terça-feira, 20 de maio de 2008

Perceber


Sabe gente, eu ando pensando muito neste assunto: Perceber tudo que acontece ao meu redor. Perceber também o que ocorre dentro de mim, com meus sentimentos, pensamentos, medos, vontades, etc e tal. Perceber e encarar tudo de frente, mesmo que as vezes as "coisas" pareçam uns bois “brabos”.
Daí hoje quando levantei (6h00) me olhei no espelho e percebi que havia “coisas” novas em meu rosto, não sabia exatamente onde estavam, mas sabia que estavam ali bem diante de mim. Este meu rosto já não é o mesmo, não mesmo! Rugas? Ainda não; talvez marcas de expressão (rs). Mas o que me chamou atenção não foi a mudança física, muito menos a aparição deste semblante mais amadurecido; o que me incomodou foi ter certeza que não vi aquilo tudo acontecer em mim.
Neste momento minha mente gritou ao meu ouvido: Mas você se olha no espelho todos os dias queridinha, como não viu?!? Sim, eu me olho no espelho todos os dias; me olho, mas não me vejo todos os dias; me olho com uma imagem pronta no meu cérebro e por isso não presto atenção no que realmente estou vendo, pois “já sei” o que vou ver. “Já sei” até o dia em que percebo ali algo diferente; daí penso assim: Nossa uma marquinha diferente aqui! Mudo minha imagem no cérebro (como um computador) e passo a não me olhar novamente, pois já incorporei a mudança na minha máquina interna.
Nossa, sinceramente, não acredito que nenhuma transformação aconteça de um dia para o outro, acredito que demore anos e anos para acontecer, então porque agir como se tivesse dormido de um jeito e acordado de outro? Porque não nos olhamos todos os dias, de verdade, com os olhos da alma!?!?! (milhares de exclamações)
Mas vamos lá: Sai do banheiro e fui arrumar a sala para começar a meditação (sim, levantei as 6h00 para meditar), quando passei pelo quarto percebi que a janela tinha ficado aberta durante a noite, então fui fechar e olhei para o quintal (quase que nostalgicamente), estava amanhecendo e a paisagem era linda! Vocês não têm noção do quanto eu sou ligada à natureza!! E mesmo tendo árvores, flores, animais e tudo mais no meu quintal eu passo por eles todos os dias como se fosse um muro, um nada. Desta vez fiquei brava comigo! Quando é que vou parar de viver meu “mundinho” de pensamentos e passar a olhar de verdade para os detalhes que estão a minha volta??? E só não me dei uma bronca em alto e bom som porque escutava meus pensamentos e lá o trem tava feio. rsrsrs
Pode se dizer que fiquei com isso incucado quase o domingo todo, com a sensação de que qualquer robô bem desenvolvido poderia viver a vida que estou levando (vale lembrar que isso não se encaixa em todos os pontos da minha vida). Mas a sensação que tinha é que eu penso tanto* que acabo criando um mundinho paralelo; e vivendo neste “mundinho” eu não percebo as pequenas mudanças que ocorrem todos os dias dentro e fora de mim, não percebo os detalhes que farão mais tarde a minha história!
Então, depois de muito matutar e admitir para mim mesmo que estou errando feio, me propus a mudar! Geralmente me esforço muito quando quero algo. Então daqui a uns 3 meses voltamos a conversar sobre isso!
Ah, já adianto que isso não é uma crise, porque se contar minha crises vocês assustam. hahahahahahahahaha Brincadeira! Na verdade encaro isso como uma coisa muito boa! Dou muito valor quando percebo que não estou agindo certo, é a chance que tenho de mudar, do contrário, se não me permitisse errar, chegaria aos 70 anos cometendo meus piores erros e daí sim a vida seria um saco!
Namastê Pessoas! Ótima terça!
Haline Lopes
* – O pensamento sempre foi algo muito forte na minha vida. Na adolescência eu chegava a achar que não tinha dormido e que havia passado a noite toda com a cabeça a 1000 por hora. Este foi um dos motivos que procurei a Yoga e todos os tratamentos complementares que já citei em posts anteriores. Me ajudou muito, hoje penso 80% do que acontecia antes e o principal: hoje tenho consciência do tanto que penso, antes não tinha!

19 comentários:

  1. Bom-dia tarde, pessoas.
    Cadê o povo?
    Cadê todo mundo?
    Bom,já que eu apareci, vamos lá.
    Eu tenho um forma de entender mudanças um tanto diferente de como a maioria das pessoas "buscam" entender, ou "pensam" entender.
    Não confio e não creio nas mudanças subjetivas predeterminadas, datadas e percebidas de pronto. Só acredito nessas que ocorreram aí assim, com você Haline, relatou. É frustrante, não percebê-las no momento exato? Por quê?
    Não sei se me fiz entender.
    Para mim, veja bem, para mim, Rosaninha Tibúrcio, mudanças com data e hora de começar não ocorrem, não são reais, por mais que a gente queira.
    Vontade de que elas ocorram, metas, objetivos? Tá, tudo bem, até aí sim. "a partir de hoje, vou me observar mais... e parará..."
    Mas nunca se saberá exatamente que dia isso de fato aconteceu.
    .
    Ai, ficou prolixo, mas confesso que fui interrompida por duas vezes pelo tal trimmmmmmm

    ResponderExcluir
  2. Preciso dizer: adorei o texto. O seu jeito de escreveu é limpo, eu gosto muito. Amei a imagem. Gosto de imagens claras e amei a música.
    Adoro essa música.
    Volto mais tarde, hoje também tá tudo correndinho por aqui.
    .
    Ah, Haline, nos comentários lá do meu post de quinta-feira eu respondi umas coisas pra você. Leu?
    E respondi ao e-mail sobre os livros, recebeu?
    beijocasssss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rosana (minha outra Rô)rsrs!
    Então, concordo com você de que mudanças não são feitas com data marcada, mas o que pretendo mudar em mim é passar a viver o momento, o agora! Sem estar presa à mente, sem pensar demais no futuro ou no passado, porque assim - acredito eu - vou conseguir perceber quando estou mudando e aproveitar aquilo da melhor maneira, se não, quando mais velha for, vou saber que mudei, mas não saberei quando ou porque.

    Quanto a ter lido, admito que as vezes é tanta informação nos comentários que leio tudo mas não absorvo tudo, devido a pressa. Mas vou voltar lá pra ver! =/
    Sobre o e-mail, eu estou tentando te responder, mas primeiro estou tentando entender tudo aquilo (hahahaha), estou procurando aquelas editora na internet para conhecer um pouco de tudo aquilo.

    Mas obrigado pelos elogios: Ao texto, à foto, à música...

    E nossa, cadê os outros???
    Será que estão me boicotando???? rsrs
    Olha Rafa, se assim for, terei que concordar que você está FRESCO! hahahahahahahaha
    E a Paulinha??? Nem um OI??? =(

    ResponderExcluir
  4. egueeeeiiii!
    Li o texto tem um tempinho e esperei processar a informação.
    Concordo com isso das mudanças com hora marcada tb... Que graça teria? SE fosse assim, a gente nem se surpreenderia mais!
    E existiriam muitas pessoas rEdículas prorrogando o prazo para amadurecimento... rs

    Eu tenho ficado chateado com a correia que ando. Não só eu! Todo mundo correndo pra lá e pra cá, sme tempo pra um oi demorado e um abraçi. Não dá mais tempo de visitar um amigo, de bater papo, de responder com cuidado os emails.
    Isso faz com que perdamos um tanto da qualidade e da beleza do que acontece ao nosso lado.
    Toda hora tem algo acontecendo, o mundo não pára (alguém aí já assistiu Poder além da vida? RECOMENDO!)e a gente não nota, não observa, não absorve...

    Eu queria que isso fosse só uma desculpa esfarrapada!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Haline... mas isso de viver o momento é muito subjetivo e é nisso mesmo que não acredito haver mudança assim, a partir de hoje ou de domingo ou de amanhã. Há a intenção, essa mudança vai ocorrer aos poucos e você só a perceberá depois de pronta.
    Bom, não sou nenhuma sabe-tudo-e-tudo-entende, mas a 'experiência' e a porrada de gente com quem vivi me credencia pra esse jeito de pensar.
    Vamos ver... (ai, fiquei chata? nem é a intenção, apesar de eu ser chata, Isso é FATO!"

    .
    O filhote anda tão correndinho que nem percebeu que foi chamado de fresco.
    Eu não gosto de intrigas, juro, mas ele foi... hahaha
    .
    Haline, sobre o comentário lá no post é porque você me fez uma pergunta, eu respondi, mas cê num leu - ficou "a Deus dará"... hehe
    Beijos e beijos.
    .
    Cadê Paulinha? Rolou uma preocupaçãozinha (bem estilo Fael).
    .
    E... filhote, impressão minha ou tá triste, cê???
    FUIIIIIIIIIIIIIIIIII

    ResponderExcluir
  6. Eu tô triste sim...
    Mas é porque eu PERCEBI que me chamaram de FRESCO, mas preferi não comentar...

    ResponderExcluir
  7. Brincadeirinha!

    Tô triste não!
    É que eu nem tenho o prazer de gostar de feriados. Causam um transtorno aqui no escritório!
    Mas é que isso de não perceber, como a haline disse, é uma "crisezinha" que em acompanha tem um tempinho.

    Eu quero mais tempo pra ler todos os livros, jogar papo fora e até para aprender a andar de bicicleta!
    rss

    (e deixar o nosso blog lindão! mas eu vou dar um jeito nesse layout ainda essa semana! vcs vão ver!!!)

    ResponderExcluir
  8. Ah sim Rô (oooolha a intimidade!rs), então, quando fiz aquela pergunta queria saber se a sua crise com idade era diretamente relacionada com um possível medo de morrer. Não me lembro se escrevi isso lá, mas é que para os yogues a morte é tratada como uma curva na estrada, apenas uma curva em uma mesma estrada, sendo assim, quem vem um pouco atrás somente não "vê" quem já virou a curva. Para mim esta explicação dá uma certa leveza ao assunto. A Edna, minha professora de yoga, nos aconselha a pensar neste assunto todos os dias, assim ele deixa de ser algo pesado, tenso e se torna um assunto banal, afinal ela é única certeza que temos, não é?
    Para nós, não existe morte e com isso não existe nascimento tbem; pois nosso eu verdadeiro é contínuo.
    Roubando palavras de Cecília Meirelles:

    Não sejas o de hoje.
    Não suspires por ontens...
    não queiras ser o de amnhã.
    Faze-te sem limites no tempo.
    Vê a tua vida em todas as origens. Em todas as existências.
    Em todas as mortes.
    E sabes que serás assim para sempre.
    Não queiras marcar a tua passagem. Ela prossegue: É a passagem que se continua.
    É a tua eternidade.
    És tu.

    Sobre o post, pode ser que um dia pense igual a você Rô, mas por enquanto...

    ResponderExcluir
  9. Nosssa Rafa, eu assisti este filme sim, um GRANDE amigo meu me emprestou: O Rafa, conhece? hahahaha Compensa mesmo, MUITO BOM! Tbem recomendo!

    Sobre correria, nem me fale... o dever (já) me chama!

    E Paulinha, hein?? =(

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo correndo mesmo... mas eu dizia sobre a resposta da minha separação (foi a última perguntinha que cê fez... e eu respondi longamente - como é de meu feitio, aliás.
    Mas vamos deixar isso pra lá...
    Nem quero que pense como eu, não vale muito a pena. Sou muito erradinha.
    .
    Ele nem é fresco gente, é lindão e nesta semana vai mudar o layout aqui...
    .
    Como assim, feriado??? Explica...
    Fui, volto depois que terminar um serviço aqui, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  11. E gente, agora mais preocupada, cadê Paulinha?

    ResponderExcluir
  12. Uai, gente...

    Cadê a Paula Matilde???
    rs

    ResponderExcluir
  13. hahahaha... que rolo que eu fiz hoje!!! Entendi tudo do contrário! =/

    Muita pressa!!! Paulinhaaaa, cadê vc?

    ResponderExcluir
  14. Uma revolta paira no ar: ninguém liga assim pra mim, quando eu não venho.
    Mandei uma mensagem agora pra ela, via celulite, mas a bicha não costuma responder... úúú.

    ResponderExcluir
  15. Oiii gente.. Miih irma dah paula aki..
    Ela tah aki do meu ladoo avisando q não tah conseguindo enxergar nada haha =]
    Pq ela foi no oftamologista ai vcs jah sabem neh?
    Hahah tadinha... ^^
    Bjus a todos ;)

    ResponderExcluir
  16. Olha só, como ela é filha da mãe.
    Onde já se viu, sair, ir ao médico sem nos avisar?
    Miihhh, pergunta pra ela se ela não sabe dar 33 toques no celular, como sugeri, se estivesse mal...
    beijosss.
    .
    Uma pergunta não quer calar: por que no não do Fael de ontem era vermelho?
    Halineee, cê sabe?
    rs

    ResponderExcluir
  17. Eu explico!
    Eu explico!

    sabe as corezinhas do semáforo?
    Tipo:
    Verde SIGA - SIM, vc pode seguir;
    VMERMELHO - PARE - NÃO vá adiante!

    hahahaha

    ResponderExcluir
  18. Paulaaaaa!
    Ceguinha do guaranááá!!!
    Apareça!

    Deve ser culpa das pupilas dilatadas.
    rs

    ResponderExcluir
  19. Ainnnnnnnnnnnnnn, putttzzzzz, sinal de trânsito.
    Eu não deixei de entender isso, assim, de pronto.
    Eu tava brincando, eu tava...
    (enloirei)

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi