisas lá do menino bonzinho de segunda; um pouco de sonho pra menina de terça; uma realidade mais doce pra menina de quarta; os fracos todos pra mamãe de quinta (hô hô hô – bem feito, já que criticou eu ter cedido a ela, como presente de Natal, a minha quinta); tudo que a menina de sexta quis e, pra mamãe de sábado, mais que amigos virtuais, amigos reais e sinceros que possam ser generosos e gratos a quem tão bem deseja aos outros, e que ela também viva uns 140 anos totalmente lúcida e quiçá arrependida de querer ser amiga de tanta gente pinel.
.
Peço ainda pra mim mais duas coisinhas, além dos outros pedidos que já fiz: dinheiro e saúde, porque o resto a gente corre... oppss, o resto corre atrás da gente.
.
E pra você Mamãe Noel eu desejo o reconhecimento de uma vida dedicada e generosa. Que seus filhos saibam reconhecer que o amor de mãe é o melhor presente que alguém pode ter: no Natal e em toda vida.


Um beijo pra senhora, Mamãe Noel e que Deus lhe dê mais e mais paciência para executar essa tarefa tão difícil que é atender tantos pedidos pra tanta gente boa e linda como esses guaranetes, visitetes e convides.


Com carinho de sua fã incondicional,

Rosaninha Tibúrcio.


Um lindo restinho de domingo a todos meus amores guaranetes, visitetes e convidetes e que esta semana de Natal seja de muito amor, alegria e paz no coração...
Amo vocês (sem banalização e com muita zoação... hehe).

16 comentários:

  1. Rosana, a postante de hoje21 de dezembro de 2008 18:29

    Mamãe Noel, me ensine a colorir desenhinhos... uhhhh!

    ResponderExcluir
  2. hahahahhaha
    não apenas existe uma papai noel, agora me aparece uma mamãe noel??
    esse mundo ta sentimental!!!
    Rosaninha, vc não precisa ficar apelando para ela.. ela vai fazer o que vc pediu, tenho certeza...
    as mães conspiram..

    ResponderExcluir
  3. choro de rir dos ho ho ho no meio do texto...
    me senti tão perto do natal!!

    ResponderExcluir
  4. Paulinha, meu amor!!
    Tava editando o texto, tanto erro, tanta merreca. É que não tive tempo, sabe???
    hô hô hô...
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Eu só não fiz esse texto super criativo porque fui o primeiro a postar!
    Me faltou material necessário.

    lálálálá

    E o que é glang glang???

    ResponderExcluir
  6. E não de pode mais nem sonhar como antigamente, com as meias nas janelas?
    Por isso que eu amo aquele poema do Drummond: "E há em todas as consciências, um cartaz amarelo:
    'Nesse país é proibido sonhar.'"

    Mas eu não desanimo e sigo cantando:

    ...Deixei meu sapatinho na janela do quintaaallll
    Papai Noel deixou meu presente de Nataaaaalll...

    ResponderExcluir
  7. Mamãe Noel, não quero deixá-la com a pula atrás da orelha, maaasss...
    Só uma perguntinha:

    Como a mainha sabe dessas intimidades do Papai Noel???

    lálálálááááaaa

    ResponderExcluir
  8. Ótimo o post Rosanita!!! Mas não vale! Vc esperou todos postarem e botou lenha na fogueira. Ficou lindo. Merece até que a Mamãe Noel atenda seus pedidos.

    ResponderExcluir
  9. Ai, Filhote, eu sou amiga da Mamãe Noel, confidente... hehe
    Obrigadaaaaaa, HeLôooooooo

    Paulinha, paixão de vida meu.

    Nina, me abandonou no Guaraná, mas pegou me agarrou por aqui.
    Beijos amores meu

    ResponderExcluir
  10. Uai, gente!

    Ninguém vai postar mais não???
    rs

    ResponderExcluir
  11. E viva a Mamãe Noel!!!!

    E viva a Rosana!!!!



    Eu corri com os guarantetes... iurúúúúúúú

    ResponderExcluir
  12. Genteeeeeeeeee, eu não gosto de intriga, mas vou contar procês.

    A Nina é a postante de hoje, sacam?
    E ela nem esteve aqui pra ler meu post, mas até aí tudo beeemmmm...
    só que vai dormir de manhã e acorda 5 da tarde, como é que tem tempo de vir, ler, criar e postar?
    E pra ela tudo??? NADA!!!

    ResponderExcluir
  13. Gente do céu ..
    tô fora do mundo virtual e acho que do real também hehe

    tenho dormido muito tarde (olharam as horas?) pois é .. e acordado muito cedo kkkkkkkkkkkkkk 3 da tarde.
    .
    Nem imaginava que estava tão mortinha .. e com a cabeça a mil.
    Mas aqui está tão bom ... tão tão.
    .
    Me perdoem por hoje ..
    mas semana que vem se conseguir .. eu posto hehehe.

    beijocas

    ResponderExcluir
  14. Gente!
    É Natal!
    Alguém tem que aparecer aqui hj!!!
    rs

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um grande dom pra pinturas, o primeiro desenhinho foi assim, de brincadeira, sabe como?
    Agora eu fiz unzinho mais legal...




    ADOUUROOO!

    ResponderExcluir
  16. Tá, o segundo foi o Rafa quem coloriu.
    humpt!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi